quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A REAÇÃO DOS RADICAIS E O FOQUE NO FUTURO


Caros Companheiros,

Em relação ao artigo anterior “MOMENTOS DE REFLEXÃO”, de 04 do corrente, recebi alguns comentários extremamente raivosos e insultuosos.
Eu os deleto sumariamente. Este blog não é lixeira e nem divã de analista.
Adoro estar com amigos e debater sobre qualquer assunto de forma civilizada, mas a maturidade me deu a clarividência de me esquivar de qualquer contato com pessoas que são radicais, agressivas, inflexíveis, messiânicas, e apelam para  insultos e  agressões contra àqueles que discordam de seus pontos de vista.
Principalmente porque parto da premissa de que não somos os donos de qualquer verdade incondicional, mormente em assuntos que são de ordem social e humana e que, por essa razão, oferecem visões multifacetadas de análise, avaliação e solução.
A vida é curta e devemos valorizá-la e desfrutá-la com prazer e sabedoria.
Acabei de receber um excelente e elegante comentário, ao qual já respondi,  do companheiro NORTON SENG.
Eu e o NORTON SENG discordamos sobre diversos temas de nossa área. 
A decisão sobre o destino da CASSI é um deles.
Mas respeito muito as considerações do NORTON SENG.
Sempre leio com cuidado seus bem colocados comentários e já tive que recuar de muitas colocações em razão de suas observações.
Ele teve uma trajetória brilhante e gloriosa dentro do BB e hoje dedica suas energias e seu elevado nível intelectual na defesa de nossas causas.
Quanto à CASSI, ainda penso que perdemos uma oportunidade única para dar um término, por um longo tempo, a uma situação que nos oprime, causada pelo fato do “SIM” não ter atingido o “quórum” mínimo de votantes.
É preciso deixar claro que, enquanto estivermos submetidos a um esmagador descompasso de percentuais de reajustes, que foi, como  exemplo, o que ocorreu no ano de 2018,  quando tivemos o irrisório aumento  dos salários do pessoal da ativa (5%) e beneficiários da PREVI (2,06728%), frente a um aumento médio dos custos de planos de saúde de  19% (fonte: www.notícias R7.com), nunca teremos qualquer solução efetiva por um longo prazo, não só para a sustentabilidade financeira da CASSI como para qualquer outro plano de saúde.
Nas mãos da ANS, sob o Regime de Direção Fiscal, a solução para o problema da Sustentabilidade da CASSI, por óbvio, seguirá rumos diversos dos que haviam sido estabelecidos pelos órgãos componentes da Mesa de Negociações.
Mas isso são favas contadas. É passado.
Temos de centrar nossas energias para outros desafios que despontam no horizonte.
O BB e a PREVI estão no olho do furacão.
A propósito, transcrevo abaixo as oportunas manifestações na rede, dos companheiros PEDRO PAIM e JOSÉ ALVARES , no Resumo 5243, item 2.1 do informativo “bbfuncionários@yahoogrupos.com.br”, 
que retrata com absoluto realismo a encruzilhada em que se encontra nossa categoria frente ao avanço da tecnologia na área bancária que provoca desemprego em massa de membros de nossa classe profissional, em instituições bancárias, sejam privadas ou públicas, no mundo inteiro.
Leiam:

Dom, 4 de Ago de 2019 7:56 pm . Enviado por:


Caro JOSÉ ALVARES,
Perfeito seu entendimento da questão, porém não espere que pessoas, cuja visão sempre foi deformada pela cegueira política, vá compreendê-lo.
Ou o Banco do Brasil se moderniza e acompanha o que acontece no mundo dos negócios ou se transforma num tamborete de quinta categoria.
Neste caso, o BB não vai precisar de PDV (ou qualquer outro plano): ele vai se autodestruir!!

PEDRO  PAIM

Em seg, 29 de jul de 2019 às 20:18, JOSÉ ALVARES
Josealvares@hotmail.com
 
bbfuncionarios@yahoogrupos.com.br escreveu:

Não é o BOLSONARO, nem o PAULO GUEDES, e nem mesmo o Presidente do BB, que decide se o BB vai se modernizar e se adequar em termos de:
Quadro de pessoal; tipologia e topologia de pontos de vendas.
E muito menos em Estratégia de posicionamento mercadológico.
Tudo isso é definido pelo avanço da tecnologia empregada pela indústria bancária, aqui e no mundo.
Ou o BB se adéqua à situação ou é engolido pelos seus concorrentes.
Mas como aqueles que vivem de manter sob o seu jugo os funcionários do BB podem admitir isso?
Não o farão jamais, pois isso seria admitir o papel de sanguessugas que sempre tiveram, não se preocupando em oferecer aos seus afiliados a
oportunidade de se adequarem aos novos tempos.
Sempre estiveram muito preocupados com a manutenção das próprias "carreiras".
JOSÉ  ALVARES


Nada do que é dito aqui tenta disseminar um clima de pânico por demissões que, por certo, advirão da inevitabilidade desse movimento transformador.
Outros empregos serão criados em inúmeras outras áreas, que surgirão em razão dessa evolução tecnológica.
Isso faz parte do chamado processo da “Destruição Criativa” no mundo empresarial, conceito criado pelo economista austríaco JOSEPH SCHUMPETER.
Como exemplos recentes, podemos citar a introdução de robôs eletrônicos em linhas de montagem de fábricas, que provocou uma grande revolta de operários, que temiam o desemprego e que chegaram ao extremo de destruir esses novos equipamentos.
Outro caso clássico foi a recusa do grupo KODAK em introduzir a tecnologia da informática na fabricação de câmeras fotográficas digitais. 
Foi à falência.
Precisamos sim nos adaptar às mudanças dos novos tempos.
Elas sempre ocorreram e continuarão a ocorrer.
É o caminho inevitável causado pelo avanço da tecnologia.
Ao contrário do que se pensava inicialmente, a introdução dessas novas tecnologias aumentou a produção, baixou os custos, possibilitou a criação de produtos mais modernos e com mais recursos, aumentou o consumo e, acima de tudo, propiciou a abertura de novas fábricas e centros de estudos.
Acima de tudo, e independentemente de quaisquer mudanças que ocorram no avanço da ciência, precisamos seguir e nos apegar ao princípio bíblico de que o homem veio à Terra para ser feliz.
Temos de valorizar cada momento e cada ação em nossas vidas, que são criações divinas.
Com fé, determinação e paz interior superaremos os obstáculos que surgirem à nossa frente.
Temos de seguir caminhos positivos que promovam a paz e a glória em nossas vidas, nossa saúde e nosso crescimento espiritual e intelectual, e repassar aos nossos filhos esses princípios de vida para que se tornem pessoas sadias, amorosas, felizes, cidadãos vitoriosos e que vivam em paz e harmonia com seus semelhantes.
Isso é o que realmente importa em nossas vidas.
Repito as palavras do escritor Matheus Novelli: 
“A vida é uma aventura que merece ser vivida.”
Vivam em paz e sejam felizes.

Grande abraço em Todos.

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Como fazer para demover os radicais? Não tem jeito. Perca as esperanças.
    Essa gente só entende a linguagem da violência. Por essa razão é que os militares tomaram o poder em 1964. Caso contrário, haveria uma guerra civil.
    Então, os esqueça.
    As mudanças estão começando a aparecer. Hou a da previdência. Virão outras.

    ResponderExcluir