quinta-feira, 1 de março de 2018

AAFBB em FOCO - 01.03.2018


Caros Companheiros,

No dia 21.02.2018, ocorreu o almoço mensal da AAFBB.
Cheguei um pouco cedo à associação e fui direto para o 11º andar – Sala dos Aposentados – e lá estava o NELSON LEAL trabalhando à toda carga.
Acho que a mudança na AAFBB com as últimas eleições, foi muito boa para o NELSON LEAL e para a associação. Poucas vezes vi o NELSON tão entusiasmado com sua atuação na AAFBB.
Ele está procurando desenvolver um trabalho inovador no sentido de captar novos associados.
Entre outros projetos, ele me falou de sua ideia de organizar palestras na Sala dos Aposentados para abordar temas de interesse desse perfil de afiliado. Nos convites para os associados, ele incluiria um pedido para que cada afiliado se fizesse acompanhar de outro aposentado que ainda não fosse membro da AAFBB.
Excelente   ideia, pois, como já observei,  o nível de desinformação é tão grande que muitos aposentados que foram pela primeira vez à AAFBB, acompanhados de associados, sequer sabiam da existência da sede da AAFBB, na Rua Araujo Porto Alegre, no Centro do Rio de Janeiro.
Quando chegaram à Sala dos Aposentados, ficaram absolutamente encantados com a comodidade das instalações, a ampla mesa de debates com muitas cadeiras, os quadros de informações, os jornais, as confortáveis poltronas, o tratamento atencioso, o serviço completo de café,  a boa conversa, a TV, o computador, o excelente sistema central de ar condicionado, etc. E depois foram descobrir a Sala de Leitura GILBERTO SANTIAGO, o serviço de massagens, o salão de sinuca, as aulas de dança, o restaurante, e descobriram que a AAFBB tem uma sede campestre em Xerém, etc, etc.
Então, esse trabalho sério que está sendo implementado pelo NELSON LEAL no espaço da Sala dos Aposentados, merece ser apoiado   e incentivado pela administração para   captar novos membros para a AAFBB.
A cooptação de novos associados é um trabalho vagaroso, de convencimento e de formiguinha, mas é o caminho seguro para o engrandecimento da associação.
Em seguida, fui ao CONFI e bati um bom papo com o NOÉ FERNANDES MARQUES NETO. Ele está com uma ótima fisionomia depois de um procedimento em que perdeu uns 10 quilos. Essa turma do CONFI sabe tudo sobre economia e finanças.
Sempre aprendo alguma coisa quando vou lá.
Em seguida, dei uma passada rápida no CODEL e lá estavam o MÁRIO DE OLIVEIRA BASTOS e o WALDYR ARGENTO.
Pareciam dois escribas da Idade Média, cercados de pilhas e mais pilhas de grossas atas por todos os lados, lendo e trabalhando sem parar, meio suados, de óculos no meio dos narizes, de cabelos desgrenhados pelo ar condicionado (observo que o WALDYR tem uma base lisa na cobertura que  parece  um heliporto que esvoaça o capim, digo, os cabelos, quando o helicóptero, digo ar condicionado, começa a funcionar).
Falei rapidamente com eles e os deixei trabalhando no meio daquele oceano de papéis.
Entro no elevador e, para minha absoluta surpresa, quem eu encontro? O fugidio e arisco ARI SARMENTO DO VALLE BARBOSA.
Pensei com meus botões: dessa vez esse cara não me escapa.
Fui direto ao ponto e o convidei para um café. Ía levá-lo para um café informal no meio do povão  na rua. Mas ele foi mais rápido no gatilho e me chamou para ir no seu gabinete.
Que bom: não gastei meus suados tostões e desfrutei das mordomias do gabinete do ARI SARMENTO.
Na entrada, lá estavam as charmosas CRISTINA e ADAILDES.
Não é preciso ser um Sherlock Holmes para deduzir que, só pelo visual do gabinete e da disposição dos papéis e objetos na mesa, o ARI é uma pessoa extremamente organizada e tem tudo muito bem compartimentalizado.
O ARI tem uma conversa tranquila e suave, mas é uma pessoa objetiva e atenta. E percebe-se facilmente que é um executivo tenso e perfeccionista.
Para bom observador, é uma pessoa que segue a máxima do ditado americano: “Time is Money”.
Também sou partidário desse princípio quando estou em meu ambiente de trabalho.
Mas, devido à necessidade de captar o máximo de informações fidedignas para a elaboração de artigos para este blog, reconheço que, muitas vezes sou intempestivo, tenho um papo  detalhista e demorado, e minhas perguntas, às vezes, são invasivas.   
A ADAILDES trouxe café e água. Na minha informalidade e pressa, já ía tomando a água pelo gargalo; mas a ADAILDES me salvou do vexame quando trouxe copos.
A conversa com o ARI foi rápida, mas foi proveitosa.
“En passant”, abordamos o affair “MEDEIROS x PREVI”, que estava pipocando na rede.
Depois, intercalando um comentário sobre abordagens feitas por conselheiros em AGOs/AGEs, falamos informal e rapidamente sobre um assunto de interesse da AAFBB na área de seguros.
Fiquei de entrar em contato com o ERNESTO M. PAMPLONA, Vice-Presidente do VISEB.
Eu e o ARI encerramos nossa breve, mas frutuosa conversa, me despedi de ADAILDES e CRISTINA, e fui almoçar.
No caminho cruzei com meu amigo JÚLIO ALT. Ele, sempre sorrindo, me deu um caloroso abraço. Não precisou falar nada. Aquele abraço e a expressão dos olhos disseram tudo. Ele me aliviou de uma gafe que eu havia cometido em relação a ele quando da comemoração do baile de posse da nova diretoria da AAFBB, na MAISON LEFFIÉ, na Rua da Carioca.
Querido amigo, felicidades a você e à sua esposa  VALÉRIA!!!
Como tenho de estar atento para fazer anotações, sempre procuro sentar em uma cadeira de ponta perto da mesa principal. Outros dois motivos que me levam a isso são a luz ofuscante (aí uso óculos escuros) e a surdez, que já é outra sequela da idade.
Do meu lado, sentaram-se o NELSON LEAL, o WALDYR ARGENTO, e o MÁRIO BASTOS.
Mas o MÁRIO BASTOS, maquiavélico e, “em conluio” com o JOSÉ MAURO CORDEIRO, chamaram o WALDYR ARGENTO para representar o CODEL na mesa principal. E lá se foi o WALDYR ARGENTO... sentar ao lado do JOSÉ MAURO.
E, por falar em JOSÉ MAURO, ele me chamou à parte para tratar, em  nome do ERNESTO PAMPLONA, que estava ausente, sobre o assunto de seguros que eu havia abordado com o ARI SARMENTO. No dia seguinte, encaminhei  para o JOSÉ MAURO, via e-mail, cópia das informações relativas ao tema.
O MANCHA, que fazia um esforço imenso para substituir à altura a charmosa Chefe de Cozinha FABIANA, que está de férias, anunciou o almoço.
MANCHA, cá entre nós, todos reconhecem sua educação refinada, simpatia e esforço, mas ninguém bate o charme e a beleza da mulher brasileira, ainda mais do monumento que é a FABIANA.
Aí segue o cardápio:
De entrada uma deliciosa salada de legumes com maionese.
De prato principal, arroz de passas e um rosbife com molho de ferrugem. Supimpa!!
De sobremesa, torta de limão ou mamão.
Tudo, como sempre, acompanhado de bebidas diversas, sucos e vinhos tinto e branco. 
Do meu lado, o MÁRIO BASTOS se esbaldava. Ele não nega sua descendência portuguesa e italiana. É um apreciador nato da boa comida.
Na ausência de LORENI DE SENGER E CÉLIA LARÍCHIA, que se encontravam em Brasília, resolvendo assuntos da CASSI, o ARI SARMENTO falou, representando a AAFBB.
ARI SARMENTO salientou o momento importante por que passamos, com decisões sérias que estão sendo tomadas em relação à CASSI, em face da Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, que, forçosamente, causará um impacto negativo muito grande para o custeio das empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde de seus empregados, aí incluída a CASSI.
O outro assunto importante que o ARI SARMENTO abordou e que está no   foco da AAFBB, é a proximidade das eleições para a CASSI e a PREVI.
Em relação às eleições para a CASSI, ARI SARMENTO noticiou que a associação defenderá a CHAPA 3.
A CHAPA 3 é composta por quadros do mais alto nível, e é liderada pelo companheiro CLÁUDIO FORTES SAID-PI, que é o candidato a Diretor da DIRETORIA DE SAÚDE E REDE DE ATENDIMENTO.
Os demais candidatos são: CONSELHO DELIBERATIVO: ERNESTO M. PAMPLONA C. REAL – RJ – Titular, e BRUNO VIDAL – DF – Suplente; ROBERTA HESS – PR – Titular, e ÉRICA MENDONÇA – SP/BA – Suplente; CONSELHO FISCAL: IVANILSON LUZ – GO – Titular, e ODILON GAMA – RJ – Suplente.
A votação para a CASSI ocorrerá de 16 a 28 de março e, em outros artigos especialmente dedicados às eleições na CASSI, faremos exposições mais detalhadas dos membros da CHAPA 3, incluindo informações complementares sobre como será processada essa votação, para solidificação das orientações aos associados mais idosos, e informações pessoais e profissionais mais detalhadas de seus membros.
O almoço transcorreu tranquilo e, dessa vez, não houve grande concorrência de associados.
Ninguém se propôs a discursar e nem o Bento compareceu.
Em compensação, tive uma surpresa.
Já fui criticado e elogiado por muitos por fazer elogios a trajes femininos em eventos de gala neste blog, algo no estilo do que o admirável Ibrahim Sued fazia em sua coluna social.
Mas, desta vez, a pedidos, o alvo masculino foi o meu guru e amigo GILBERTO SANTIAGO.
Embora fosse um almoço entre amigos, ele trajava uma elegantíssima e bela camisa de seda negra bordada com fios dourados, com gola chinesa, confecção Valentino. Certamente ele a comprou em Roma, na recém-inaugurada boutique Valentino, na Piazza di Spagna, ao lado do Palazzo Mignanelli, sede criativa da marca.
Parabéns amigão GILBERTO SANTIAGO. Gaste seu suado dinheiro com você, com sua elegância e com sua saúde.
Também estou no seu  time.
Quando tinha 30 anos me chamavam de “gostoso”. Agora me chamam de “gastoso”.
Teve um pensador que disse:
“A vida não é completamente boa e nem completamente má. Ela é entremeada de momentos bons e momentos maus.”
Então, companheiros, vamos tratar de fazer a nossa parte: rir bastante, ser irreverente com a vida, curtir nossos amigos, evitar os momentos maus e criar momentos bons.
Afinal, a vida é uma aventura que merece ser vivida.

Um abraço em todos.

ADAÍ  ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

2 comentários:

  1. AAFBB - Campina Grande - PB2 de março de 2018 às 14:43

    EXCELENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratos Companheiros,

      Quando vierem ao Rio, não deixem de visitrar a Sede da AAFBB, no Centro.
      Vale a pena.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir