domingo, 21 de junho de 2015

ANABB em Foco - 21.06.2015

Exposição da ANABB “CASSI em Debate”, 5º vídeo.
Em complementação à nossa nota ANABB em Foco- 13.06.2015, voltamos a parabenizar àquela associação pela apresentação  do 5º vídeo em relação ao tema “CASSI em Debate”.
Enfatizamos o excelente trabalho apresentado pelo Presidente da ANABB, Colega Sérgio Riede.  Esperamos que não seja o último vídeo sobre o assunto, conforme foi anunciado, face  a abordagem da matéria ainda não ter sido esgotada.
Essa é uma iniciativa que deveria merecer uma  análise apurada de outras associações, da CASSI, do BB e da PREVI.
Não se trata de  copiar  literalmente o modelo  adotado pela   ANABB. Até porque este é um tipo de trabalho que sempre pode ser inovado e aperfeiçoado.
E foi justamente isso o que a ANABB fez desta vez.
Um dos maiores méritos da apresentação de   Sérgio Riede, foi que ele organizou e sintetizou matérias que já tinham sido  discutidas anteriormente em debates entre as associações, a CASSI e o BB.
Teria sido um trabalho extenso e  cansativo  e, o que é pior, sem a mínima perspectiva de sucesso e de despertar o interesse  entre  os associados, apresentar vídeos com a integralidade de discussões e debates demorados , por vezes acalorados, repetitivos e, porque não dizer, maçantes.
Isso já aconteceu anteriormente  por várias vezes.
Desta vez, os vídeos da ANABB    apresentaram aos membros  das associações e da PREVI, mormente os aposentados, a essência e a objetividade das iniciativas e das discussões para a solução dos problemas que nos atingem.  Poupou-se tempo, dinheiro e, o que é mais importante, a paciência dos associados.
Muitos dirigentes de associações já denunciaram  várias vezes  a apatia de associados, principalmente os aposentados, em se interessarem pelos  assuntos que lhes atingem diretamente.
Mas poucos se deram ao trabalho de fazer um exercício  aprofundado de empatia e se colocar no lugar dos aposentados, muitos com necessidades especiais, para descobrirem as reais razões dessa falsa  apatia.
Os jornais e os sites das associações são veículos importantes de informação, mas tem um alcance   limitado por apresentarem uma visão colegiada e corporativista das instituições  e pela própria limitação de tamanho desses meios de comunicação.
As manifestações  pessoais e críticas de muitos dirigentes , como é o caso dos que colaboram na Coluna Antenado da AAFBB, desempenham um papel importantíssimo por irem além da visão institucional das associações,  mas não deixam de terem a extensão  de seus artigos cerceada  pelo próprio limite do veículo informativo .
Já vídeos como os que foram elaborados pela ANABB dão tempo e espaço para uma apresentação muito mais ampla e diversificada dos assuntos.
Além do que, a visão do apresentador (e aí entram as qualidades pessoais  do expositor), e o muito superior nível de apresentação visual e auditiva  dos vídeos, tornam os assuntos muito mais atraentes e interessantes para o público alvo.
Em razão do resultado exitoso desse trabalho da ANABB, exortamos as demais associações a seguirem o modelo dessa bem sucedida iniciativa, que só irá contribuir para  incrementar  o interesse dos associados pelos assuntos abordados  e que, paralelamente, aumentará e fortalecerá a união dos associados com suas associações.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

10 comentários:

  1. Onde estão os vídeos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrito,

      Entre no Google e acesse o site da ANABB.
      Na área de cabeçalho principal vaia aparecer uma matéria e depois vai aparecer outra anunciando os vídeos. Acesse e os vídeos aparecerão.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Adaí,

    Segui sua sugestão e acessei os vídeos. Muito bons.
    Pena que as outras associações também não façam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Também acho que as demais associações deveriam fazer isso.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Senhor Adaí,

    Encontrei a mesma dificuldade do Pedrito no primeiro comentário.
    O site da ANABB está péssimo.
    Eles poderiam fazer uma coluna só de vídeos para colecionar esses e outros vídeos.
    Está ruim assim. Fizeram um trabalho tão bom e jogaram em um site mal organizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo integralmente com você.
      O acesso aos vídeos está péssimo.
      Ontem mesmo fui acessar e os vídeos não abriram.
      Acho que a ANABB tem de colocar gente mais qualificada para cuidar desse assunto.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Amigo,

    Gostei de seu artigo.
    Acho que os vídeos vão atrair muito mais a atenção dos associados.
    Mas o site da ANABB é muito ruim.
    Não tem nenhuma indicação onde se possa achar esses vídeos.
    Segui suas indicações para o Pedrito e quando consegui chegar aos vídeos eles não abriram.
    Os técnicos em informática da ANABB são péssimos.
    É uma pena porque a associação é boa e é a maior do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      De fato tem muita gente reclamando do mesmo problema.
      A apresentação do Sérgio Riede foi sensacional.
      É uma pena que não se coloque essa matéria no site de forma mais estruturada.
      Vamos ver se alguém da ANABB que acesse este blog e leia estes comentários tome alguma providência para sanar esse problema.
      Outra forma de pressionar a ANABB é escrever para a associação ou telefonar.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Prezado Colega Adaí,
    Texto enviado a Diretora Cecília,peço a sua permissão para a publicação.

    Prezada Diretora Cecília Garcez,
    Vou lhe fazer a seguinte pergunta:
    Desde a sua posse como Diretora de Administração na Previ, o que mudou para os Aposentados e Pensionistas dos PB-1 e Previ Futuro?.
    Após 01 ano de administração, quais foram os acertos e os erros cometidos, pois as promessas até agora, ainda não saiu do papel.
    Vocês justificam a pouca ousadia nos outros componentes, sua briga com o Diretor Marcel, atual diretor de seguridade se acentuou após a vitória da extinta chapa 3 Previ Livre, Forte e de Todos.
    Continuamos sem liberdade, continuamos com benefícios previdenciários sem recomposição das percas, o índice de reajuste não cobre as nossas despesas que sobem mais que o ganho atrelado ao INPC, e não é de todos, pois apenas os Diretores estão ganhando REMUNERAÇÃO VARIAVEL, ou o Bônus repaginado.
    Agora o e-mail que esta circulando com a assinatura do Sasseron, faz menção a consultoria que a Diretoria de Administração contratou para melhorar a gestão na Previ e que um dos focos é a venda dos Empréstimos Simples e Imobiliário para a administração do Banco do Brasil S/A.
    Agora até que ponto tem meias verdades só mesmo os dirigentes e Conselheiros que tem cópia do relatório em suas mãos, pois a nós por questão de sigilo e confidencialidade saberemos apenas quando as maldades forem implantadas.
    Faz sentido algumas questões pontuais:
    a) A folha de Pagamentos da Previ é administrada pelo Banco, a Previ por força do contrato se recusa a fazer leilão da sua folha, alegando que o Patrocinador é absoluto nesta questão.
    b) Muitos dos recursos da Previ são administrados pela BB-DTVM, com pagamento de comissões vultosas a cada exercício.
    c) O banco é o maior fornecedor de mão de obra da Previ, e a muito tempo estamos vendo a Previ diminuir as aplicações em empréstimos e financiamentos, empréstimos limitados a 120 parcelas ou 10 anos, e os financiamentos imobiliários congelados em 240 parcelas ou 20 anos, e com o envelhecimento da população do plano a cada exercício as condições tem sido piores para os tomadores de um modo geral.
    Não estou acusando ninguém, mas na nossa cabeça surgem muitas duvidas, não em relação ao e-mail supostamente com assinatura do Sasseron, mas o que de verdade o futuro nos reserva, pois já perdemos o BET, voltaram as contribuições, vão mexer na Cassi, a inflação voltou com muita força, e nossos benefícios perderam de vez a capacidade de pagar as contas, contas básicas, se quer estamos falando de supérfluos.
    Este mais difícil viver sem os empréstimos, pois os benefícios já não suportam as tantas obrigações que temos no dia a dia, até 2008 os Dirigentes recebiam próximo de 28 mil reais, em 2014, estes mesmos Dirigentes recebem em média 44 mil reais, quase 55% de aumento, enquanto nós fazemos a conta do quanto perdemos neste período, fora o REMUNERAÇÃO VARIAVEL.
    Não vou me alongar muito mais, mas gostaria da sua opinião, pois a cada ano que passa meu benefício perde a capacidade de comprar e pagar, pois com esta velocidade, em muito pouco tempo nosso complemento da Previ, VERBA P-300, valera menos que o que recebo do INSS.
    Saudações Cordiais,
    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosalina de Souza,

      Muito corajosa sua carta.
      Como você acompanha meu blog você já deve ter lido os dois artigos que publiquei em relação a essa pendenga entre a Diretora Cecília Garcez e o Marcel.
      Agora entrou o Sasseron no meio. Aliás o Sasseron é uma figura um tanto misteriosa. Parece um vampiro.
      Independente de quem esteja ou não com a razão, acho extremamente degradante e deprimente para a PREVI e para os associados, a imobilidade e o mutismo da alta administração da PREVI em dar um fim a essa estória e colocar tudo em pratos limpos. Que se corte a cabeça do diretor que levanta calúnias contra outro membro da diretoria sem apresentar provas. Se o preço a pagar para resolver o problema que assim seja.
      Os associados estão em uma situação aflitiva e a PREVI parece que está acéfala, com cada um fazendo o que quer e sempre puxando o pirão para a sua cuia. O resto que se dane.
      Acho isso muito triste porque tem envolvimento político de sindicalistas nessa fofocada.
      Já tenho minha opinião formada a respeito desse assunto.
      É urgente que a alta administração da PREVI ponha um fim nesse assunto e tome medidas drásticas pois quem corre o risco de ficar desmoralizada é a PREVI como um todo.
      Isso tem de ter um fim e rápido.

      Um abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir