terça-feira, 25 de outubro de 2016

AAFBB em FOCO - 25.10.2016

Finalmente, após 20 meses de negociações, foi firmado em 21 do corrente, o Memorando de Entendimentos entre o Banco do Brasil e as Entidades de Representação dos Funcionários da ativa e Aposentados do BB.
Após a aprovação desse Acordo pela Diretoria e Conselho Deliberativo da CASSI, o mesmo será votado pelo Corpo Social da entidade.
O aporte de novos recursos permitirá à CASSI sair da situação aflitiva em que se encontra, e proporcionará aos associados  a continuação de um atendimento condigno.
Em paralelo, deverá ser implementado, entre outras medidas detalhadas no documento, um amplo programa de governança, gestão e operacionalização da CASSI, com o apoio de empresa especializada em consultoria para análise e revisão de processos e sistemas. Também haverá um aperfeiçoamento da Auditoria e controles internos intermediado pelo Comitê de Auditoria (COAUD) que apoiará o Conselho Deliberativo na gestão geral da CASSI.
Como é explanado na proposta, este passo não é a solução definitiva para os problemas da CASSI.
E nem o poderia ser, pois a CASSI, dentro de sua complexidade, gigantismo e amplitude de atendimento a mais de 700.000 assistidos, é uma instituição em mutação e evolução constantes.
Em nosso entendimento, essa foi a melhor proposta conseguida após 20 meses de duras negociações com o  BB. É importante frisar que a abrangência de atendimento do plano não foi alterada em nenhum ponto.
Repito aqui, pela objetividade em relação à atual situação da CASSI, as palavras proferidas pela Conselheira e Coordenadora do Grupo de Assessoramento Temático de Saúde da ANABB, Graça Machado, em encontro promovido pela ANABB, em 15.10.2016, em Brasília (DF):                                         



“Esta proposta mantém todos os nossos princípios preservados. O que não dá é, neste momento, depois de 20 meses de discussão, e a CASSI não ter recursos para pagar as despesas de outubro, pensar em outra proposta. Não temos tempo. Esta apresentada foi feita em conjunto na mesa de discussão com as entidades e o BB. Podemos sim, continuar pensando em melhorias, mas com a atual temos os nossos direitos observados. ”

Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB
    
Memorando de Entendimentos sobre a proposta para Cassi é assinado
                                       

A AAFBB, representada pela presidente Celia Larichia, esteve presente na última sexta, 21 de outubro, na assinatura do Memorando de Entendimentos entre Banco do Brasil e as Entidades de Representação dos Funcionários e Aposentados (AAFBB, ANABB, FAABB, CONTRAF E CONTEC) sobre a proposta para a Cassi, construída na Mesa de Negociações.
Após a assinatura, o Memorando foi encaminhando para Diretoria e Conselho Deliberativo da Cassi e, após aprovado naquelas instâncias, será formatado em consulta ao Corpo Social, via votação.
A consulta ao Corpo Social da Caixa de Assistência é a parte obrigatória do processo, respeitando o Estatuto da Cassi, uma vez que a proposta prevê entrada de recursos financeiros de cerca de 40 milhões mensais, sendo 23 milhões pelo Banco do Brasil, via ressarcimento de serviços, e 17 milhões pelos associados, via contribuição extraordinária e temporária de 1% até dezembro de 2019.

O Memorando contempla o detalhamento da proposta apresentada na Mesa, que reúne os seguintes aspectos:
– Governança, gestão e operacionalização da Cassi, através do desenvolvimento de projetos, com o apoio de empresa especializada de consultoria, para análise e revisão de processos e sistemas. A busca ao aperfeiçoamento do modelo de gestão e de governança e dos processos internos, a redução de despesas, a viabilização de parcerias estratégicas e a criação de mecanismos de uso racional dos serviços do sistema integrado de saúde da Cassi.
– Contribuição Temporária e Extraordinária dos Participantes do Plano de Associados de 1% sobre salários e benefícios de aposentadoria até dezembro de 2019.
– Ressarcimento Temporário e Extraordinário de Despesas pelo Patrocinador Banco do Brasil num total de 23 milhões
por mês, com o valor sendo reajustado a cada ano.
– Prestação de Contas relativas ao andamento dos trabalhos e à implementação dos projetos trimestralmente, ao Patrocinador e ao Corpo Social, e às Entidades Representativas que compõem a Mesa de Negociação.
– Melhoria da Auditoria e Controles Internos, com a instituição de estrutura de assessoramento ao Comitê de Auditoria (COAUD), a fim de oferecer melhores condições para exercer seu papel de apoio ao Conselho Deliberativo em relação à supervisão da gestão dos processos internos, inclusive o acompanhamento dos projetos.
– Aperfeiçoamento do sistema de recrutamento e seleção dos funcionários, de forma que as contratações e promoções sejam realizadas por meio de processo institucional de seleção e ascensão.
– Implementação de sistema de acompanhamento que possibilite a avaliação do desempenho operacional de todas as suas áreas, inclusive de atendimento receptivo, médico e de enfermagem, estabelecendo indicadores e metas, como por exemplo, Satisfação dos Participantes, Clima Organizacional, Controle das Despesas Assistenciais e Administrativas, dentre outros relacionados à sua gestão.
A avaliação das entidades é que a proposta construída não é a solução definitiva para a Cassi, mas dá um passo importante para melhoria da gestão. A implantação desta proposta, acompanhamento dos projetos e as soluções apontadas em cada área, juntamente com a ampliação do modelo de atenção integral à saúde, podem ser o caminho que esperamos para o equilíbrio e sustentabilidade da Cassi.

O próximo passo é o debate com os associados para que a proposta seja aprovada e tenhamos entrada de novos recursos financeiros na Cassi, seja contratada a consultoria e que se dê início à primeira fase na execução dos projetos de melhoria de gestão.

6 comentários:

  1. Jose Roberto Eiras Henriques26 de outubro de 2016 às 10:45

    Adaí.
    CASSI – Memorando de Entendimentos
    A Contraf e a Contec – divulgaram em seus sites que assinaram no último dia 21 com o Banco do Brasil o Memorando de Entendimentos para assegurar a sustentabilidade e a manutenção dos serviços prestados pela CASSI aos participantes do Plano de Associados;
    No documento divulgado pela Contraf, consta, também, a assinaturas da AAFBB, ANABB e FAABB;
    As nossas dúvidas quanto ao acordo ainda permanecem por falta de um detalhamento mais específico sobre as obrigações, tanto da CASSI quanto do Banco do Brasil. A dos associados é a única que está claramente definida – aumento de um ponto percentual em nossas contribuições mensais passando de 3% para 4% - a partir da assinatura do acordo;
    No Fórum realizado pela ANABB com as entidades representativas dos funcionários do BB, realizado em 15/10/2016, cujo resumo foi veiculado em seu site, alguns dirigentes dessas entidades falaram que ainda não tinham convicção, e que a proprosta não é a ideal, mas é a única que temos no momento, Outros, como os representantes da Contraf e Contec disseram que iriam se reunir para decidir pela aprovação ou não;
    Em seu posicionamento o representante da Contec diz que nos dias 26 e 27/10 haverá reunião da entidade para deliberação da proposta apresentada pelo Banco, mas a mesma entidade assinou em 21/10/2016 o Memorando de Entendimentos com o Banco do Brasil. Estranho, não?;
    Quanto à Contraf-Cut a reunião para deliberar sobre a proposta deveria ser realizada no dia 18/10. Se houve a reunião, não há até o momento, manifestação da entidade sobre se a deliberação foi a favor ou contra a aprovação da proposta;
    Mas, o que chamou minha atenção foi a nomeação, em 17/10/2016, do Sr. Carlos Célio para presidente da CASSI, até então ele era o diretor da Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref) e o representante do Banco junto à mesa de negociações na busca de soluções para a sustentabilidade da CASSI quando o BB apresentou sua proposta final, e será ele que irá assinar o convenio que, se aprovado pelas instâncias decisórias da CASSI e do Banco, será submetido para consulta ao Corpo Social da CASSI, para ratificação;
    É importante que o inteiro teor do texto que contemplará o convenio entre o Banco e a CASSI seja disponibilizado a todos os associados para que estes decidam, por ocasião da Consulta ao Corpo Social e conscientes de suas responsabilidades quanto ao futuro da CASSI, aprovando ou rejeitando os termos do convenio;
    Face ao acima exposto, percebemos que todos tem percepção da atual da realidade financeira da CASSI, praticamente insolvente em seus compromissos, e que a aprovação dessa proposta apresentada pelo Banco não trás uma solução definitiva para os problemas da CASSI, apenas a retira da UTI em que se encontra, visto que não há garantias de que esse convênio trará, efetivamente, equilíbrio financeiro para a CASSI.

    São José do Rio Preto - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Roberto Eiras Henriques,

      Vou me ater ao último parágrafo de seu comentário.
      Realmente a atual situação financeira da CASSI está comprometida.
      Com o achatamento salarial, a alta constante dos custos médicos e a intenção do BB de só manter sua contribuição de 4,5% não há equação matemática que vá fechar essa conta.
      Como você diz, essa não é a solução definitiva para os problemas que a CASSI atravessa.
      Daqui a algum tempo, será necessário novo socorro.
      É esperar para ver.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. PREZADO ADAI,

    NÃO CONFIO NESSAS ASSOCIAÇÕES: AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB . NÃO FAZEM NADA EM PROL DA PREVI E DA CASSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Silva Neto,

      Esse é o seu pensamento.
      Com certeza não é a visão da maioria dos associados dessas entidades.

      Adaí Rosembak

      Excluir

  3. Adaí,

    a carapuça não me serve, pelo menos em parte, da mesma forma que em parte, você tem razão. Os colegas que estão enforcados nos empréstimos da PREVI, seja o imobiliário, seja simples, devem estar muito felizes com o aumento de despesas que terão.

    Por oportuno, não sou cego não. E parece que cego são os que não enxergaram lá atrás, quando colegas, como você, convenceram colegas, omo eu, a aceitarem as benesses então oferecidas como "salvação da CASSI", abrindo mão de direitos contratuais.

    Se o BB fincar o pé e disser que não paga mais do que atualmente, está na hora de nossas associações, como a sua AAFBB por exemplo, cobrar na justiça a manutenção de um direito assumido quando da contratação de mais de 100 mil funcionários. ´É uma aventura, talvez, mas pode dar certo, por que o modelo que está sendo apresentado já foi testado e durou pouco. Estamos novamente com os mesmos problemas de liquidez. Aventura seria cada um individualmente cobrar do Banco, mas não tenho esta certeza quanto ao total do empregados cobrarem via suas associações, uma duas, sei lá quantas temos. Até por nunca ter comido sopa de pena de pavão.

    Não insulto ninguém, apenas uso os adjetivos corretos, verdadeiros, de acordo com o comportamento de cada um. Não puxo saco, mas também insulto.

    E tampouco conseguiremos quebrar a CASSI. Quem está quebrando e tem este interesse é o Banco do Brasil e aqueles que estão sendo muito bem pagos para defender seus interesses em nossas associações. E enquanto a CASSI for administrada pelo Banco do Brasil, não acredito em sua vontade de solução. Basta atentar para a última proposta de acordo salarial.

    E olha, Adaí, é uma pena que a maioria não siga aos que são contra. Por isso é que estamos como estamos. Você tem suas verdades,suas convicções, que eu respeito, mas seus amigos precisam parar de rasgar atas de diretorias de PREVI (aliás nunca explicado) e olhas mais pelos nossos direitos.

    Um abraço e pode botar no blog.

    SolonelJr

    __._,_.___

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Solonel Júnior,

      Primeiramente deixe-me frisar que considero você uma pessoa muito bem esclarecida sobre os assuntos pertinentes à nossa categoria. Suas colocações e ponderações são muito bem fundamentadas.
      Mas eu me ressinto que muitos participantes de rede, a qual não faz a moderação de comentários, insultem, desfiram calúnias e degradem companheiros e associações.
      A AAFBB é a associação que frequento pois sua sede fica no Rio.
      Tenho amigos lá. Considero seus dirigentes altamente qualificados e que defendem nossas causas.
      Frequento seus almoços mensais. É um momento quando nossos assuntos são discutidos e as críticas e sugestões são abertas a todos.
      E todos se manifestam abertamente.
      É um ambiente absolutamente democrático e sem censuras.
      Somente ofensas pessoais não são admitidas.
      Por isso, me ressenti muito quando vi a AAFBB ser desmoralizada.
      É com base nas minhas convicções, no que leio nos sites e no que estudo, que escrevo minhas notas neste blog.
      Sempre leio suas observações.
      Não sou dono da verdade, aceito críticas e ponderações, mas não aceito, nem sou obrigado a aceitar agressões e calúnias.
      E, pasme, sem solicitar, fui excluído dessa rede.
      Ainda bem, pois me pouparam o trabalho de pedir minha exclusão.
      Tenho desde o princípio, em relação a esse assunto da CASSI, cujas discussões se estendem há 20 meses, defendido a tese de que temos de procurar uma saída o mais rápido possível.
      No meu entender, estender ainda mais essas discussões sem fim, só vai acabar quebrando a CASSI.
      E aí ficaremos nas mãos do SUS.
      Se esse acordo é o ideal? NÃO, NÃO É !!!
      Mas vamos conseguir respirar e pleitear por novas conquistas.
      Não sou contra os que são contra o acordo, sou contra os que são os "blsck-blocs" da mídia que só causam tumulto e nada acrescentam aos nossos interesses.
      Registro que aprecio imensamente seus comentários e este blog estará sempre aberto para os registrar.

      Um grande abraço

      ADAÍ ROSEMBAK


      Excluir