sábado, 10 de março de 2018

DEBATE PROMOVIDO EM 09.03.2018, PELO CONSELHO DE USUÁRIOS DA CASSI DO RIO DE JANEIRO


Caros Companheiros,

Foi extremamente importante a iniciativa do CONSELHO de USUÁRIOS da  CASSI no RIO DE JANEIRO de promover o debate em 09.03.2018, no Auditório do Edifício SEDAN do Banco do Brasil, entre os representantes das chapas que disputarão as eleições na CASSI de 16.03.2018 a 28.03.2018.
O evento foi aberto por REGINA MARÇAL, Coordenadora do Conselho de Usuários da CASSI no Rio de Janeiro.
Entre os organizadores e representantes desse simpósio da CASSI também ressalto, entre outros, a presença do Companheiro RICARDO TAVARES, Gerente da CASSI-RIO.
Foi aberto um espaço de cerca de 13 minutos para a apresentação dos representantes das quatro chapas inscritas na eleição.
Logo após, abriu-se um tempo para perguntas gerais e  espaço para as respostas dos representantes das chapas.
Muito embora, na abertura do encontro, REGINA MARÇAL tenha avisado aos presentes que o controle do tempo para cada exposição teria um controle rígido de tempo para que todos os palestrantes pudessem falar, não podemos deixar de elogiar o absoluto êxito na organização do simpósio, o que possibilitou que fosse acrescentado mais quatro rodadas de perguntas para cada representante de chapa.
Entre algumas perguntas feitas pelos presentes no encontro, ressalto a dúvida que angustiava a todos, inclusive este articulista, que era a defesa do princípio pétreo da Solidariedade, que era um assunto que se discutia a boca pequena entre  os associados da CASSI.
Para tranquilidade geral, todos os representantes das chapas foram enfáticos ao afirmar que iriam defender a cláusula pétrea da SOLIDARIEDADE na assistência a todos os associados da CASSI, sem restrições de número de dependentes e nem de idade.
Outro assunto, que gerou grande polêmica de opiniões, foi a forma como a CASSI e o BB iriam agir frente à Resolução CGPAR  23, de 18.01.2018.
Sem exceção, todos os representantes das chapas foram contra essa medida governamental arbitrária e unilateral, que vai comprometer duras e caras conquistas na legislação dos planos de saúde na modalidade de autogestão nas empresas estatais, aí incluída a CASSI.
Para ser objetivo  e  direto em minha opção inicial de chapa, que já havia revelado anteriormente neste blog -  a “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, exporei adiante, em linguajar bem coloquial, as razões que me levaram a essa escolha,   que indico a todos os associados da CASSI, agora alicerçada pela apresentação de CLÁUDIO FORTES SAID, candidato à Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, nas próximas eleições da CASSI.
Já tinha conversado sobre CLÁUDIO FORTES SAID com colegas que confio, conheço e que fazem parte da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, como ERNESTO M. PAMPLONA C. REAL e ODILON GAMA, ambos do Rio de Janeiro.
Todos me confirmaram que CLÁUDIO FORTES SAID (PI) era uma pessoa excepcional, com uma sólida formação acadêmica – é graduado em Física e Direito, com pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV) e Gestão de Sistemas de Saúde. É escritor e tem Capacitação em Gestão Estratégica. Foi gerente da CASSI na Bahia, São Paulo e Distrito Federal, de 1996 a 2004.
No BB, foi gerente do CESEC-Petrolina (PE), gerente da CABB (Central de Atendimento BB) de São José dos Pinhais (PR) e CABB  de São Paulo (SP), gerente de Divisão na Diretoria de Varejo e de Cartões no (DF) e (SP). Retornou à CASSI em 2016 como Gerente Executivo na Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes.
Depois de ter examinado esse curriculum funcional de elevado nível e diversidade, e após as referências pessoais que me foram passadas pelo ERNESTO PAMPLONA e pelo ODILON GAMA, muitos poderiam pensar que foram esses os motivos para eu ter optado pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
NÃO! Toda essa rica formação acadêmica e a vitoriosa e diversificada trajetória funcional  não eram suficientes para que eu tomasse uma decisão definitiva.
Precisava conhecer pessoalmente CLÁUDIO FORTES SAID. 
Nesta altura da vida, costumo ser extremamente meticuloso e cuidadoso nas minhas escolhas.
O debate promovido em 09.03.2018 pelo Conselho de Usuários da CASSI seria a oportunidade ideal para conhecer os candidatos das outras chapas e, especialmente, o CLÁUDIO FORTES SAID, da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
Bem cedo, tomei uma ducha fria, peguei um táxi (R$ 120,00) e fui, meio cambaleante, com minha bengala,  para o SEDAN.
O esforço e a despesa compensavam o comparecimento àquele encontro. Tomei um café puro e fui a primeira pessoa a chegar ao auditório.
Fui conduzido e prestimosamente auxiliado pela GIGI que trabalha na AAFBB.
Logo depois, chegaram a REGINA MARÇAL, o RICARDO TAVARES e outros organizadores do simpósio.
Sentei na primeira fila, mas logo depois fui para a terceira fila, ao lado do NELSON LEAL. 
Na quarta fila, atrás de nós, ficaram o GILBERTO SANTIAGO e a CÉLIA LARÍCHIA.
O primeiro a falar foi justamente o representante da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, o CLÁUDIO FORTES SAID.
De cara, fiquei impactado com sua capacidade de comunicação, com a objetividade, concisão e forma brilhante e entusiástica com que expôs, em apenas 13 minutos, todo o Programa da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”.
Na segunda fase do encontro, que eram as perguntas para todas as chapas e as perguntas específicas para cada candidato de per si, CLÁUDIO FORTES SAID deu um verdadeiro show de apresentação.
Falou sobre vários aspectos importantíssimos para a sustentabilidade para a CASSI, como uma análise prévia, durante e depois de procedimentos cirúrgicos, dentro de hospitais, para análise de gastos, muitas vezes excessivos e desnecessários, de materiais cirúrgicos e de diárias hospitalares, de custo altíssimo e muitas vezes dispensáveis. Isso traria uma redução imensa nos custos com procedimentos cirúrgicos, que são um dos gastos mais altos no rol de despesas da CASSI.
Outro aspecto importantíssimo, que CLÁUDIO FORTES SAID detalhou com maestria   foi a ampliação e modernização do sistema de   TI (Tecnologia da Informação) da CASSI.
Em meu artigo “Porque Escolhi a “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, de 07.03.2018, neste blog, abordei esse tema, que é outra área que pode propiciar economia considerável nos custos da CASSI.
CLÁUDIO FORTES SAID apresentou as formas mais adequadas de promover conversações e acordos para contornar as limitações que nos foram impingidas de forma autoritária e unilateral pela Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018. Como alto executivos em várias áreas do BB, CLÁUDIO FORTES SAID, tem a experiência e o gabarito para promover tais entendimentos com sucesso.
Um outro aspecto delicado e importantíssimo na CASSI é a manutenção da Cláusula Pétrea da SOLIDARIEDADE. Ele dissertou sobre os vários aspectos benéficos para a CASSI, da manutenção da Cláusula Pétrea da SOLIDARIEDADE na CASSI.
Que me perdoem os demais representantes das chapas,  mas minha escolha, decididamente foi a “CHAPA – 3 – VOCÊ NA CASSI”.
CLÁUDIO FORTES SAID é o tipo de pessoa que se entrega por inteiro, com coração e fé em qualquer projeto em sua vida. É uma pessoa que passa confiança e energia em tudo que faça.
Passa  entusiasmo a todos que o cercam.
É uma pessoa habilidosa, decidida e que tem a nata e instintiva capacidade de pressentir oportunidades e detectar armadilhas à sua frente, sejam pessoais ou profissionais.
Por tudo isso, minha escolha pela “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI”, foi consolidada.  
Tinha um amigo que, quando descrevia uma pessoa como CLÁUDIO FORTES SAID, usava expressões, em tom jocoso, como “esse cara dá nó em pingo d’água”, “dá rasteira em sapo e milho a borboleta”, “mata cachorro a grito e elefante a peteleco.”
Prefiro um chiste antigo e que se encaixa como uma luva às necessidades da PREVI na presente quadra: “É um mestre na área de vendas. Tem lábia e consegue vender geladeira a esquimó”.
Esse é o homem certo para resolver os problemas da CASSI.
CLÁUDIO FORTES SAID, parabéns pela sua excepcional apresentação no Encontro promovido pelo Conselho de Usuários da CASSI.
Companheiros, por todas essas razões conclamo-os a votarem pela   vitória  da “CHAPA 3 – VOCÊ NA CASSI” e de CLÁUDIO FORTES SAID, para a Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento .

Abraços em Todos

ADAÍ ROSEMBAK
Associado   da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

                                



2 comentários:

  1. Então todos foram preparados para responder as perguntas e se sairam bem. A questão é o depois, digo o dia a dia na qual as promessas de campanha ficam esquecidas ou impossiveis de serem implementadas.

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de fazer o mesmo pela chapa da Celinha na Previ, viu meu caro?

    ResponderExcluir