segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SUSTENTABILIDADE DA CASSI - Informe 11


Em nossa campanha na defesa da CASSI, apresentaremos informes sobre as rodadas de discussão sobre a sustentabilidade da CASSI entre o BB e as entidades representativas do funcionalismo do BB e de aposentados e pensionistas,não só das associações de funcionários e entidades sindicais,  mas também informes da mídia, de instituições diversas e  depoimentos pessoais relevantes sobre o tema.
Adiante publicamos a nota “Você está inadimplente, Banco do Brasil! ”, do companheiro Francisco de Assis Barros, conhecido como Ciduca Barros, que expressa com muita fidelidade a visão de uma geração de funcionários aposentados que dedicaram suas vidas para transformar o Banco do Brasil no gigante que ele é hoje.
Não é degradando o funcionalismo da instituição e subtraindo seus direitos firmados em contratos com a instituição em suas carteiras de trabalho e que são atos jurídicos perfeitos, que se vai preservar a força e a imagem da instituição.
Parabenizamos o colega pelo objetivo e valoroso depoimento.
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

VOCÊ ESTÁ INADIMPLENTE, BANCODOBRASIL!     
Durante toda a nossa vida dedicada às lides bancárias no Banco do Brasil S.A., principalmente aqueles funcionários que trabalhavam com créditos e financiamentos, estivemos sempre pressionados por aquela empresa para mantermos uma luta renhida contra a inadimplência. O Banco estabeleceu um percentual sobre o total das operações das suas agências que, segundo a sua Direção Geral, seria o aceitável. Se a minha mente não me traiu, acredito que aquele percentual era 5% (cinco por cento). Num país onde as crises econômico-financeiras sempre foram constantes, pressionados pelo Banco e ameaçados por seus inspetores/auditores, mantínhamos uma guerra sem quartel contra a insolvência de alguns clientes. Muitos de nós vimos colegas serem destituídos de suas comissões (e até demitidos), em consequência de sua inação contra a inadimplência de clientes do Banco do Brasil.         Reitero abaixo o que já disse algures e alhures, em outro texto, sobre a grandiosidade daquele banco oficial Brasileiro:          “Não existe neste país uma instituição oficial tão séria (além de importante) quanto o Banco do Brasil S.A. Há mais de 200 anos o Banco serve ao povo brasileiro com zelo e seriedade, colhendo com isso a aprovação da sua imensa clientela, que jamais viu aquela instituição de crédito envolvida em escândalos nacionais ou traindo a sua confiança. Nós, aposentados, que também ajudamos a fazer o bom nome do Banco do Brasil, éramos cônscios das nossas responsabilidades e do respeito mútuo que sempre permeou as relações Banco x Cliente. Sabíamos que se fazia necessário trabalhar com desvelo e austeridade, tornando o banco útil para o povo”.         Recentemente, lemos numa grande revista brasileira de grande circulação nacional, que o monumental Banco do Brasil “vem conseguindo manter os índices de inadimplência abaixo da média de mercado”.         Nós, merecidamente aposentados, jamais imaginaríamos que, depois de lutarmos tanto tempo para combater a inadimplência que sensibilizava negativamente os resultados financeiros do Banco, veríamos o nosso Banco do Brasil se tornar também inadimplente, justamente num contrato expresso, formal e legitimo, assinado há mais de meio século com seus funcionários. Que contrato? Inadimplência, como? Primeiramente, vamos transcrever aqui o que é “inadimplência” descrito no velho e competente Dicionário Aurélio: “Falta de cumprimento dum contrato ou de qualquer de suas condições”.         Isto o lembra alguma coisa, portentoso Banco do Brasil? Você não está em falta com um antigo contrato assinado com seus velhos e fiéis servidores, no qual você é o patrocinador da CASSI, Banco do Brasil?       Por que você, hodierna e lucrativa entidade nacional, não sai da sua infame inadimplência e resolve, de uma vez por todas, o seu descumprimento de contrato com a nossa CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil), que está deixando milhares de seus antigos funcionários – servidores que também colaboraram com seu brilhantismo – preocupados e ansiosos com um nebuloso futuro que se descortina para si e seus familiares? Você está inadimplente, Banco do Brasil! Cumpra a sua parte no nosso contrato, Banco do Brasil! Nós cumprimos a nossa: ajudamos a deixá-lo     grande e poderoso! 

FRANCISCO DE ASSIS BARROS – Matrícula 3.354.180-9 ,conhecido pela alcunha de Ciduca Barros,  funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 30 anos em 9 agências em 2 estados, sendo administrador de 4 (quatro).

Um comentário:

  1. Caro colega,

    Gostei muito dessa declaração do Ciduca Barros.
    Muito honesta.
    Precisamos de gente assim

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