quarta-feira, 7 de março de 2018

PORQUE ESCOLHI A "CHAPA 3 - VOCÊ NA CASSI"


Companheiros,

Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes.
Alegam que outras chapas têm nomes de grande projeção e tradição, têm companheiros com experiência em eleições anteriores, alguns já atuaram na CASSI, etc.
Apresento adiante as razões de minha escolha.
Estamos enfrentando situações e adversários novos.
A sustentabilidade da CASSI, apesar dos duros acordos mantidos com o BB, voltou a apresentar um descasamento constante e crescente entre o que se arrecada e o que se gasta para manter um nível satisfatório de atendimento prestado pela CASSI.
Realisticamente falando, estamos novamente em déficit.
E não se descortina qualquer perspectiva de solução fácil para esse problema, pois os custos médicos continuam a aumentar enquanto cresce   o achatamento salarial.
E agora, para piorar o que já estava ruim, surge a arbitrária, açodada, e unilateral Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que, pela sua secretaria com o nome pomposo de CGPAR-Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, elaborou essa aberração que atropela direitos conquistados a duras penas por planos de saúde de autogestão de empresas estatais.
Essa nova medida governamental arbitrária que nos está sendo enfiada goela abaixo, com limitada margem de manobra, acrescentada à situação periclitante de déficit crescente que já enfrentávamos,  vai exigir que os novos dirigentes da CASSI tomem medidas audaciosas e criativas para que a CASSI não sucumba de vez.
Não há como fugir dessa dura realidade com que se defronta a CASSI no atual momento.
Dentro dessa ótica, penso que colegas jovens, cheios de energia, com excelente formação acadêmica, com brilhantes atuações funcionais e inovadores, são os atores ideais para enfrentar esses novos tempos dentro da CASSI.
Vi nos componentes da CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, todos os aspectos que citei acima e que os capacitam a tirar a CASSI dessa situação desesperadora. Não vai aí nenhum demérito a qualquer dos companheiros que construíram o gigantismo da CASSI na área de assistência na saúde.
Muito pelo contrário, penso que esses colegas terão o papel vital de partilhar as experiências e vivências que tiveram na construção da grandiosa CASSI, uma das maiores operadoras de planos de saúde da América Latina.
Mas volto a frisar: os tempos são outros.
Mudanças radicais na concepção estrutural da CASSI, como determinados aspectos do princípio da solidariedade, bem como na sua parte operacional, com a introdução de uma verdadeira revolução na área de TI (Tecnologia da Informação) que abranja todo o leque de atuação da CASSI, e aperfeiçoamentos na área de atendimento aos associados, como a criação de um cadastro on-line com todo o histórico médico dos associados, são tarefas para uma nova geração de dirigentes.
Essas são decisões necessárias e urgentes que, pela sua audácia, abrangência, criatividade, inovações duras e até antipáticas, poderiam vir a denegrir as exitosas e reluzentes biografias dos atuais dirigentes.
Quanto mais idosos nos tornamos – e pertenço a esse time – tendemos a ser mais conservadores e nos tornamos menos flexíveis para aceitar determinadas mudanças que se impõem pela força da realidade.
Por tudo isso, no atual momento, sou partidário da renovação de valores.
Essa é a razão primordial que me leva a votar na “CHAPA 3 -  VOCÊ NA CASSI”.
SAÚDE PARA TODOS!!

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                 



                              

2 comentários:

  1. Amigo,

    Gostei do artigo.
    Você não escondeu nada. Não jogou o lixo embaixo do tapete.
    Foi sincero.
    Seja qual for a chapa que ganhe, não vão conseguir fazer milagres.
    A coisa mais certa em seu artigo foi prometer muito trabalho e luta de quem quer que for eleito para salvar a CASSI da atual situação.
    O resto é demagogia.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Você acertou na mosca.
    Muito trabalho, luta e duras mudanças é o que os novos dirigentes da CASSI vão ter pela frente se quiserem de fato salvar a instituição.
    Ninguém mais vai aceitar discursos demagógicos e vãs promessas.
    Estamos em uma situação urgente e com escassas alternativas.
    Parabéns pela objetividade.

    Abraços

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir