domingo, 2 de outubro de 2016

HONRA DE UMA GUERREIRA

Companheiros,
Em face do nível de baixarias, insultos, calúnias e despautérios que tem ocorrido em determinada rede de funcionários, sem qualquer tipo de controle e moderação por parte de seus gestores, sinto-me no dever de enaltecer e elogiar a imagem da companheira Isa Musa de Noronha, que tem dedicado sua vida em defesa de nossos interesses e que foi alvo dessa barragem de agressões pessoais que tentaram, em vão, comprometer sua trajetória de liderança e luta para o bem de nossa categoria.
A carreira vitoriosa de Isa Musa de Noronha dispensa comentários e ela não precisa da defesa de quem quer que seja para se defender.
Ela é uma mulher forte e íntegra.
Tenho é pena daqueles que ousam denegrir a sua imagem.
Ela tem um histórico de combatividade e conquistas contra adversários poderosos dentro de condições as mais adversas na defesa de nossas causas, e tem grandeza e altivez para pairar acima dessas manifestações rasteiras de agressão que tentam macular a sua dignidade e a sua vida de lutas.
Pela admiração e respeito que tenho por sua pessoa, mais uma vez coloco este blog ao seu inteiro dispor para publicar qualquer matéria de seu interesse.
Também republico adiante o artigo “Tributo a Uma Guerreira”, de 23.08.2013, que elaborei em um dos melhores momentos de inspiração na defesa da biografia dessa guerreira e amiga, nota essa que nunca esteve tão atual e cuja republicação  está sendo muito oportuna neste momento.
Querida Isa Musa de Noronha, é uma honra e um prazer imenso conhecer e conviver com uma pessoa tão amorosa, valorosa, atuante e digna como você.
Com todo o respeito e carinho.
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

Tributo a uma Guerreira

Este é um artigo em que, pela primeira, vez, fugimos da norma de discutir assuntos e notificar ocorrências para fazer uma abordagem sobre uma personalidade de destaque na área do BB, PREVI, CASSI, entidades representativas e aposentados e pensionistas de EFPCs.
Em nossas crônicas e artigos sempre procuramos não fazer críticas pessoalmente invasivas.
Não sabemos como uma pessoa reage ao receber uma crítica de ordem pessoal.
As pessoas têm   níveis de sensibilidade e de reação absolutamente diferenciadas de outras e que podem levar a um mero dar de ombros, a um estado depressivo ou a uma tragédia pessoal.
Como exemplo do que uma difamação pode causar, lembramos um acontecimento ocorrido em 22.01.1987, nos USA, com o político Robert Budd Dwyer, representante do Estado da Pennsylvânia, que foi acusado de estar envolvido em negociatas com empresas ligadas ao Governo. 
A repercussão do caso na mídia foi muito grande e ele convocou a imprensa para uma entrevista em que falaria sobre as acusações que lhe eram imputadas. 
Transtornado, ele detalhou o   assunto, do qual se dizia inocente e as consequências nefastas que se abateram sobre sua pessoa e sua família, em razão do caso.
Após a entrevista, em frente às câmeras de TV, que noticiavam a entrevista ao vivo para todo o território americano, o político, inesperadamente, sacou um revólver e cometeu suicídio dando um tiro embaixo do queixo.
No Brasil, tivemos o suicídio do Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, em 24.08.1954, em meio a uma crise política, quando deixou uma carta testamento.
Esses são exemplos drásticos sobre os efeitos que calúnias ou ataques pessoais podem causar em pessoas mais vulneráveis e mais sensíveis a esse tipo de crítica.
Para evitar constrangimentos e reações que possam deprimir as pessoas e por princípios absolutamente éticos, somente citamos pessoas quando nos referimos a autores de postagens ou artigos constantes de blogs, sites de associações ou institucionais, ou quando o assunto é noticiado na mídia.
Limitamos nossas críticas ou comentários, com contra argumentações e outras ideias, mas   sempre evitando achincalhar ou denegrir os personagens alvos de nossas críticas ou considerações.
Vivemos em uma democracia e temos o dever de respeitar a livre expressão de pensamento e de manifestação de outrem, por mais absurdas que essas ideias nos pareçam e por mais contrárias que sejam em relação aos princípios que julgamos corretos.
Procuramos seguir   a máxima expressada por Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.
Há um pensamento expressado por Clarissa Corrêa, que também se insere nesse contexto, e que diz: “As pessoas precisam se respeitar mais. Não precisa concordar ou aceitar, mas o respeito é fundamental”.
Fizemos todo esse circunlóquio para chegar ao âmago do assunto que queremos abordar.
Estão surgindo, principalmente em grupos na internet, críticas e ataques pessoais extremamente caluniosos, depreciativos e degradantes, que são inaceitáveis e descabidos, contra representantes e defensores tradicionais dos interesses das causas dos aposentados e pensionistas do BB, que são líderes de grande representatividade e alta respeitabilidade.
Algumas das pessoas atacadas são alguns dos mais destacados, preparados, atuantes e valorosos defensores de nossas causas.
Tais investidas partem de pessoas que carecem do mínimo de preparo e postura para defender seus pontos de vista com elegância, inteligência e conhecimento de causa em um ambiente de cortesia e respeito mútuo.
Esses ataques indiscriminados e injustificados só servem para prejudicar e atrasar a defesa de nossas causas, pois são desvios do caminho correto e da forma civilizada de conduta na luta pelos   nossos interesses.
Com esse comportamento tresloucado e destrutivo, no estilo “a la  black-bloc”,  antecipadamente se prejudica, se compromete e se denigre   a luta legítima  desenvolvida pelos nossos representantes  em fóruns, debates  e discussões de alto nível junto ao Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, isso sem contar com uma fina sintonia junto à mídia, o quarto poder.
A discordância de pontos de vista, a diversidade de opiniões, e a disputa entre grupos políticos diferenciados são componentes básicos do jogo democrático. Mas nessa disputa de natureza democrática deve imperar, repetimos, o respeito mútuo entre as partes.
Essa é uma luta que exige a presença de atores de elevado nível e refinada performance, de personagens bem preparados, inteligentes, bem informados, firmes e atuantes, de alto desempenho e resistência pessoais e, acima de tudo, visceralmente dedicados à causa que abraçaram.
Entre essas pessoas, destacamos a figura de Isa Musa de Noronha, que dedica sua vida e suas energias na defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do BB e dos aposentados como um todo.
Entre outras funções relevantes em outros órgãos, ela é a Presidente da FAABB – Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, e vem se desincumbindo com sucesso e brilhantismo de sua função de congregação das entidades representativas de aposentados e pensionistas do BB.
Sua atuação direta, objetiva e firme se reflete em todas as causas ganhas e nas ainda em curso na defesa de   assuntos de nosso interesse.
Por trás de seu estilo  calmo, simples , ponderado, desprendido, despojado, de comportamento manso ,fala  baixa, paciente ,  boa ouvinte, “que trabalha em silêncio” e que são características  dessa   mineira nascida em Três Corações,  se escondem e camuflam  outros aspectos  importantes de sua personalidade:  seu lado arguto, ágil, combativo, audaz, inteligente ,  e sempre em alerta na defesa daqueles   aos quais dedicou sua vida: os aposentados de todas as categorias  e os aposentados e pensionistas do BB em particular.
Por essas características pessoais tão fortes e valiosas, tenho pena daqueles que assacam inverdades e calúnias contra uma mulher com a fibra e estatura moral de Isa Musa.
Pessoas como Isa Musa são especiais, foram abençoadas por Deus de forma privilegiada, são forjadas com a mesma têmpera de personalidades como Golda Meier, Margareth Thatcher ou Indira Gandhi, entre outras.
São personalidades que pairam acima de futricas, de politicagem de baixo nível e de ataques sorrateiros e covardes.
Suas ações, objetivos e sonhos perpassam e transcendem essas simplórias limitações humanas.
Pessoas assim nascem com características pessoais incomuns na maioria dos mortais: têm uma força e uma energia incomensuráveis, têm uma sensibilidade extremamente apurada para a percepção antecipada do perigo iminente e uma capacidade nata de   perceber com o simples olhar os instintos e a natureza dos pensamentos de seus semelhantes.
Assim, senhores detratores, ponham suas barbas de molho e embainhem suas armas pois a luta é muito desigual e a derrota é certa.
Sigam o princípio de que forte é aquele que sabe avaliar a força de seus adversários.

Adaí Rosembak
Associado da AAFBB e ANABB

30 comentários:

  1. Caro Adaí,
    Não venho acompanhando essa troca rasteira de mensagens do tipo a que você alude, rasteira a ponto de diminuir o valor do trabalho da Isa.
    Congratulo-me com você por essa atitude.
    Peço licença que vou encaminhar cópia deste 'e.mail' a ela.
    Grande abraço p/você e de coração um profundo beijo para a Isa.
    Hélio Carneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hélio Carneiro,

      A coisa está feia.
      Vá ao artigo anterior e veja os comentários.
      Eu inclusive fui alvo dessa baixaria.
      Mas, velho que sou, tenho casca grossa.
      Tiro isso de letra.

      Abração do já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Carlos Valentim/ Joinville2 de outubro de 2016 às 19:49

    Prezado Adaí,
    Parabéns pela excelência de sua apreciação a respeito da colega Isa Musa. Tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente quando exercia eu a presidência da AFABBJ (que tive a iniciativa de fundar,tendo sido presidente eleito e re-eleito por sete anos). Posso afirmar, com convicção, que a simpática e atenciosa colega Isa é detentora de todas as qualidades que você enumerou. As calúnias e agressões que lhe são dirigidas partem, provavelmente, de pessoas ambiciosas, invejosas, recalcadas e frustradas ante insucessos colhidos por suas obtusidades.
    Grande abraço
    Valentim/Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Valentim,

      De fato a Isa Musa de Noronha é uma pessoa admirável.
      Fiquei revoltado quando li a série de insultos a ela.
      Respondi no artigo anterior e também fui atacado covardemente.
      Não me rebaixei a responder.
      Eles vão engolir cada insulto que fizeram.
      O prejuízo e o descrédito vai ser só deles.
      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Querido Colega Adaí,

    Sei que hoje o artigo é de reconhecimento:

    Reconheço também que já fui uma das pessoas que criticou muito a atuação da nossa Colega Isa Musa de Noronha, mas ao passar a trocar e-mail com ela, fui vendo que as criticas eram infundadas e injustas.

    Tenho profunda admiração por sua atuação combativa, e que sempre contrapõe o bom senso, sou cadastrada na Rede SOS, com nunca, fiz qualquer tipo de comentário naquele espaço, porque infelizmente as idéias são ultrajantes, parece que ali ninguém gosta de levar desaforos para casa, e fica difícil o dialogo franco e honesto, sei que existe um grupo de pessoas muito bem preparada nos assuntos do nosso meio, mas infelizmente alguém sempre sai machucado ao final de cada combate.

    Isa Musa de Noronha, receba o meu abraço, sei que ao se colocar a ajudar o próximo, principalmente na mesa de negociação, sempre vai haver choro e ranger de dentes, porque infelizmente nem JESUS CRISTO agradou a todos, imagina uma simples mortal, continue a sua luta, seu bom combate, e ajude a todos nós com a força que tem, que a Previ ouça o clamor dos 12.000 sobre endividados e que implante de uma vez por todas as leis 10.820/03 alterada em 04/11/2015 para a lei 13.183 para limitar os descontos em 30% dos benefícios previdenciários, esta medida pode dar sobrevida a esses colegas, esses 12.000 pais de família, que lutaram para quitar suas contribuições na sua vida laboral.

    Tem uma ferramente forte, atuante em suas mãos a FAABB, ela pode NOTIFICAR A PREVI para as PROVIDENCIAR E IMPLANTAR A JUSTIÇA NOS NOSSOS CONTRA CHEQUES.

    Ao amigo ADAÍ, pare de trazer para a sua vida dissabores, já nos basta os que PREVI/CASSI/BB nos fez engolir ao longo da nossa jornada de vida e de luta, sempre continue no bom combate, sabes que tem um dos melhores blogs, continue seu bom combate, sempre NA CERTEZA DE ESTAR CONTRIBUINDO COM A VERDADE.

    Saudações Cordiais a todos,

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      Repito que tenho profunda admiração por você.
      Leio e releio suas postagens diariamente.
      Você tem um domínio amplo e aprofundado de todos os problemas que nos atingem.
      E sabe como os colocar no papel.
      Com classe e objetividade.
      Nunca vi você agredir quem quer que seja em seu blog com ofensas pessoais e palavras de baixo calão.
      Seus artigo estão baseados em fatos, numa análise aprofundada de tudo que ocorre e num estilo elevado e rebuscado de argumentação.E é assim que deve ser.
      Você tem formação religiosa profunda, é educada, é respeitadora, é inteligente e, é por todas essas qualidades pessoas, que seu blog é um dos mais acessados e você é uma pessoa respeitada em nosso meio.
      Quanto ao grupo REDE-SOS sempre me servi dele para a obtenção de informações e para colocação de minhas notas.
      É um instrumento poderoso na área de informações.
      Mas confesso que estou decepcionado quanto a área de debates. Virou um verdadeiro faroeste,com agressões pessoais, mentiras e baixarias. Não existe um grupo de moderação, ou se existe, é inoperante.
      Antes eu pouco participava desses debates. Agora então é que não participarei mais.
      Não entendo como é que eles não sentem o mal que estão fazendo a si mesmos.
      É uma pena.
      De resto, Querida Rosalina, continuarei, como sempre, a ler e reler seus artigos.
      Que ADORO e que são uma fonte preciosa de referência e consulta na elaboração de meus artigos.
      No linguajar popular, você é o MÁXIMO, é SENSACIONAL, é IMPERDÍVEL, é UMA VENCEDORA !!!
      ABRAÇOS APERTADOS AFETUOSOS DESTE SEU ADMIRADOR E AMIGÃO

      ADAÍ ROSEMBAK

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto.
    França
    Omnia mutantur, omnia necesse est ut eadem maneat.
    É preciso que tudo mude para que tudo continue na mesma.
    (Giuseppe Tomasi di Lampedusa, em O Leopardo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chico França,

      Esse foi um assunto que não me permiti deixar passado em branco.
      Não temos que nos calar frente a baixarias e agressões gratuitas.
      Pessoas que agem nesse baixo nível se comportam como black-blocs.
      Querem vencer por insultos, baixarias, agressões verbais por absoluta falta de argumentação, preparo para um debate racional, educado e elevado.
      Mas as coisas não são assim.
      Mais cedo ou mais tarde eles serão escorraçados pela força do sistema.
      Nunca deixamos de ter diálogo com quem quer que seja, mas dentro de padrões rígidos de respeito e educação.
      Neste blog, por exemplo, fazemos uma seleção rígida dos comentários que publicamos e aos quais respondemos.
      É lamentável que isso não venha ocorrendo na REDE-SOS que, durante muito tempo, foi uma fonte extremamente útil na publicação do que ocorre dentro de nossas áreas de interesse.
      Por muitas vezes recorri aos informes da REDE-SOS na elaboração das minhas notas em blog.
      Confesso que estou extremamente triste com o que está ali ocorrendo.
      Quanto ao artigo em si, expressei minha revolta em relação às baixarias das quais a Isa Musa de Noronha foi alvo.
      Quanto às agressões a mim dirigidas, que foram até mais sérias do que às dirigidas a Isa Musa, tenho couro duro e curtido.
      Tiro isso de letra.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Prezado Adaí,
    discordamos em muitos assuntos, o que é bastante salutar intelectualmente, mas desta vez tenho que concordar com vc quanto a defesa da Isa. Nós sabemos que é mais fácil atirar pedras do que construir castelos. Um dos maiores problemas da sociedade é que tem muita gente para apedrejar e poucos para construir.
    Cordialmente,
    Julio Alt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão Júlio Alt,

      São por manifestações como a sua que me sinto com forças para prosseguir nesta luta.
      Como gosto de, na AAFBB, conversar com pessoas educadas e cultas como você, meu queridíssimo amigo Nelson Leal, o Waldir Argento, o Mário Bastos, o Gilberto Santiago e tantos outros que, embora não concordem com minha visão de mundo, são pessoas de nível elevado e refinamento intelectual com as quais só crescemos quando trocamos ideias.
      Muito sábia sua opinião de que "é mais fácil atirar pedras do que construir castelos."
      É por aí que temos de partir.
      Temos uma nação por construir.

      Um caloroso abraço deste sempre amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir

  6. Prezado Adai,

    Grata pelas suas palavras. Ao longo de toda uma vida, já a beira dos 70 anos, sempre enfrentei os desafios com serenidade. Espelho-me em companheiros de labuta, como Ruy Brito e tantos outros, que sofreram e sofrem perseguições de toda sorte, mas igualmente contaram com a confiança e o apoio de muito mais colegas.

    Torno-me alvo fácil por ser das poucas pessoas à frente de alguma associação que participa de redes sociais nunca deixando nenhum colega sem pronta resposta. Essa visibilidade, se conquista os que discutem nossos temas, atrai adversários maliciosos e caluniadores. Observe, por exemplo, a “acusação” de que eu doei 7,5 bi ao BB por ocasião das negociações PREVI que resultaram no BET. O Memorando de Entendimentos onde os membros da mesa comunicaram a PREVI as condições de distribuição do superávit (criação do BET e incorporação dos Benefícios Especiais de Remuneração e Proporcionalidade) foi assinado por mim, em nome da FAABB, pela Loreni da AAFBB, pelo Valmir Camilo da ANABB, por Sasseron, Paulo Assunção e Vitor Paulo em nome da PREVI e Eduardo Araujo pela CONTRAF CUT. Obviamente, por Amauri Nieuhes e Sergio Iunes pelo BB. No entanto, nenhum deles jamais foi apontado como o “entregador de superávits ao BB”. É que eles não frequentam grupos Yahoo ou redes sociais. Vê-se que a indignação é seletiva... Tem alvo. Devem julgar que sou o alvo mais fraco: dirigente de pequena associação, mulher, velha e magricela.

    Assim é que as bênçãos de Deus cobrem minha alma e a certeza da consciência tranquila e o combater o bom combate não me permitem abater. Eu sempre me lembro da fábula da “Carroça Vazia”.

    “Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

    Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

    - Além do cantar dos pássaros, você esta ouvindo mais alguma coisa?

    Apurei os ouvidos alguns segundos e respondo:

    - Estou ouvindo um barulho de carroça.

    - Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia....

    Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

    - Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

    - Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, agressiva, caluniosa, desagradável, se metendo na conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:



    QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIOR É O BARULHO".



    Caro colega, receba meu abraço

    Isa Musa


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Isa Musa de Noronha,

      Desculpe-me pelo tratamento afetuoso de "querida".
      É a forma autêntica e carinhosa de me expressar a uma pessoa por quem tenho grande admiração e que tanto nos ajuda, como é o seu caso.
      Suas palavras dispensam comentários.
      Solicito sua autorização pessoal para redigir um artigo com o texto encaminhado.
      Ele é extremamente esclarecedor e é importante que seja divulgado o mais amplamente possível, para que toda nossa categoria tome conhecimento sobre a realidade dos fatos.
      Espero seu retorno.

      Um forte abraço

      Do Amigo e Admirador

      ADAÍ ROSEMBAK

      Excluir
  7. Sérgio Pires Ferreira3 de outubro de 2016 às 08:42

    Parabens Adai, correta, oportuna, muito justa sua manifestação em defesa dessa nossa amiga, guerreira, dedicada às boas causas.Isa está muito acima desses detratores, jamais será por eles atingida.Meu Abraço. Sergio Pires Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sérgio Pires,

      Não pude me conter ao ver tanta covardia e baixaria.
      Também fui alvo desse tipo de agressão mas como disse a um colega tenho couro duro e curtido. Tiro isso de letra.
      É lamentável tudo isso, até porque sempre recorri às informações distribuídas pela REDE-SOS na elaboração de meus artigos.
      Como diria, foi um desencanto.
      Isso tudo faz parte da vida.
      Obrigado pelo seu apoio.

      Um grande abraço

      Deste já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Ari Zanella deixou um novo comentário sobre a sua postagem "HONRA DE UMA GUERREIRA":

    Amigo Adair,

    Solidarizo-me com você nesta bela defesa. Quem conhece Isa Musa sabe que faz jus como ninguém à palavra GUERREIRA. Estou contigo e não abro. Forte abraço, meu caro!

    Publicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Ari Zanella,

      Sinto-me muito feliz de receber o apoio de uma pessoa como você, que é um de nossos guias e mestres nessa área.
      Procuro redigir um blog light. Intercalo assuntos sérios com piadas, causos e estórias interessantes.
      Mas, da mesma forma que você age no seu blog, eu deleto mensagens e comentários agressivos e de baixo nível que em nada contribuem na defesa de nossas causas.
      Procuramos discutir ideias e pontos de vista conflitantes sobre nossos assuntos.
      Daí é que vem a luz, a verdade e as soluções melhores possíveis para a solução de nossos problemas.
      Temos o máximo de respeito por todos os comentaristas.
      Houve um momento como o do impeachment em que os ânimos estavam exaltados em que a troca de agressões era uma constante.
      Agora é hora de construir.
      Senti-me realmente revoltado com essa baixaria da qual a Isa Musa foi alvo.
      Essa é a razão da elaboração deste artigo.

      Um grande abraço deste amigo e admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
  9. Podem até ter razão, mas a Dona Rosalina conseguiu em dias o que não foi conseguido em décadas. Por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Como disse em resposta a um comentário acima, considero a Rosalina de Souza uma pessoa bem sucedida, preparada, informada e muito atuante na nossa área.
      Ela pode ser orgulhar de muitas conquistas a começar pelo seu blog que é recente mas tem um sucesso extraordinário.
      A qual dessas conquistas você se refere?

      Atenciosamente

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Colocou de joelhos os agiotas tubarões com a denúncia no MP sobre descumprimento da Lei dos 30%.
      Até hoje não engulo a ADIN colocada no escaninho errado

      Excluir
  10. Com os nossos aplausos pela oportuna e merecida homenagem dedicada a nossa líder ISA MUSA DE NORONHA, permitimo-nos reportar-nos a um pequeno trecho do festejado livro "El Hombre Mediocre", de Jose Ingenieros, que muito bem identifica as pessoas que se utilizam desses expedientes difamadores.

    Nei S. Carvalho

    AAPBB-MS

    “Sobresalir es incomodar; las medianías se creen insuperables y no se resignan a celebrar el mérito de quien las desengaña. Admirar a otros es un suplicio para los que en vano desean ser admirados. Toda personalidad eminente mortifica la vanidad de sus contemporáneos y los inclina a la venganza”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Companheiro Nei S. Carvalho,

      Magistral o trecho do livro "El Hombre Mediocre", que descreve com absoluta fidelidade o que está ocorrendo. O sucesso de Isa Musa de Noronha realmente incomoda muita gente.
      É por isso que, por falta de preparo, argumentação e civilidade que os capacitaria a participar de um debate de alto nível, partem para a agressão pessoal e ofensas.
      Oportuníssimo o seu comentário.
      Parabéns e um abração deste já amigo

      Adaí Rosembak

      P.S. Volte a escrever. Seu estilo é muito bom.

      Excluir
  11. Adaí, sem auditoria não tem dinheiro que chegue para equilibrar a CASSI.
    Vão continuar a dizer que não sabem onde o dinehiro foi parar.....
    O Banco causou o déficit ele tem que resolver isso, e não nós.
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Maria,

      Serei breve. Vou pedir que você se reporte à resposta que forneci ao seu comentário adiante de 15.11h.
      De qualquer forma concordo com você que auditoria é fundamental.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  12. Adai, tudo que eu contesto aqui na rede eu anexo as provas do que disse, como a assinatura da denuncia MPF que não foi feita pelo Ruy (ele nem fazia parte da Diretoria na época (veja no site da AAPBB) e a justificação para a votação do superávit que dizia que era determinado pela Resolução 26 e não era, foi provada pela revista da PREVI que anexei no e-mail, que não sei se foi divulgado.
    Vou anexar aqui para você colocar no seu Blog para não dizer que eu estou caluniando nenhuma Associação.
    Eu tenho alguns outros mails que posso divulgar também sobre os mesmos assuntos.
    As reclamações de omissão ou de negociações que não atendem nossos interesses são dirigidas a todas as Associações, ninguém tem o mérito particular disso: são Associações..... pelo que sei Associações decidem por votação, ou será que são os dirigentes que decidem?
    Mas se você está satisfeito em pagar um déficit que não foi causado por nós, o dinheiro é seu.
    Faz tempo que nenhuma Associação pode se vangloriar de ter nos defendido e provado isso.
    Aliás, na negociação do Superávit o Banco, juntamnete com as Associações que nos representaram ficaram de reformular o Plano 1 da PREVI. Você sabe de alguma coisa que tenha sido feita pelas nossas Associações para que ele cumprisse o que prometeu? Até hoje não falaram nada.
    Parece que nessa negociação da CASSI estão elencadas algumas providências desse mesmo tipo que devem ser “esquecidas” como no caso do Superávit....
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,

      Como já disse em meu blog não faço parte da administração de nenhuma associação.
      Sou apenas associado. E é como associado que me manifesto.
      Procuro acompanhar o máximo possível o que é discutido.
      Fiz protestos e notas em relação a agressões , xingamentos e ofensas dos quais a Isa Musa foi alvo e eu também. Isso inclusive me causou problemas de ordem familiar.
      Que me lembre nunca acusei você de ter caluniado quem quer que seja. Gosto de seu estilo e da forma objetiva e respeitosa como você expõe as matérias.
      Vou colocar seu comentário no blog.

      Abraços.

      Adai Rosembak

      Excluir
    2. Vera Maria,

      Desculpe-me, mas não pude completar minha resposta pois tive um problema pessoal para resolver.
      Pelo visto , como pesquisadora dos assuntos que nos dizem respeito, você tem muitas dúvidas a apresentar. Infelizmente não disponho de informações específicas, balanços, análises financeiras, etc. Também não faço parte da Mesa de Negociações por não ser dirigente de nenhuma associação. Normalmente quando tenho problemas em relação à CASSI, PREVI, ou BB, me dirijo diretamente a essas instituições ou recorro aos seus sites.
      Mas, no caso específico das discussões sobre a CASSI, a ANABB disponibilizou o e-mail abaixo para o esclarecimento de dúvidas:
      virin@anabb.org.br

      Além disso, repasso o seguinte texto que a ANABB colocou em seu site:
      "Para garantir aos associados total conhecimento do que está sendo proposto, a ANABB realizará, em breve, um encontro com todas as entidades que integram a Comissão de Negociação e outras que desejarem. O objetivo da reunião é fazer uma exposição detalhada da proposta final do BB, de forma que os representantes das entidades possam dirimir todas as dúvidas e, assim, transmitir uma informação homogênea e confiável aos associados da CASSI de todo país."

      É o caso da associação da qual você faz parte participar dessa Comissão de Negociação.
      Além disso a ANABB dispõe de seu próprio site e do Jornal AÇÃO.

      A AAFBB também dispõe de seus próprios canais de comunicação com os associados como o site da associação e a revista Conexão AAFBB, que foi uma iniciativa recente da presidente da associação.

      A própria CASSI tem seu site e outros canais de comunicação com os associados.

      Sei que você tem ciência disso tudo como pesquisadora que é. Sempre surgem novidades, novas dúvidas e novos questionamentos.
      Fico antecipadamente grato que você me notifique as dúvidas que você encaminhar a essas instituições com as respectivas respostas recebidas.
      Será muito enriquecedor para os associados tomar conhecimento dessas dúvidas e respectivos esclarecimentos.
      Esclareço que não tenho a mínima satisfação de cobrir qualquer déficit que não foi causado por nós. Mas considero que, como dizia Ibrahim Sued, "não adianta chorar pelo leite derramado."
      Deveríamos ter agido antes.
      Aliás, sobre esse aspecto, somos um mini retrato da situação que o Brasil atravessa.
      Tenho sim um medo danado que a CASSI quebre de vez frente a discussões sem fim que se estendam por anos, e que fiquemos na mão de planos de saúde privados (que tal a Unimed?) ou na do falido e terrível INSS.
      Realmente, estamos em uma sinuca de bico.
      É isso companheira.

      Abração do já amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  13. Olá Adaí,
    Obrigada, procuro externar meu ponto de vista.
    Mas não conto com nenhuma atitude por parte das Associações.
    Já acreditei, agora eu ajo sozinha sem interferências.
    E tem dado muito certo.
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Maria,

      Deveria ter colocado esse seu comentário anteriormente.Mas tive de resolver um problema particular.
      Desculpe-me.
      Por favor, nunca deixe de externar seus pontos de vista.
      Se desejar recorrer a este blog, tenha certeza de que sempre publicarei seus pontos de vista.
      Infelizmente, não tenho o poder de gestão em nenhuma associação.
      Mas não tenha dúvida de que notificarei qualquer irregularidade que esteja ao meu alcance.
      Aja sozinha, sem interferência, se quiser.
      Mas não perca a fé.
      A Operação Lava-Jato e a Operação Greenfield estão aí fazendo uma varredura geral.
      Sou um otimista em relação ao futuro deste país.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  14. Olá Daisy, boa tarde.
    Eu entendo que o REDE-SOS não possa ser usado para ser colocada uma polêmica através dele e depois o assunto ser levado para ser espondido em um BLOG.
    A Rede-SOS não pode ser usada para dar visibilidade para qualquer BLOG ou face ou página de Internet.
    Quem colocar assuntos que devam ser respondidos, devem responder aqui. Até porque todos da REDE devem tomar conhecimento do direito de resposta de cada um.
    Nem todo mundo acessa ou quer acessar um BLOG de um colega.

    Quero destacar que as cobranças ou comentários nos grupos tem como finalidade principal conseguir uma unanimidade de idéias para nos beneficiar a todos e não à uma Empresa de Economia Mixta, que não fica doente, não morre ou que não precisa de dinhaieor para comer....

    Se um de nós tem conhecimento de alguma coisa que nos prejudique e pode alertar os outros é muito bom que isso aconteça. Mas quando falamos que algo está errado e vai nos prejudicar, aparecem colegas que tomam isso como se fosse ofensa pessoal. Porque? Eles não fazem parte do mesmo Universo prejudicado?


    Abcs
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Maria,

      Já vi que você gosta de escrever como eu.
      Como sua resposta à Daisy se referiu a problemas relacionados com blogs, sou obrigado a externar meu ponto de vista.
      Vou responder por partes da forma mais sincera possível.
      Pergunto-lhe onde está escrito ou qual é a lei que me impeça de publicar em meu blog uma polêmica levantada dentro da REDE-SOS.
      Mas o contrário é possível?
      Fui agredido com palavras ofensivas, injúrias, calúnias e mentiras na REDE-SOS em relação a um artigo que escrevi no blog.
      E note que em momento algum menti ou ofendi ninguém.
      Existe alguma linha política a ser seguida como em um regime ditatorial ou impera um ambiente democrático?
      Quem escreveu contra meu artigo no blog deu visibilidade ao blog. E deu uma visibilidade ainda maior pelas agressões que sofri que, inclusive, me causaram problemas de ordem familiar.
      Nunca fiz isso com ninguém em meu blog.
      Não faço agressões pessoais, levanto questões de nível para serem discutidas com elegância, educação e respeito aos interlocutores.
      Discuto e defendo ideias que venham ao encontro dos interesses de nossa categoria. E não de empresas, ongs, órgãos governamentais ou o que quer que seja.
      Se tiver conhecimento de alguma coisa que prejudique nossa categoria tenha certeza que colocarei de imediato no blog.
      Nunca considerei que notificar que algo está errado e que vai nos prejudicar fosse ofensa pessoal.
      Mas considero sim que ofensas, mentiras, agressões pessoais, palavrões e outras baixarias são comportamentos abomináveis de quem não tem preparo
      Mensagens com conteúdo ofensivo e de baixo nível eu deleto de pronto no meu blog.
      Isso não ocorreu na REDE-SOS.
      Não peço e muito menos forço a quem quer que seja a acessar meu blog. Acessa quem quiser.
      Sinto-me inteiramente a cavaleiro para abordar em meu blog qualquer matéria que considere adequada. Nem precisa ser importante.
      Tento, na medida do possível, tornar o blog uma fonte interessante de consultas e debates. Por isso, intercalo fatos importantes com piadas, "causos" e matérias agradáveis de serem lidas.
      Unanimidade de ideias dentro de minha visão é coisa de ditadura.
      É isso.

      Abração

      Adaí Rosembak
      P.S. Desculpe-me se não respondi exatamente dentro da ordem em que você colocou seus comentários. Sempre somos interrompidos no trabalho

      Excluir