quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CASSI - PRESTANDO CONTAS


Eleitos lançam boletim em defesa do princípio da solidariedade na Cassi

 
Os diretores e conselheiros eleitos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil divulgaram nesta segunda-feira 1º de setembro o terceiro número do boletim Prestando Contas Cassi, com uma explanação e defesa do princípio da solidariedade no Plano de Associados da entidade, a maior de autogestão em saúde no Brasil.

"A solidariedade deve ser considerada uma cláusula pétrea de nossa Caixa de Assistência, porque esse princípio é o que une trabalhadores da ativa, que vendem sua força de trabalho, muitas vezes adoecem cumprindo suas longas jornadas e ainda sob forte assédio pelo cumprimento de metas e pela falta de funcionários", afirmam os dirigentes eleitos da Cassi.

"Também é o princípio que protege os aposentados, que passaram décadas sob este sistema de exploração e que têm na aposentadoria o legítimo direito a uma assistência médica, de boa qualidade, com ampla cobertura e com custeio baseado no sistema mutualista, onde o conjunto dos participantes contribui com regras iguais e o fundo gerado custeia as despesas assistenciais de cada participante e seus dependentes (definidos por regras aprovadas pelo corpo social) e cuida de todo o grupo de acordo com suas necessidades em saúde", acrescentam os diretores e conselheiros eleitos.

Para eles, quebrar a solidariedade na Cassi significaria a possibilidade de pagar por dependente, por idade, por consumo, por perfil epidemiológico, dentre outros, "e temos certeza que muitos não conseguiriam arcar com essas despesas, fazendo com que vários colegas da ativa e aposentados tivessem que abandonar a Caixa de Assistência, encarecendo cada vez mais os planos, a ponto de a entidade se tornar insustentável".

A saúde na Campanha Nacional

Os dirigentes eleitos da Cassi também manifestaram a esperança de que nas negociações específicas com o BB na Campanha Nacional dos Bancários 2014 haja avanços nas questões relativas à saúde do trabalhador, entre elas a possibilidade de os funcionários poderem se tratar assim que identificar problema de saúde sem perda de função após 90 dias.

"O funcionalismo espera haver propostas de saúde que, se atendidas, vão fortalecer a Cassi, como a inclusão dos bancários dos bancos incorporados, fortalecendo o Plano de Associados, o Plano Odontológico como um direito administrado pela Caixa de Assistência, o que estenderia o plano aos aposentados, além de ser um serviço de melhor qualidade", afirma William Mendes, diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento.

4 comentários:

  1. Realmente um plano odontológico pela Cassi para os aposentados viria bem. Assim eu poderia "cair fora" dessa Anabb puxa saco do BB. Só continuo na Anabb devido ao seu plano odontológico. Celio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célio,

      Você usou o verbo na forma correta : "Viria".
      Assim, por enquanto, continue na ANABB.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Prezado Colega Adaí,

    Decorridos 3 meses da eleição na chapa 3 previ livre forte e de todos, que apoiei com muito esmero e dedicação, acreditando em chances reais de melhorias para um grupo de endividados e com extrema dificuldades financeiras,não produziu frutos, e acredito que sera como mamão macho que solta as flores, mas não segura carga.

    Estou tão desiludida, desmotivada e sem esperança no futuro, que acredito na frase:

    Pau que nasce torto, morre torto, o Advogado Dr.João Rossi Neto, nosso colega, fez postagens informando que nada mudaria, fosse qual fosse a chapa vencedora, a Previ é MUDA, SURDA E CEGA.

    Muda porque sabe da nossa situação de penúria total, desespero de muitos colegas aposentados, pensionistas do PB-1.

    Surda porque escuta os gritos de socorro, mas a reserva dos 25% não esta completa, porque em 2015, vamos tentar pelo menos não pagar as contribuições, porque esse beneficia o Patrocinador BANCO DO BRASIL S/A.

    Cega porque não denuncia, não cobra dos agentes públicos GOVERNO FEDERAL uma proposta, uma solução definitiva para esse problema do endividamento, que resolva esse jogo de empurra, mas prefere jogar a culpa nos pobres do endividados, na gastança que produzimos na época das vacas gordas.

    Foram mais de 10 anos, para chegar a verdadeira calamidade, e agora as desculpas são amplas: Não prometemos, mas vamos lutar, não podemos falar apenas de ES, enquanto temos outros assuntos dos mais variados, a campanha me desgastou e a administração toma tempo e energia, os demais falar o que, entraram mudos e permanecerão mudos até o fim do mandato.

    Se a chapa 3 não promoveu um pacto para resolver os nossos problemas, que é todos relacionados a DINHEIRO, a fonte secou, não temos onde mais arrumar dinheiro, os contra cheques estão atolados em dividas,descontos e mais descontos, o BET findou antes do previsto e acordado, as promessas de melhorias todas depende de SUPERAVIT acima dos 25%, que resultado pratico temos a nosso favor?.

    O Conselheiro Carvalho, ainda diz, o que faríamos no seu lugar?

    Faria a mudança necessária para melhorar a nossa vida de verdade, ou então pedia RENUNCIA DO MEU MANDATO,forçaria novas eleições, ou mudança no forma como age o maior fundo de pensão e mais CANALHA DE TODOS.

    Pedia a intervenção já que os ELEITOS não mada me nada mesmo.

    Ari pode publicar, como pode moderar, mas uma coisa é certa é minha ultima participação em blogs, estou em nojada desta situação, destas mentiras que é para ganhar uma eleição e depois simplesmente vira as costas para todo a população com desculpas intermináveis.

    Quem necessitar falar comigo daqui para frente é através do ROSALINAPENSIONISTA@GMAIL.COM e ou VHSPASSINI@UOL.COM.BR.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Todos os funcionários da ativa ou aposentados do BB estão desesperados como você está.
      Há algum tempo só apareciam protestos no blog sobre a perda do BET e o endividamento pelo ES.
      O pessoal da Chapa 3 votou contra o bônus concedido pela PREVI aos seus diretores.
      Estão lutando na PREVI para arrumar uma saída para o problema dos endividados no ES.
      Mas não é fácil porque qualquer medida que beneficie um terá de beneficiar todos os tomadores de empréstimos.
      Mas continuam em gestões junto à Diretoria da PREVI para arrumar uma saída para esse problema espinhoso.
      Mas, como você deve saber, na Diretoria da PREVI existe o voto de minerva, que é de um diretor nomeado pelo BB.
      A Chapa 3 ou qualquer outra chapa não conseguiria romper essa barreira.
      A luta contra a derrubada da Resolução 26 que causou toda essa desorganização e desespero na vida dos associados, continua.
      Novas eleições estão aí.
      As associações estão em alerta para reverter todo esse quadro negativo.
      Mas não é fácil.
      Leia meu artigo "Audiência Pública no Senado - PDS 275/2012, de 20.07.2014, neste blog.
      Você vai ver como não é fácil mudar as coisas.
      Estou preparando outro artigo sobre esse assunto.
      Talvez, pelas suas palavras, você esteja em uma situação mais difícil.
      Mas a situação não está boa para ninguém.
      Mas tenha certeza que não é só o pessoal da Chapa 3 que está procurando fazer alguma coisa.
      Os companheiros Isa Musa de Noronha e o Dr. Ruy Brito Feitosa, por exemplo, estavam na mesa de expositores na Audiência Pública no Senado . Nada conseguiram na audiência mas já estão se preparando para outra investida.
      Compreendo sua situação e a de outros tantos companheiras mas é preciso apoiar os defensores de nossas causas,
      lutar junto com as associações e ter paciência, fé e otimismo.
      É isso.

      Um grande abraço caloroso e afetuoso em você.

      Adaí Rosembak


















      Excluir