sexta-feira, 30 de novembro de 2018

PREVI e AAFBB em FOCO - 30.11.2018


CARTILHA DOS PENSIONISTAS – 28.11.2018

Caros Companheiros,

Estamos atravessando uma quadra difícil em relação à defesa de nossos interesses.
A luta pela sustentabilidade da CASSI está prestes a ser definida.
Os titulares de nossas entidades e das associações representativas dos interesses do funcionalismo estão ultimando, em conjunto com a CASSI,  a elaboração da proposta final a ser encaminhada ao BB.
Paralelamente, estamos sofrendo ameaças diversas provindas do Ministério da Fazenda, de privatização do BB, no todo ou em partes.
Qual o sentido de privatizar empresas bem-sucedidas de nossa economia como o BB, a Caixa Econômica e outras, que geram lucros vultosos para o Governo Federal, sem contar que elas financiam um universo de segmentos na iniciativa privada que fortalecem a economia do país, e ajudam a diminuir o desemprego?
Ademais, exercem um papel social junto à população mais desassistida ao manter agências nos rincões mais longínquos do país.
Para que então essa chamada privatização? Para provar uma teoria de liberalismo econômico radical, centrada na linha de ensinamentos da Universidade de Chicago, conhecida como o mais conservador e importante centro da defesa do liberalismo econômico mundial?
Esses conceitos podem até ter dado parcialmente certo nos Estados Unidos, mas decididamente não são modelos a serem implantados à risca em um país como o Brasil.
A história econômica americana é completamente diversa da brasileira.
Por isso, as soluções são diferentes.
Qual é o sentido de privatizar instituições lucrativas, enxutas, bem organizadas, atuantes, modernas e que só trazem benefícios para a população?
Se é para seguir à risca a cartilha da Universidade de Chicago, que se comece por eliminar empresas que dão prejuízos e outras que nunca saíram do papel, tendo como exemplo a EPL – Empresa de Planejamento e Logística, responsável pelo Projeto do Trem-Bala, que nunca construiu nada.
É de se salientar que algumas dessas empresas fantasmas pagam salários nababescos, as vezes maiores do que o de empresas estatais lucrativas.
Nesse contexto nebuloso, precisávamos de notícias otimistas e alvissareiras para levantar nosso ânimo.
Foi quando recebi o convite da AAFBB para assistir a uma palestra sobre a Cartilha dos Aposentados, que foi ministrada por altos executivos da PREVI, no dia 28.11.2018, no auditório da AAFBB.
Percebi de imediato que era um evento imperdível e de alto nível.
Cheguei com meia hora de antecedência e várias cadeiras no auditório já estavam ocupadas.
Troquei algumas palavras com o LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS, Coordenador de Núcleo na PREVI, mas a premência na organização do evento o obrigou a interromper nossa conversa.
Em pouco tempo o saguão ficou lotado.
Componentes dos órgãos dirigentes  da AAFBB compareceram em peso. Também marcaram presença membros do Conselho de Usuários da CASSI.
O Diretor   de Seguridade da PREVI, MARCEL BARROS,
                                  

abriu os trabalhos falando da importância do evento que abordaria o tema CARTILHA DOS PENSIONISTAS, um assunto  delicado para a  PREVI, em razão da dificuldade peculiar dos pensionistas, na sua maior parte idosos, em tratar de  assuntos complexos e  diversificados,  e dos quais não tem o necessário conhecimento, ainda mais considerando-se que os problemas que os levam à PREVI, como falecimentos de entes queridos,  empréstimos e outros,  os deixam emocionalmente abalados.
MARCEL BARROS encerrou sua apresentação e deu espaço para o  início da palestra, pois tinha outro compromisso funcional.
Mas, antes de se ausentar, MARCEL BARROS, gentilmente, me apresentou à PAULA GOTO, Diretora de Planejamento da PREVI.
                                   

Confesso, sem qualquer exagero, que foi um dos momentos mais emotivos e prazerosos que já tive desde que criei este blog.
PAULA GOTO é uma mulher jovem, envolvente, carismática, bonita, voz suave e firme, que tem um notável preparo técnico em sua área, e uma atuação altamente exitosa na Diretoria de Planejamento da PREVI.
Eu a abracei efusivamente. Eu já queria a conhecer pessoalmente há muito tempo.
A emoção era tanta que, aliada ao frisson do momento,  esqueci de tirar uma foto com ela para colocar neste artigo.
PAULA GOTO tem um destaque especial neste blog, que vou relatar de forma sucinta.
Lancei dois artigos  na defesa de sua pessoa (“Uma experiência valiosa”, de 04.06.2018, e “Complemento ao artigo anterior “Uma experiência Valiosa” ”, de 05.06.2018), em que defendi PAULA GOTO no episódio de sua habilitação  para o desempenho da função de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ. 
Outros   blogueiros como o MEDEIROS e o ARI ZANELLA também publicaram notas em defesa de PAULA GOTO.
Esse assunto rendeu muita celeuma à época e, confesso, ainda não me conformo com a inabilidade como a matéria foi conduzida.
PAULA GOTO ficou no meio de uma polêmica injustificável que causou um desgaste pessoal muito grande.
O que efetivamente importa é que hoje PAULA GOTO é a vitoriosa e prestigiada Diretora de Planejamento da PREVI.
Querida PAULA GOTO, auguro   cada vez mais sucesso em sua carreira funcional, felicidades em sua vida pessoal e que Deus a proteja!!
Dando sequência à palestra, o Gerente de Núcleo LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS, passou a palavra para a representante da PREVI, DENISE MIRANDA DA ROCHA DE OLIVEIRA, que coordena a  área INSS/PRISMA.
DENISE deu um verdadeiro show de bola. Ela conhece a matéria a fundo. Atendeu a inúmeras dúvidas dos presentes sobre os mais complexos problemas que envolvem legislações específicas. Utilizou-se de atualizadas projeções de gráficos para proporcionar uma apresentação mais inteligível dos assuntos apresentados.
DENISE falou por quase duas horas. Haja fôlego.
LORENI de SENGER
                                  


e CÉLIA LARÍCHIA
                                   

tiveram de se ausentar do evento pois viajariam para Brasília para participar de encontro relativo à finalização da proposta a ser apresentada ao BB sobre o equacionamento da sustentabilidade da CASSI.
A seguir, LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS tomou a palavra e passou a falar sobre a parte da assistência prestada pela PREVI aos pensionistas.
Também discorreu amplamente sobre a CAPEC.
Da mesma forma que o processo de assistência junto à PREVI e o INSS são distintos, a CAPEC também segue um caminho peculiar.
O titular do pecúlio precisa estar atento à nomeação do beneficiário do pecúlio, em caso de mudança em seu estado social, como separação, nova união, etc.
Também precisa manter sua documentação junto à PREVI atualizada.
É sempre importante estar atento a esse aspecto, a fim de evitar surpresas desagradáveis quando vier a solicitar qualquer direito ou benefício.
LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS deu informações preciosíssimas sobre a assistência prestada pela PREVI que se distingue da assistência prestada pelo INSS, que foi objeto da palestra de DENISE MIRANDA ROCHA DE OLIVEIRA.
São processos com diferenciações de documentos, prazos e outras características específicas.
Mas tudo é conduzido junto à PREVI.
Não vou me aprofundar em detalhes técnicos nem na abordagem de casos singulares, senão este artigo vai ficar maçante e se transformará em um verdadeiro tratado.
O importante é que a CARTILHA DOS PENSIONISTAS está disponível no site da PREVI e é constantemente atualizada pela PREVI, acompanhando a mudança da legislação.
A CARTILHA DOS PENSIONISTAS deve ser acessada no site da PREVI para estudo constante e esclarecimento de dúvidas.
Registro aqui a falta de fotografias no GOOGLE e YAHOO dos expositores e organizadores do evento. 
 Só consegui localizar as fotos de MARCEL BARROS e PAULA GOTO para colocar nesta nota.
É importante que esse registro fotográfico seja feito para ressaltar os artigos e tornar os expositores reconhecidos pessoalmente.
Ao final da apresentação do LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS, aproveitei um lapso de tempo, e fui conversar com MÁRCIA CASTRO MOREIRA, Gerente Executiva da GEBEN-Gerência de Benefícios da PREVI, que estava acompanhada pelo responsável pelo suporte físico do evento, FELIPE VELASCO CODI, da Gerência de Vínculo e Arrecadação da PREVI.
Entre vários tópicos, dirigi a MÁRCIA CASTRO MOREIRA, a pergunta principal que quis fazer para o LUIZ CLÁUDIO DA CONCEIÇÃO MARINS e, mais diretamente, para o Diretor de Seguridade da PREVI, MARCEL BARROS, mas que não foi possível pela premência na organização da apresentação.
Aí vai a vital questão:
A PREVI NÃO VAI MAIS PRESTAR ATENDIMENTO PERSONALIZADO NA SEDE DA PREVI NO EDIFÍCIO MOURISCO, NO RIO DE JANEIRO?
Seguem algumas perguntas a respeito dessa diretiva:
- Está sendo adequado   o atendimento a pessoas idosas com carência de visão e audição e que têm flagrante dificuldade para lidar com assuntos burocráticos complexos? É de se observar que, quando vão à PREVI, normalmente vão acompanhadas de parentes mais jovens para os auxiliarem.
- Como está sendo feita a checagem de documentos pela PREVI? Observei que, em idas à PREVI, os funcionários que prestavam o atendimento, solicitavam aos participantes a apresentação de documentos originais com autenticações, etc. Como isso está sendo feito à distância? E o preenchimento de formulários da PREVI, que eram feitos no ato do atendimento personalizado?
- Muitos idosos não têm computador (conheço um que, imaginem, ainda tem máquina de escrever!! É fato.).
O imposto de renda pela internet é feito por terceiros.
Mas e os assuntos da PREVI e INSS? Os netos querem distância dessas coisas que não fazem parte de seu universo de interesses. Como esse serviço está sendo prestado atualmente?

Poderia abordar outros problemas enfrentados pelos aposentados.  Lembro-me  que encontrei alguns que residiam em outras cidades e que se deslocavam até o Rio de Janeiro e se hospedavam em hotéis para comparecerem cedo na sede da PREVI no Mourisco, para resolverem diversos assuntos referentes a, principalmente, falecimento de cônjuge, aposentadoria, pensão,  dependentes, regularização de documentos, etc.

O fato é que o trabalho da PREVI é multifacetado.

Seus dirigentes têm de dar atenção prioritária à diversidade de investimentos do fundo de pensão para obter retornos suficientes que cubram a cobertura dos planos de benefícios e que, dentro do possível, também propiciem superávits.

Paralelamente, têm de prestar assistência aos aposentados, às viúvas, dependentes, etc. em uma imensa variedade de atendimentos peculiares.
Esse é um atendimento difícil, complicado, demorado, trabalhoso e que exige pessoal altamente qualificado, que tenha maturidade, compreensão, paciência e empatia para dar um atendimento adequado e humanizado para esse público diferenciado.
E, o que é pior: esse tipo de atendimento só dá despesas.
Mas é preciso enfatizar que esse é um dever a ser assumido da forma mais eficiente e humana possível pela PREVI.
Por tudo isso, é perigoso fazer cortes de custos e modernizações nessa área, como a atual eliminação do atendimento personalizado, sem que a qualidade, e diria, até a concretização do atendimento, seja comprometida.
Fica a Mensagem.
De resto, agradeço a extrema paciência, simpatia e compreensão de que fui alvo por parte de MÁRCIA CASTRO MOREIRA. Entendo que é frustrante perseguir o perfeccionismo em um país com tantas carências como o nosso. Mas temos de continuar lutando.
A administração da AAFBB está parabenizada por acolher em sua Sede uma apresentação com a grandeza e o sucesso da “CARTILHA DOS APOSENTADOS”, promovida pela PREVI.  
Sugerimos, inclusive, que, se possível, o CODEL promova apresentações sobre o tema, abordando aspectos parciais, em tempo reduzido, em suas assembleias bimensais, que contam com a presença de representantes de outros estados. 
É importante que esses preciosos ensinamentos tenham um efeito multiplicador e que todos os associados tomem conhecimento   dessas preciosas informações.
Parabéns à PREVI e à AAFBB!!
A palestra foi um sucesso absoluto!!
Estamos no aguardo da próxima!!
Vocês foram maravilhosos!!
Abraços em Todos!!

Atenciosamente

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

10 comentários:

  1. Caro colega,
    Acho que essa palestra deve ter sido interessantíssima.
    Mas embora não conheça os projetos da PREVI, acho que o ideal mesmo é aprimorar uma Cartilha dos Pensionistas no site da PREVI e alertar os associados sobre as mudanças. E insistir nessa tecla.
    Isso certamente os obrigarão a acessar o site da PREVI.
    As suas colocações sobre as dificuldades dos idosos são válidas e considero um absurdo o não atendimento personalizado na PREVI. Que economia é essa? Se o problema é demorado e difícil de resolver pessoalmente, muito mais demorado e difícil o será por telefone ou pela internet.
    Não vai dar certo e sairá muito mais caro.
    Ri um pouco sobre o associado que usa máquina de escrever. Também conheço uns dois que usam máquina de escrever.Impressionante.
    O seu artigo foi bom. Valeu.

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    1. Caro Anônimo,
      Concordo com praticamente tudo o que você colocou.
      Acho mesmo que uma Cartilha dos Pensionistas no site da PREVI, com atualização constante é muito importante.
      Mas apesar de grande parte dos aposentados atuais procurar se atualizar com o uso de computadores e com a internet, a maioria tem a assistência de pessoas mais jovens, parentes ou instrutores na área de TI. Essa é uma boa parceria pois os jovens ganham uma graninha e os mais idosos ficam orgulhosos e felizes no manuseio de computadores.
      Mas, como você, penso que o atendimento personalizada na sede da PREVI no Mourisco, não deve ser eliminado pelas razões expostas no artigo.
      Não deixe de comparecer a esse tipo de palestras. Fiquei maravilhado.

      Abraços

      Adaí Rosembak

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  2. Adaí,

    Reconheço seus sentimentos na sua manifestação em relação a Paula Goto. Também acompanhei aquela novela entre a PREVI e a PREVIC. Foi deprimente.
    Mas o que mais gostei em seu artigo foi quando o senhor falou sobre a eliminação do atendimento personalizado na PREVI. É o fim da picada a PREVI fazer isso. Não vão economizar um único centavo e só vão piorar, tumultuar e encarecer o atendimento aos associados. É uma medida sem pé nem cabeça.
    Espero que a PREVI reveja essa medida.
    De resto o artigo foi muito bom especialmente quando o senhor aborda os atuais problemas que o BB, a CASSI e a PREVI enfrentam.
    Adiante companheiro, ou Vamos que vamos, como diz o Medeiros.

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    1. Caro Anônimo,

      Vamos por partes. A Paula Goto é uma dirigente fabulosa. Coloquei este blog à disposição para que ela faça um relato de seu trabalho e atuação dentro da PREVI. Mas acho que ela tem tanto trabalho que não vai encontrar tempo livre para fazer isso.
      Em relação ao atendimento personalizado, concordo plenamente com o que você diz.
      Acrescento que sempre converso com aposentados sobre esse assunto e, como eu já esperava, nenhum achou que a eliminação do atendimento pessoal iria dar certo, justamente pelas razões que apontei no artigo.
      Vamos ver se a PREVI retrocede nessa medida.
      Por fim, agradeço seu reconhecimento ao meu artigo.

      Abração

      Adaí Rosembak

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  3. Caro blogueiro,
    O senhor abordou vários assuntos.
    Mas acho que deveria ter dado mais prioridade às conversações que esperamos encerrem essa novela da CASSI e, mais importante ainda, as ameaças que pairam sobre o BB no projeto de privatização que vai ser foco no futuro governo.
    Não tem sentido privatizar o BB. É pura burrice.
    Em relação à eliminação do atendimento personalizado na PREVI é outro descalabro. Não tem sentido isso.
    Bom, espero que a PREVI reveja essa decisão.
    Mas a vida é assim mesmo. É uma corrida de obstáculos e de vez em quando caímos em um buraco. Mas saímos dele.
    Boa sorte e continue com seus escritos. Gosto de seu estilo.

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    1. Caro Anônimo,

      O acordo da CASSI e entidades com o BB, está em suas tratativas finais.
      Não sei afirmar em quanto tempo esse acordo estará costurado e assinado (ou não) pelo BB.
      Creio que o projeto de privatização do BB não terá futuro. O BB é uma galinha dos ovos de ouro para o governo. Concordo com você que seria burrice privatizar o BB e a Caixa.
      Quanto à eliminação do atendimento personalizado na PREVI acho que isso não vingará.
      Talvez alguns atendimentos simples possam ser feito por telefone. Mas o resto, a experiência levará a PREVI a retroceder e dar atendimento personalizado.
      Vamos esperar e ver o que vem pela frente.

      Abraços

      Adaí Rosembak

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  4. KKK... Acha que essa turma da PREVI está se incomodando com a gente?
    Ganham horrores, mais bônus e outras vantagens e a gente ....ó, na pindaíba.
    Alguma coisa está errada nesse angu.
    Os ministros do STF têm aumento de 16/% e querem cortar a nossa CASSI na carne.
    Isso é uma covardia.
    Não sei onde vamos parar.

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    1. Caro Anônimo,

      Até entendo a sua revolta. Hoje em dia estamos (e aí me incluo) tendo de eliminar uma série de despesas. Está sobrando mês no fim de meu benefício. A pindaíba é geral.
      Mas não concordo que a PREVI esteja nos deixando de lado.
      Existem limites estabelecidos dentro dos normativos da PREVI que tem de ser seguidos pela diretoria da PREVI.
      Mudar os normativos que regulamentam essas áreas têm inclusive de ter o aval de órgãos governamentais.
      Existem medidas em relação a outros órgãos como o aumento salarial do STF que estão em outras esferas de decisão governamental que fogem ao nosso controle.
      Quanto ao que os diretores da PREVI ganham é abaixo dos valores de mercado. O grande risco, no meu entender, é ter diretores inábeis na administração de nossos recursos.
      Esse é o grande perigo. A despeito de minhas colocações, gostaria de ganhar um pouco mais.
      Essa é a minha apreciação do assunto.
      Sei que serei alvo de ataques por minhas posições.
      Felizmente vivemos em uma democracia.

      Abraços

      Adaí Rosembak

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  5. Meu caro: O senhor em seus artigos sempre se opôs aos governos anteriores do PT. Agora está reclamando de Bolsonaro? Seja coerente.

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    1. Caro Anônimo,

      Sempre me opus aos governos de Lula e principalmente contra os governos de Dilma, com sua "economia criativa". Não existem milagres na economia.
      Ademais ela é uma ex-terrorista, estúpida, desbocada, violenta, grosseira, despreparada e inconsequente.
      O PT não poderia ter feito escolha pior para substituir Lula.
      O fato é que o petismo jogou o país no abismo.
      Quanto a Bolsonaro ele foi uma bóia a qual o povo se agarrou para o país não quebrar de vez.
      Torço para que Bolsonaro tenha sucesso e não cometa erros sérios que não o permitam cumprir seus compromissos com o Brasil.
      É por isso que escrevo este artigo. Que esta nota sirva como alerta.
      Por isso não sou incoerente.
      Você é que é petista reacionário e fascista!!

      Adaí Rosembak

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