terça-feira, 29 de julho de 2014

A Realidade dos Fatos


Ao acessar os comentários dos artigos dos principais blogs que defendem os interesses dos participantes e pensionistas da PREVI, o assunto mais abordado é o drama em que muitos associados se encontram pelo endividamento com o ES – Empréstimo Simples.
Todos os outros assuntos foram relegados a segundo plano , a começar pela famigerada Resolução 26, que é a maior responsável pelos nossos problemas atuais, inclusive a desestruturação do ES.
Sequer é lembrado o desequilíbrio das contas da CASSI, provocado pela perda da contribuição que incidia sobre o valor do BET, um problema seríssimo para a nossa Caixa de Assistência e que atinge todos os aposentados pela PREVI.
Isso sem contar diversos outros temas de suma importância para nossos interesses.
Fico pasmo quando vejo os ataques injustos aos blogueiros Cecília Garcez, Medeiros, Carvalho e Ari Zanella, como se esses companheiros fossem curandeiros milagreiros. O fato de terem sido eleitos na PREVI não os torna capazes de irem contra a decisão do colegiado daquela instituição, onde nossos companheiros não tem o voto de minerva. A propósito, recomendo que leiam o artigo “O voto de Minerva”, de 06.05.2014, do colega Gilberto Santiago, na coluna “Antenado”, no site da AAFBB. Naquela nota, o companheiro Gilberto Santiago, analisa com muita objetividade as limitações impostas aos companheiros eleitos para a PREVI na defesa de suas – nossas – proposições.
Assim, companheiros, não nos resta outra opção que não seja vencer as refregas na PREVI pelo poder das ideias e palavras, pela capacidade de convencimento e pelo bom relacionamento.
Outro dia li um comentário em que a companheira Cecília Garcez, era criticada por ser beneficiária de um alto benefício como aposentada do BB, como dirigente da PREVI e ser professora no IBMEC.
Ora, ora, qual a razão da crítica ?
Porque condená-la por ter tido uma carreira vitoriosa no BB, ser dirigente eleita na PREVI e ser professora no IBMEC? Isso é mesquinhez de espírito.
Bato palmas para sua trajetória de sucessos e torço para que continue a aplicar sua inteligência, suas qualidades pessoais e os seus esforços na defesa de nossos interesses com o mesmo empenho que aplica em sua vida bem sucedida.
Ontem, li a nota “Amargura de Derrotados vitoriosos”, de 26.07.2014, no blog PREVI PLANO 1, em que o companheiro Medeiros é censurado. E hoje me deparo com outros comunicados apoiando o ataque ao colega Medeiros.
Li e reli várias vezes o artigo “Amargura de Derrotados”, do colega Medeiros. Não enxerguei qualquer exagero em suas palavras; vi somente uma defesa legítima e enfática contra ataques descabidos aos companheiros da Chapa 3 que venceram as eleições na PREVI.
Já o artigo “Amargura de Derrotados vitoriosos” me pareceu uma continuação dos ataques injustificados que desencadearam a reação do companheiro Medeiros.
Parece um artigo imaturo e incendiário de “black block”.
Artigo destrutivo, inconsequente, patético, inútil !!
Qual a colaboração ou sugestão apresentada ?
Nenhuma !!
Reclamar é fácil, quero ver é resolver... já dizia a vovó.
Nem ao menos uma palavra de conforto e orientação aos aflitos endividados no ES.
Só ataques, ataques e mais ataques, críticas, críticas e mais críticas!!
Xô Urubu !!!
Não é por aí que vamos resolver coisa alguma.
Sempre disse e repito em minhas notas: precisamos de unir nossos esforços para enfrentar o adversário comum.
Não é depreciando os companheiros eleitos que chegaremos a qualquer resultado positivo.
Críticas construtivas são benéficas e sempre serão bem aceitas e analisadas. Afinal de contas, os colegas eleitos estão abertos para receber qualquer sugestão que venha a fortalecer suas argumentações frente aos demais componentes do colegiado da PREVI.
Assim, volto a repetir: vamos cessar com essa luta intestina irracional e vamos nos unir para defender nossas causas comuns.
Esse assunto me lembra um e-mail que recebi me chamando de “puxa-saco” e “baba-ovo” (expressão nova para mim) pelo excesso de elogios que faço às pessoas. Respondi ao colega que procuro ser pródigo em elogios e um mudo em relação a críticas. Porisso nunca deixei ninguém ofendido, amargurado ou raivoso. Posso até deixar desconfiado pela minha suposta intenção de tentar obter algum benefício pelos elogios, o que esclareço que não procede. Prefiro correr esse risco do que ser acusado de estúpido, ofensivo , filho da... , covarde e outras qualificações nada airosas.
Voltemos ao ES.
No momento, a prioridade é resolver o problema dos endividados pelo ES.
Qual é a razão que causou a desestruturação econômica e financeira de um expressivo número de colegas que apelaram para o ES?
Primeiro e acima de tudo, foi a Resolução 26 contra a qual ainda lutamos (vide o artigo Audiência Pública no Senado – PDS 275/2012, de 20.07.2014, no blog ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM.BR).
Foi em consequência dessa ilegal Resolução que nossos benefícios não foram reajustados na forma do que dispõe o Artigo 20, § 2, da Lei Complementar 109/01, de 29.05.2001 que reza : “A não utilização da reserva especial por três exercícios consecutivos determinará a revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade.”
Para repartir o superávit com o BB em desafio ao que dispõe o artigo acima da LC 109/01, uma disposição legal superior que só poderia ser alterada pelo Congresso Nacional , criou-se a ilegal Resolução CGPC 26, de 29.09.2008 que, em seu artigo 15 diz: “ Para a destinação da reserva especial, deverão ser identificados quais os montantes atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado, e ao patrocinador de outro (uma inovação ilegal que introduziu o patrocinador como beneficiário do superávit em desacordo com a legal à LC 109), observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas nesse período.” e criou-se o BET, na forma do que dispõe o Artigo 25 da citada Resolução. E, quando houve a necessidade de recompor a reserva de contingência, na forma do que dispõe o §2, do Artigo 26, houve o corte súbito de 24,8% do BET e a volta das contribuições antes do que se esperava.
Se não fosse a ilegal Resolução 26 não teríamos tido o BET mas em compensação teríamos tido nossos benefícios reajustados de acordo com a LC 109 e não teríamos sido garfados em metade de nosso dinheiro pelo BB.
Porisso, por favor, não venham os diretores da PREVI defender a Resolução 26 em suas apresentações anuais de resultados.
Para quem está nessa situação desesperadora por não encontrar uma saída para pagar as prestações do asfixiante ES, rever a entrevista do Diretor de Seguridade da PREVI, Sr. Marcel Juviniano Barros à Leopoldina Correa, do blog OLHAR DE CORUJA, em 24.01.2013, quando ele diz ...”nós eleitos e entidades de representação estamos defendendo é canalizar o superávit para ter o benefício permanente”... é simplesmente revoltante. Aliás, o companheiro Marcel Barros – pessoa articulada, afável e simpática – nessa passagem, lembra-nos o pai que tira o doce da boca do filho só pelo prazer de ver a criança chorar.
Ferrar aposentado e pensionista é fácil. É uma covardia e uma desumanidade. Quero ver é peitar a PREVIC e o Governo que atropelaram a LC 109 para enfiar à força a ilegal Resolução 26 goela abaixo dos aposentados e pensionistas para desfalcar nosso dinheiro ao arrepio do Congresso, que é a Casa geradora de leis.
Ouvir dirigentes da PREVI argumentarem que optam conscientemente por seguirem a ilegalidade da Resolução 26, nos lembra os dirigentes nazistas no Tribunal de Nuremberg que justificaram o extermínio de 6 milhões de judeus por obedecerem a ordens superiores. Foram todos enforcados. Evidente que não passa pela mente deste articulista a mais remota ideia de fazer o mesmo com os digníssimos dirigentes da PREVI, PREVIC e outros que tais. Mas não posso garantir que os endividados pelo ES pensem da mesma forma ...
Existem outras razões para a desestruturação financeira dos associados da PREVI.
Temos de ser francos, diretos e sem tergiversações
Muitos efetivamente necessitavam aflitivamente do ES por sérios problemas pessoais, familiares ou de saúde .
Mas muitos o fizeram por motivos de indisciplina financeira.
Não vamos justificar ou condenar as razões que levaram muitos companheiros a essa situação aflitiva.
O fato é que grande parte dos associados está completamente endividada e é preciso uma ação urgente para resolver esse assunto antes que alguém cometa algum desatino irreversível devido ao desespero em que se encontra.
Foram todos pegos de surpresa pela perda antecipada do BET.
Consideramos que, dentro dessa situação excepcional, os dirigentes da PREVI devem ser mais sensíveis e promover debates com os associados sobre o assunto, criar um programa de assistência para o exame de cada caso de per si e elaborar uma cartilha detalhada com orientação e educação sobre organização e reestruturação financeira.
Infelizmente existem pessoas que encontram uma dificuldade muito grande para administrar suas finanças.
Enfim, volto a repetir, estão todos na mesma situação e nosso papel é ajudar a todos, sem distinção, a sair da melhor forma possível dessa armadilha financeira.
Esta é uma situação à qual os dirigentes da PREVI não podem se eximir de responsabilidade por serem corresponsáveis por essa situação de desarticulação financeira.

Adaí Rosembak
Associado da AAFBB e ANABB

22 comentários:

  1. Parabéns,  Adai !!!  É assim que se fala.
     
    Concordo com tudo e assino embaixo.  Não é criticando erros alheios que chegaremos a bom termo nessa luta !Abraço cordial do colega
    Moacyr Ayres Novaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacyr,

      Parabéns a você! Você é uma pessoa muito esclarecida.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Concordo c/a colocação. Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloy Severo,

      Fico satisfeito com seu discernimento.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Prezado Adaí,

    Concordo com suas ponderações, apenas fazendo uma ressalva quanto a "carreira vitoriosa no BB" e exemplificando o que aconteceu na agência do início da minha vida de 33 anos de BB: A folha de pagamento era processada na própria dependência e o funcionário encarregado da mesma era o mais abonado da turma. Daí que ela sempre atrasava 1 ou 2 dias. Quando identificou-se esta situação, foi colocado ali um dos colegas que viviam em aperto financeiro. Resultado: a fopag nunca mais atrasou.
    Deve ser isto que está acontecendo conosco, pois os encarregados das decisões a favor da coletividade estão muito bem de vida. Ou não?

    Macilene (Goiânia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macilene,

      Eu já trabalhei em uma agência minúscula há uns 50 anos em que tudo ainda era manual. Não existia computador, as máquinas eram manuais e não elétricas, etc . etc.
      Até redigi um artigo tempos atrás em que descrevo esses tempos no BB.
      Nessa agencia, a fopag atrasava porque o funcionário era um amalucado metido a poeta.
      Quando ele estava "inspirado" para fazer poesias não tinha jeito. Atrasava e parava que nem mula empacada. E tinha muito dinheiro.
      Então o problema não é esse.
      Até porque hoje é tudo centralizado em um centro de operações de dados.
      Quanto à carreira vitoriosa, acho que você se refere à Cecília Garcez.
      Ela é realmente vitoriosa porque é uma pessoa dotada de uma mente privilegiada.
      É dinâmica, antenada, dedicada e muito culta. É uma das mais notáveis mestras do IBMEC.
      O maior problema no caso do ES é que qualquer abertura que se faça terá de, forçosamente, ser estendida aos demais.
      Para isso os advogados estão de olhos abertos.
      Vamos ver até onde essa novela vai nos levar.

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Prezado e combativo colega Adai.

    Permita-nos retransmitir a mensagem que se segue.

    O QUE OS ELEITOS PODEM FAZER DENTRO DA PREVI?

    Roberto Abdian

    Pelas considerações abaixo sobre o estatuto e o código de ética, em última e não irreparável análise, para um real e eficaz resultado positivo a nosso favor, pouca ou nenhuma diferença faz as boas intenções de quem seja eleito para os cargos em disputa na PREVI, a não ser para os próprios eleitos, resguardado nosso respeito e reconhecimento dos merecimentos e capacidades de alguns colegas que se propõem a concorrer. E é melhor que lá estejam, mesmo sem poderes mas alimentando nossas esperanças, em lugar de outros, oportunistas e incompetentes, eleitos pelo voto enganado por campanhas astuciosas que iludem os colegas desinteressados e desinformados, como sói acontecer.

    A menos que os eleitos por seus méritos e capacidades, estejam dispostos a, buscando efeitos positivos e contando com o apoio em massa da categoria que representam, denunciar publicamente o que se pode considerar como “traições” tramadas a portas fechadas ou abertas, contra as leis vigentes e contra as finalidades precípuas de um Fundo de Previdência Complementar Fechado, que representa os interesses dos “assistidos” e participantes, todos contribuintes da PREVI. Estejam dispostos e concordem, enfim, nessas circunstâncias aventadas, fazer uma rebelião coletiva que extravase até ao mais amplo âmbito dos noticiários. Em linguagem popular, estejam dispostos a “virar a mesa”, ainda que sejam enquadrados no Código de Ética, percam o mandato e as vantagens do cargo. Seus eleitores merecem essa consideração e desprendimento.

    É possível que seja um caminho efetivo de pressão em busca de resultados, já que por via política, administrativa ou judicial, nada de significativo se tem conseguido até agora. S.M.J. entendo que só aí reside o Poder dos Eleitos, somando nosso apoio em massa através das nossas instituições representativas e de grupos da rede internet. Em seguida, as considerações sobre as imposições do estatuto e do código de ética. Os grifos são meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À
      AFABBTUP

      Prezados colegas,

      O Roberto Abdian é um dos mais brilhantes articulistas na nossa área.
      O artigo deles que vocês me mandam é extremamente oportuno.
      Vou reproduzir no meu blog.
      Somente vou omitir as imposições do estatuto e do código de ética por ultrapassarem o tamanho delimitado para respostas. Aqueles que se interessarem por uma resposta completa eu remeterei por e-mail.

      Um abração em todos

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Dileto Adaí,
    Sobre a questão de que qualquer abertura que se faça no ES terá que ser estendida aos demais, sou de parecer que a única saída é a dilatação do prazo para 15 anos pois a prestação diminuiria e TODOS teriam essa vantagem. Sugeri ao Marcel que fizesse este alongamento agora e fosse paulatinamente reduzido a cada ano, até chegarmos aos patamares atuais ( 180 meses - 168 meses - 156 meses..... ) Com a derrubada da 26, que acredito esteja próxima, estes prazos se tornarão irrelevantes, porque voltaremos às correções pela LC 109. Vou sugerir esta tese de novo, no dia 8/8, em Balneário Camboriú, ao próprio Marcel. Obrigado por tudo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari Zanella,

      Que surpresa agradável receber um comentário seu.
      Aliás, você está incluído na relação de meus blogs prediletos.
      Que tal colocar meu blog na sua relação?
      Tudo o que você propõe é o que todos sonham.
      Só resta passar pela decisão do colegiado e, principalmente, por quem tem o voto de minerva.
      Até lá vamos torcer para que nenhum endividado dê um tiro no ouvido.
      Outro dia tive o desprazer de me encontrar com um deles e fiquei apavorado com a situação do desesperado.
      Quase que ofereci um empréstimo com a certeza de que ele não me pagaria.
      Quanto à derrubada da Resolução 26 estou achando você um tanto otimista.
      Acompanho tudo o que está sendo discutido e ainda não vejo nenhuma brecha.
      Leia meu artigo sobre a Audiência sobre o PDS 275. Tenho vários outros artigos no meu espaço de colunista no blog Olhar de Coruja.
      Como você está na PREVI talvez disponha de informações de "cocheira" que eu não disponho.
      Se tivesse, com certeza, seria indiscreto e já teria escrito um artigo sobre o assunto.
      Gostaria de lhe conhecer pessoalmente. Quando vier ao Rio me ligue. Tel.99642-5825.
      Quando se encontrar com o Marcel em Camboriú, diga a ele que retiro tudo o que disse sobre ele, principalmente tirar o doce da boca do filho para ter o prazer de ver a criança chorar se ele lutar por sua tese.
      E vou rezar para que tudo que você propõe se torne realidade.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Interessante o que esses novos eleitos e seus escudeiros querem nos fazer entender. Durante todo o período do mandato dos eleitos nas eleicoes anteriores, como Sasseron e Marcel, p.ex., que não os conheço e nem defendo, vimos serem insultados, xingados, desrespeitado e etc... por esses srs que ora foram eleitos, e de maneira mais feroz por esse Ari Zanella, e agora se queixam de estarem, ainda de forma incipiente, sendo cobrados. E o pior, na minha opinião, é que vão, lá mais na frente, já estou vendo, lançar a culpa pelo não cumprimnto de suas promessas aos outros agora colegas. Vão dizer que é porque são petistas, que fazem o jogo do governo, e vão repetir tudo o que diziam antes de serem colegas na direção da Previ. Nada mais amoral e anti ético, porque se os outros estiverem fazendo algo de errado, como tanto disseram, tem a obrigação de denuncia-los. Agora estão no mesmo barco e não tem desculpas para realizarem o que prometeram.
    Quanto as hoje dirigentes que são blogueiros, peço que sejam mais honestos e não publiquem apenas os elogios de uma patota já manjada e tenham coragem de aceitar criticas e responder os questionamentos, pois agora quem paga seus exorbitantes salários, e não beneficios, somos nós, e que mostrem transparência e não dissimulação.
    Jurandir Filho


    ResponderExcluir
  7. Ao Jurandir Filho,

    Acho que você comete um grande equívoco ao generalizar os eleitos anteriores e os atuais, até porque o trabalho dos eleitos pela chapa 3 mal começou e ainda é muito cedo para tecer qualquer julgamento quanto à atuação e o caráter dos mesmos. Quem o fizer agora estará incorrendo em pré-julgamento e com o risco de ter que se reposicionar no futuro.
    Não se pode partir da premissa de que todos são culpados até que se prove o contrário.
    O que vai sim servir para o julgamento futuro dos eleitos serão suas atitudes e ações visando a melhoria de nossa situação, bem como a capacidade que eles tenham de derrubar os obstáculos que se coloquem em seus caminhos.
    O colega ainda diz que se falava mal de Sasseron e Marcel, como agora estão falando da Cecilia, do Ari, do Décio, do Medeiros.
    A diferença é que tanto Sasseron quanto Marcel se mostraram ao longo de suas gestões traidores da nossa confiança. O Marcel prometeu em sua campanha transformar o BET em BEP. Qual foi o resultado? Alem de não cumprir sua promessa, ainda assinou para suspender antecipadamente a distribuição do BET. Célia Larichia, como o Dr. Medeiros bem denunciou, colocou sua assinatura no mesmo documento antes dos representantes do BB, dando conforto ao outro lado, que nem precisou usar o voto de minerva, situação que traria certo constrangimento para a direção do BB.
    Esses exemplos mostram quem realmente eram as pesssoas que estavam lá para nos representar.
    E aí eu pergunto. O que tens de concreto contra os eleitos da Chapa 3? Ah, não conseguiram atender quase ninguém na revisão do ES. trouxeram uma merreca e frustraram a grande maioria, que agora está em desespero por não conseguir renovar o ES.
    Será mesmo? Em que condições eles estavam na mesa de negociações? Eram maioria? A PREVI tinha algum interesse em facilitar o trabalho deles?
    Então é assim? Não conseguiram o ES que todos queriam e dai passam a ser os traidores e nada valem? Não acha que é muito cedo para se concluir qualquer coisa?
    Pois saiba que não estava prevista nenhuma revisão do ES para agora, pois ela só acontece uma vez por ano, em novembro. Mas eles foram lá e provocaram a reunião que antecipou a revisão. Isso não conta, não é mesmo? Tinham que ter trazido os 180/180 que todos queriam. E mesmo que conseguissem, haveria alguém que certamente os criticariam dizendo que melhor seria lutar pelo realinhamento do PB1 do que pelo ES. Quem quer somente criticar vai achar qualquer brecha para isso! Esse é o ponto, caro Jurandir.
    O que se percebe é que há pessoas querendo trabalhar e há os que que só querem criticar, por vaidades, egos feridos, ou por serem adeptos da teria do quanto pior melhor.
    Até o momento não vi nada que desabone o trabalho dos eleitos da Chapa 3, mas vi que as dificuldades deles não se resumem à sede do Mourisco, passa daquela porta de entrada pra fora.
    E era um momento em que os de fora do Mourisco deveriam estar unidos para lutar contra os nossos verdadeiros inimigos lá dentro.
    Mas quem realmente quer essa união? Ou ela só vale se forem os outros se unindo a "eles" e não "eles" se unindo aos outros?
    Há muita gente interessada no caos. O tempo, como sempre, será o senhor da razão. Para o bem ou para o mal.

    Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirmando o que disse no meu comentario, sr Claudio, eu apenas alertei de que esses "novos" da chapa 3 tem que aceitar as criticas e não ignora-las ou deleta-las, quando em seus blogs. Repito que, futuramente, se não cumprirem o que prometeram, mais na frente, ja que seus problemas financeiros, se é que os tem, resolvidos com os belissimos salarios, e não beneficios, que estão recebendo na Previ , colocarão a culpa da ineficiencia nos "traidores"(como são denominados em recente post de Zanella) colegas Marcel, Sasseron, agora Larichia, e demais eleitos, pelo descumprimento de seus compromissos de campanha . As desculpas serão as de sempre: porque são petistas, sindicalistas, o voto de minerva, as negociatas e a ladroagem que existe lá dentro .
      Já que estão, agora, juntos e misturados, que investiguem e denunciem os larápios, não é isso que nos fazem acreditar serem os outros eleitos?.
      Mas, é muito fácil falar, até porque os mais atacados, o Marcel e Sasseron, se acovardaram e não meteram um processo judicial contra esses acusadores irresponsaveis(a chance de provar as acusacoes chegou) .
      Ainda hoje, mesmo apos eleito, me sinto escandalizado com o espirito canibal, é esse o meu feeling, nos posts desse neofito em previdencia e dono de empresa juridica, o Zanella. Aliás, quem, mesmo com boa diplomacia, quiser critica-lo, ou mesmo emitir opinião divergente da sua em seu blog(depois de eleito, não é etico alegar que publica o que quiser, pois agora tem a quem prestar contas) terá perdido tempo porque não terá a atenção de um sensato. Esse Medeiros, idem. Não apreciam a democracia. Ao contrario, o sr Carvalho e Cecilia, não se utlizam desse método pouco honesto
      , pois as criticas, raramente agressivas, são publicadas sem censura e respondidas educadamente . Parabéns pra eles.

      Bem, por enquanto, o pouco tempo no cargo é uma boa desculpa.
      Entretanto, se até o fim do ano não mostrarem serviço, a paciência e a esperança estarão no fim.
      Aliás, sobre o ES, quem propos a mudança foi o Marcel, colega.

      Excluir
  8. Edivaldo Martins Moura30 de julho de 2014 às 12:54

    Eu lí o que você descreve no seu relato " A Realidade dos Fatos", espero que você tenha lido no blog do Sr. Medeiros
    e entendido que o Sr. Medeiros não está jogando para escanteio, aqueles colegas que não votaram na chapa 3.
    Não é questão de exigir muito dos eleitos da chapa 3, a questão é se o Sr. Medeiros está criticando quem não votou
    na CHAPA 3.


    Edivaldo Baiano( Brasilia-DF)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edivaldo Martins Moura,

      A minha visão do posicionamento do Companheiro Medeiros é uma reação àqueles que o criticam injustamente (e aos demais componentes da Chapa 3 que venceu as eleições na PREVI) por não ter cumprido promessas feitas durante a campanha.
      Em primeiro lugar é preciso compreender que acabaram de ser eleitos, ou seja , ainda estão trabalhando. Vamos dar tempo para que as coisas aconteçam e as promessas sejam cumpridas.
      O outro aspecto é compreender que as decisões na PREVI são de um colegiado. Assim, é preciso um trabalho cuidadoso e diplomático do poder das ideias e palavras, capacidade de convencimento e bom relacionamento com todos os membros daquele colegiado.
      E, infelizmente, existem limites que regem a PREVI bem como todas as demais EFPCs.
      Sei que existem os que estão desesperados pelo endividamento com o ES.
      Aliás, frisei isso de forma bem enfática em minha nota. Até acrescento que, em relação a esse assunto, é preciso uma solução urgente antes que alguém cometa algum desatino. Esse é um assunto para ser resolvido já.
      Penso, pelo que conheço das biografias dos eleitos, que estamos bem representados por pessoas sérias, bem intencionadas, capazes e com excelente trânsito e influência na PREVI, no BB e em outros órgãos.
      Seus blogs relacionados com nossos interesses são os mais acessados e têm um poder de influência muito grande .
      De modo que fizemos uma ótima escolha e, repito, estamos muito bem representados.
      Não podemos pedir milagres - ninguém faria melhor.
      O que procurei frisar com veemência no meu artigo é que precisamos nos unir nessa causa comum.
      Não podemos ficar com essas brigalhadas, essas picuinhas e fofocas de comadres.
      Isso só fortalece nossos adversários.
      Quanto mais divididos estivermos melhor para eles.
      Espero ter atendido de forma adequada ao seu questionamento.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Concordo com todos os seus argumentos porém nenhuma dificuldade foi apontada antes da eleição e fizeram sim promessas dando a entender que bastaria serem eleitos para que todas as nossas questões fossem resolvidas.Não fizeram promessas do tipo "vamos fazer" nas "propostas de campanha"para não se comprometerem mas nos blogs, por mais de 2 anos, davam o entendimento de "vamos fazer" sem mencionar nenhuma barreira.Negar isso é ofender a nossa inteligência pois as matérias foram vizualizadas por milhares de associados.Temos que por a cabeça no lugar e aceitar que eles não podem fazer o que prometeram.Mas prometeram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi só a chapa 3, mas TODAS as chapas concorrentes apresentaram suas promessas através de folhetos, blogs, sites, ou contatos com colegas aposentados. Isso é praxe em qualquer pleito eleitoral, pois é a divulgação das suas intenções que chama atenção do eleitor para o candidato. Eu mesmo recebi via correio material de outras chapas, com conteúdos até mais chamativos e com propostas exatamente do tipo "vamos fazer" que o colega cita.
      Aliás, qualquer outra chapa de oposição que vencesse encontraria os mesmos obstáculos que a chapa 3 vem enfrentando, pois igualmente seria o "estranho no ninho" dentro da PREVI e receberia o mesmo tratamento frio, distante e corporativista, onde prevalece o interesse do patrocinador em detrimento dos associados. A missão dos eleitos é quebrar este bloqueio e conseguir as melhorias que tanto necessitamos.
      Falam muito do termo de confidencialidade. Qualquer chapa eleita teria que submeter a este compromisso ou não tomava posse. Talvez algum eleito qualquer "mais ousado" pudesse chutar o balde e denunciar essa lei da mordaça, expondo publicamente o conteúdo do termo. Porém, quem assim agisse, colocaria em risco toda a gestão, com consequências imprevisíveis para os eleitos, que poderiam ter que responder pelos seus atos na justiça e comprometendo também qualquer possibilidade de melhorias todos os associados. Muitos estão pregando e cobrando dos eleitos da chapa 3 esse gesto radical. A meu ver, não é dessa forma que vamos dobrar a PREVI. É um trabalho paulatino e contínuo, de negociações e entendimentos. E é o que a chapa 3 está buscando neste início de gestão. Os que pregam o radicalismo não estarão lá para sofrer as consequências de tais atos. Mas é mais fácil quando se está na plateia "jogar para a torcida", como muitos estão fazendo. E de forma bastante intencional, diga-se de passagem.

      Cláudio

      Excluir
    2. Tô rindo desse negócio de que a chapa3 está num "trabalho paulatino e continuo, de negociacoes e entendimentos". Desculpe, colega, sei de sua boa mente. Mas não tenho ilusoes.
      Pelos blogs dos eleitos o que sentimos é justamente o contrário.
      Muita falta de respeito, agressoes morais e todo tipo de acusação.
      Um monte de motivo pra se ter uma guerra encarniçada.
      Deveriam pelo menos ter um minimo de educação.
      O pior é que o mais virulento se diz professor.
      Vou conversar com meu guri. Se esse cara ensinar na escola dele, procuro
      outra na hora.
      Colegas, devemos torcer para que a bolsa alavanque nos proximos tres anos,
      porque, sabem como é, o dinheiro cega e compra tudo.
      Infelizmente.
      !,,, Chico Silva,,,!

      Excluir
    3. Se há ataques, e com certeza há, não teve o seu início na chapa 3, que apenas reagiu à reinvindicações absurdas e provocativas de quem sim tenta semear o caos para aparecer. Querer ser sempre a pedra e nunca a vidraça é fácil pra muita gente, amigo. Botar a cara a tapa é que difícil. E por isso que qualquer chapa da oposição que vencesse teria o meu respeito e lhe daria um crédito inicial, coisa que está sendo negado à chapa 3, que passou a ter que mudar do dia pra noite 14 anos de comodismo e alienação de nós mesmos em um paraíso perfeito para todos. Bastou que o primeiro resultado não fosse satisfatório para se colocar em cheque todo um trabalho que mal começou. Alguns colegas estão mesmo no desespero e se decepcionaram com a revisão do ES. Outros se aproveitam desse desespero para auferir ganhos pessoais em seus egos inflados ou até mesmo quem sabe já preparar um cenário político para as próximas eleições da PREVI, no ano que vem.
      Cláudio

      Excluir
  10. Sergio Pires Ferreira31 de julho de 2014 às 10:59

    Em 7/31/2014 10:11 AM, AAFBB - Florianopolis - SC escreveu:
    Colega Adaí,
    Estou contigo em suas ponderações sobre os ataques infundados aos companheiros eleitos para os cargos na Previ e, igualmente solidário com os colegas endividados. Entretanto, salvo se anulada a Res. 26, não vejo como possa ser resolvida pela Previ a situação dos endividados do ES. Acaba de ser aumentado o valor, mas, smj, entendo que o valor do empréstimo simples , desde sua criação, deveria ter sido de pequeno, suficiente para atender a dificuldades financeiras eventuais, passíveis de serem solucionadas sem acarretar um peso e o endividamento por longo tempo.Fica difícil agora avaliar os motivos que levam os colegas a se endividarem a ponto de insolvência. Abraços, Sergio Pires Ferreira, Repr. da AAFBB em Florianópolis-SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Pires Ferreira,

      Você está absolutamente certo.
      Inclusive, salientei em meu artigo o aspecto da Resolução 26, que foi a base de todo esse descontrole.
      Também concordo com você em um aspecto importantíssimo que é o montante do empréstimo simples.
      Tem muita gente - grande parte dos que estão endividados até os cabelos - que pegou a grana de forma irresponsável.
      Para comprar um carro zero mais moderno, para viajar , comprar um barco ou, pasme, simplesmente para gastar a rodo.
      Conheço um que está nessa situação e que sempre me disse: "- Me resta pouco tempo de modo que vou viver o resto da vida da melhor forma possível, gastar bastante com "minhas mulheres", bebidas, roupas, com as coisas que gosto."
      Continua vivo , está endividado, as mulheres sumiram depois que a fonte secou e não tem grana para os hobbies.
      Um empréstimo com a magnitude do ES deveria ser canalizado para a compra de um imóvel, a formação de um filho, problemas sérios de saúde, etc.
      Como muito bem você diz, o ES deveria ter sido pequeno para dificuldades financeiras eventuais.
      A direção da PREVI foi irresponsável e imprevidente nesse aspecto.
      Agora, com a perda do BET, criou-se essa situação urgentíssima e de difícil solução.
      Qualquer benefício ou ajuste para resolver o problema deverá ser estendido a todos os tomadores do ES.
      Dentro do que acabamos de conversar, penso que novos empréstimos só devam ser concedidos dentro de condições mais sólidas.
      Quanto à Resolução 26, tomei conhecimento de que a mesma continua sendo discutida e debatida em um nível elevado para acabar com essa ilegalidade.
      A propósito leia meu artigo "Audiência Pública no Senado - PDS 275/2012, de 20.07.2014, no blog ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM.BR.
      Vamos ver onde isso tudo vai dar.
      Parabéns por residir em Florianópolis SC. Eu já visite Santa Catarina e fiquei maravilhado com tudo.
      O Rio continua sendo a Cidade Maravilhosa mas virou uma megalópole agitada.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir