domingo, 31 de janeiro de 2016

INDIGNAÇÃO


Moro em um condomínio de “apertamentos”.
Somos dois idosos.
Ao conversar com uma jovem que mora em um dos imóveis do prédio ela me perguntou se eu havia examinado os recibos de tarifas de energia elétrica de minha residência, pois os valores dos recibos do apartamento dela estavam altíssimos e completamente descontrolados.  Ela já havia feito uma reclamação na ouvidoria da Light e o valor foi diminuído quase que pela metade por três meses. Mas os valores voltaram a subir voltando aos níveis anteriores. Ela vai recorrer novamente.
Fui examinar os recibos de meu apartamento, o que deixei de fazer por alguns meses em razão de um  acidente que sofri. Para minha surpresa a conta de 20.10.2015 foi de um determinado valor e a conta de 20.11.2015 teve um aumento de mais de 100%. E daí para a frente o valor não baixou mais.
Vou reclamar na Light. Para tanto, a Light tem um serviço de ouvidoria. Recomendo que os companheiros verifiquem suas contas e, se for o caso, também façam o mesmo e corram atrás de seus direitos.
Ao conversar sobre esse problema com uma diarista que eventualmente nos ajuda nas lides domésticas, ela me disse que todo mundo na Zona Sul reclama dos absurdos valores de serviços. Ela não tinha esses problemas pois contava com “gato-Light”, com “gato-Net”, não pagava IPTU, não pagava Taxa de Incêndio, não tinha fiscalização da Prefeitura para obras, etc.
A propósito, hoje, dia 31.01.2016, li no “O Globo”, página 2, em “Frases da semana”, a seguinte nota: 
Sem luz no fim do túnel.   “De repente, em um apartamento de 50 metros quadrados, a conta explodiu e ultrapassou os R$ 700” Giovanna Nunes, Advogada, sobre a conta de luz.
Lembrei-me de uma passagem quando, em outro prédio, conversei com um encarregado da Light sobre o alto valor da energia. Ele, inocente e indiscretamente, deixou escapar que o preço era alto porque os moradores das favelas não pagavam por aquele e por outros serviços em razão dos “gatos”. Acrescentou que “Nós do asfalto é que pagávamos pelos gastos deles”.
Já um tanto revoltado, continuei a ler o jornal.
Ao chegar à página 14, na coluna do Anselmo Gois, recebo outra pedrada.  Lá está a nota “Isto pode, Paes? ”, que transcrevo adiante:
“Continuam as invasões em terrenos que pertencem ao Jardim Botânico, no Rio. O último censo dos invasores apontou 527 moradias – dobrou em vinte anos. O perigo a longo prazo é transformar o Jardim Botânico num novo Parque da Cidade, um dos mais belos espaços verdes do Rio ocupado, em parte, pela Rocinha. ”
Ou seja, as invasões no Jardim Botânico são o que o próprio nome diz: “INVASÕES”. Uma ilegalidade. Não pagam IPTU, não pagam pelos serviços em razão dos gatos e não pagaram pelos terrenos que são patrimônio público e onde estão suas excelentes casas que foram construídas pelo Jardim Botânico (dinheiro público), que contam com ampla área verde, quintais, estacionamentos e benfeitorias.
E nós, reles cidadãos cumpridores da lei, é que temos de pagar por toda essa farra.
Mas os invasores estão acobertados pela força de um político (por sinal do PT) que tem parentes que moram na localidade.
Como, aliás, ocorre em todas as demais “comunidades”, aonde os políticos, em época de eleição, vão sofregamente à procura de votos com promessas de perpetuar eternamente os “gatos” e outras ilegalidades.   
Tudo isso junto é uma agressão à legalidade. Sinto-me ultrajado. Sinto-me usurpado em meus direitos e sem saber a quem recorrer.
Ainda bem que tenho este blog para descarregar minha indignação.
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

28 comentários:

  1. Currais eleitorais. Eles "socializam", mandam a fatura para nós e ficam bonitos nas urnas. Terreno, Casa, Água, Luz, Bolsas, TV a cabo, etc. E qual político vai contra?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Você está coberto de razão.
    A situação está intolerável.
    Pelo menos, temos de protestar contra tudo isso.
    Está difícil viver neste país.
    Mas, os políticos ainda dizem que, enquanto tiver cerveja, carnaval, futebol, mulher bonita, o povo está feliz.
    Será? Acho que as coisas estão mudando?
    O povo gosta e deve continuar gostando de futebol, carnaval, uma cervejinha e endeusar as mulheres. Elas merecem.
    Mas a Lava-Jato não pode e nem deve parar.
    E sabe qual é o trunfo da Dilma em seu Governo ?
    É justamente a força que ela está dando para a Lava-Jato limpar tudo.
    Essa é a nossa esperança na mudança do país.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    P.S. Gostei do seu comentário. Da próxima vez se identifique. Não tenha medo de nada.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,

    Gostei de seu artigo.
    Nós temos de atacar o que está errado.
    Não podemos ficar criticando o governo e os políticos que estão em Brasília e não cuidar e lutar no que está errado no nosso quintal.
    Siga essa linha. Repita a dose em outras áreas.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo plenamente com você.
      Temos de atacar o que está errado.
      Ficar reclamando com os vizinhos não leva a lugar nenhum.
      Se nós não fizermos nossa parte como você diz, não são os políticos de Brasília que vão nos defender.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Prezado Colega Adai,

    Este problema da conta de luz, não é exclusividade do Estado do Rio de Janeiro, Goiás está cotada como a pior concessionária de energia do País,o Governo Federal comprou 51% e o serviço piorou, minha conta de Dezembro subiu 200%, e eu te pergunto adianta reclamar, se não pago a conta corta o fornecimento, são criados diversos tipos de taxas, bandeiras e os consumidores sao obrigados a pagar a conta da roubalheira desenfreada em todas as áreas, o cachorro faz xixi no poste, já estamos sem energia, e pior que com o aumento do valor os banhos foram feitos sem o uso de energia, e quando o inverno chegar, estou muito preocupada pois não está fechando a conta e os cortes todos foram feitos, resta agora fechar a boca para uma refeição, ou voltar no tempo da lamparina, porque o lampião o gaz está pela hora da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina,

      Eu vou apelar para os meios que posso. Primeiro, vou recorrer à ouvidoria da Light. Vou insistir, vou brigar.
      Alguma coisa eles vão fazer. Vou fazer como a advogada que escreveu para o jornal.
      Se preciso for, escrevo para os jornais.
      Tenho uma quantidade imensa de queixas que fiz pelos jornais.
      A maior parte das vezes fui atendido com muita presteza depois das notas nos jornais.
      Se entrarmos nessa de derrotismo antecipado, se não brigarmos pelos nossos direitos, aí mesmo é que nada vai mudar.
      Aliás, tem aquela máxima que diz que quem não luta pelos seus direitos não merece ser defendido.

      Um abração do amigão

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Prezado Colega Adai,

    Aproveitando esse assunto queria lhe dizer que a nossa saúde está como o rio doce contaminado pela lama da samarco, não gostei das chapas inscritas, os candidatos e a união me deu arrepio, ver a Isa Musa de Noronha com o Fernando Amaral, me fez acreditar que chegamos na lama do fundo do poço, sei que chapas são formadas por integrantes não está em cheque a idoneidade de cada um, mas perdemos a identidade e a luta para salvar a Cassi, nos pensionistas não temos representação, mesmo com número superior a 20 mil, contribuímos com os mesmos percentuais de ativos e pensionistas e não sinto representada por nenhuma das 3 chapas inscritas e que ainda não foram homologadas.

    Mais uma vez o banco do Brasil vai nos empurrar goela abaixo seus desmandos, sua irresponsabilidade e seu autoritarismo e os auto didáticos membros do acordo do bet, vão nos representar no próximo aumento da Cassi.

    Estou perdendo a esperança, pois o sistema é feito para dizer que somos representados, quando na verdade o que ocorre é a venda casada dos cargos, e dos acordos dos financiadores de campanha.

    Sinceramente vou morrer e não vejo tudo nesta vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina,

      Não podemos perder as esperanças.
      Você menciona o Fernando Amaral e a Isa Musa de Noronha.
      São dois grandes valores e eu acho que formam uma dupla exitosa.
      Faço votos para que sejam eleitos.
      Política realmente tem muita coisa estranha. É filho de tatu com porco espinho e filho de tamanduá com porco do mato. Tem de tudo.
      Mas, repito, esse não é o caso do Fernando Amaral com a Isa Musa. Dá liga. É igual a arroz com feijão.
      Não peço que você tenha esperança em políticos até porque nós é que os escolhemos. São nossos retratos.
      Tenha esperança primeiro em você e depois no Brasil.

      Um abração do seu querido amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Boanerges Aguiar Castro31 de janeiro de 2016 às 20:02

    Sr. Adaí,

    A primeira parte de seu protesto é interessante. Mas aí você pega a carona da "Light", que nada tem a ver com o PT - muito pelo contrário, ela é parte da PRIVATARIA TUCANA - e vem com essa aí de Jardim Botânico, que é uma briga judicial. Aí é problema da Justiça. Tanto um caso como o outro.

    Será que o SECOM não pode tomar alguma providência? Eu acho que sim. É o que eu vou fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Boanerges Aguiar Castro,

      O PT, desculpe-me suas preferências políticas, religiosas e futebolísticas, foi o grande desencanto no Brasil. Conseguiram colocar o país de joelhos.
      Em todas as áreas em que se mexe lá estão as marcas digitais do PT.
      Por favor, esqueça Fernando Henrique senão vamos acabar culpando Portugal por tudo que ainda acontece aqui.
      Ainda bem que a Dilma apoia a Lava-Jato.
      Ela sabe que o povão está vibrando com toda essa depuração que está sendo feita no país.
      O problema do Jardim Botânico é um problema de invasão sim. É um abuso.
      Vamos ver se a justiça dá um jeito naquilo.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Esse Boarneges aí de cima é um desses petistas que usam antolhos e, em lugar do retrato do Padre Cícero colocam a imagem do Lula.
    Já fui petista e como me arrependo. São canalhas, ladrões descarados. Nos enganatam e arrasaram com o Brasil. Mentiram e todo mundo acreditou. E Boanerges da vida ainda acreditam nesses bandidos. Acabaram com a Petrobrás.Acabaram com a saúde e a educação.
    Está todo mundo a pão e água com essa roubalheira geral.
    Mas nós merecemos. Babacas como eu votaram neles e acreditaram neles.
    Dá vontade de sair desta merda.
    Se eu fosse mais jovem já tinha ido embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Entendo sua indignação.
      É a mesma indignação que me levou a escrever o artigo.
      Arrasaram o país. Quebraram a Petrobrás e o setor elétrico e querem cobrir o resultado dessa roubalheira aumentando os impostos e os custos dos serviços públicos arrasando de vez a vida dos mais pobres.
      É de doer.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Ok, não me surpreende sua raiva contra moradores de favela, mas estranho o fato de você não demonstrar a mesma indignação, por exemplo, com o furto de energia e água por parte de vários estabelecimentos de alto padrão, residenciais e comerciais, espalhados pelo Rio.
    A Indignação seletiva é a mais clara manifestação de um debate raso e tendencioso e que tem sido muito bem propagado pelos grandes meios de comunicação tradicionais. Uma pena, não vai contribuir em nada para enfrentar nossa contradições enquanto sociedade, não vai servir para fazer justiça e tão pouco vai servir para melhorar nossa experiência democrática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alisson Basílio,

      Por favor não venha com esse discurso requentado e falso.
      Em nenhum momento disse que tenho raiva contra moradores de favelas. Tenho sim raiva de políticos, milicianos e chefes de quadrilha que subjugam os pobres dessas áreas humildes para extorquir o pouco que lhes resta para viver.
      Os favelados de forma geral detestam essa gente. O que eles querem é uma vida digna, pacífica e honesta. Eles querem seus filhos estudando, formados em boas escolas e com bons empregos para serem cidadãos decentes e respeitados como todos devem ser. E querem pagar os custos pelos serviços públicos sim.
      Os que fazem o tumulto nas favelas são os bandidos , suas famílias e protegidos.
      Conheço bem isso. Já subi muito em favela. Já ajudei muita gente lá.
      Aposto que você nunca fez isso e agora vem com esse discurso barato, mentiroso e demagógico.
      Você é o que chamávamos na década de 60 de esquerda festiva que gostavam de camarão e cerveja enquanto vinham com discursos marxistas falidos.
      Hoje gostam de whisky, caviar e bandejas de cocaína.
      Quando acontecem desvios de energia e água por parte de estabelecimentos comerciais eles são manchetes na imprensa e os executores são pesadamente multados e até são detidos.
      Isso não acontece nas áreas dominadas por milicianos e bandidos. A polícia tem medo de encarar o armamento pesado da bandidagem.
      Então, de uma vez por todas, trate de parar com esse discurso barato, mentiroso e tendencioso.
      Quanto a melhorar as contradições o remédio é simples. Trabalho. Muito trabalho.
      É isso.

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Alisson Basílio,

      Depois de ter dado resposta ao seu comentário, o assunto não fugiu de minha cabeça.
      Você deve se lembrar de mim. Você me deu um excelente atendimento na Ag. Catete e simpatizei muito com você.
      É possível que quando fiz referência a "favelas" você, em consequência, tenha interpretado como "favelados", o que não deixa de ter um certo sentido.
      Mas, informando melhor, "os gatos" em termos de NET e Light são cobrados por chefões do tráfico e por milícias.
      Não tem nada de graça e feito por amor.
      E se os favelados não pagarem são expulsos à força de suas moradias.
      Isso aconteceu com uma auxiliar do lar que trabalhava em minha casa. Ela foi expulsa de sua casa, a filha foi ameaçada de estupro e ela foi morar de favor na casa da irmã.
      A situação é braba. É bandido explorando miserável.
      Tive um contato muito estreito com uma "comunidade" situada depois de Nova Iguaçu há alguns anos atrás quando fazia uma reforma em um apartamento de minha propriedade.
      O mestre de obras ficou doente e eu comprei remédios e fui os levar a sua residência.
      Na entrada da "comunidade" onde ele residia fui recebido por um grupo de traficantes armados com armas de alto calibre.
      Tive de mostrar os remédios e eles me levaram à casa do mestre de obras. Tive de deixar o carro aberto.
      O mestre de obras agradeceu e chamou todos - eu e os traficantes - para tomar café.
      Eu estava aterrorizado mas foram tão solícitos que em outra oportunidade fui lá para uma churrascada.
      E depois passei a ajudar uma creche de filhos de mulheres da comunidade.
      Levava roupas, sapatos, remédios, alimentos, comida de bebes e os ajudava como podia.
      Isso durou um bom tempo.
      Depois houveram choques com milicianos e outras quadrilhas.
      Estava ficando muito perigoso e deixei de ir lá.
      O que eu não ressaltei no meu artigo é que, decididamente, não concordo com o alto custo da energia que nós, lascados da classe média, temos de pagar.
      Um absurdo. Está difícil reverter isso.
      Vou pessoalmente na Light tentar reverter essa situação.
      Não fique magoado com minha resposta que, reconheço , foi um tanto destemperada.
      Estou com você e ponho fé neste país.
      Leia meu artigo "Revolução".
      Estamos predestinados a sermos vitoriosos na redenção de nosso país.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Uma indignação tendenciosa ensejou uma bela e incontestável réplica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Uma expressão bem montada.
      Mas precisaria ser complementada.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  10. Só para arrefecer os ânimos e aguçar a curiosidade de fatos sombrios :
    Alguém saberia dizer o nome do novo embaixador do Brasil na Rússia?

    Publicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Trindade,

      A pergunta me despertou a curiosidade e, momentâneamente, arrefeceu os ânimos.
      Afinal de contas, quem é o novo embaixador do Brasil na Rússia?
      Lembra a pergunta ao final de qualquer discussão em que os ânimos ficavam exaltados e ninguém chegava a um acordo: "Onde está o Amarildo ???"

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  11. Adaí,

    Estou com o mesmo problema com a Light.
    Já tentei inúmeras vezes ligar para a Light pelo telefone da Ouvidoria - 0800 2840182 - e ele está sempre ocupado. Ir na Av. Marechal Floriano para resolver isso (ou não resolver) é muito trabalhoso. Moro no subúrbio e ir até lá é muito complicado para mim.
    Vou continuar tentando pelo telefone.
    Isso está uma esculhambação.
    Haja saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Compreendo sua situação.
      Também estou morando longe do Centro.
      Quando preciso me deslocar para a Zona Sul digo que estou indo para o Rio.
      Com os congestionamentos, obras e eventuais acidentes, já cheguei a gastar 3 horas só para ir ao Centro sem contar a volta. Um horror.
      E isso tudo para resolver um problema criado pela empresa.
      E ainda tem gente que vem fazer demagogia dizendo que temos raiva dos "favelados". Atualmente "favelados" somos nós.
      Como você diz: Haja saco !!!

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Amigo Adaí,

    A pergunta sobre a eventual substituição do Embaixador do Brasil na Rússia, prende-se ao fato de estar sendo divulgado boato (ou verdade) de que um filho de um ex-presidente nosso, para fugir de enquadramento de investigações seria nomeado, na surdina, para tal importante cargo...
    Saberia algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo João Trindade,

      Não li nada a respeito.
      Mas duvido muito de que haja veracidade nessa estória.
      Por várias razões.
      Uma nomeação dessa magnitude teria de ser de alguém dos quadros do Itamarati, teria de ter a aprovação direta da Presidente da República e do Congresso.
      A Presidente Dilma não iria se arriscar em entrar em uma furada dessas.
      E muito menos o Congresso.
      Já bastam os rolos que estão aí na mira da Lava-Jato.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  13. Caro amigo João Trindade,

    Como disse na resposta anterior, não acredito nessa estória.
    E não sou defensor do Lula sob nenhum aspecto.

    Abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  14. Valeu, amigo Adaí.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Trindade,

      O.K. O blog está à sua disposição.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  15. Adaí,

    Afinal de contas conseguiu acessar a Light e diminuir o valor da conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Tentei acessar o número da Ouvidoria da LIGHT inúmeras vezes e não consegui.
      Realmente o contato por via telefônica é inviável.
      Eles não disponibilizam contato por e-mail.
      Ou seja, terei de perder praticamente um dia inteiro para resolver (ou não resolver) este problema.
      Já tive de resolver há algum tempo um assunto dessa natureza na LIGHT. Tive de ir umas 3 vezes para chegar a uma conclusão definitiva.
      Quando eu vou a esses órgãos eu levo todos meus documentos pessoais mais cópias xerox autenticadas. É o que eu primeiramente aconselho a qualquer um.
      Acho que é essa uma das razões porque a maioria prefere pagar uma importância indevida.
      Preferem pagar mais a se chatear.
      Mas se todo mundo pensar dessa forma as coisas nunca vão mudar e os abusos só vão aumentar.
      Essa é uma virtude dos americanos. Eles vão ao fundo na solução de seus problemas. Se há uma virtude a ser copiada deles é essa e não apenas copiar os modismos fúteis mostrados pelo cinema e TV.
      Não sei quando poderei ir à LIGHT em razão de problemas momentâneos de saúde. Mas quando for e tiver uma solução para o problema eu voltarei a este blog para comunicar o resultado para todos os companheiros.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir