terça-feira, 13 de agosto de 2019

FUTURO DA CASSI


Caros Companheiros,

Serei breve em minha introdução.

Estamos nos defrontando com a realidade da intervenção da ANS na CASSI, sob o pomposo nome de Direção Fiscal.

Pela sua importância, repasso adiante, mensagem sobre o assunto do Presidente do Conselho Deliberativo da CASSI, Companheiro SÉRGIO FARACO.
                            


É de suma importância que, para a sobrevivência da CASSI, usando as próprias palavras de SÉRGIO FARACO em seu arrazoado, coloquemos a mão na consciência  e decidamos se desejamos ou não a continuidade da assistência que a CASSI nos proporciona.

Para tanto, é necessário que tenhamos juízo e coloquemos vaidades, querelas e questões menores de lado e decidamos corretamente.

Reflitam serena e profundamente sobre o assunto e tomem a decisão mais adequada sobre a matéria!

Ninguém mais será responsável pelo futuro da CASSI a não sermos nós mesmos.

Mais uma vez coloco a máxima judaica que diz:

“QUEM POR TI, SENÃO TU?”

Boa Leitura !!

Atenciosamente

ADAÍ ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB


SÉRGIO FARACO

Circula pelas redes sociais mensagem dizendo que a CASSI, por ser autogestão, não está sujeita à alienação da carteira e que ela tem 24 meses para se ajustar por força da RN 307 da ANS.

Esse entendimento é totalmente improcedente e muito perigoso porque pode levar os associados a tomarem decisões erradas.

A RN 307 não trata do regime de Direção Fiscal e sim de anormalidades menos graves.

Anormalidades graves ensejam a Direção Fiscal, que é regulada pela RN 316 e que prevê sim a alienação da carteira e não excepciona as entidades de autogestão.

Instalada a Direção Fiscal, a diretora que assumiu tem prazo de até 90 dias para solicitar todos os documentos e informações, realizar auditoria, elaborar seu relatório conclusivo e enviá-lo à ANS, sem dar conhecimento de seu conteúdo à CASSI. (Art. 6º da RN 316).

Concluído seu relatório, a Diretora Fiscal determina que a CASSI apresente dentro do prazo de 30 dias o PROGRAMA DE SANEAMENTO.

Ela frisou que não é um Plano e sim um programa, que tem que ser elaborado com base em dados reais e comprováveis.

Recebido o Programa ela o avalia e o remete à ANS.

O Programa terá que incluir os balancetes mensais projetados dos 24 meses seguintes demonstrando que mensalmente as insuficiências vão sendo corrigidas e que até a metade do prazo pelo menos 50% tenha sido atingido.

Compete à Diretora Fiscal propor à ANS a adoção de medidas, dentre as quais chamo a atenção para o Art. 6º, inciso VII, alínea "f": "a alienação da carteira da operadora ou a concessão de portabilidade especial a seus beneficiários, ou a decretação da liquidação extrajudicial ou o cancelamento da autorização de funcionamento ou do registro provisório, nas hipóteses previstas nesta Resolução."

Chama a nossa atenção o Art. 10 que diz:
Art. 10. O Diretor da DIOPE decidirá sobre a aprovação, rejeição, cumprimento ou cancelamento do Programa de Saneamento, intimando a operadora de sua decisão. (Redação dada pela RN nº 401, de 25/02/2016)
§ 1º Se aprovado, será proposto à Diretoria Colegiada da ANS o encerramento do regime de direção fiscal, permanecendo o Programa de Saneamento sob o acompanhamento da área de regimes especiais da DIOPE. (Redação dada pela RN nº 401, de 25/02/2016)

§ 2º Se não apresentado, rejeitado, não cumprido ou cancelado o Programa de Saneamento, poderá ser determinada pela Diretoria Colegiada da ANS a alienação da carteira da operadora, a concessão de portabilidade especial a seus beneficiários, a decretação de sua liquidação extrajudicial ou o cancelamento da autorização de funcionamento ou do registro provisório.

É absolutamente impossível a CASSI apresentar o Programa de Saneamento demonstrando que as irregularidades serão corrigidas paulatina e mensalmente durante os próximos 24 meses com base na arrecadação que o Estatuto atual permite (inclusive sem as receitas do Memorando de Entendimentos a partir de jan/2020).

“Consequentemente, para que o Programa atenda sua finalidade e possa ser aceito pela ANS, é rigorosamente indispensável que o Patrocinador e os Associados aprovem alteração estatutária que estabeleça a receita necessária para efetivamente sanear a situação econômica e financeira dentro do prazo de 24 meses.”

Essa decisão tem que ocorrer durante o período em que a Diretora Fiscal estará elaborando seu relatório (no máximo 120 dias), de modo que a Diretoria Executiva tenha tempo hábil para elaborar o Programa de Saneamento baseado em receita definida pelo Estatuto, cuja alteração terá que ter sido aprovada por 2/3 dos Associados votantes, sob pena de o Programa ser rejeitado pela ANS.

É demasiadamente importante que todos se conscientizem de que daqui a 150 dias (120 + 30), a continuidade ou não da CASSI não estará mais nas mãos do Patrocinador e do Corpo Social e sim do colegiado da ANS, caso não seja aprovada a tempo a alteração estatutária.

Portanto, este é um momento decisivo, em que todos nós, Associados, Patrocinador, integrantes da governança da CASSI, temos que colocar a mão na consciência e decidirmos se desejamos ou não a continuidade da assistência que ela nos proporciona.

Lembremo-nos de que, em caso de alienação da carteira, se houver interessados, nenhuma operadora do mercado irá aceitar sem cobrança por dependentes, por faixa etária, coberturas acima do rol da ANS, etc.

Além disso, não opinaremos sobre a condução da assistência e nem sobre os reajustes anuais. 

A propósito, matéria do jornal Folha de São Paulo, do dia 25/7/2019, informa que planos coletivos da Amil, Sul América, Bradesco e outras, administrados pela QUALICORP, tiveram reajuste de 19,98% nos boletos deste mês.

Os beneficiários não têm a quem reclamar, ou aceitam ou saem do plano.

Tenhamos juízo e coloquemos vaidades, querelas e questões menores de lado e decidamos corretamente.

E que os divulgadores de informações inverídicas com o objetivo de evitar a aprovação de alteração estatutária se contenham e se curvem ao interesse coletivo.

SÉRGIO FARACO

11 comentários:

  1. Estimado colega Adaí
    Sempre votei SIM, constrangido. Constrangido por um simples argumento: todo dinheiro da CASSI é dinheiro do BB. Contribuição de funcionário laboral, pós-laboral, pensionista ou contribuição direta do BB, tudo isso é dinheiro do BB. Logo, o único que pode resolver o problema da CASSI é o BB, quer aumentando a renda dos funcionários ativos e pós-laborais e pensionistas, quer aumentando a própria contribuição. Ele mesmo fez um contrato onde se integra na qualidade de PATROCINADOR! O BB argui limitações e, o pior, pretende quebrar o equilíbrio de forças que administra a CASSI, o que é injusto e nada enaltece a sua respeitabilidade e História. Aposentei-me muito bem há 33 anos com com 34 anos de trabalho, 31 no BB. Hoje minha aposentadoria exige mais restrições nas despesas do que nos meus tempos iniciais de vida pós-laboral. Mal suportarei esse aumento. O próximo,certamente, minha viúva não terá condições de suportar, como a maioria dos colegas não tem como suportar este aumento. Ou o BB se porta como Patrocinador ou, com aumento ou sem aumento das contribuições, a CASSI termina agpora num vergonhoso fiasco para a sociedade brasileira, porque o próximo aumento breve acontecerá, sem nem mesmo os assistidos serem consultados... O destino da classe média brasileira é inelutavelmente o SUS.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Edgardo Amorim Rego,

      Estamos sendo bloqueados por todos os lados.
      Paira sobre a CASSI, fundamentalmente, a carência financeira.
      Mas, é aquela velha estória: enquanto houver esperança temos de ir em frente.
      Concordo com quase tudo o que você disse.
      Mas não quero acreditar que o destino da CASSI seja cair na vala comum.

      Abraços deste amigo e admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Colegas,
    A verdade é que parece que querem privatizar o BB a qualquer preço. E para que isso ocorra é necessário reduzir o passivo.
    Atentem que os recursos para pagar a parte do BB dos aposentados e respectivos cônjuges são significativos.
    Por isso quem sair hoje do BB no PAC terão apenas um ano de Cassi.
    E o BB está fazendo a parte dele: aumentar ao máximo a nossa contribuição. Está também alterando o contrato entre CASSI e funcionários aposentados de forma a retirar artigos contra o patrocinador.
    Eu concordo com você, Adai. Temos que votar SIM. Porque caso contrário veremos o fim da Cassi. E varias pessoas darão boas risadas devido a nossa dificuldade de compreender a situação.
    Claro que o Judiciário será acionado. E se isso acontecer, quantos anos serão necessários para o processo transitar em julgado? Por isso devemos votar sim, E o famoso: ruim com a Cassi, pior sem ela.
    Celio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Célio,

      Concordo com tudo que você disse.
      Querem privatizar o BB de qualquer jeito e, para nosso espanto, não escondem isso.
      E, sim, para atingir esse objetivo, é preciso reduzir o passivo.
      Por isso, concordo com o que você disse.
      A CASSI está sendo levado ao canto do ringue sob uma saraivada de golpes.
      Temos de votar SIM rapidinho para salvar o que puder.
      Gostaria que fosse diferente. Mas não é.
      Você muito objetivo sobre recorrer ao Judiciário. Do jeito que a coisa está, repito sua pergunta: quantos anos para um processo transitar em julgado? Gosto muito dessa expressão "transitar em julgado". Grande ilusão, mas tem gente que acredita nisso e vai embarcar nessa canoa furada.
      Alguns por ignorância, outros por interesse, outros por revolta e outros... sei lá porque.
      Encerro a resposta com sua colocação:
      "Ruim com a CASSI, pior sem ela."

      Grande abraço

      Deste amigo e sincero admirador

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. CARTA RESPOSTA ABERTA PARA Adai Rosembak!!!! - Primeiro: gostaria de focar na expressão (nossos líderes?????) deveria ser, líderes de alguns!!!, porem "nossos" representa um universo muito amplo- segundo: provavelmente o colega mora na capital de algum grande estado por isto não percebeu ainda qu a CASSI já morreu só não a enterraram. há mai de 10 anos que moro em uma cidade a 150 km do Rio de Janeiro, cidade esta que possduem 60.000 habitantes, não temos médicos, hospitais, clinicas, ambulatórios e qualquer outra choupana para atender os 90 +- que são aponsentados e os da ativa que aqui moram, ou seja, estamos esquecidos. POREM! O DESCONTO DA MENSALIDADE NÃO É ESQUECIDA, pelo meu parco conhecimento vender o que não se tem para entregar, parece-me que se chama ESTELIONATO { E OS LÍDERES, O QUE FAZEM???} Respondo ( NADA!!!!!!!! ) Provavelmente estejam se beneficiando das benesses dos cargos que ocupam. [[ GOSTARIA DE SABE, POR QUE NO BALANÇO DA CASSI, CONSTA A VERBA ""RECIPROCIDADE"" ]] Já me informaram que representa o pagamento para alguns planos de saúde(sic) que não existem em algumas localidades, nas quais só atuam a CASSI. {[JÁ PERGUNTEI QUAIS ERAM ESTAS CIDADES ] NÃO OBTIVE RESPOSTA} Há pouco mais de 3 meses, fui removido, DE MADRUGADA, por uma ambulancia da SAMU para um hospital com suspeita de hemorragia interna ( Abdomem super distendido e com dores insuportáveis) O hospital era particular no hospital do SUS NÃO HAVIA VAGA. ///// AO PEDIR O RESSARCIMENTO DAS DESPESAS, SABE QUAL FOI A RESPOSTA IMBECIL QUE RECEBI DA CASSI? - PORQUE NÃO FOI PEDIDO A TRANSFERNCIA ???///, JÁ QUE EU ESTAVA EM UM QUARTO! E QUE DEVERIA TER ENTRADO EM CONTATO COM A CASSI MAIS PRÓXIMA ?? PERGUNTO -- TRANSFERÊNCIA PRA ONDE. * PARA O NECROTÉRIO* SERÁ QUE ALGUEM SE CONTORCENDO DE DOR VAI LEMBRAR E QUALQUER TRÂMITE BURRRROCRÁTICO. Nesta hora os nossos líderes ou estavam em algum coquetel promovido pela cassi ou dormindo placidamente no acochego de seu lar!! PARA TER ESTES LÍDERES, É PREFERÍVEL NÃO OS TER!!!!!

    VOU VOTAR NÃO

    Alberto Myrko Oliveira Santos ==Moro em Valença==nascido em 1943 (75 anos bem vividos)== e me aposentei com 32 anos de serviço

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. PARTE 1

      Caro Alberto Myrko Oliveira Santos,

      Vou lhe responder pois fui citado no intróito de seu arrazoado.
      Na atual conjuntura, todos temos algo a reclamar de qualquer plano de saúde.
      É só ler os jornais.
      A CASSI, para a classe média baixa, à qual pertencemos, apesar dos pesares, é o melhor deles todos.
      Valença (RJ), onde tive o prazer de trabalhar no BB local, é perto do Rio, de Volta Redonda e Barra do Piraí.
      Você já abordou tempos atrás o problema de saúde que você tem.
      Mas será que não havia condições de solicitar uma ambulância para o levar a uma dessas cidades maiores, que não são tão distantes de Valença RJ, e que possuem recursos de atendimento mais amplos e diversificados?
      Trabalhei em locais realmente distantes de grandes centros, isolados e sem recursos, como Maragogipe BA.
      Ocorrem coisas absurdas nesse Brasilzão.
      Sofri uma ameaça porque não concedi um empréstimo. O delegado da cidade, à época, me recomendou comprar um revólver porque não tinha condições de me dar qualquer proteção. Foi o que fiz.
      Em outra feita, metade do telhado da agência caiu em meio a um temporal. Se eu estivesse sentado na mesa certamente não estaria vivo hoje.
      Quando caía a energia e isso ocorria com muita frequência - tínhamos de tirar as baterias dos carros e ligá-las às máquinas.
      Em outra ocorrência, na casa que aluguei, uma coluna quebrou ao meio e parte da mesma caiu em meu braço. Perdi uma grande quantidade de sangue.
      Um "médico ou curioso" me deu uns pontos e colocou esparadrapos.

      - CONTINUA -

      Excluir
    2. PARTE 2

      Dias depois, tive um abcesso sério e fui levado às pressas para um hospital em Salvador BA, com o braço intumescido de sangue e pús, tratar adequadamente o problema.
      O médico que me atendeu em Salvador disse que eu corri o sério risco de perder o braço.
      E as estórias não param por aí.
      Eu lhe conto tudo isso, para lhe dizer que conheço o problema de carência de atendimento médico em áreas isoladas.
      É um problema de difícil solução ademais com a situação financeira pela qual passa a CASSI.
      Não pense você que tenho alguma benesse, em razão deste blog, de qualquer órgão ou associação.
      Não ganho nada para manter este blog. Aliás, só tenho despesas.
      Já tive meu computador infectado por 3 vezes. Gastei uma nota para reimplantar o sistema.
      Hoje procuro me proteger com um avançado sistema anti-vírus americano que também custa caro.
      Mas continuo a ser atacado por hackers, vírus e fake news! Agora mesmo estou profundamente aborrecido por ter redigido um artigo baseado em uma informação falsa - fake news - que recebi.
      Aproveito o ensejo para pedir desculpas aos companheiros que acessam este blog pelo erro de informação que cometi.
      Mas o blog é meu vício.
      Já me recomendaram abandonar "essa mania".
      Mas isso me dá uma grande satisfação e é um do grandes prazeres em minha vida.
      Gosto de escrever e, através deste blog, procuro fazer o bem sem ver a quem.
      Considero suas afirmações sobre nossos dirigentes extremamente levianas e irresponsáveis.
      Os dirigentes da AAFBB, que são os que mais conheço pelo fato de pertencer a essa associação,são pessoas dedicadíssimas, muito bem preparadas e competentes.
      Muitos têm uma rica e brilhante trajetória como administradores em diversas áreas do BB, outros são advogados, engenheiros, professores em diversas universidades e outras instituições, e hoje se dedicam à defesa de nossas causas.
      Muitos têm obras publicadas e que são de leitura obrigatória para atuais altos executivos do BB.
      Quando em viagens para participar de simpósios e encontros cansativos e que duram dias para resolver problemas de nossos interesses, entram pela madrugada estudando, preparando e revisando suas apresentações, e chegam a sacrificar sua própria saúde e o convívio com seus queridos familiares.
      Por isso é duro ler um parágrafo tão infame e tão ingrato como o SEU, que transcrevo abaixo:

      "Nesta hora os nossos líderes ou estavam em algum coquetel promovido pela cassi ou dormindo placidamente no aconchego de seu lar!! PARA TER ESTES LÍDERES, É PREFERÍVEL NÃO OS TER!!!!!"

      Faça o seguinte: Vote NÃO se quiser !!

      Mas depois que a CASSI acabar, vá choramingar e reclamar de seus males e do governo (ou dos governos) na esquina mais próxima - se encontrar alguém que o ouça.

      Segue uma máxima judaica que sempre repito:
      "QUEM POR TI, SENÃO TU?"

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Sr. Adair,
    Com muito saber e propriedade o colega Edgardo Amorim Rego expressou o que de forma rudimentar e de certa maneira agressiva, tentei por vezes justificar meu voto NÃO dado no referendo da Cassi. Por isso, reitero meu posicionamento pelo Não, fazendo minhas suas sábias palavras.

    Obrigado.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Soupreviplano 1,

      Sou um admirador incondicional do Edgardo Amorim Rego.
      Sempre que posso recorro às notas dele para elaborar meus artigos.
      Só que sempre não somos - e não devemos - pensar da mesma forma.
      Aí está a beleza e a grandeza da democracia.
      É no diálogo respeitoso e amigável que devemos debater nossas demandas.
      No que tange ao assunto CASSI penso, para ser breve, que se a CASSI não é de todo satisfatória e nem é a mesma do passado, será muito pior sem a CASSI, que é o que certamente ocorrerá se o NÃO vencer.
      Mas continue a ler e estudar tudo o que diz respeito à CASSI. Sempre tem novidades no tema.

      Grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. O que pesou na minha decisão de ingressar no quadro funcional do BB foi o excelente plano de saúde que, conforme pactuado, se entenderia até o fim da minha vida terrena, com os mesmos padrões de atendimento. Pena que na época não sopesei a frase "o Brasil não é um país sério", ou, achava que tal conceito se aplicava nas relações internacionais e não no âmbito institucional interno. Sob o meu ponto de vista, o BB é uma estatal e, por conseguinte, o governo é corresponsável por tal situação, e, se furtando disso, considero um estelionatário, eis que me fez cair num engodo. Mas, como não vislumbro também segurança jurídica que respalde uma ação judicial contra a União sem perspectiva de um tempestivo "transitado em julgado", só me resta, se houver outro "plebiscito", mesmo com as alterações estatutárias ditatoriais embutidas nas votações anteriores, votar pela aprovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Vou lhe confessar uma coisa.
      Quando entrei no BB, em maio de 1962, nem enxerguei a assistência prestada pela CASSI.
      Precisava mesmo era de um emprego.
      E o BB foi a melhor opção à época.
      Assinei tudo que foi documento para tanto, inclusive o que atestava a assistência prestada pelo BB, que tenho até hoje.
      Se a prestação de saúde não é mais a mesma, pois a medicina evoluiu e tornou-se muito mais cara, e se, paralelamente, nossos rendimentos desabaram, isso é outra conversa.
      A CASSI ainda me presta um bom serviço a preços módicos.
      Ademais, penso como você.
      Não quero correr o risco de entrar em uma aventura jurídica sem a certeza do "transitado em julgado", que é uma perspectiva de qualquer ação legal, ainda mais como essa.
      Prefiro manter a CASSI como está.
      Por isso votei e tornarei a votar SIM.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir