segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

FOGO AMIGO


Caros Companheiros,

Antes de abordar o assunto em foco, começo por citar três exposições  dos Companheiros ANTÔNIO J. CARVALHO, que é o titular do Blog do Carvalho, ABEL FERREIRA LEAL JÚNIOR e   PEDRO PAIM:

Manifestação de ANTÔNIO J. CARVALHO:
Concordo com Abel,
Se existem irregularidades devem ser denunciadas à Ouvidoria, PREVIC, no caso da PREVI, ANS, no caso da CASSI Conselhos Fiscais e ao Ministério Público para apuração com rigor.
O que não é bom é ficar no achismo, levantando suspeitas, ficando somente nos comentários superficiais nos grupos.
CARVALHO. 

Esclarecimento de ABEL FERREIRA LEAL JÚNIOR:
De: RedeSos@yahoogrupos.com.br[mailto:Rede-Sos@yahoogrupos.com.br] Enviada em: 22.01, 2018;02:50;Para: Rede-Sos@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [Rede-Sos] 2 º Boletim DIPES sobre a Cassi.  
Colega Cecilia, 
Os dados informados por você são extremamente estranhos. A meu ver, existe flagrante desvio de finalidade, não encontrei nem nos estatutos e nem nos regulamentos da Cassi autorização dela em participações societárias. Na prática, se o fato for comprovado, é crime e a restituição se apresenta obrigatória, com punições criminais para os responsáveis, inclusive o Banco.
Como podemos ver, a Previ e a Cassi estão parecendo “latrina de rodoviária”.
Quanto a falta de resposta, isto é fácil de resolver. 
Uma coisa é certa, temos que apurar tudo e agirmos com firmeza, nem que isto coloque muita gente na cadeia.
Só não podemos ficar apenas comentando.
Sugiro formarmos uma frente de proteção à previ e a cassi, composta pelo MSU e todos os demais grupos existentes de funcionários aposentados, arranjarmos uma Instituição que queira nos representar e irmos para o pau. Mas reafirmo que temos que ter fatos e dados comprovados. A medida Judicial mais certa para o caso é uma Auditoria Judicial que pode ser iniciada pelo Ministério Público Federal que irá puxar o fio desse novelo. 
Um abraço 
Abel Ferreira Leal Junior

E-MAIL  DE PEDRO PAIM:
Colega,
O assunto tratado no artigo abaixo, na minha opinião, não pode ser esquecido quando estivermos na busca de caminhos para a Cassi.
Tratar a Cassi apenas na base da emoção, da disputa eleitoral, pode nos levar a "um beco sem saída".
PAIM – 02.02.2018

CAROS COLEGAS,

Não pretendo me alongar nesta nota.
Inicialmente selecionei, entre inúmeras outras manifestações de vários companheiros, as colocações do ANTÔNIO J. CARVALHO, do ABEL FERREIRA LEAL JÚNIOR e do PEDRO PAIM.
Todos os três ressaltam a inutilidade e a inconveniência de serem levantadas acusações e suspeitas sem qualquer base, provas ou fundamentações que as sustentem.
São apenas “palavras ao vento” que causam perda de tempo, conduzem a investigações cansativas e inúteis   que não levam a lugar nenhum, e que só servem para prejudicar e atrapalhar discussões sérias em que são debatidos e definidos temas da mais alta relevância para os nossos interesses.  
Isso só nos prejudica.
Cito, em especial, parágrafo da exposição do companheiro ABEL:
“Como podemos ver, a Previ e a Cassi estão parecendo latrina de rodoviária.”
É lamentável que essa visão, no que tange às nossas entidades mais importantes, por vezes, apareça nas redes de funcionários. Infelizmente, o colega ABEL está certo.
Este próprio blogueiro, há tempos, foi qualificado, em uma rede de funcionários, de “BABACA”, por uma pessoa despreparada que, por falta de  educação e absolutamente carente de argumentações e estrutura para rebater meus argumentos, partiu para o insulto pessoal.  Não satisfeita, essa caluniadora ainda disse que eu estaria recebendo recursos pecuniários oriundos da AAFBB para sustentar este blog, o que é absolutamente inverídico. Mantenho este blog às minhas próprias expensas.
Para meu absoluto espanto, não houve qualquer análise prévia e nem bloqueio do texto por parte dos responsáveis da rede.
Apenas, depois, houve uma tentativa por parte de uma dirigente da rede de “justificar” a agressão.
Ninguém esquece uma ofensa desse nível.
Eu poderia até ter processado essa caluniadora. Mas fiquei com pena. Com certeza é uma pessoa infeliz e comprometida emocionalmente.
Posso ter elaborado artigos ácidos na defesa de meus pontos de vista e, em situações específicas, ter atingido interesses de terceiros.
Isso faz parte do jogo.
Mas nunca fui desrespeitoso com ninguém, nunca fui insultuoso com qualquer pessoa e nunca levantei calúnias contra qualquer semelhante.
Sempre tive e terei a humildade de recuar e me justificar quando sentir que cometi alguma falha que tenha maculado injustamente a imagem ou os interesses de quem quer que seja.
Por isso é que não quero ser político, juiz de futebol (tenho pena de suas progenitoras que são caluniadas injustamente), e nem massagista de jogador (quando eles vão socorrer e massagear os jogadores, são chamados de “parteiras”).
Apesar da gravidade do insulto e da infâmia, levei essa baixaria na galhofa.
Fiquei tão espantado e intrigado que cheguei até a me examinar no espelho para ver se tinha alguma remota semelhança com o órgão feminino de cujo nome fora designado. Felizmente não vi nada em comum.
Esse exemplo comprova que o nível das notas nas redes, por vezes, se equipara ao do vernáculo rasteiro utilizado por marginais em presídios.
Todos discordam dos representantes governamentais que nos impõem resoluções e normas que afrontam nossas conquistas sociais na CASSI, como é o caso da recente Resolução CGPAR 23, de 18.01.2018.
Já a malfadada Resolução CGPC  26, de 29.09.2008, desfalcou 50% do superávit de nossa PREVI para os cofres do patrocinador e até hoje essa ilegalidade ficou impune, apesar de inúmeras investidas jurídicas de nossas entidades e associações para reverter essa espoliação.
Então, companheiros, parem e pensem.
Esses representantes governamentais são frios, são objetivos, são calculistas, são decididos e são rápidos no gatilho.
E não tem pena até porque não são aves.  
E o pior: são eles que estão com a faca e o queijo nas mãos!!
E temos de considerar que temos uma Justiça emperrada, fragilizada, morosa, burocratizada e ineficiente.
Diante de tais obstáculos, se poderia perguntar: Adianta lutar contra esse “tsunami” governamental??
Lógico que adianta lutar.
O problema -  desculpem-me a sinceridade - é que, quem está fazendo o jogo dos adversários somos nós. Isso é o que os estrategistas militares chamam de FOGO AMIGO.
Devemos   parar com tiroteios  entre companheiros, voltar à lógica e à racionalidade, e defender teses cabíveis que realmente atinjam as argumentações e os interesses de nossos opositores.
Na Mesa de Negociações, o que vale são FATOS e propostas viáveis em relação à qualquer pleito. Tudo nesta vida pode ser reinterpretado e mudado. Menos a morte que é a nossa única certeza.
E aí entra o nível dos dirigentes de nossas entidades e associações que são nossos representantes e interlocutores nas discussões com políticos e representantes governamentais.
Como resido no Rio e sou associado da AAFBB, ressalto, entre outros companheiros, o papel da atual Presidente da associação, LORENI DE SENGER, da Presidente do CODEL, CÉLIA LARÍCHIA, e do Presidente do CONFI, GILBERTO SANTIAGO, que estão muito bem assessorados por colegas de apurada formação técnica e com excelente desenvoltura e experiência em negociações.
LORENI DE SENGER e CÉLIA LARÍCHIA são calmas, são envolventes, são elegantes, determinadas, têm uma energia impressionante, sabem tudo do ramo e sempre estão absolutamente focadas nos objetivos a serem atingidos em benefício de nossa categoria.
Além da AAFBB no Rio, temos, em Brasília, a ANABB.
Na revista da ANABB, sempre leio os excelentes e elucidativos artigos de todos dirigentes da ANABB, mas, lamentavelmente, entre eles, só conheço pessoalmente o REINALDO FUJIMOTO, o FERNANDO AMARAL, a ISA MUSA DE NORONHA, a ANA LÚCIA LANDIN, a CECÍLIA GARCEZ, o ODALI CARDOSO e o WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA.
Um dia, vou ter o prazer de conhecer pessoalmente a GRAÇA MACHADO, o DOUGLAS SCORTEGAGNA, o HAROLDO DO ROSÁRIO VIEIRA, o JOÃO BOTELHO, o LUIZ OSWALDO SANTIAGO MOREIRA DE SOUZA, e tantos outros admiráveis companheiros.
Também ressalto a importante posição de WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA como Presidente da AAPBB no Rio de Janeiro. Em relação à AAPBB, lembro os companheiros com os quais tenho mais contato, que são RUI BRITO DE OLIVEIRA FEITOSA, DOUGLAS LEONARDO GOMES e MARCOS COIMBRA.
Outra pessoa que não poderia deixar de ser destacada é  ISA MUSA DE NORONHA, que é a Presidente da FAABB – Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil.
ISA MUSA DE NORONHA dispensa comentários. Se fosse falar de ISA MUSA DE NORONHA teria de reservar vários e longos artigos somente para falar de seu papel em prol de todos nós e de nossas associações.
Não poderia deixar de citar dois grandes expoentes em nossa área que são o SÉRGIO FARACO e o MÁRIO MAGALHÃES, aos quais sempre recorro para o esclarecimento de dúvidas.
Também cito a ANAPLAB e os seus titulares ARI ZANELLA e ROSALINA DE SOUZA.
ARI ZANELLA dirige dois blogs: o blog do Ari Zanella e o blog Terceira Via.  É no Blog do Ari Zanella que são publicados os admiráveis e rebuscados artigos do Eterno Diretor JOSÉ ARISTOPHANES PEREIRA.
ROSALINA DE SOUZA tem o blog que leva seu nome. Imploro à querida ROSALINA DE SOUZA que reative seu blog e volte à luta. ROSALINA, você é fundamental para a defesa de todos nós!! Não nos abandone!! Você e o ARI ZANELLA estão entre os maiores conhecedores dos espinhosos assuntos ES, financiamento imobiliário, seguros e CASSI.
Um blogueiro que não poderia deixar de citar é o JOÃO CARLOS PEREIRA DO LAGO NETO, que dirige o Blog do Lago Neto, que é o blog mais rico de informações gerais em nossa área.
Outro blogueiro notável é o EDGARDO AMORIM REGO, que comanda o Blog do Ed, cujo somatório de artigos comporia uma verdadeira enciclopédia na área do Direito.
Outras duas pessoas que também não poderia deixar de relacionar são os blogueiros CECÍLIA GARCEZ e o MEDEIROS, que estão colocando seus blogs novamente na ativa. CECÍLIA GARCEZ e MEDEIROS têm papel decisivo na defesa de nossos interesses por fazerem parte do quadro dirigente da PREVI e estarem a par de detalhes importantes que fogem ao conhecimento da maioria dos associados.
Por longo tempo, poderia ficar mencionando um sem-número de outros companheiros que se mantém numa luta sem quartel em nossa defesa.
Por isso, peço desculpas aos ilustres companheiros que, porventura, eu não tenha mencionado neste relato.
Se assim o fizesse, além de ficar um artigo pesado e enfadonho, eu fugiria do objetivo primordial que é apontar as mais destacadas personalidades, as mais importantes associações, entidades e blogs de nossa área, aos quais os interessados podem mandar suas sugestões e comentários.  
É sempre relevante reafirmar que contamos com um número imenso de dirigentes de associações e entidades, altamente capacitados, que desenvolvem um fenomenal esforço em nossa defesa.
Sempre, e cada vez mais, é importante que esses dirigentes contem com a colaboração de todos nós na consecução das metas que nos dizem respeito.
Por tudo isso, mais uma vez, conclamamos todos os funcionários da ativa do BB, dos aposentados, pensionistas e dependentes, que não se desliguem de suas entidades e de suas associações e se integrem na luta por nossos objetivos comuns.

Bom Carnaval e Felicidades a Todos!!

ADAÍ  ROSEMBAK

Associado da AAFBB, ANABB e ANAPLAB

6 comentários:

  1. Mas deixam a desejar.

    Uma simples leitura nas ATAS registradas na CVM das empresas com as quais a PREVI é participante e tem direito a voto nos conselhos administrativos e até fiscais, mostra um mundo totalmente alheio e preocupante aos milhares de associados da PREVI.

    Matioda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rauli,

      A sua opinião é interessante.
      Já pensou em escrever uma nota sobre isso com mais detalhes?
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. É, meu amigo Adaí, em época de eleição, a temperatura sobe e começam os ataques muitas vezes sem o menor fundamento. Não podemos nos deixar abater, pois é isso que eles queren.
    Um grande abraco e conte comigo!!!
    Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Cecília Garcez,

      Você já passou por isso tudo e sabe das coisas.
      Nada pior do que ser difamado.
      Também já passei por isso mais de uma vez.
      É aquele princípio de Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade".
      Mas como você diz não podemos nos abater.
      Temos de ter uma força interior muito forte para superar esse tipo de situação.
      Muito obrigado por me transmitir sua experiência.

      Um abração deste amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Pois é , e na época das eleições também aparecem as promessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu preferiria dizer que são intenções que geram promessas.
      O importante é que se avalie se as intenções são feitas em cima de condições reais para não gerarem falsas promessas.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir