quinta-feira, 28 de julho de 2016

TRANSIÇÃO


O mês de agosto na história do Brasil é notabilizado por episódios que marcaram profundamente a vida política do país. Entre esses, destacamos o suicídio de Getúlio Vargas (24.08.1954), renúncia de Jânio Quadros (29.08.1961), morte de Juscelino Kubitchek (22.08.1976), falecimento de Miguel Arraes (13.08.2005), e de Eduardo Campos, seu neto, em (13.08.2014). Esses acontecimentos causaram grande comoção e convulsão no país.
Agora, no mês de agosto de 2016, estaremos passando por um novo momento político que marcará uma mudança radical na história do país, que é o julgamento no Senado do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Essa decisão, que está dividindo a sociedade brasileira, pelo peso das transformações a serem implantadas, está sendo classificada como o mais importante marco na história contemporânea econômica e social do Brasil.
A perspectiva, a depender da aprovação do processo de impeachment, será a implementação de uma série de reformas visando a modernização da estrutura do estado brasileiro, com vistas a tornar o país mais desenvolvido, competitivo, e atraente a novos investimentos nacionais e internacionais.
Paralelamente, sob a pressão da sociedade brasileira, espera-se o prosseguimento da ação da Operação Lava-Jato, visando o saneamento e moralização da vida política no país.
Esse processo implicará em mudanças profundas que afetarão interesses importantes de toda a sociedade.
Esse é o preço a pagar pelo progresso e reestruturação da sociedade em que vivemos.
Outras nações já passaram por processos traumáticos como esse em que estamos prestes a mergulhar.
Felizmente, não seguiremos o que ocorreu em outros países e não passaremos por guerras.
Como não poderia deixar de ser, esse momento de mutações gera um sentimento de angústia e insegurança em todos, o que leva a divisões e choques acirrados de opiniões.
A Cidade do Rio de Janeiro, em meio a essa tensão política com a votação do impeachment, também estará sediando as Olimpíadas.
A ideia que é passada para o resto do país, é de que a cidade vive em clima de festa em relação às Olimpíadas.
Mas não é assim.
As mudanças que já estão se operando na cidade, antes do início das Olimpíadas, para abrigar esse grande evento de magnitude internacional, estão mexendo profundamente com a vida do cidadão carioca.
São obras em todos os lugares, são mudanças diárias de trajetos, são novos túneis e pistas, são fechamentos e mudanças de   vias públicas para priorizar os eventos olímpicos, são grandes congestionamentos, enfim, são mudanças súbitas em toda a cidade, que prejudicam a locomoção, e mexem com o dia-a-dia do cidadão comum.
De forma geral, o carioca espera que esse período de mudanças apressadas e de stress, reverta em benefícios permanentes para a cidade.
Por outro lado, após as Olímpiadas, já se prevê uma séria crise no mercado de trabalho, com a demissão de milhares de operários e técnicos, após a conclusão das obras.
Vou fugir desse tumulto na Cidade Maravilhosa e aproveitarei para tirar umas férias.
Irei para Recife, a Veneza brasileira, ficarei hospedado em uma casa de condomínio na tranquila Praia de Serrambi, e curtirei as águas mornas do Nordeste e a sombra dos coqueirais. Depois darei uma cochilada em uma rede e saborearei um churrasco.
Aproveitarei minha estadia em Recife para complementar a visita que fiz ao Museu Brennan, na primeira vez em que fui àquela cidade.
Muitos brasileiros nunca ouviram falar dessa maravilha, e poucos sabem que o Museu Brenann está classificado entre os 20 maiores museus do mundo, e é o primeiro museu da América Latina.  
                                           
                    MUSEU    BRENNAN                      
Quando me falaram da grandeza do Museu Brennan, pensei que fosse bazófia e bairrismo dos recifenses. Depois que visitei o museu achei que eles até foram modestos.
Para uma visita mais rebuscada ao Museu Brennan é preciso reservar pelo menos uns três dias.
É um empreendimento privado que fica no imenso Castelo São João em meio a uma vasta área verde.
É uma visita imperdível e uma experiência inesquecível.
Entre as diversas áreas do museu, ressalto a vasta coleção de peças chinesas em marfim. Muitas peças têm detalhes esculpidos de forma tão miniaturizada que devem ser examinados com lupa. Outra surpresa é a imensa coleção de armaduras e armas de todos os tipos, que vêm desde a Idade Média até os tempos modernos. Rivaliza e até supera as coleções mostradas nos mais famosos museus europeus.
A coleção de pinturas, esculturas e peças antigas, o acervo de livros sagrados e peças sacras autênticas desde a idade média, e a diversificada coleção de relógios, facas e canivetes de todo o mundo, também são atrações imperdíveis.
Sem qualquer exagero, somente a visita ao Museu Brennan já justifica uma visita ao Nordeste. Não entendo porque o Governo de Pernambuco não dá maior publicidade a esse valiosíssimo patrimônio do Recife. Não existe nada igual no gênero em todo o Brasil.
A costa pernambucana está repleta de praias belíssimas com resorts e hotéis do mais alto padrão, que contam com heliportos, marinas e restaurantes sofisticados que rivalizam com os melhores do país.
Aproveitarei para visitar as Salinas do Maragogi, em Alagoas, que dizem que também é um lugar sensacional.
Quando voltar, estarei um pouco sombreado só pelo calor (evito a exposição direta ao sol), estarei mais relaxado, o impeachment já terá sido votado, e a Olímpiadas já terão sido finalizadas.
Aí será a hora de voltar a curtir minha querida e amada Cidade Maravilhosa.
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB.

4 comentários:

  1. Prezado Colega Adaí,

    A vida é assim, um espelho.

    Tudo o que você transmite volta para você, e geralmente em dobro.

    "Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos."

    Você sempre foi muito realista, sempre antenado nos assuntos de uma maneira em geral, sempre focado em fazer o melhor para os seus seguidores e leitores que faz caminhar este blog.

    Às vezes desprezamos as pessoas com que convivemos todos os dias, por causa dos seus 'defeitos', quando na verdade, somos tão iguais ou pior do que elas.

    Desconsideramos que essas mesmas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem, não pelo que elas poderiam fazer, mas pelo que realmente são.

    Amar a todos é difícil, mas não impossível, faça seu merecido descanso, sua viagem com os teus, como é bom sabermos que mesmo com as imensas dificuldades que todos nós enfrentamos ainda temos a certeza de dias bem melhores.

    Como é bom estarmos juntos da família, a cada novo post seu é uma viagem que podemos acompanhar, não devemos falar apenas das coisas ruins, das mazelas que carregamos, mas de como é bom e salutar momentos de intensa FELICIDADE.

    Parabéns, boa viagem, e que seu retorno o MICHEL Temer possa de fato ser o PRESIDENTE.

    Dilma tece sua oportunidade, e agora deve repousar e fazer uma reflexão sobre o seu futuro, o dela e não de todos os BRASILEIROS.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina,

      Como sempre, você dá aquele toque de profundo humanismo e sensibilidade ao que escreve.
      Temos de considerar que, apesar dos problemas pelos quais nosso país passa, não temos guerras, somos um povo que fala a mesma língua e temos as mesmas leis, não discriminamos ninguém por religião, gênero ou cor de pele. Somos um povo pacífico e aqui não há espaço para o terrorismo.
      Quer melhor do que isso?
      Então vamos dar graças a Deus e vamos viver a vida da forma mais sadia e feliz possível.
      Dias melhores virão.

      Um abração do sempre amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Prezado Adaí:
    lendo suas colunas e aprendendo delas! Nunca tinha ouvido falar no Instituto Ricardo Brennand, localizado em Recife. Segundo a Wikipédia, foi fundado em setembro de 2002. É recente, mas mesmo assim, realmente é de admirar que não seja feita uma propaganda mais intensa. Não fica devendo em nada para os maiores museus do mundo, pelo que se pode deduzir.
    Grato pela informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Suas palavras correspondem à verdade dos fatos.
      Você certamente deve ter feito pesquisas sobre o Museu Brennan na internet.
      É realmente uma maravilha.
      É um motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil.
      Pode ser comparado aos melhores museus europeus.
      É lamentável que o governo brasileiro e o governo pernambucano não façam uma propaganda maior desse patrimônio.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir