quinta-feira, 22 de março de 2018

AAFBB e CASSI em FOCO - 22.03.2018


Companheiros,

Ontem, 21.03.2018, foi o almoço mensal da AAFBB.
Cheguei cedo à associação e fui direto ao ambiente dos Aposentados no 11º andar.
Não considero adequado chamar de Sala dos Aposentados um ambiente tão amplo e que tem várias salas, como é o espaço dos aposentados, no 11º andar da AAFBB.
Na próxima AGO da AAFBB, sugerirei mudar o nome daquele local de Sala dos Aposentados para Espaço dos Aposentados.
Lá estavam alguns companheiros esperando o horário do almoço mensal.
O NELSON LEAL, representante da AAFBB no Estado do RIO DE JANEIRO,  que tem sua mesa de trabalho na sala onde atende os aposentados, a qual  dispõe de modernas instalações sanitárias, está desenvolvendo um intenso trabalho junto aos atuais associados aposentados para trazerem outros colegas aposentados para conhecerem e se associarem à AAFBB.          Em seguida à sala do NELSON, tem outra sala com um confortável sofá de cinco lugares e poltronas, mesinhas de apoio, prateleiras com livros, e uma TV de plasma.
Logo após, tem uma pequena sala de entrada e uma mesa com uma funcionária que, solicitamente, atende às pessoas que chegam àquela área.
A última sala, ligada à cozinha, é a maior de todas.
Conta com portas para as varandas externas, com cadeiras, de onde se tem uma vista privilegiada do centro da cidade.
A sala é um ambiente extremamente agradável, aconchegante e de gosto apurado.
Tudo está sempre bem arrumado.
O lugar está embelezado  com vasos com flores, tem um belíssimo busto dourado de dirigente do BB em pedestal de mármore, vários quadros de personalidades da AAFBB e do BB estão nas paredes, tem poltronas de couro, mesas e cadeiras também de couro, conta com jornais e revistas diversas, bebedouros, sala de café, biscoitos, geladeira, etc.
Enfim, o NELSON LEAL tem um especial carinho pela área dos Aposentados, que cuida como se fosse sua própria casa.
                                   
Por tudo isso, convido os leitores deste blog, quando vierem ao Rio de Janeiro, à visitarem e desfrutarem dos prazeres do ambiente dos Aposentados – no 11º andar, da Sede da AAFBB, à Rua Araujo Porto Alegre, 64 – Centro (perto do Museu de Belas Artes e Teatro Municipal, na Cinelândia).
Serão muito bem recebidos e orientados no atendimento a todos os seus problemas, pelo NELSON LEAL.  Se forem assuntos que fujam à sua área de atuação como, por exemplo, na área jurídica, seguros, etc, o NELSON LEAL os encaminhará aos setores competentes da AAFBB.
Desci para o 10º andar e a sala de espera para o almoço já estava cheia. Bati um papo com o DOUGLAS LEONARDO GOMES, Coordenador do Conselho de Usuários da CASSI do Rio de Janeiro sobre as novidades da CASSI. Na votação para a CASSI que se iniciou em 16.03.2018 e se encerrará em 28.03.2018, ele votou na “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, opção essa da maioria dos companheiros ali presentes.
                                   

Ressalto que o DOUGLAS LEONARDO GOMES é uma das pessoas que mais aprecio em nosso meio e por quem tenho extrema admiração e consideração.
No salão do almoço, a mesa principal estava composta pelo NELSON LUIZ DE OLIVEIRA, atual Vice-Presidente de Administração – VIPAD, pelo MÁRIO BASTOS – Secretário do CODEL
                                   

e pelo JOSÉ MAURO MARTINS CORDEIRO – Diretor da Área de Seguros.
                                    
O NELSON LUIZ DE OLIVEIRA, sempre dentro da elegância e classe que lhe são peculiares, abriu o almoço, e passou a palavra para a Nutricionista FABIANA que anunciou o cardápio.
A ovação da galera de marmanjos pelo charme e beleza da FABIANA foi tal, que não consegui ouvir e nem anotar o cardápio. Depois do anúncio da FABIANA, o  MANCHA  me repetiu o cardápio que anotei: entrada: salada de legumes; pratos principais: bacalhau ao zé do pipo ou filé mignon ao molho de ferrugem, com arroz de brócolis; sobremesa: pudim de leite.  Escolhi o bacalhau ao zé do pipo que degustei com vinho branco. Combinação divina.
Ao falar aos comensais, NELSON LUIZ DE OLIVEIRA discorreu sobre a escolha   da   AAFBB   pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI” na votação da CASSI, e explicou as razões que levaram a AAFBB à essa opção.
NELSON LUIZ DE OLIVEIRA 
                                   

ressaltou que os motivos básicos da escolha foram a jovialidade, o dinamismo, o elevado preparo acadêmico e a exitosa experiência funcional de todos os componentes da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, dentro do BB, da CASSI e de outras instituições ligadas aos nossos interesses.
Outras razões para a opção pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI” é   o entusiasmo de todos seus membros, principalmente do CLÁUDIO FORTES SAID, candidato da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento, em mudar e engrandecer a CASSI.
                                    
                                  
Dentre esses objetivos está a implantação de uma verdadeira revolução   na área de TI (Tecnologia de Informação), o que será uma das principais ações propulsoras de mudanças dentro da CASSI, que a permitirá superar os problemas atuais.
NELSON LUIZ DE OLIVEIRA foi apoiado e aplaudido por todos.
Em seguida, de súbito, o BETTO DIAS, eufórico e feliz, tomou o microfone e anunciou em alto som e pleno de alegria, que a LORENI DE SENGER tinha sido avó da menina CLARA. A alegria invadiu o ambiente e todos bateram palmas e deram parabéns ao BETTO DIAS e à LORENI DE SENGER.
                                    
 

Parabéns aos avós coruja LORENI DE SENGER e BETTO DIAS.
Tive o prazer de sentar ao lado de meus amigos NELSON LEAL, DOUGLAS LEONARDO GOMES, NILSON, AIRES BERNARDINO dos SANTOS, NADIR PEREIRA e a simpática MARIA DE JESUS (JÊ). Na mesa ao lado, estavam, entre outros,  a CRISTINA, a SÔNIA ( da área de seguros), o PORTAL e o FRANZ.  
Em seguida, NELSON LUIZ DE OLIVEIRA passou a palavra aos que quisessem se manifestar.
O único orador que se propôs a falar foi o companheiro BENTO que abordou um tema delicado, que provocou muita celeuma, quando disse que os remédios distribuídos pela CASSI através da PANVEL que substituiu a ORIZON, estavam acima do preço da Farmácia Popular.
Surgiram muitas contestações devido à uma série de razões.
Alguns colegas disseram que a PANVEL fornece muitos remédios a baixo custo que não são fornecidos pela Farmácia Popular.
Outros disseram que o serviço da PANVEL é rápido, à domicílio, eficiente e sempre dispõe de todos os medicamentos, ao contrário da Farmácia Popular, que não fornece à domicílio e, comumente, não dispõe de muitos dos remédios solicitados.
Um dos protestos mais enfáticos foi o de JOSÉ MAURO MARTINS CORREA, que disse que as alegações do BENTO não procediam pois, durante tratamento médico intensivo de um familiar seu, a PANVEL sempre foi pontual, eficiente, e nunca deixou de fornecer qualquer medicamento solicitado, mesmo medicamentos difíceis de encontrar em farmácias comuns.
REGINA MARÇAL, Coordenadora do Conselho de Usuários da CASSI-RIO, tomou a palavra e alegou que não se pode avaliar o sistema de fornecimento de medicamentos tomando somente como base o Rio de Janeiro. Ela alegou  que existem lugares distantes e de difícil acesso, onde não existem pontos da Farmácia Popular, mas que são atendidos de forma adequada pela PANVEL. Esse é um diferencial da CASSI e da PANVEL que precisa ser ressaltado em relação à avaliação desse serviço.
Por fim, aproveito este ensejo para voltar a insistir junto aos funcionários da ativa e aos aposentados que votem na “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI” para as eleições na CASSI.
Essa é, inquestionavelmente, a melhor opção para a solução dos problemas que atingem a CASSI.
SAÚDE E FELICIDADES PARA TODOS!!!

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                 


sexta-feira, 16 de março de 2018

VOTE CERTO !!! VOTE na CHAPA - 3 - VOCÊ NA CASSI !!!


COMPANHEIROS,

A votação para a CASSI começou ontem, dia 16.03.2018, e se estenderá até 28.03.2018.
Para VOTARMOS CERTO nessas eleições, temos de ser realistas sobre o que está acontecendo na CASSI.
A sustentabilidade financeira da CASSI está comprometida e está sendo atacada por vários lados.
Custos crescentes na área de saúde, paralelamente com o achatamento de nossos rendimentos, colocam a CASSI frente a uma situação de desequilíbrio financeiro que exigirá soluções radicais e criativas para sua sobrevivência.
Como se não bastasse esse quadro, surge a Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, para piorar ainda mais essa situação, com o propósito de cortar conquistas de longa data dos planos de saúde de empresas estatais.
Nossas opções para superar esses desafios são escassas.
É preciso implantar urgentemente um programa revolucionário no setor de TI (Tecnologia da Informação) em todas as áreas de atuação interna da CASSI visando a redução drástica de custos e, no que concerne aos usuários do sistema, um aprimoramento  e    aumento da produtividade  na área de atendimento.
Paralelamente, como CLÁUDIO FORTES SAID - PI, candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI pela CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI, adiantou, será implantado um abrangente e sofisticado programa de supervisão na área de internações, custos hospitalares e procedimentos cirúrgicos.  
Esses setores, como é sabido, são os maiores ralos de recursos da CASSI. Será criado um corpo técnico de servidores da CASSI para o controle e fiscalização dessas áreas, com o acompanhamento e apoio de planilhas com padrões de tempo de internamentos, custos hospitalares, procedimentos médicos e dispêndios com medicamentos.
A compensação em termos de economia de recursos financeiros será imensa.
Outro aspecto é a luta na Justiça contra a Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, para a manutenção das conquistas da CASSI desde sua criação, como o Princípio da Solidariedade.
A CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI, é uma chapa de gente jovem, cheia de energia, muito bem preparada e com um histórico brilhante de atuações dentro do BB, da CASSI e de outras instituições de nossa área.
Para tirar a CASSI da atual situação de depauperamento financeiro e torná-la novamente vigorosa, atuante e mantendo o título de maior e mais forte plano de saúde do país, na modalidade de autogestão nas empresas estatais, precisamos de gente jovem, qualificada e dinâmica, como os componentes da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Essas são as características da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, tendo à frente a figura ubíqua, de elevada formação acadêmica, de atuação diversificada e exitosa em altos cargos no BB, na CASSI e em outras instituições, que é “CLÁUDIO FORTES SAID – PI”.
                                 
                              
Esta é uma oportunidade ÚNICA que temos para reerguer a CASSI da difícil situação em que se encontra atualmente e torná-la novamente um orgulho para todos nós.
Por tudo isso, conclamo os COMPANHEIROS APOSENTADOS a irem às suas agências, ACESSAREM O TAA (TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO) e VOTAREM CERTO, votando na “CHAPA 3 -VOCÊ NA CASSI”!!!

FELICIDADES e SAÚDE PARA TODOS!!

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                  



terça-feira, 13 de março de 2018

AAFBB e CASSI em FOCO - 13.03.2018


Companheiros,

Nesta data, ocorreu na Sede Campestre da AAFBB em Xerém,   a apresentação do Programa da  CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI, que contou a presença de vários candidatos  e, especialmente,   do  candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, CLÁUDIO FORTES SAID (PI), que falou sobre os programas de reformas e mudanças da CHAPA “3 – VOCÊ NA CASSI” na CASSI.
O evento foi muito concorrido e contou com a presença de dirigentes da CASSI, associados e dirigentes da AAFBB, de outras associações, e de entidades representativas de nossa categoria.
A Mesa principal teve  a presença de CLÁUDIO FORTES SAID (PI), candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da “Chapa 3 – Você na CASSI”, de ERNESTO M. PAMPLONA C. REAL (RJ), candidato a Titular do Conselho Deliberativo da CASSI, pela “Chapa 3 – Você na CASSI”, de ODILON GAMA (RJ), candidato a Suplente do Conselho Fiscal da CASSI, pela “Chapa 3- Você na CASSI”, de LORENI DE SENGER, Presidente do Conselho Administrativo (CADMI) na AAFBB, de CÉLIA LARÍCHIA, Presidente do Conselho Deliberativo (CODEL) na AAFBB, e de ADOLPHO GONÇALVES NOGUEIRA, Membro do Conselho Fiscal (CONFI) na AAFBB.
O Candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, CLÁUDIO FORTES SAID (PI) abriu os trabalhos quando, em 2 horas, detalhou o Programa da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
                                  
O expositor CLÁUDIO FORTES SAID (PI) foi absolutamente exitoso em sua apresentação e recebeu uma merecida salva de palmas de todos os presentes.
Foi aberto um intervalo de meia hora para um “coffee-break” e, logo após, foi concedido novo  espaço de tempo de mais duas horas, em que foram feitas  perguntas pelos representantes de diversas entidades, para que pudessem prestar esclarecimentos aos associados de suas categorias.
Deixamos registrada a impressão de todos os participantes ao evento de que a capacidade de trabalho e de comunicação, o carisma pessoal, a diversificada experiência funcional, a sólida formação acadêmica, a qualificação e o compromisso com a CASSI e seus associados, demonstram que CLÁUDIO FORTES SAID (PI),  da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI,   é, inequivocamente,  o melhor candidato à Diretoria de Saúde e Atendimento da CASSI.

Votem CERTO !!   Votem na CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.

FELICIDADES  e  SAÚDE  para TODOS !!

ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                  





sábado, 10 de março de 2018

DEBATE PROMOVIDO EM 09.03.2018, PELO CONSELHO DE USUÁRIOS DA CASSI DO RIO DE JANEIRO


Caros Companheiros,

Foi extremamente importante a iniciativa do CONSELHO de USUÁRIOS da  CASSI no RIO DE JANEIRO de promover o debate em 09.03.2018, no Auditório do Edifício SEDAN do Banco do Brasil, entre os representantes das chapas que disputarão as eleições na CASSI de 16.03.2018 a 28.03.2018.
O evento foi aberto por REGINA MARÇAL, Coordenadora do Conselho de Usuários da CASSI no Rio de Janeiro.
Entre os organizadores e representantes desse simpósio da CASSI também ressalto, entre outros, a presença do Companheiro RICARDO TAVARES, Gerente da CASSI-RIO.
Foi aberto um espaço de cerca de 13 minutos para a apresentação dos representantes das quatro chapas inscritas na eleição.
Logo após, abriu-se um tempo para perguntas gerais e  espaço para as respostas dos representantes das chapas.
Muito embora, na abertura do encontro, REGINA MARÇAL tenha avisado aos presentes que o controle do tempo para cada exposição teria um controle rígido de tempo para que todos os palestrantes pudessem falar, não podemos deixar de elogiar o absoluto êxito na organização do simpósio, o que possibilitou que fosse acrescentado mais quatro rodadas de perguntas para cada representante de chapa.
Entre algumas perguntas feitas pelos presentes no encontro, ressalto a dúvida que angustiava a todos, inclusive este articulista, que era a defesa do princípio pétreo da Solidariedade, que era um assunto que se discutia a boca pequena entre  os associados da CASSI.
Para tranquilidade geral, todos os representantes das chapas foram enfáticos ao afirmar que iriam defender a cláusula pétrea da SOLIDARIEDADE na assistência a todos os associados da CASSI, sem restrições de número de dependentes e nem de idade.
Outro assunto, que gerou grande polêmica de opiniões, foi a forma como a CASSI e o BB iriam agir frente à Resolução CGPAR  23, de 18.01.2018.
Sem exceção, todos os representantes das chapas foram contra essa medida governamental arbitrária e unilateral, que vai comprometer duras e caras conquistas na legislação dos planos de saúde na modalidade de autogestão nas empresas estatais, aí incluída a CASSI.
Para ser objetivo  e  direto em minha opção inicial de chapa, que já havia revelado anteriormente neste blog -  a “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, exporei adiante, em linguajar bem coloquial, as razões que me levaram a essa escolha,   que indico a todos os associados da CASSI, agora alicerçada pela apresentação de CLÁUDIO FORTES SAID, candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, nas próximas eleições da CASSI.
Já tinha conversado sobre CLÁUDIO FORTES SAID com colegas que confio, conheço e que fazem parte da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, como ERNESTO M. PAMPLONA C. REAL e ODILON GAMA, ambos do Rio de Janeiro.
Todos me confirmaram que CLÁUDIO FORTES SAID (PI) era uma pessoa excepcional, com uma sólida formação acadêmica – é graduado em Física e Direito, com pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV) e Gestão de Sistemas de Saúde. É escritor e tem Capacitação em Gestão Estratégica. Foi gerente da CASSI na Bahia, São Paulo e Distrito Federal, de 1996 a 2004.
No BB, foi gerente do CESEC-Petrolina (PE), gerente da CABB (Central de Atendimento BB) de São José dos Pinhais (PR) e CABB  de São Paulo (SP), gerente de Divisão na Diretoria de Varejo e de Cartões no (DF) e (SP). Retornou à CASSI em 2016 como Gerente Executivo na Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes.
Depois de ter examinado esse curriculum funcional de elevado nível e diversidade, e após as referências pessoais que me foram passadas pelo ERNESTO PAMPLONA e pelo ODILON GAMA, muitos poderiam pensar que foram esses os motivos para eu ter optado pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
NÃO! Toda essa rica formação acadêmica e a vitoriosa e diversificada trajetória funcional  não eram suficientes para que eu tomasse uma decisão definitiva.
Precisava conhecer pessoalmente CLÁUDIO FORTES SAID. 
Nesta altura da vida, costumo ser extremamente meticuloso e cuidadoso nas minhas escolhas.
O debate promovido em 09.03.2018 pelo Conselho de Usuários da CASSI seria a oportunidade ideal para conhecer os candidatos das outras chapas e, especialmente, o CLÁUDIO FORTES SAID, da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
Bem cedo, tomei uma ducha fria, peguei um táxi (R$ 120,00) e fui, meio cambaleante, com minha bengala,  para o SEDAN.
O esforço e a despesa compensavam o comparecimento àquele encontro. Tomei um café puro e fui a primeira pessoa a chegar ao auditório.
Fui conduzido e prestimosamente auxiliado pela GIGI que trabalha na AAFBB.
Logo depois, chegaram a REGINA MARÇAL, o RICARDO TAVARES e outros organizadores do simpósio.
Sentei na primeira fila, mas logo depois fui para a terceira fila, ao lado do NELSON LEAL. 
Na quarta fila, atrás de nós, ficaram o GILBERTO SANTIAGO e a CÉLIA LARÍCHIA.
O primeiro a falar foi justamente o representante da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, o CLÁUDIO FORTES SAID.
De cara, fiquei impactado com sua capacidade de comunicação, com a objetividade, concisão e forma brilhante e entusiástica com que expôs, em apenas 13 minutos, todo o Programa da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
Na segunda fase do encontro, que eram as perguntas para todas as chapas e as perguntas específicas para cada candidato de per si, CLÁUDIO FORTES SAID deu um verdadeiro show de apresentação.
Falou sobre vários aspectos importantíssimos para a sustentabilidade para a CASSI, como uma análise prévia, durante e depois de procedimentos cirúrgicos, dentro de hospitais, para análise de gastos, muitas vezes excessivos e desnecessários, de materiais cirúrgicos e de diárias hospitalares, de custo altíssimo e muitas vezes dispensáveis. Isso traria uma redução imensa nos custos com procedimentos cirúrgicos, que são um dos gastos mais altos no rol de despesas da CASSI.
Outro aspecto importantíssimo, que CLÁUDIO FORTES SAID detalhou com maestria   foi a ampliação e modernização do sistema de   TI (Tecnologia da Informação) da CASSI.
Em meu artigo “Porque Escolhi a “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, de 07.03.2018, neste blog, abordei esse tema, que é outra área que pode propiciar economia considerável nos custos da CASSI.
CLÁUDIO FORTES SAID apresentou as formas mais adequadas de promover conversações e acordos para contornar as limitações que nos foram impingidas de forma autoritária e unilateral pela Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018. Como alto executivos em várias áreas do BB, CLÁUDIO FORTES SAID, tem a experiência e o gabarito para promover tais entendimentos com sucesso.
Um outro aspecto delicado e importantíssimo na CASSI é a manutenção da Cláusula Pétrea da SOLIDARIEDADE. Ele dissertou sobre os vários aspectos benéficos para a CASSI, da manutenção da Cláusula Pétrea da SOLIDARIEDADE na CASSI.
Que me perdoem os demais representantes das chapas,  mas minha escolha, decididamente foi a “CHAPA – 3 – VOCÊ NA CASSI”.
CLÁUDIO FORTES SAID é o tipo de pessoa que se entrega por inteiro, com coração e fé em qualquer projeto em sua vida. É uma pessoa que passa confiança e energia em tudo que faça.
Passa  entusiasmo a todos que o cercam.
É uma pessoa habilidosa, decidida e que tem a nata e instintiva capacidade de pressentir oportunidades e detectar armadilhas à sua frente, sejam pessoais ou profissionais.
Por tudo isso, minha escolha pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, foi consolidada.  
Tinha um amigo que, quando descrevia uma pessoa como CLÁUDIO FORTES SAID, usava expressões, em tom jocoso, como “esse cara dá nó em pingo d’água”, “dá rasteira em sapo e milho a borboleta”, “mata cachorro a grito e elefante a peteleco.”
Prefiro um chiste antigo e que se encaixa como uma luva às necessidades da PREVI na presente quadra: “É um mestre na área de vendas. Tem lábia e consegue vender geladeira a esquimó”.
Esse é o homem certo para resolver os problemas da CASSI.
CLÁUDIO FORTES SAID, parabéns pela sua excepcional apresentação no Encontro promovido pelo Conselho de Usuários da CASSI.
Companheiros, por todas essas razões conclamo-os a votarem pela   vitória  da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI” e de CLÁUDIO FORTES SAID, para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento .

Abraços em Todos

ADAÍ ROSEMBAK
Associado   da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                



quarta-feira, 7 de março de 2018

PORQUE ESCOLHI A "CHAPA 3 - VOCÊ NA CASSI"


Companheiros,

Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes.
Alegam que outras chapas têm nomes de grande projeção e tradição, têm companheiros com experiência em eleições anteriores, alguns já atuaram na CASSI, etc.
Apresento adiante as razões de minha escolha.
Estamos enfrentando situações e adversários novos.
A sustentabilidade da CASSI, apesar dos duros acordos mantidos com o BB, voltou a apresentar um descasamento constante e crescente entre o que se arrecada e o que se gasta para manter um nível satisfatório de atendimento prestado pela CASSI.
Realisticamente falando, estamos novamente em déficit.
E não se descortina qualquer perspectiva de solução fácil para esse problema, pois os custos médicos continuam a aumentar enquanto cresce   o achatamento salarial.
E agora, para piorar o que já estava ruim, surge a arbitrária, açodada, e unilateral Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que, pela sua secretaria com o nome pomposo de CGPAR-Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, elaborou essa aberração que atropela direitos conquistados a duras penas por planos de saúde de autogestão de empresas estatais.
Essa nova medida governamental arbitrária que nos está sendo enfiada goela abaixo, com limitada margem de manobra, acrescentada à situação periclitante de déficit crescente que já enfrentávamos,  vai exigir que os novos dirigentes da CASSI tomem medidas audaciosas e criativas para que a CASSI não sucumba de vez.
Não há como fugir dessa dura realidade com que se defronta a CASSI no atual momento.
Dentro dessa ótica, penso que colegas jovens, cheios de energia, com excelente formação acadêmica, com brilhantes atuações funcionais e inovadores, são os atores ideais para enfrentar esses novos tempos dentro da CASSI.
Vi nos componentes da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, todos os aspectos que citei acima e que os capacitam a tirar a CASSI dessa situação desesperadora. Não vai aí nenhum demérito a qualquer dos companheiros que construíram o gigantismo da CASSI na área de assistência na saúde.
Muito pelo contrário, penso que esses colegas terão o papel vital de partilhar as experiências e vivências que tiveram na construção da grandiosa CASSI, uma das maiores operadoras de planos de saúde da América Latina.
Mas volto a frisar: os tempos são outros.
Mudanças radicais na concepção estrutural da CASSI, como determinados aspectos do princípio da solidariedade, bem como na sua parte operacional, com a introdução de uma verdadeira revolução na área de TI (Tecnologia da Informação) que abranja todo o leque de atuação da CASSI, e aperfeiçoamentos na área de atendimento aos associados, como a criação de um cadastro on-line com todo o histórico médico dos associados, são tarefas para uma nova geração de dirigentes.
Essas são decisões necessárias e urgentes que, pela sua audácia, abrangência, criatividade, inovações duras e até antipáticas, poderiam vir a denegrir as exitosas e reluzentes biografias dos atuais dirigentes.
Quanto mais idosos nos tornamos – e pertenço a esse time – tendemos a ser mais conservadores e nos tornamos menos flexíveis para aceitar determinadas mudanças que se impõem pela força da realidade.
Por tudo isso, no atual momento, sou partidário da renovação de valores.
Essa é a razão primordial que me leva a votar na “CHAPA 3 -  VOCÊ NA CASSI”.
SAÚDE PARA TODOS!!

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                 



                              

domingo, 4 de março de 2018

VOTO NA "CHAPA 3 - VOCÊ NA CASSI"


Caros Companheiros,

Antes de optar pela CHAPA-3 – VOCÊ NA CASSI, na votação para a CASSI, procurei obter o máximo de informações possíveis sobre os vários objetivos e desafios que se apresentam para o futuro da CASSI.
Estudei os programas de todas as chapas e as referências pessoais e funcionais de seus componentes.
A que me despertou mais atenção foi a CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
A começar pela pluralidade dessa chapa que tem componentes de quase todos os estados da Federação. E todos tem uma rica formação acadêmica e exitoso histórico funcional no BB e em diversas outras entidades ligadas aos nossos interesses, inclusive a própria CASSI.  
Tive conversas sobre vários assuntos com diversos associados, alguns da velha guarda.
Os associados mais idosos sentem falta das antigas pastas com o histórico de saúde dos associados e reclamam da carência de um atendimento mais personalizado por parte dos médicos.
Entendi perfeitamente a questão, pois me lembro que, logo que assumi no BB, o atendimento médico era no antigo DEASP, onde existiam pastas com o histórico de saúde de cada funcionário, às quais os médicos recorriam de imediato quando do atendimento dos pacientes.  
Conversei sobre o assunto com o ODILON GAMA (RJ), que é candidato a Suplente do Conselho Fiscal da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Ele me explicou que tudo que foi levantado pelo colega com o qual conversei, já faz parte do Programa da CHAPA 3 - VOCÊ NA CASSI, e está incluído na reativação desse histórico de saúde individual de cada funcionário, não mais em pastas mas pela internet na dinamização das CLINICASSI e na ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Essa ampliação e atualização dos serviços está ligada diretamente à modernização nas áreas de atendimento aos associados e de TI (Tecnologia de Informação) dentro da CASSI e da ESF.
A propósito de assistência personalizada na área da saúde, vou contar um episódio a título de comparação com o estágio em que nos encontramos nesse setor no BRASIL.
Logo que me aposentei, tive um negócio de apartamentos por temporada. Uma vez, uma   hóspede francesa, teve um início de AVC. Telefonei de imediato para o Consulado da França, dei os dados da pessoa e, logo após uma ambulância veio pegá-la para a internar no Hospital Silvestre (um dos melhores no RIO, na Gávea).
Dentro do veículo, a médica do Consulado me comunicou que, a partir daquele momento, a paciente estava sob os cuidados do Governo da FRANÇA, mas que, como eu era amigo da senhora, eu a podia acompanhar  até o hospital.
Logo que chegamos, a paciente foi internada, a médica encaminhou um relatório sobre a ocorrência ao serviço de saúde francês em PARIS, pediu cópia imediata do histórico médico da pessoa, via internet, e pediu remédios.
Perguntei à doutora se a paciente tinha algum plano de saúde particular.
NÃO. A médica me disse que aquele era o padrão de serviço médico oficial prestado a qualquer cidadão francês.
No outro dia, fui novamente ao hospital.  O histórico médico já estava de posse da médica, os remédios já haviam chegado pela AIR FRANCE, e tratamentos  médicos apropriados  estavam sendo feitos.
Uma semana após, passada a fase crítica, chegou uma enfermeira francesa, também pela AIR FRANCE, para acompanhar a paciente diretamente a um hospital em  PARIS.
Depois essa profissional  iria até sua residência, abriria e organizaria  sua bagagem de viagem,  organizaria sua casa, veria correspondências no correio, pagaria contas e organizaria perfumaria,   pertences e roupas para levar para a paciente no hospital. 
Fiquei pasmo ouvindo tudo aquilo e a médica, face ao meu espanto, acrescentou que aquelas acompanhantes eram pessoas   muito bem preparadas e de absoluta confiança e que, raramente ocorriam problemas, mesmo de pequena importância, naquela área.  
Ainda perguntei à médica se era comum ela solicitar o acompanhamento de uma enfermeira vinda da FRANÇA e ela me disse que, se necessário fosse, ela poderia ter solicitado o acompanhamento de um MÉDICO!!
Confesso que fiquei estupefato com aquele nível de eficiência, dinamismo e integridade, no serviço de assistência médica pública na FRANÇA, considerado por muitos, o melhor do mundo.
Naquele momento, sonhei se,  um dia, chegaríamos a ter um INSS com aquele nível de atendimento.
Mas voltemos à realidade e retornemos ao nível da CASSI.
Com a ampliação e implantação de um nível avançado de TI na CASSI, poderemos operar milagres na baixa de custos médicos, interligação de sistemas, economia de exames repetitivos, prescrição adequada de remédios, velocidade e eficiência em atendimentos, e em procedimentos cirúrgicos, etc.
Essa é uma das propostas prioritárias da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Fiquei tão satisfeito com a solicitude, o entusiasmo e os esclarecimentos do Companheiro ODILON GAMA, que expressam a visão de todos os demais componentes da CHAPA 3, que decidi votar na CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Adiante, apresento o perfil pessoal, formação acadêmica e histórico funcional dos membros da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Logo após, cito o Compromisso de Campanha da CHAPA 3, e o Programa de Trabalho da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Finalmente, relaciono as lideranças que apoiam a CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Pessoalmente, com toda a fé e esperança de que a CASSI vá alcançar um novo patamar de eficiência, de rapidez, e modernização na prestação de serviços, que a capacite a satisfazer plenamente o corpo de associados, conclamamos a todos a votarem na CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI !!

SAÚDE PARA TODOS!!

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB




quinta-feira, 1 de março de 2018

AAFBB em FOCO - 01.03.2018


Caros Companheiros,

No dia 21.02.2018, ocorreu o almoço mensal da AAFBB.
Cheguei um pouco cedo à associação e fui direto para o 11º andar – Sala dos Aposentados – e lá estava o NELSON LEAL trabalhando à toda carga.
Acho que a mudança na AAFBB com as últimas eleições, foi muito boa para o NELSON LEAL e para a associação. Poucas vezes vi o NELSON tão entusiasmado com sua atuação na AAFBB.
Ele está procurando desenvolver um trabalho inovador no sentido de captar novos associados.
Entre outros projetos, ele me falou de sua ideia de organizar palestras na Sala dos Aposentados para abordar temas de interesse desse perfil de afiliado. Nos convites para os associados, ele incluiria um pedido para que cada afiliado se fizesse acompanhar de outro aposentado que ainda não fosse membro da AAFBB.
Excelente   ideia, pois, como já observei,  o nível de desinformação é tão grande que muitos aposentados que foram pela primeira vez à AAFBB, acompanhados de associados, sequer sabiam da existência da sede da AAFBB, na Rua Araujo Porto Alegre, no Centro do Rio de Janeiro.
Quando chegaram à Sala dos Aposentados, ficaram absolutamente encantados com a comodidade das instalações, a ampla mesa de debates com muitas cadeiras, os quadros de informações, os jornais, as confortáveis poltronas, o tratamento atencioso, o serviço completo de café,  a boa conversa, a TV, o computador, o excelente sistema central de ar condicionado, etc. E depois foram descobrir a Sala de Leitura GILBERTO SANTIAGO, o serviço de massagens, o salão de sinuca, as aulas de dança, o restaurante, e descobriram que a AAFBB tem uma sede campestre em Xerém, etc, etc.
Então, esse trabalho sério que está sendo implementado pelo NELSON LEAL no espaço da Sala dos Aposentados, merece ser apoiado   e incentivado pela administração para   captar novos membros para a AAFBB.
A cooptação de novos associados é um trabalho vagaroso, de convencimento e de formiguinha, mas é o caminho seguro para o engrandecimento da associação.
Em seguida, fui ao CONFI e bati um bom papo com o NOÉ FERNANDES MARQUES NETO. Ele está com uma ótima fisionomia depois de um procedimento em que perdeu uns 10 quilos. Essa turma do CONFI sabe tudo sobre economia e finanças.
Sempre aprendo alguma coisa quando vou lá.
Em seguida, dei uma passada rápida no CODEL e lá estavam o MÁRIO DE OLIVEIRA BASTOS e o WALDYR ARGENTO.
Pareciam dois escribas da Idade Média, cercados de pilhas e mais pilhas de grossas atas por todos os lados, lendo e trabalhando sem parar, meio suados, de óculos no meio dos narizes, de cabelos desgrenhados pelo ar condicionado (observo que o WALDYR tem uma base lisa na cobertura que  parece  um heliporto que esvoaça o capim, digo, os cabelos, quando o helicóptero, digo ar condicionado, começa a funcionar).
Falei rapidamente com eles e os deixei trabalhando no meio daquele oceano de papéis.
Entro no elevador e, para minha absoluta surpresa, quem eu encontro? O fugidio e arisco ARI SARMENTO DO VALLE BARBOSA.
Pensei com meus botões: dessa vez esse cara não me escapa.
Fui direto ao ponto e o convidei para um café. Ía levá-lo para um café informal no meio do povão  na rua. Mas ele foi mais rápido no gatilho e me chamou para ir no seu gabinete.
Que bom: não gastei meus suados tostões e desfrutei das mordomias do gabinete do ARI SARMENTO.
Na entrada, lá estavam as charmosas CRISTINA e ADAILDES.
Não é preciso ser um Sherlock Holmes para deduzir que, só pelo visual do gabinete e da disposição dos papéis e objetos na mesa, o ARI é uma pessoa extremamente organizada e tem tudo muito bem compartimentalizado.
O ARI tem uma conversa tranquila e suave, mas é uma pessoa objetiva e atenta. E percebe-se facilmente que é um executivo tenso e perfeccionista.
Para bom observador, é uma pessoa que segue a máxima do ditado americano: “Time is Money”.
Também sou partidário desse princípio quando estou em meu ambiente de trabalho.
Mas, devido à necessidade de captar o máximo de informações fidedignas para a elaboração de artigos para este blog, reconheço que, muitas vezes sou intempestivo, tenho um papo  detalhista e demorado, e minhas perguntas, às vezes, são invasivas.   
A ADAILDES trouxe café e água. Na minha informalidade e pressa, já ía tomando a água pelo gargalo; mas a ADAILDES me salvou do vexame quando trouxe copos.
A conversa com o ARI foi rápida, mas foi proveitosa.
“En passant”, abordamos o affair “MEDEIROS x PREVI”, que estava pipocando na rede.
Depois, intercalando um comentário sobre abordagens feitas por conselheiros em AGOs/AGEs, falamos informal e rapidamente sobre um assunto de interesse da AAFBB na área de seguros.
Fiquei de entrar em contato com o ERNESTO M. PAMPLONA, Vice-Presidente do VISEB.
Eu e o ARI encerramos nossa breve, mas frutuosa conversa, me despedi de ADAILDES e CRISTINA, e fui almoçar.
No caminho cruzei com meu amigo JÚLIO ALT. Ele, sempre sorrindo, me deu um caloroso abraço. Não precisou falar nada. Aquele abraço e a expressão dos olhos disseram tudo. Ele me aliviou de uma gafe que eu havia cometido em relação a ele quando da comemoração do baile de posse da nova diretoria da AAFBB, na MAISON LEFFIÉ, na Rua da Carioca.
Querido amigo, felicidades a você e à sua esposa  VALÉRIA!!!
Como tenho de estar atento para fazer anotações, sempre procuro sentar em uma cadeira de ponta perto da mesa principal. Outros dois motivos que me levam a isso são a luz ofuscante (aí uso óculos escuros) e a surdez, que já é outra sequela da idade.
Do meu lado, sentaram-se o NELSON LEAL, o WALDYR ARGENTO, e o MÁRIO BASTOS.
Mas o MÁRIO BASTOS, maquiavélico e, “em conluio” com o JOSÉ MAURO CORDEIRO, chamaram o WALDYR ARGENTO para representar o CODEL na mesa principal. E lá se foi o WALDYR ARGENTO... sentar ao lado do JOSÉ MAURO.
E, por falar em JOSÉ MAURO, ele me chamou à parte para tratar, em  nome do ERNESTO PAMPLONA, que estava ausente, sobre o assunto de seguros que eu havia abordado com o ARI SARMENTO. No dia seguinte, encaminhei  para o JOSÉ MAURO, via e-mail, cópia das informações relativas ao tema.
O MANCHA, que fazia um esforço imenso para substituir à altura a charmosa Chefe de Cozinha FABIANA, que está de férias, anunciou o almoço.
MANCHA, cá entre nós, todos reconhecem sua educação refinada, simpatia e esforço, mas ninguém bate o charme e a beleza da mulher brasileira, ainda mais do monumento que é a FABIANA.
Aí segue o cardápio:
De entrada uma deliciosa salada de legumes com maionese.
De prato principal, arroz de passas e um rosbife com molho de ferrugem. Supimpa!!
De sobremesa, torta de limão ou mamão.
Tudo, como sempre, acompanhado de bebidas diversas, sucos e vinhos tinto e branco. 
Do meu lado, o MÁRIO BASTOS se esbaldava. Ele não nega sua descendência portuguesa e italiana. É um apreciador nato da boa comida.
Na ausência de LORENI DE SENGER E CÉLIA LARÍCHIA, que se encontravam em Brasília, resolvendo assuntos da CASSI, o ARI SARMENTO falou, representando a AAFBB.
ARI SARMENTO salientou o momento importante por que passamos, com decisões sérias que estão sendo tomadas em relação à CASSI, em face da Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, que, forçosamente, causará um impacto negativo muito grande para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde de seus empregados, aí incluída a CASSI.
O outro assunto importante que o ARI SARMENTO abordou e que está no   foco da AAFBB, é a proximidade das eleições para a CASSI e a PREVI.
Em relação às eleições para a CASSI, ARI SARMENTO noticiou que a associação defenderá a CHAPA 3.
A CHAPA 3 é composta por quadros do mais alto nível, e é liderada pelo companheiro CLÁUDIO FORTES SAID-PI, que é o candidato a Diretor da DIRETORIA DE SAÚDE E REDE DE ATENDIMENTO.
Os demais candidatos são: CONSELHO DELIBERATIVO: ERNESTO M. PAMPLONA C. REAL – RJ – Titular, e BRUNO VIDAL – DF – Suplente; ROBERTA HESS – PR – Titular, e ÉRICA MENDONÇA – SP/BA – Suplente; CONSELHO FISCAL: IVANILSON LUZ – GO – Titular, e ODILON GAMA – RJ – Suplente.
A votação para a CASSI ocorrerá de 16 a 28 de março e, em outros artigos especialmente dedicados às eleições na CASSI, faremos exposições mais detalhadas dos membros da CHAPA 3, incluindo informações complementares sobre como será processada essa votação, para solidificação das orientações aos associados mais idosos, e informações pessoais e profissionais mais detalhadas de seus membros.
O almoço transcorreu tranquilo e, dessa vez, não houve grande concorrência de associados.
Ninguém se propôs a discursar e nem o Bento compareceu.
Em compensação, tive uma surpresa.
Já fui criticado e elogiado por muitos por fazer elogios a trajes femininos em eventos de gala neste blog, algo no estilo do que o admirável Ibrahim Sued fazia em sua coluna social.
Mas, desta vez, a pedidos, o alvo masculino foi o meu guru e amigo GILBERTO SANTIAGO.
Embora fosse um almoço entre amigos, ele trajava uma elegantíssima e bela camisa de seda negra bordada com fios dourados, com gola chinesa, confecção Valentino. Certamente ele a comprou em Roma, na recém-inaugurada boutique Valentino, na Piazza di Spagna, ao lado do Palazzo Mignanelli, sede criativa da marca.
Parabéns amigão GILBERTO SANTIAGO. Gaste seu suado dinheiro com você, com sua elegância e com sua saúde.
Também estou no seu  time.
Quando tinha 30 anos me chamavam de “gostoso”. Agora me chamam de “gastoso”.
Teve um pensador que disse:
“A vida não é completamente boa e nem completamente má. Ela é entremeada de momentos bons e momentos maus.”
Então, companheiros, vamos tratar de fazer a nossa parte: rir bastante, ser irreverente com a vida, curtir nossos amigos, evitar os momentos maus e criar momentos bons.
Afinal, a vida é uma aventura que merece ser vivida.

Um abraço em todos.

ADAÍ  ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB