Caros Companheiros,
Antes de optar pela
CHAPA-3 – VOCÊ NA CASSI, na votação para a CASSI, procurei obter o máximo de
informações possíveis sobre os vários objetivos e desafios que se apresentam para
o futuro da CASSI.
Estudei os programas de
todas as chapas e as referências pessoais e funcionais de seus componentes.
A que me despertou mais
atenção foi a CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
A começar pela pluralidade
dessa chapa que tem componentes de quase todos os estados da Federação. E todos
tem uma rica formação acadêmica e exitoso histórico funcional no BB e em diversas
outras entidades ligadas aos nossos interesses, inclusive a própria CASSI.
Tive conversas sobre vários
assuntos com diversos associados, alguns da velha guarda.
Os associados mais
idosos sentem falta das antigas pastas com o histórico de saúde dos associados e
reclamam da carência de um atendimento mais personalizado por parte dos
médicos.
Entendi perfeitamente a
questão, pois me lembro que, logo que assumi no BB, o atendimento médico era no
antigo DEASP, onde existiam pastas com o histórico de saúde de cada funcionário,
às quais os médicos recorriam de imediato quando do atendimento dos pacientes.
Conversei sobre o
assunto com o ODILON GAMA (RJ), que é candidato a Suplente do Conselho Fiscal
da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Ele me explicou que
tudo que foi levantado pelo colega com o qual conversei, já faz parte do Programa
da CHAPA 3 - VOCÊ NA CASSI, e está incluído na reativação desse histórico de
saúde individual de cada funcionário, não mais em pastas mas pela internet na
dinamização das CLINICASSI e na ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Essa ampliação e atualização
dos serviços está ligada diretamente à modernização nas áreas de atendimento
aos associados e de TI (Tecnologia de Informação) dentro da CASSI e da ESF.
A propósito de
assistência personalizada na área da saúde, vou contar um episódio a título de
comparação com o estágio em que nos encontramos nesse setor no BRASIL.
Logo que me aposentei, tive
um negócio de apartamentos por temporada. Uma vez, uma hóspede francesa, teve um início de AVC. Telefonei
de imediato para o Consulado da França, dei os dados da pessoa e, logo após uma
ambulância veio pegá-la para a internar no Hospital Silvestre (um dos melhores
no RIO, na Gávea).
Dentro do veículo, a
médica do Consulado me comunicou que, a partir daquele momento, a paciente
estava sob os cuidados do Governo da FRANÇA, mas que, como eu era amigo da senhora,
eu a podia acompanhar até o hospital.
Logo que chegamos, a
paciente foi internada, a médica encaminhou um relatório sobre a ocorrência ao
serviço de saúde francês em PARIS, pediu cópia imediata do histórico médico da pessoa,
via internet, e pediu remédios.
Perguntei à doutora se
a paciente tinha algum plano de saúde particular.
NÃO. A médica me disse que
aquele era o padrão de serviço médico oficial prestado a qualquer cidadão
francês.
No outro dia, fui
novamente ao hospital. O histórico
médico já estava de posse da médica, os remédios já haviam chegado pela AIR
FRANCE, e tratamentos médicos apropriados
estavam sendo feitos.
Uma semana após, passada
a fase crítica, chegou uma enfermeira francesa, também pela AIR FRANCE, para
acompanhar a paciente diretamente a um hospital em PARIS.
Depois essa
profissional iria até sua residência, abriria
e organizaria sua bagagem de viagem, organizaria sua casa, veria correspondências
no correio, pagaria contas e organizaria perfumaria, pertences
e roupas para levar para a paciente no hospital.
Fiquei pasmo ouvindo tudo
aquilo e a médica, face ao meu espanto, acrescentou que aquelas acompanhantes
eram pessoas muito bem preparadas e de absoluta confiança e que, raramente ocorriam problemas, mesmo de pequena importância,
naquela área.
Ainda perguntei à
médica se era comum ela solicitar o acompanhamento de uma enfermeira vinda da
FRANÇA e ela me disse que, se necessário fosse, ela poderia ter solicitado o
acompanhamento de um MÉDICO!!
Confesso que fiquei estupefato
com aquele nível de eficiência, dinamismo e integridade, no serviço de
assistência médica pública na FRANÇA, considerado por muitos, o melhor do
mundo.
Naquele momento, sonhei se, um dia, chegaríamos a ter um INSS com aquele nível de atendimento.
Mas voltemos à
realidade e retornemos ao nível da CASSI.
Com a ampliação e implantação
de um nível avançado de TI na CASSI, poderemos operar milagres na baixa de
custos médicos, interligação de sistemas, economia de exames repetitivos, prescrição
adequada de remédios, velocidade e eficiência em atendimentos, e em procedimentos
cirúrgicos, etc.
Essa é uma das
propostas prioritárias da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Fiquei tão satisfeito
com a solicitude, o entusiasmo e os esclarecimentos do Companheiro ODILON GAMA,
que expressam a visão de todos os demais componentes da CHAPA 3, que decidi votar
na CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Adiante, apresento o perfil
pessoal, formação acadêmica e histórico funcional dos membros da CHAPA 3 – VOCÊ
NA CASSI.
Logo após, cito o Compromisso
de Campanha da CHAPA 3, e o Programa de Trabalho da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Finalmente, relaciono
as lideranças que apoiam a CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI.
Pessoalmente, com toda
a fé e esperança de que a CASSI vá alcançar um novo patamar de eficiência, de rapidez,
e modernização na prestação de serviços, que a capacite a satisfazer plenamente
o corpo de associados, conclamamos a todos a votarem na CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI
!!
SAÚDE PARA TODOS!!
ADAÍ ROSEMBAK
Associado da AAFBB,
ANABB e ANAPLAB
ResponderExcluirCaro Adaí,
Tenho certeza -- pela data em que foi lançado -- que o Programa da Chapa 4 - MAIS UNIÃO, que estou anexando, o amigo ainda não leu.
E tenho esperança -- pelo conteúdo de altíssima qualidade que ela reúne -- que o amigo vai ficar balançado em sua escolha.
Tenha boas dúvidas.
Um abraço.
Chirivino.
Caro Chirivino,
ExcluirVocê sabe que eu tenho o maior respeito por você.
Mas já tomei minha decisão em relação à eleição da CASSI;
Conheço algumas pessoas da Chapa 3 e acredito que elas farão um bom trabalho dentro da CASSI.
De qualquer forma, seja qual for a chapa eleita, vai ser muito difícil melhorar a atual situação da CASSI sem que se operem reformas profundas.
Ainda mais depois dessa Resolução CGPAR 23.
Vamos ver o que vem por aí.
Abração
Adaí Rosembak
Não deixem de ler; o artigo abaixo é bem esclarecedor (parabéns, Adaí).
ResponderExcluirT/
domingo, 4 de março de 2018
Amigo José Maria Toledo,
ExcluirProcurei fazer uma nota concisa, mas como é de meu estilo, sempre acabo falando muito.
Meu objetivo é única e exclusivamente levar esclarecimentos aos associados da CASSI para que possam fazer uma boa escolha nas eleições.
Muito obrigado pelos elogios.
Abração
Adaí Rosembak
Prezados,
ResponderExcluirDiariamente vamos postar um “flyer” com esse que o Paulo Daltro enviou, com textos que remetem ao programa da Chapa 3 - Você na CASSI, integrada e apoiada pela AAFBB.
Vamos divulgar em nossas redes e grupos sociais, colegas aposentados e da ativa.
Contamos com vocês.
Grata,
Coordenadores Celia, Ari e Loreni.
Caras CÉLIA, ARI e LORENI,
ExcluirParabéns pela iniciativa. Os artigos do PAULO DALTRO são muito bem elaborados.
É importante que, à medida que as eleições se aproximam, ele lance outros "flyers".
Abração
Adaí Rosembak