domingo, 7 de setembro de 2014

Um Espetáculo Surrealista

Ao refletir sobre a Resolução CGPC nº 26, de 29.09.2008, que desestrutura tão profundamente nossas vidas , não pude deixar de me reportar à recente Audiência Pública, de 02.07.2014, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 275/2012 no Senado , do Senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que susta dispositivos daquela Resolução 26 , que revertem os valores superavitários para os patrocinadores.
Para iniciar a apreciação sobre a razão do fracasso daquela Audiência Pública, perguntaríamos ao Senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que presidiu aquela audiência, com a presença da ilustríssima e querida Senadora Ana Améllia (PP-RS) - ambos senadores por quem nutrimos o maior respeito e admiração - como fica a posição do Congresso frente à Resolução 26, que vai continuar vigente e é um escárnio à dignidade do Congresso que é o Poder da República que tem o privilégio para editar leis?
As Leis Complementares CGPC 108 e 109, de 29.05.2001, não poderiam, sob hipótese alguma, serem descaracterizadas por um dispositivo legal inferior como a Resolução CGPC 26, de 29.09.2008, proveniente de uma autarquia do Ministério da Previdência Social que, por sua vez, é um órgão de segundo escalão do Poder Executivo.
Alegar que os artigos 3º, 5º e 7º da L.C. 109, permitem essas alterações é uma completa falsidade. Elas permitem normatizar as leis complementares mas nunca as descaracterizar, que é o que acontece com a Resolução 26.
Assim, perguntamos se o foco correto de uma reunião com a importância de uma Audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) não poderia ter sido o de suspender a aplicação dessa ilegal Resolução 26 como um todo por afrontar as Leis Complementares 108 e 109 até a votação do assunto no Congresso?
Na nossa limitada visão das lides parlamentares, parece-nos que discutir a sustação de dispositivos afrontosos às leis complementares por parte de uma ilegal resolução que usurpa o poder do Congresso, que é o Poder da República que gera leis, é uma situação esdrúxula de submissão do Congresso a uma medida ilegal proveniente de uma autarquia de um ministério.
Se fosse do interesse do Governo modificar as L.Cs. 108 e 109 que submetesse seus projetos à apreciação do Congresso, que aprovaria ou rejeitaria tais proposições.
Mas nunca editar uma resolução modificando a natureza de uma lei complementar ao arrepio do Congresso.
Para aprovar suas propostas, o Governo conta com o apoio de uma ampla base de apoio no Congresso liderada pelo PT.
Ressaltamos o papel importantíssimo do Senador Dr. José Barroso Pimentel (PT-CE) que, como Presidente do CGPC em 2008, foi o autor da Resolução 26.
Aliás, parece extremamente estranho a nós, o povo, que elegeu seus representantes no Congresso, que o Senador Dr. José Barroso Pimentel (PT-CE), que foi o autor da dita Resolução também seja nomeado relator do PDS 275/2012 que visa sustar dispositivos da Resolução 26.
Porisso, consideramos extremamente oportuno o aparte do Dr. Ruy Brito de Oliveira Feitoza feito ao Senador Dr. José Barroso Pimentel, naquela Audiência Pública, sobre o evidente conflito de interesses nessa questão.
Por essa razão, podemos contar com a decepção e a certeza de que esse PDS 275/2012, no Senado, será encaminhado às calendas e, depois, será arquivado.
Por uma ironia e cilada do destino, o PT (Partido dos Trabalhadores) é o partido em que grande parte dos colegas do BB sempre confiou seu voto de apoio, e o Senador Dr. José Barroso Pimentel (PT-CE) é um colega aposentado do BB e é um parlamentar que começou sua vida pública sendo votado principalmente pelos colegas da ativa e aposentados do BB.
Em meio a todo esse desencanto e frustração por termos depositado nossa confiança em quem não devíamos e votado de forma tão equivocada, resta-nos a esperança de que a impunidade e a ilegalidade na manutenção da Resolução 26, seja revertida, de uma forma ou outra, por uma decisão altiva do Congresso Nacional, para o resgate de seu respeito e de seu privilégio como o Poder da República que tem o poder de criar leis.
Essa é a real razão porque o Governo não submete o assunto à votação no Congresso.
O Governo sabe que o Congresso não irá contra o espírito das L.Cs. 108 e 109 e NÃO VOTARÁ uma medida como essa !!!
O Governo sabe que o Congresso NÃO SE CURVARÁ a uma ilegalidade como essa que acabará por desmoralizar e enfraquecer todo o sistema de previdência complementar !!!
O Congresso NÃO TEM POR QUE SE VERGAR a uma aberração como essa que é a Resolução CGPC 26, 29.09.2008 !!!
Esse golpe baixo ao arrepio da lei , absurdamente escudado por um senador da República e por meia dúzia de fantoches governamentais engravatados, a defenderem o que é indefensável e é ilegal, em uma Audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, precisa ser esmagado da mesma forma como se faz com uma víbora peçonhenta.
Os efeitos deletérios dos saques contínuos e absurdos na PREVI não se restringem só à degradação humilhante de nosso padrão de vida , aos cortes arrasadores no orçamento da CASSI que está sendo submetida a uma situação aflitiva para conseguir manter um atendimento minimamente digno aos seus associados, à situação desesperadora dos endividados pelo E.S. e ao não reajuste justamente devido aos nossos planos de benefícios, enquanto estávamos usufruindo do benefício especial temporário -BET.
O saque na PREVI pelo patrocinador assumiu uma dimensão tão colossal que a reposição imediata do que foi apropriado ilegalmente , em caso de ganho de causa na Justiça, levaria a uma derrubada súbita e expressiva do preços das ações do BB.
Nesse caso, os participantes e assistidos da PREVI teriam de abdicar desse imediato ressarcimento para uma solução paliativa para não prejudicar o BB.
A esse respeito a UNAMIBB – União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil, em seu boletim “Notícias do Brasil”, nº 100, de Junho a Setembro de 2014, estampou o editorial “UM BANCO DO BRASIL FORTE, MAS SEM SAQUEAR A PREVI É POSSÍVEL”, que transcrevemos abaixo.
Para coroar esse ambiente de assalto sem barreiras e sem escrúpulos ao patrimônio da PREVI, como se fosse uma Casa sem dono em que qualquer um pega o que quer e faz o que bem entende , o seu Conselho Deliberativo, com o voto de minerva do representante do patrocinador (BB), deliberou conceder aos diretores da PREVI, além dos seus altíssimos vencimentos, mais uma parcela relativa a título de remuneração variável.
A PREVI é uma instituição sem metas de lucro e comprometida com os planos de benefícios de seus participantes e assistidos e sua Diretoria nunca poderia se auto-conceder tal regalia abusiva nos mesmo moldes do BB, que é um banco com metas de lucro e que paga o PLR (Participação nos Lucros e Resultados) aos seus diretores.
A Resolução 3921, de 25.11.2010, do Banco Central do Brasil, disciplina essa regalia e limita sua concessão às instituições financeiras e demais instituições autorizadas por aquele BACEN.
A Vice-Presidente da UNAMIBB e Presidente da FAABB, Isa Musa de Noronha, emitiu a nota “PREVI – O BÔNUS DO ESCÁRNIO”, muito bem detalhada e esclarecedora sobre o assunto, também publicada no mesmo boletim “Notícias do Brasil”, nº 100, da UNAMIBB, que reproduzimos adiante.
Por fim, as associações de funcionários da ativa e aposentados do BB, mais a FAABB, precisam continuar em ação promovendo contínuos debates para esclarecer seus associados sobre os problemas que nos afligem na atual conjuntura e tomando todas as medidas cabíveis junto à Justiça e ao Congresso para reverter esse quadro de ataques e ameaças de toda ordem que paira sobre a PREVI.
Em relação aos participantes e assistidos da PREVI, reiteramos nossa mensagem para que fujam da apatia e da inércia e se mobilizem na defesa da PREVI e, consequentemente, na sua própria defesa e de seus familiares.
A história mostra que não existe piedade nem contemplação para com aqueles que se desinteressam pelo seu próprio destino e que confiam sua própria sobrevivência às decisões de outrem.
Sigam um ditado judaico de profunda sabedoria e realismo e que sempre voltamos a citar: “Quem por ti, senão tu?”

Adaí Rosembak
Sócio da AAFBB e ANABB


Transcrição do editorial do informativo “Notícias do Banco do Brasil”, nº 100, de Junho a Setembro de 2014, da União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil – UNAMIBB.

Um Banco do Brasil forte, mas sem saquear a Previ é possível.”

A Resolução 26 do Ministério da Previdência Social, elaborada durante a gestão do ex-ministro e atual Senador, Dr. José Pimentel, permitiu a apropriação de 50% do superávit dos fundos fechados de previdência complementar por parte de suas patrocinadoras.
Valendo-se dessa Resolução, o Banco do Brasil apropriou-se, em 2010, de R$ 7 bilhões (50%) do superávit da PREVI.
Como a Resolução 26 altera a destinação dos superávits dos fundos fechados de previdência privada, antes estabelecida pelas Leis Complementares 108 e 109, que regulamentam aqueles fundos, essa decisão vem sendo questionada no Ministério Público e na Justiça por associações de funcionários do Banco do Brasil.
Caso o Ministério Público ou o Poder Judiciário dê ganho de causa às ações em curso, o Banco do Brasil terá que devolver, imediatamente, o montante do superávit apropriado.
Tal cenário, provalvemente, levaria a uma queda expressiva do valor das ações do Banco do Brasil na Bovespa.
A perda de valor das ações do BB não interessa a ninguém.
Uma saída honrosa para o Banco do Brasil poderia ser a criação de um fundo de ações para acionistas do BB, onde os associados do Plano 1 da PREVI receberiam cotas iguais e cujo Patrimônio Líquido seria equivalente aos 50% de superávit da PREVI apropriado pelo BB.
Tal fundo poderia ser criado nos moldes de um projeto denominado “Fundo de Investimento Banco do Brasil – FIBB”.
Com isso, os funcionários aposentados e da ativa do Plano 1 poderiam receber, sob a forma de ações, os 50% do superávit da PREVI, apropriados, ilegalmente, pelo Banco do Brasil, sem quebrarem o Banco, haja visto o fato dos recursos continuarem a fazer parte do Capital da Empresa.
Nesse caso, mudaria , apenas, sua propriedade, isto é, aquela parcela do Capital deixaria de ser do Tesouro Nacional e passaria a pertencer aos associados do Plano 1.
A PREVI detém, hoje, 10,4% do Capital do Banco do Brasil, estimado em R$ 58 bilhões. Logo, a PREVI detém, aproximadamente, R$ 6 bilhões em ações ordinárias da Empresa.
Considerando o valor de R$ 7 bilhões do superávit da PREVI já apropriado pelo Banco do Brasil, esse novo fundo de investimento se tornaria o maior acionista minoritário da Empresa, podendo nomear 40% de seu Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Vice-Presidentes e Diretores.
Essa solução poderia ser implantada na próxima oportunidade de um aumento de capital do Banco do Brasil que, provavelmente, ocorrerá quando o Banco for forçado a se enquadrar no “Acordo de Basiléia III”.
A UNAMIBB sempre defendeu uma gestão limpa e transparente no BB e assim apoia o Banco como banco de fomento para a pequena e média empresa e para o pequeno e médio agricultor ressaltando que defende ainda aquele BB que considera seu funcionalismo seu maior patrimônio.


Transcrição de artigo de Isa Musa de Noronha, publicado no Informativo “Notícias do Banco do Brasil”, nº 100, de Junho a Setembro de 2014, da União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil – UNAMIBB.

PREVI – O BÕNUS DO ESCÁRNIO”

A comunidade de aposentados e pensionistas do Banco do Brasil amanheceu no último dia 8 de agosto em rebelião. No mesmo ano em que suspendeu o BET e voltou a cobrar contribuições de participantes e assistidos a PREVI premia seus dirigentes.
Será por serviços não prestados a seus assistidos?
Em decisão estapafúrdia, obtida com o uso do Voto de Qualidade imposto por seu presidente Robson Rocha, o Conselho Deliberativo da PREVI aprovou um acréscimo aos já polpudos vencimentos da Diretoria da PREVI, uma parte a título de remuneração variável.
Segundo nota da própria PREVI, há um convênio de cessão entre Banco e PREVI que contempla a equivalência de salários e benefícios praticados pelo BB.
Na tentativa de justificar o injustificável , a PREVI alega que em 2011, atendendo à resolução CMN 3921/2010, o Banco do Brasil passou a pagar parte da remuneração variável de seus dirigentes com ações da própria instituição.
Assim, em 31.07.2014, o Conselho Deliberativo da PREVI aprovou – com voto contrário dos três eleitos, mas votos favoráveis dos três indicados pelo Banco e ainda, com seu presidente Robson Rocha desempatando, a utilização de indicadores do desempenho da gestão para o acionamento do programa de remuneração variável, tais como a evolução dos ativos e o acompanhamento orçamentário. Completa dizendo que caso sejam atingidos 100% desses indicadores, o valor máximo a ser pago para cada dirigente corresponde a até quatro salários nos anos de 2011 e 2012 e a até seis salários no ano de 2013, sendo esta remuneração diferida em quatro anos, a exemplo da metodologia adotada pelo BB.
Ora, “a remuneração variável” com que o Banco do Brasil agracia seus administradores está regulada pelo Banco Central do Brasil através da Resolução 3921, de 25.11.2010 e alcança tão somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Mesmo assim, a remuneração variável está sujeita ao “Art.2º – A política de remuneração de administradores deve ser compatível com a política de gestão de riscos e ser formulada de modo a não incentivar comportamentos que elevem a exposição ao risco acima dos níveis considerados prudentes nas estratégias de curto, médio e longo prazos adotadas pela instituição.”
E ainda, “Parágrafo Único. As medidas do desempenho dos administradores das áreas de controle interno e de gestão de riscos devem ser baseadas na realização dos objetivos de suas próprias funções e não no desempenho das unidades por eles controladas ou avaliadas.
Art. 4º – As instituições que efetuarem pagamentos a títulos de remuneração variável a seus administradores devem levar em conta, quanto ao montante global e à alocação da remuneração, os seguintes fatores, entre outros:
I – os riscos correntes e potenciais;
II – o resultado geral da instituição, em particular o lucro recorrente realizado;
III – a capacidade de geração de fluxos de caixa da instituição;
IV – o ambiente econômico em que a instituição está inserida e suas tendências;
V – as bases financeiras sustentáveis de longo prazo e ajustes nos pagamentos futuros em função dos riscos assumidos, das oscilações do custo do capital e das projeções de liquidez.
Parágrafo Único. Para efeito desta resolução, considera-se lucro recorrente realizado o lucro líquido contábil do período ajustado pelos resultados não realizados e livre dos efeitos de eventos não recorrentes controláveis pela instituição.”
É evidente que nada disso se refere a um Fundo de Pensão.
O BB, uma Sociedade Anônima, ativo participante do mercado financeiro, aufere lucros, e suas despesas administrativas são cobertas pelas tarifas de seus serviços bancários. De maneira nehuma dirigentes da PREVI podem se equiparar, no que se refere à Remuneração Variável, aos dirigentes do Banco. A impropriedade está no fato de que não é o fundo de previdência complementar denominado PREVI, quem passa a remunerar tal benesse.
Quem paga é o plano de benefícios administrado -, somos nós, os demais participantes ativos e aposentados; é o nosso dinheiro que é desviado para pagar tal privilégio. De sorte que, ao assim decidirem os gestores nomeados da PREVI, aboletados na Diretoria, cumprindo ordens, ou não, do patrocinador, incidem no crime de gestores infiéis, ou fraudulentos, pois desviam para desfrute de uma minoria, recursos do plano, destinados ao pagamento de benefícios.

* Isa Musa de Noronha é Vice-Presidente da UNAMIBB e presidente da FAABB.

16 comentários:

  1. -Pimentel colega do BB. Muuuiiii amigo hem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pr. Guima,

      É espantoso companheiro.
      É aposentado do BB.
      A maioria dos colegas da ativa e aposentados do BB votou nele.
      Foi do Sindicato dos Bancários.
      Não dá para entender.
      Se não fosse ele a Res. 26 não existiria.
      Durma-se com um barulho desses.
      Sou capaz de ter um pesadelo pensando nesse senador.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Imagino a decepção dos colegas que ajudaram a elegê-lo. E depois pregam que o Sindicato e seus membros estão aí pra brigar pelos funcionários...

      Excluir
    3. Pr. Guima,

      Não queria estar na pele dos colegas que votaram nesse senador.
      Devem estar se sentindo um lixo e devem estar completamente desencantados com política e eleições.
      Mas qual a saída?
      Uma hora a gente acerta.
      Agora parece que um Diretor da Petrobrás acusou esse senador de recepção de valores.
      Isso tem de ser apurado e comprovado.
      Mas o Senador Pimentel deve estar furioso com esse assunto.
      Mesmo que prove que é uma calúnia (ou pior se a acusação tiver fundamento) isso é o tipo de coisa que arrasa a vida de um político.
      Vamos torcer para o Diretor da Petrobrás provar suas acusações.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Adaí,

    Gosto muito da sua forma de expor a realidade das coisas.
    Você é muito objetivo e escancara os problemas.
    Não deixa pedra sobre pedra.
    Quanto a esse senador, só sinto vergonha de te-lo como colega aposentado.
    Que ingratidão conosco.
    Mas a culpa é nossa que votamos nele.
    Continue com seus artigos.
    Você nos dá muita força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Fico lisonjeado com seus elogios mas apenas procuro fazer minha parte.
      Acho que, de uma forma ou outra, precisamos mobilizar os aposentados para lutar conosco.
      Alguns já me disseram que não encontram espaço ou forma de se manifestarem.
      Eu acho que uma iniciativa como a sua de mandar um e-mail apoiando quem apoia a categoria já é um grande passo.
      Você está absolutamente certo quando diz que a culpa é nossa pois nós é que votamos no dito senador.
      É uma situação complicada. Esse homem foi nosso colega, foi líder sindical importante, votamos nele.
      O que o fez mudar de posição?
      Mas isso não importa.
      Ele mudou de lado e agora é nosso inimigo.
      O desespero pelo qual estão passando milhares de companheiros é proveniente de sua decisão de ser o autor da Resolução 26.
      Temos de reagir contra isso.
      Mais uma vez obrigado pelo seu incentivo e por suas palavras e procure motivar outros companheiro para sair do marasmo, da inércia e da preguiça.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Colega Adai, .
    A Resolução 26/2008, é mais um golpe da quadrilha do PT, cujos assaltos à Petrobras vêem acontecendo desde 2003, portanto antes do mensalão. Esse Pimentel faz parte do "crime organizado" do PT. Lembremo-nos que em 2007 houve distribuição de superávit e apenas os participantes e pensionistas foram beneficiados, amparados pelas leis vigentes. Aqueles 7,5 bilhões, doados pela Resolução 26, engordaram o balanço do BB, que distribuiu dividendos ao seu maior acionista ( Governo) e pagou considerável Imposto de Renda. Mas a "mascara está caindo". O Engenheiro Paulo Roberto jogou m... no ventilador. Esperemos que justiça prevaleça e abram mais vagas na Papuda. Sergio Gabrielli, Graça Foster, Candido Vacarezza, Renan Calheiros, Edson Lobão.... que se cuidem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Acho que realmente o PT , como partido, traiu sua confiança.
      Eu me lembro do entusiasmo, diria fanático, pelo PT, quando o Lula foi eleito pela primeira vez.
      Eu me lembro que, em um restaurante a quilo, entupido na hora do almoço, entraram alguns defensores do PT, com camisas do partido e bandeiras . Discursaram em altos brados em defesa do Lula e o refrão era "Contra tudo que está aí" .
      Achei aquela demonstração algo completamente fora do contexto. O gerente do restaurante chamou a polícia e, antes dela chegar, eles saíram e foram ... para outro restaurante.
      No poder o PT tirou milhões da miséria absoluta com os "programas sociais" mas, paralelamente, inaugurou um período de corrupção como o Brasil nunca teve a oportunidade de assistir. E, pelo que está acontecendo na Petrobrás, outro tsunami de corrupção está vindo à tona.
      Muitos dos petistas fanáticos da primeira eleição do Lula continuam defensores ardorosos do PT mesmo com esse mar de lama em que o partido mergulhou. Esses não tem jeito.
      Mas existem membros do PT que não estão envolvidos nessa velhacaria geral. Como exemplo, cito os Senadores Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Conheço muita gente na CASSI que é séria e trabalham de forma árdua para aquela instituição.
      A maioria do pessoal das associações é gente boa.
      Pelo menos , por enquanto, nada foi provado...
      Não podemos acusar todo mundo sem provas pois poderemos ser injustos.
      É preciso separar o joio do trigo.
      A integridade das pessoas é algo muito sério.
      Muita gente já cometeu suicídio por acusações descabidas.
      Você citou a Graça Foster. Eu, sinceramente, creio que ela entrou de gaiata nessa roubalheira na Petrobrás. Ela veio de muito baixo, mais precisamente das cercanias do Complexo do Alemão, que é uma das áreas mais barra pesadas da periferia do Rio.
      Estudou com muita dificuldade, passou por provações.
      Todos os diretores que estavam abaixo dela e são acusados tem contas milionárias em paraísos fiscais (o que até agora foi descoberto), tem imóveis de altíssimo luxo, tem negócios escusos com doleiros internacionais, operações de desvios para políticos do Governo, etc.
      Graça Foster tem um patrimônio pessoal absolutamente compatível com sua renda.
      Acusaram-na de ter operações envolvendo seu marido com a Petrobrás. Isso também não foi provado.
      Mas, quanto a Sérgio Gabrielli, Candido Vacareza, Renan Calheiros, Edson Lobão é preciso apurar com apuro tudo que esses personagens fizeram, as operações envolvendo os ministérios, outras operações ainda não reveladas, etc.
      Esse Engenheiro realmente jogou m... no ventilador e é bem possível que a Papuda tenha de ser ampliada para abrigar todo mundo.
      Aproveitando suas palavras: Que se cuidem !!!

      Excluir
  4. Parabéns pelas colocações.

    QUE LUCIDEZ.

    Não tem jeito. Tem que mandar para a Presidenta cópia do e-mail. Reunir 5.000, 10.000 colegas em Brasilia, para todo o Brasil tomar conhecimento da situação.

    Mandar cópia para ANABB. Faabb . Associações. Midia. conscientizar os colegas.

    Se não, parece que vamos continuar só conversando e permitindo que tudo isto aconteça.

    Gilberto

    ResponderExcluir
  5. Gilberto,

    Você está absolutamente certo.
    Quanto a mandar e-mails , já mandei para as associações.
    Creio que vários dos dirigentes das mesmas estejam avaliando o texto.
    O pessoal que dirige as associações tem vivência de tudo. É uma turma escolada...
    Mas não me julgo o dono da verdade.
    Posso estar sendo por demais panfletário e não me debruçando em fundamentações jurídicas e em outras razões.
    De qualquer forma, o texto é bem provocativo.
    Vai trazer apoios e críticas contundentes.
    As suas sugestões são válidas mas algumas sãi difíceis de serem atingidas.
    Por exemplo: se você conseguir mobilizar 5.000 colegas em Brasília vou soltar fogos.
    É difícil mobilizar os aposentados.
    Mas temos de continuar insistindo. Até porque não temos outra alternativa.
    Vou aproveitar sua dica e mandar o texto para os senadores citados.
    Só não me defini se mandarei para o Senador José Barroso Pimentel.
    Acho que seria desperdiçar munição. Esse não tem jeito.
    Mas faça o que eu faço. Quando encontro um aposentado completamente alienado e desinformado, trato de o convencer.
    Perco tempo, pago um cafezinho e trato de o convencer.
    Já fui bem sucedido em algumas vezes.
    Faça isso.
    É um trabalho interessante e gera resultados.
    Quanto à Presidenta, não vou mandar qualquer e-mail. Ela vai concordar com tudo.
    Vai concordar em acabar com a Res. 26,vai prometer em aumentar os valores de nossos planos de benefícios, em ajudar os endividados pelo ES, em aumentar a cooperação do Banco na CASSI, em ... etc, etc.
    Depois de eleita - se for o caso (espero que não) - essas promessas irão para o lixo.
    Veja o caso de nosso ilustre Senador José Barroso Pimentel (PT-CE).
    Depositamos nossa confiança nele, votamos nele e veja o que aconteceu.

    Um abração

    Do Companheiro e já amigo

    Adaí Rosembak



    ResponderExcluir
  6. Caro Adaí,

    Parabéns pelo lúcido artigo. Inclusive pela oportuna trancrição do editorial da Unamibb e do artigo de Isa.

    Se pelo menos uma parte significativa dos associados tomassem conhecimento das circunstâncias ali narradas, seria impossível que não se conscientizassem na necessidade de união "de fato".

    Cordialmente

    Ebenézer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ebenezer,

      Obrigado pela sua avaliação.
      Partindo de uma figura proeminente como você sinto que meu artigo encontrou reconhecimento.
      Deixei de citar outros efeitos paralelos causados à nossa categoria como o reajuste das pensionistas.
      Outro dia conheci uma que quase não conteve o choro face aos problemas pelos quais passava.
      A nossa esperança reside em pessoas como você, o Ruy Brito, a Isa Musa e outros que dedicam parte importante de suas vidas na defesa dos aposentados e pensionistas da PREVI.]

      Um abração

      Do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Adaí,

    Eu li um artigo anterior seu sobre a Audiência Pública na Comissão Econômica do Senado.
    Depois de o Senador José Barroso Pimentel ser o relator do Projeto 275/2012, quais são as medidas que a FAABB e as Associações pretendem tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Entendo sua frustração.
      É a mesma frustração de todos nós.
      Depois de tanta esperança, de tanta luta para, senão para derrubar, pelo menos para extirpar os artigos dessa ilegal Resolução 26 que nos causam tanto mal, o nosso bendito "colega do BB aposentado" Senador José Barroso Pimentel (PT-CE), foi nomeado relator do Projeto 275/2012, que tinha como finalidade fazer essas alterações na Resolução 26.
      Mas já temos outra esperança.
      No VI Encontro promovido em 08.08.2014, em Camboriú (SC) , pelas AFABBs de Estados do Sul do Brasil, o Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) comentou que está disposto a atacar o assunto em outra frente.
      É mais uma tentativa.
      Penso que a FAABB, liderada por Isa Musa de Noronha e as demais associações estejam se mobilizando a respeito do assunto.
      Não podemos perder a esperança e nem parar de lutar.
      Neste momento é quando as forças se reorganizam para nova investida.
      É importante contarmos com a colaboração de pessoas esclarecidas como você que acompanham o esforço de nossos líderes para mudar essa situação aflitiva.
      No momento, estamos perto da eleição e está surgindo esse fato novo que é a denúncia premiada por parte de um diretor da Petrobrás.
      Acho que vamos ter muitas surpresas excitantes de agora em diante.
      No que nos interessa, pelo que li nos jornais, o Senador José Barroso Pimentel teria sido um dos apontados como receptor de valores pelo Diretor da Petrobrás.
      Mas isso precisa ser apurado e comprovado sob pena do Diretor ser processado por calúnia.
      Ou seja, muita água ainda vai correr embaixo da ponte.
      Haja coração !!!

      Um abração

      Adaí Rosembak.

      Excluir
  8. Prezado senhor Adaí Rosemback,

    Agradeço-lhe a manifestação abaixo. Tenho certeza que o senhor acompanha minha luta em prol da PREVI, motivo pelo qual posso afirmar que defendemos os mesmos pontos de vista.

    Atenciosamente,

    Paulo Bauer, senador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digníssimo Senador Paulo Bauer,

      Sinto-me lisonjeado por sua apreciação à minha nota.
      Acompanho sua luta pela PREVI e aos seus associados desde longa data.
      Tenho o registro de todas suas ações, discursos e manifestações em prol da PREVI dentro e fora do Senado.
      Esteja certo de que a ampla comunidade do BB e da PREVI, que se espraia por todo o país, está acompanhando o seu incessante e nobre trabalho.
      Também tenha certeza de contar com o apoio de todos esses companheiros para a sua ascensão política.
      Este blog, que tem alcance nacional, coloca-se ao seu inteiro dispor para a consecução dessa meta.

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir