terça-feira, 26 de abril de 2016

Simpósio AAPBB parte VII

PALESTRA DE WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA  (Titular do Conselho Fiscal da PREVI) 

Após a apresentação de Isa Musa de Noronha e Rui Brito de Oliveira Feitosa, houve um intervalo para café e, logo após, no Painel 4, houve a apresentação de Williams Francisco da Silva – Titular do Conselho Fiscal da PREVI.

1 – Curriculum de WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA (PREVI)

Mineiro, Williams Francisco da Silva tomou posse no BB como menor Aprendiz e se aposentou como Gerente Geral no Exterior.  Atualmente é Conselheiro Fiscal Titular da PREVI (2014/2018) e Presidente do Conselho Fiscal da ANABB 2016/2020).
Trabalhou em MG, BA, AM e DF. Atuou nos Centros de Formação em BA, CE, DF, MS, PA, PE, RJ e SP.   Fora do país atuou no Paraguai, Argentina, Panamá, Peru, Bolívia, Portugal, Espanha, Itália e Japão. Foi Gerente Geral de agências no Brasil e no exterior, além de Auditor Internacional, da DIRGE e Agências. Atualmente é Presidente da APVARP – Associação de Produtores do Vale do Rio Pomba e da Academia de Ciências e Artes da mesma cidade. Foi Presidente da AMOBB – Associação Pró-Moradia dos Funcionários do BB, no DF.  É instrutor do Programa Miniempresa, na Junior Achievement de MG. 
Foi educador corporativo de Negociação, Comércio Exterior, Formação de Auditores, Coaching e Redação de Documentos de Auditoria. Atua e crê no associativismo como mola propulsora das melhorias sociais. Espiritualista, crê no valor humano.
Contador, com MBA em Técnicas Avançadas de Auditoria (USP) e Especialização em Finanças Internacionais (IBMEC).

Palestra de WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA

Registramos que, antes do palestrante começar a falar, o companheiro Odali Dias Cardoso, atual Presidente do Conselho Fiscal da PREVI, pediu a palavra para fazer a apresentação pessoal do palestrante Williams Francisco da Silva, e fazer comentários sobre sua atuação no Conselho Fiscal - COFIS da PREVI. Odali elogiou o trabalho   abrangente e minucioso do palestrante em todas as áreas do Conselho Fiscal, cujos efeitos se fazem sentir em todos os demais Conselhos e na PREVI como um todo.
De fato, Williams Francisco da Silva é uma pessoa que transborda uma carga impressionante de energia e otimismo. Faz tudo com entusiasmo, perfeccionismo, detalhamento, espírito ético e não se detém frente a qualquer barreira para a consecução dos objetivos pelos quais luta, em prol do aprimoramento e engrandecimento da PREVI.
Williams inicialmente aclarou que suas palavras eram proferidas como palestrante e associado, e não como representante da PREVI, pois, este papel cabe ao Presidente da Entidade.
Agradeceu e ressaltou o trabalho de outros companheiros dentro da PREVI, entre eles Odali – atual Presidente do COFIS e Antônio Carvalho – Conselheiro Deliberativo.  Destacou o esforço de modernização da PREVI na área de TI – Tecnologia de Informação, que vem sendo implementado pela Diretora   de Administração - Cecília Garcez. Disse que essa modernização, junto com outros projetos para alcançar maior eficiência operacional, pode contribuir para a racionalização de procedimentos e inclusive para redução de dispêndios administrativos, mas que isso se fará sem estresses, pois haverá um ciclo de aposentadorias que pode permitir ajustes sem traumas ou conflitos internos. A modernização tecnológica é vital para que a PREVI siga avançando em termos de otimização de estruturas e processos.
Williams destacou também os avanços que vêm sendo obtidos na gestão de investimentos, através de aperfeiçoamentos na Política própria e na implementação de modernas e robustas ferramentas de ALM – Gestão de Ativos e Passivos. 
Frisou que a Diretoria de Planejamento, que tem à frente o Diretor Décio Bottechia, tem evoluído muitíssimo e isto se refletirá cada vez mais na melhor gestão do nosso patrimônio coletivo.
Williams comentou sobre o momento adverso que a PREVI atravessa, e que tem sido explicitado nas demonstrações contábeis e financeiras, além de apresentações institucionais, e reconheceu que a Entidade passa por uma conjuntura negativa momentânea, devido principalmente aos investimentos em renda variável, pois o mercado bursátil tem passado por várias dificuldades. Apontou que o cenário econômico brasileiro, e a crise política nacional, junto com externalidades negativas advindas do exterior, entre outros, traz desafios vigorosos e exige extremo profissionalismo no trato dos nossos bens e direitos, assim como das obrigações assumidas. Nesse sentido, Williams frisou a Missão, a Visão e os Valores da PREVI como a bússola para a gestão e o norte para os associados exigirem, de forma qualificada, atitudes e práticas de parte dos dirigentes e conselheiros. Também destacou que o Controle Social é mais que um direito, é um dever de sua majestade o Corpo Social, que é a razão de existir da PREVI.
Williams apontou que, sim existem riscos e cenários negativos no horizonte, mas também existem oportunidades de melhorias, as quais a crise pode fazer acelerar. É preciso que sejam implementadas urgentes medidas para reverter os déficits consecutivos (que só em 2014/2015 consumiram R$ 40 bilhões).
Corpo técnico qualificado a PREVI tem, afirmou o palestrante. Portanto, há que se adotar medidas firmes e aproveitar as competências do quadro de profissionais, para se fazer do limão uma limonada.
Williams mencionou que a CPI dos Fundos de Pensão foi concluída, e que a PREVI no geral se saiu bem.
No relatório da CPI, aprovado em 14.04.2016, não houve imputação aos gestores da PREVI, entre as mais de 140 pessoas apontadas naquela Comissão. 
Williams ressaltou que a PREVI sempre serviu de referência para o segmento de fundos de pensão, ao longo dos 112 anos de história, e que a CPI, dentro do período de abrangência de suas análises, terminou por confirmar o bom nível de governança e a qualidade do corpo técnico da Entidade, se bem tenham existido recomendações pontuais que merecerão o devido exame e monitoramento pelo palestrante, em suas funções de Conselheiro Fiscal.
Disse também que no COFIS o trabalho é vigilante e sumamente técnico, e que tanto eleitos quanto indicados trabalham diligentemente, sempre em busca de proteger a Entidade e seu Corpo Social. Assegurou que, dentro do que o palestrante pode examinar desde que foi empossado como Conselheiro Fiscal, observou zelo profissional e boa técnica. Porém, ressaltou que grande parte dos investimentos e participações que a PREVI possui são oriundos de décadas atrás e que, por isso, pretende ampliar seus estudos e avaliações sobre os casos mais expressivos. Williams disse que é legítimo o anseio do Corpo Social por mais e melhores informações, e que o processo de comunicação e prestação de contas tem que permanentemente ser aperfeiçoado.  Lembrou que isso é um direito de cada uma das pessoas que fazem a PREVI e um dos pilares da boa governança corporativa. O palestrante recomendou que todos e todas estejam atentos aos demonstrativos e relatórios da PREVI, incluindo a mensagem e o parecer do Conselho Fiscal, que apontam pendências relevantes (Teto de Benefícios, Remuneração Variável e Demandas Trabalhistas originadas no Patrocinador), e cujo acesso a seu inteiro teor está franqueado,  inclusive via sítio web da Entidade.
Williams disse crer na capacidade do Brasil e da PREVI de se recuperarem. E finalizou com reflexões importantes sobre a necessidade de coesão de objetivos entre associados, participantes, assistidos e pensionistas. Chamou a atenção para o fato de ocorrerem eleições durante este ano, e que esta é uma oportunidade sem igual para reequilibrar forças na gestão da PREVI, por meio de dirigentes e conselheiros eleitos efetivamente independentes, e coerentes com as demandas do Corpo Social.
O palestrante sugeriu também que as diversas associações representativas do corpo funcional do BB deveriam buscar compor uma agenda comum, para auxiliar nos rumos da PREVI, assim como exigir a responsabilização de administradores e conselheiros que, comprovadamente, falhem no cumprimento de seus deveres profissionais, sempre na forma da lei, normas e regulamentos.
A apresentação de Williams Francisco da Silva transmitiu confiança e realismo em relação ao futuro da PREVI, para todos que assistiram à sua exposição.
Ao final de sua palestra, Williams Francisco da Silva foi agraciado com uma salva de palmas por todos os presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário