quarta-feira, 14 de setembro de 2016

AAFBB em FOCO - 13.09.2016

AAFBB aprova proposta final para a CASSI
Companheiros,
Estamos passando por um processo de mudanças tão impactantes e rápidas no cenário político e econômico brasileiro que mais parece um filme em projeção acelerada que mal conseguimos acompanhar.
Essa situação nos passa angústia e insegurança sobre o que ainda vem pela frente e de como seremos atingidos no desenrolar desse processo.
A melhor forma de encarar esse momento é voltar nossas atenções para os nossos nichos de interesse que, diríamos, constituem a micro-política, cujos efeitos vão nos atingir em razão da macro-política.
Por essa razão, transcrevemos adiante o artigo “AAFBB aprova proposta para a CASSI”, de 13.09.2016.
Particularmente, emitimos nossa opinião pessoal de que, neste momento de tanta turbulência na vida política do país, essa foi a melhor e mais sábia decisão tomada pela AAFBB sobre a CASSI, que é um tema que vem sendo discutido há muito tempo, e que já foi alvo de várias rodadas de negociação.
Como se diz no linguajar popular, “o mar não está para peixe”, ou “é melhor um pombo na mão do que dois voando”.
Não podemos esquecer que a CASSI é um órgão em constante mutação e que, no futuro, nos defrontaremos com novos desafios que poderão nos trazer resultados mais profícuos do que os ora alcançados.
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB


AAFBB aprova proposta para a CASSI

Na tarde desta segunda-feira, 12/9, foi apresentada na reunião do Conselho Deliberativo da AAFBB, conduzida por seu Presidente Gilberto Santiago, a proposta final entregue pelo Banco do Brasil à Mesa de Negociações da Cassi, visando ao equilíbrio financeiro da entidade.
A Presidente do Conselho Administrativo Celia Larichia, que representa a Associação na Mesa, apresentou o detalhamento da proposta aos Conselheiros Deliberativos, prestando todos os esclarecimentos necessários, tendo sido a mesma aprovada integralmente pelo Conselho.
Também participou da reunião, a Conselheira Deliberativa da Cassi e vice-presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB, Loreni de Senger, prestando informações relevantes para subsidiar a decisão do Conselho.
Entenda a tramitação da proposta:
Após um ano e meio de reuniões o BB apresentou em 05/9/16 proposta para equilíbrio financeiro da Cassi às cinco entidades nacionais que compõem a Mesa de Negociações (AAFBB, ANABB, FAABB, CONTRAF e CONTEC), formada com o objetivo de discutir alternativas para a sustentabilidade da Caixa de Assistência.
Os integrantes da Mesa, por consenso, entenderam que a proposta apresentada pelo BB reúne condições de ser encaminhada às instâncias de deliberação de cada uma das cinco entidades, as quais darão sua posição final ao BB em reunião a ser agendada.
Sendo aprovada pela Mesa de Negociações, o próximo passo será a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre a Mesa e o BB. O processo tramitará pelos órgãos de governança da Cassi (Diretoria e Conselho Deliberativo) para deliberação, e finalmente será formulada a consulta ao Corpo Social, a quem cabe a decisão final.
Resumidamente, a parte financeira da proposta é a seguinte:
O ingresso mensal de recursos será de RS 40 milhões, sendo que o BB entrará com RS 23 milhões mensais até dezembro/2019 e os associados com uma contribuição extraordinária de 1% mensalmente até dezembro 2019, o que corresponde a RS 17 milhões mensais.
O BB também pagará integralmente a consultoria que será contratada para estudar/ajustar/acompanhar o projeto da estratégia de saúde da família, que será implementado durante esse período.
Acompanhe na íntegra a proposta apresentada pelo BB.
A proposta integral contempla 3 etapas:
– a primeira, a de Governança, Gestão e Operação, com desenvolvimento de projetos de melhoria e revisão de processos e sistemas, com o apoio de empresa de consultoria especializada, visando o aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança;
– a segunda com investimentos de cerca de 40 milhões de reais mensais, até dezembro de 2019, sendo 1% do salário ou benefícios dos associados ativos, aposentados e pensionistas, e 23 milhões mensais, até dezembro de 2019, mais o pagamento da consultoria especializada pelo Banco do Brasil.
– a terceira etapa, chamada de Acompanhamento dos Investimentos, prevê a prestação de contas trimestral pela Cassi, ao Patrocinador e ao Corpo Social, por meio das entidades representativas que compõem a Mesa, em relação ao andamento dos projetos a serem desenvolvidos.
Está prevista também instituição de uma estrutura de assessoramento ao Comitê de Auditoria (COAUD), além do aperfeiçoamento do sistema de recrutamento e seleção dos funcionários da Cassi, bem como a implementação de melhorias no sistema de avaliação de desempenho operacional de todas as áreas da Caixa de Assistência.
Ao longo de 16 meses de negociação, a Comissão de Negociação formada pelas entidades de representação dos funcionários ativos e aposentados trabalhou para construir consensos em torno da Cassi, dentre os quais o investimento no Modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família, manutenção do princípio da solidariedade como premissa fundamental do Plano de Associados, a corresponsabilidade entre BB e associados e, ainda, a garantia de cobertura para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas.
Durante as negociações foi feito acompanhamento dos recursos financeiros da Cassi e negociadas soluções de reforço de caixa, como a antecipação dos recursos do 13º, proposta ao Banco, que fez com que os recursos disponíveis fossem suficientes para o pagamento dos compromissos com os prestadores de serviço e a manutenção do atendimento aos associados.
Nos debates com o BB, após a apresentação da proposta, os representantes das entidades cobraram do Banco que o ponto de partida dos projetos a serem desenvolvidos sejam os de ações estruturantes já debatidos na Mesa de Negociação, e que a peça orçamentária da Cassi para o próximo exercício deverá prever a estimativa de investimentos no Modelo de Estratégia Saúde da Família.

9 comentários:

  1. Prezado Adaí:
    acho que ninguém vai ser contra em contribuir com mais 1% para a Cassi. Porém, acho que a hora é oportuna para que seja desengavetado aquele acordo para melhoria dos benefícios, assinado quando da doação de 7,5 bi para o BB. Isto, pelo menos, seria o mais justo. Espero que nossos representantes zelosos pensem assim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo plenamente com você quanto à cobrança de mais 1% para a CASSI.
      Quanto ao acordo de melhoria de benefícios quando da "doação" de 7,5 bi para o BB, isso foi feito dentro da gestão do PT para alimentar o de sua máquina partidária.
      Estamos em outra realidade. E o pior é que estamos sem uma oposição responsável no Congresso. Temos algumas cabeças como Christovam Buarque e Marta Suplicy que poderão formar uma nova oposição com os pés na realidade. Mas, por enquanto, são poucos.
      Assim, penso que temos de aceitar essa proposta do BB para a CASSI. Caso contrário poderemos perder tudo, e aí é que os associados vão ficar sem nenhuma assistência.
      Temos de ser realistas.
      O comando de estatais e órgãos do governo estão todos na corda bamba.
      Se a direção do BB mudar não é possível prever o que irá acontecer.
      A decisão da AAFBB foi a mais certa.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Solonel Drumond Júnior17 de setembro de 2016 às 08:09

    Então podemos deduzir que a nossa AAFBB se responsabiliza por novo fracasso da CASSI, já que, mais uma vez, aceita os ditames do Banco? Nós não significamos nada nestas decisões.
    SolonelJr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Solonel Drumond Júnior,

      Sejamos realistas.
      Estamos com um governo novo em que mudanças muito rápidas estão acontecendo.
      Os associados da CASSI estão, de há muito tempo, sentindo na pele a difícil situação em que a CASSI se encontra, e que só tende a piorar se esse problema não for resolvido.
      No meu entender, o BB, que também quer resolver esse assunto o mais rápido possível,ofereceu uma boa vantagem adicional para finalizar a questão.
      Situação ideal é uma utopia.
      Sempre poderemos pleitear condições melhores e benefícios adicionais.
      Mas também podemos perder tudo se não resolvermos essa pendenga o mais rápido possível.
      E aí quem responderá pelo que realmente poderemos chamar de fracasso? Você, e outros empedernidos, teimosos e iludidos que não aceitaram a presente proposta do BB? Nessa hora ninguém assumirá o ônus da derrota pois, como se diz popularmente, "filho feio não tem pai".
      Por esse motivo penso que a decisão da AAFBB foi a melhor, independentemente de quem esteja no comando da associação.
      Por isso, não acho que isso seja um fracasso da AAFBB, nem da CASSI e muito menos nosso.
      Muito pelo contrário, penso que somos elemento vital nessas negociações e não estamos aceitando ditames de ninguém.
      Essa é uma decisão nossa em relação a uma proposta que nos foi oferecida pelo BB.
      É a decisão mais adequada para os momentos em que vivemos. Considero uma vitória.
      Torço para que as demais associações sejam sensatas, reflitam com realismo sobre o momento que vivemos, e tomem o mesmo rumo da AAFBB.
      Essa é a minha opinião como associado da CASSI.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Solonel Drumond Júnior,18 de setembro de 2016 às 07:37

    Cara Adaí, no momento encontro-me no Caribe, com dificuldades de conexão, motivo pelo qual apenas na próxima semana tomarei conhecimento do teir de sua resposta.
    SolonelJr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Solonel,

      Primeiramente não sou cara, sou caro porque sou do sexo masculino.
      Faço votos para que você goze de bons momentos no Caribe.
      Como gostaria de estar aí...
      Quando você voltar, apreciarei sua manifestação.
      Desfrute de bons momentos no Caribe. A vida é uma experiência única.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Estimado Amigo Adaí,

    Cassi X Associados.

    A proposta feita pelo Banco do Brasil, não resolve o nosso problema de estruturação da Cassi, nós Pensionistas tão temos nenhum representante na mesa de negociação, somos hoje um conjunto de quase 20 mil pensionistas que contribuímos com o mesmo percentual dos ativos e aposentados, mas não podemos votar nas eleições de candidatos e nem na prestação de contas.

    A cassi com suas clini cassis, são uma manada de elefantes brancos, que não serve como referencia para nada em diagnósticos e seletividade nos processos, vista que quando você esta com algum problema, procura logo um especialista, não vai buscar ajuda de médicos recém formados e que na maioria clinico geral, esse é o que essas clinicas oferece.

    Em Goiânia em bairro luxuoso, temos a cassi, que deve custar os olhos da cara com manutenção e aluguel, e que nem procedimentos de autorização é feito no local mais, tudo via 0800.

    Não sou contra contribuir com mais 1%, mas sei que mesmo com o ingresso desses novos recursos, que serão ao longo incorporados como definitivos, não vamos ter nem a paridade que vamos passar a recolher 4% e o banco vai continuar aportando 4,5%, e as ações estruturantes que anuncia no acordo.

    São sempre os mesmo arrombadores dos cofres que nos representa na Previ e na Cassi, como no acordo de doação de 7.5 bilhões feitos para o pagamento do BET, sobre a resolução cgpc 26, que também não era definitiva, passando sobre os ditamos da lei, como os sem teto até hoje sem solução e sem nenhuma tomada de decisão da Previc.

    Repito não me sinto representado por ninguém nesta mesa de negociação, nos pensionistas SOMOS MARGINALIZADAS, na cassi isto é muito claro sem voz ativa em nenhuma tomada de decisão, mas pagando a conta como os demais participantes.

    Pode ter certeza, que esse 1% a mais vai se tornar definitivo, até que venha o próximo ajuste.

    Não tem plano de saúde que aguente um funcionário que ganha 2 mil por mês contribuindo com 3%, que suporte os moldes que a cassi faz, pois uma grande parcela dos funcionários do Previ Futuro ganha essa média e tem dependentes, com aporte de 60 reais.

    Nunca vamos ter equilíbrio na Cassi, estamos adiando a morte desse plano, que não acompanha a evolução médica hospitalar.

    Saudações Cordiais,

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
  5. Querida Rosalina,

    sempre procuro responder a todos os comentários dentro da brevidade possível.
    Mas seu comentário foi longo e estou com uma série de assuntos pessoais para resolver.
    Vou responder na sequência do que foi abordado.
    Sim. A proposta do BB não é o que todos desejam para a PREVI. Mas já decorreram um ano e 6 meses de negociações com o BB, a CASSI e os associados passam por uma situação difícil e, a todo momento vemos reclamações de descredenciamentos, contingências, falta de atendimento adequado, etc.
    Ou seja, a situação está insustentável.
    Essa foi a razão da AAFBB aceitar a proposta. Mas isso ainda vai passar pela Mesa de Negociações, vai para a Direção da CASSI e, só depois, será votado pelo corpo de associados.
    Na medida do possível vou à AAFBB mas, mesmo não fazendo parte do quadro de administradores da associação, procuro me inteirar do que ocorre nas rodadas de negociação.
    Muitos acusam esses administradores de serem inoperantes e de serem aproveitadores. Acusações absolutamente injustas e inverídicas. Conheço colegas, como a Loreni de Senger, por exemplo, que se entregam de corpo e alma nessa luta à custa de muito sacrifício pessoal.Então é duro receber esse tipo de acusação quando, de fato, deveriam ser ajudados pelo trabalho que desenvolvem.
    Hoje acabei de lançar outro artigo no blog AAFBB em FOCO - 21.09.2016 em que falo das últimas novidades sobre a CASSI.
    Depois você aborda a representatividade das pensionistas, ou melhor, a falta de representatividade das pensionistas.
    Eu iria além. O problema maior, no meu entender, é o baixo percentual da pensão que elas recebem.
    Isso precisa ser mudado. É preciso mobilização e é fundamental que os dirigentes atentem para essa situação.
    Quanto às clini CASSI, é preciso que os associados reclamem dos maus atendimentos recebidos junto à administração da CASSI e das associações.
    Quanto a médicos recém formados, eu, inclusive, tive de abdicar de médicos antigos que se descredenciaram da CASSI e passaram a cobrar o valor por consultas particulares.
    E, lhe confesso, que apesar de passar a ir a médicos recém formados, fui muito bem atendido.
    Não sei se é pelo fato de que moro no Rio, onde existem muito bons médicos especialistas que são recém-formados.
    Você fala do problema em Goiânia. Encaminhe sua reclamação para a direção da CASSI. Você é muito atuante e tem seu blog. Denuncie.
    Quanto à aprovação da nova proposta do BB em que pagaremos mais 1%, vamos ver como vai ficar até 2019.
    Uma série de ações estruturantes vão estar em andamento. Não vamos ser derrotista nem pessimistas por antecipação.
    Até porque não temos muitas escolhas.
    Concordo plenamente com você que a Resolução 26 que, nas palavras de um colega, foi um verdadeiro estupro financeiro, foi, é e continuará a ser um absurdo.
    Já abordei esse assunto em inúmeros artigos e continuarei abordando emquanto isso não for revertido e tivermos nosso dinheiro de volta. E, observe atentamente que quem tomou a iniciativa de implementar essa maldita resolução foi um colega aposentado do BB - votado por nós - representante sindical e que hoje é senador pelo PT do Ceará.
    Isso, diria, é trágico.
    Você volta citar a falta de representatividade das pensionistas, grupo ao qual você pertence.
    Aprecio sua atuação.
    Proteste. Berre. Reclame. Ponha a boca no trombone.
    O seu blog é uma arma poderosa.
    Continue a lutar. ´
    Você é uma pessoa extraordinária.
    Vá em frente.
    No final, você aborda a situação sem saída da CASSI.
    Repito suas palavras: Não tem plano de saúde que se sustente com um funcionário que ganha 2 mil por mês contribuindo com 3%- R$ 60,00 - e com dependentes.Essa é a CASSI do Plano PREVI Futuro.
    Não sei onde isso vai parar.
    Então só nos resta protestar e lutar.
    Um abração e parabéns por sua garra.

    O amigão

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina,

      Em relação ao ES, estive analisando várias mensagens e gostei muito dos comentários do colega Alberto Myrko Oliveira Santos - myrkoadvogado@gmail.com
      Leia suas mensagens.

      Adaí

      Excluir