terça-feira, 2 de junho de 2015

Esclarecimento Necessários

A nota neste blog  “Uma Agressão à Espera de um Desfecho”, de 31.05.2015 (publicada ao final deste artigo), recebeu  vários  comentários  em relação ao teor da mesma.
Em razão disso, presto   os esclarecimentos abaixo.
Primeiramente, vou transcrever um comentário de 31.05.2015,  encaminhado pelo companheiro Iacilton B. Mattos,  e minha resposta ao mesmo.
A mensagem do leitor Iacilton  B. Mattos foi polida,  objetiva e bem articulada.
O Colega Iacilton tem absoluta razão , e concordo com ele que  meu artigo não foi explícito em relação aos   aspectos por ele levantados.
Espero que minha resposta  tenha atendido às suas expectativas.
Agradeço a Iacilton B. Mattos por sua  colaboração e reitero que este blog é receptivo  à outras mensagens do mesmo alto nível por parte de qualquer internauta.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

Texto de mensagem de 31.05.2015, encaminhada pelo companheiro Iacilton B. Mattos:
Prezados, 

Sem entrar no mérito de outras questões, levantadas pelo blogueiro, a que sobressai é a sua defesa explícita de negar ao associado o direito a informação. Percebe-se, sem muito esforço, que, agora, a bandeira da transparência deve ser ser incinerada.
O senso de razoabilidade nos remete a aguardar o desenrolar dos fatos.  Por enquanto, há uma denúncia a se confirmar a sua veracidade. À luz das evidências vai-se formular conceitos. O que não pode é pugnar pelo sigilo de conveniência.  É o que está no texto. 
Iacilton 

Minha resposta de 31.05.2015:

Caro Iacilton,

Defendo integralmente o acesso do associado à qualquer informação.
E não foi o contrário disso o que eu disse.
Por favor não confunda o direito fundamental do associado da PREVI de receber informações sérias e fidedignas com a divulgação de calúnias provindas de baixos interesses políticos que só prejudicam os reais interesses dos associados.
O que eu disse é que não se pode acusar impunemente uma pessoa e levantar calúnias sobre a integridade de quem quer que seja.
O caminho correto não é esconder qualquer fato.
Mas uma acusação pública mentirosa pode levar pessoas ao suicídio, pode levar organizações à falência e arrasar com vidas de pessoas para sempre.
Aqui no Brasil, um exemplo claro foi a Escola de Base em Brasília que foi acusada de ser um centro de pedofilia cometida por parte de professores contra crianças.
Os donos foram presos e foram agredidos. A escola foi depredada, incendiada e foi à falência.
E mesmo depois quando se apurou que nada daquilo era verdade, nada aconteceu com o delegado de polícia que arrasou com a família proprietária da escola.
É isso.
Conheço a Cecília Garcez pessoalmente e espero que esse assunto seja completamente apurado para salvaguardar sua imagem de pessoa séria e honesta, querida e respeitada pelos associados da PREVI.
Ninguém está pugnando pelo sigilo de conveniência. Que isto fique bem claro.
Outra coisa.
Não sou petista. Mas tenho muitos amigos petistas e também na CUT.  São pessoas sérias e já tive oportunidade de os defender em artigos neste blog.
E, como Voltaire, daria minha vida pelo direito delas de manifestarem suas ideias.
O que não aceito é esse jogo rasteiro de baixa política que leva o PT a defender pessoas que sujaram o nome do partido e levaram o país à condição em que ele está.
Espero ter sido claro.
Atenciosamente
Adaí  Rosembak

Em relação à resposta acima, uma pessoa comentou que quem não estiver disposto a passar por esse tipo de ataque   que não entre na política e nem aceite um cargo de projeção em qualquer área.
Não concordo com essa afirmativa.
Uma coisa é o bom e leal combate. A competição  é sadia e faz parte da vida das pessoas.
Outra coisa é a mentira, é a sordidez, é a covardia, é a calúnia, é o baixo nível de relacionamento em um ambiente corporativo.
Isso é inaceitável.
Isso afronta  todos os elevados princípios de governança  corporativa que devem imperar em qualquer organização.
Isso não pode acontecer na PREVI sob pena de comprometer o alto nível de convivência   que deve imperar naquele fundo de pensão.
Infelizmente, essa é a imagem que esse triste episódio está passando para a opinião pública.
Finalmente, para encerrar de vez qualquer tipo de maledicência ou especulação em relação a esse assunto, esclareço que Cecília Garcez é capaz de se defender sozinha dessas acusações e não precisa da ajuda de ninguém para tanto.
Não me  delegou  qualquer procuração para agir em seu nome e não me pediu e nem eu ofereci  qualquer  ajuda para tanto.
Fui o autor da matéria porque achei por bem a fazer.
E  continuarei a agir de forma independente e soberana  sempre que  achar conveniente abordar qualquer assunto que envolva interesses do funcionalismo do BB e de associados da PREVI.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB


Uma Agressão à Espera de um Desfecho
Ficamos absolutamente perplexos ao ler a nota “O que o desespero faz com as pessoas” , de 20.05.2015, no blog de Cecília Garcez, que transcrevemos ao final deste artigo.
Também  recebemos uma cópia de comunicado da Contraf-CUT, de 19.05.2015, com acusações à Diretora Cecília Garcez, que teriam sido   feitas pelo Diretor de Seguridade da PREVI, Marcel Juviniano Barros.
E nos chegou mais uma “Nota de Esclarecimento” em nome do  próprio Marcel Juviniano Barros, com o introito “PREVI – INFORMAÇÕES  A SEREM PROPAGADAS”.
Não conseguia acreditar no que estava lendo.
Eu me perguntava: 
- Serão mensagens apócrifas ? E se o Diretor Marcel Juviniano Barros, confirmar a autoria desses comunicados como vai ficar essa situação?
- Quais serão as providências que o Presidente da PREVI e o  colegiado da instituição tomarão frente a esse episódio ?
- Abrir um processo administrativo Interno e pedir que o Diretor Marcel Juviniano Barros prove suas acusações ou, em caso contrário,  que renuncie ao cargo ?
Da forma como, espalhafatosamente, a acusação  foi jogada ao conhecimento público, só nos resta concordar com as palavras da Diretora Cecília Garcez  em seu artigo “O que o desespero faz com as pessoas”, de que tudo foi uma calúnia e um golpe rasteiro de baixa politicagem.
Sim, porque  acusações dessa gravidade, devidamente municiadas de provas robustas ,  deveriam cingir-se, em caráter confidencial,  ao âmbito  da alta administração da PREVI que analisaria o assunto, julgaria e tomaria as medidas cabíveis em relação ao assunto.
Que não vá o Senhor Marcel Juviniano Barros alegar que não tem conhecimento desse princípio.
Tenho lido por redes de funcionários na  internet  diversas manifestações em defesa da Diretora Cecília Garcez e, entre essas  notas, desataco o artigo “PREVI – DENÚNCIAS INFUNDADAS”, de 20.05.2015,  no “Blog do Carvalho”.
Mas a esta altura o mal já está feito.
A infâmia e a calúnia já se alastraram. 
Nos comentários e nas fofocas, as perguntas e as dúvidas são sempre as mesmas:   “- Tem coisa aí !”, “Onde tem fumaça tem fogo !” , “Esse cara não é maluco, alguma coisa ele sabe !”
A  PREVI, a esta alturas dos acontecimentos, tem de tomar decisões rápidas e drásticas para dar um fim a esse incêndio.
Tem de mergulhar fundo no esclarecimento dos fatos   e punir com rigor quem quer que seja.
Não há mais como recuar.

Até porque esse assunto é um prato cheio para a grande imprensa.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB
Artigo “O que o desespero faz com as pessoas”, de 20.05.2015, no “Blog de Cecília Garcez”:
“Domingo, dia 17.05, fui surpreendida por uma consulta de um associado sobre um e-mail que o mesmo recebeu e que queria saber se eram verdadeiras as acusações. O e-mail, assinado pelo atual diretor de Seguridade, Marcel Barros, me acusa de entregar a gestão da Previ para o Banco do Brasil, fazendo várias acusações sérias. Tenho recebido vários e-mails de colegas me questionando sobre essas acusações e eu gostaria de compartilhar a verdade com vocês.
Infelizmente, esse pessoal ligado à Contraf-CUT não aceita a derrota nas eleições do ano passado e, na minha opinião, é puro desespero, pois é uma posição equivocada de um projeto da Previ que tem a ver com a busca de eficiência operacional, com a devida redução das despesas administrativas, principalmente na área de Tecnologia da Informação (TI). Em nenhum momento foi tratada a alteração da governança. Isso que ele se refere de forma mentirosa e leviana trata-se de um diagnóstico que foi contratado com a aprovação de toda a diretoria, inclusive ele.
As informações divulgadas pelo diretor são mentirosas. A revisão de TI que estamos fazendo é interna e visa uma melhoria em todos os sistemas e na forma como trabalhamos as demandas. Não tem nada a ver com o Banco. O maior problema é que a Previ tem sistemas muito antigos. Por exemplo: o sistema de Seguridade foi criado em 1998 e com o passar do tempo foram criados "puxadinhos" para incorporar as mudanças no plano 1. O tempo de vida de um sistema varia em torno de 8 anos e o de Seguridade, o maior e mais importante da Previ, tem mais de 15 anos. Isso significa que cada vez mais as manutenções (ajustes no sistema) demoram mais tempo para efetivar e isso torna o processo caro, fora outras questões da área de TI.
Foi contratada consultoria para apresentar um diagnóstico sobre os custos da Previ (contratação aprovada por unanimidade) e foram identificados pontos de custo alto nas atividades da área de informática, bem como na área de Seguridade. Da mesma forma, havia uma contratação totalmente equivocada de uma cooperativa que prestava serviços à Previ, na área de TI. O custo desses serviços só estava aumentando sem representar ganho de produtividade, fora que havia várias reclamações, inclusive da auditoria, em relação a esses serviços. Esses serviços eram prestados, sem controle, no prédio do Mourisco, onde o aluguel é muito alto e tudo bancado pela Previ. Nós mudamos essa forma de contratação para um modelo que funcionará de forma remota e com indicadores de desempenho, onde teremos o controle das demandas e entregas. Estamos contratando um serviço totalmente profissional. Essa mudança desagradou o Diretor de Seguridade, talvez em função de sua ligação com funcionários dessa cooperativa.
Essa atitude do Diretor de Seguridade demonstra o desespero dessa turma por ter perdido vários processos eleitorais, como o da Funcef, Petros, Postalis e Previ. O medo de perder mais uma vez no próximo ano faz com que esse pessoal jogue na lata do lixo todos os preceitos de respeito e ética. Aliás, estamos vendo desde o mensalão e reforçado no lava-jato que eles já jogaram a ética na lata do lixo há muito tempo.
O Diretor esquece suas responsabilidades como executivo não observando o funcionamento da governança da Previ, das funções tanto da diretoria quanto do Conselho Deliberativo, o órgão máximo da Previ, responsável em discutir e aprovar quaisquer questões relativas à mudança de estrutura organizacional, transferindo de forma leviana para a Diretoria de Administração o poder de propor e decidir medidas de responsabilidade do Conselho Deliberativo.
Eu tenho muito orgulho dos valores de honestidade e ética que aprendi com minha mãe e que levo muito a sério na minha vida e é o exemplo que dou para os meus filhos e neto e, não permitirei, que uma maldade desse porte me atinja.
O grupo (Previ livre, forte e de todos) não tem máquina, não tem partido, não é ligado a nenhum sindicato, não tem uma liderança definida, mas tem muita disposição para defender os interesses de todos os associados da Previ. E, principalmente, não desistiremos de lutar por melhorias para os associados.
É esse o meu compromisso com os colegas e funcionários da Previ, compromisso com a verdade e a ética, buscando sempre o que é melhor para a entidade e, consequentemente para os associados.
Estou à disposição para responder se houver mais dúvidas. Minha consciência está tranquila porque estou fazendo o melhor para a Previ, que refletirá em um melhor atendimento aos associados e esse é o meu objetivo. Fazer mais, com menos e melhor”. 

16 comentários:

  1. Prezado Colega Adaí,

    Precisamos organizar urgentemente uma manifestação na porta do Mourisco. A situação chegou no limite. Nos ajude a organizar através do seu blog e de sua influencia. Existem muitas pensionistas passando fome enquanto pessoas estão passeando em Londres com nosso dinheiro. Precisamos reagir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Estou bem a par de dificuldades de pensionistas que recebem uma mixaria.
      Tenho um exemplo na família com uma pensionista do Aerus.
      Mas conheço pensionistas da Previ que não sei como sobrevivem. Diria que é uma sobrevida.
      Mas me desculpe sou absolutamente contra a manifestações na porta do Mourisco.
      Houve a Novembrada que, no meu entender, chamou a atenção mas não rendeu frutos.
      Depois houve outra manifestação que foi um fiasco. Os participantes não podiam adentrar no hall do Mourisco. Tiveram de ficar procurando uma sombra na pracinha em frente ao Mourisco.
      Eu estava lá. e pude ver.
      Precisamos de espírito humanitário por parte dos dirigentes da Previ e de apoio político.
      É isso.

      Um abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Do blog do Zanella

    Anônimo disse...
    Vamos começar com sugestões concretas de como organizar a maniifestação na porta do mourisco. Primeira coisa é não colocar a responsa só no Professor e no Dr.
    Com a antecedência necessária precisamos de um panfleto bem resumido com as denúncias, reivindicações, explicações a sociedade via imprensa e no corpo a corpo.
    Confirmação do número de participantes.
    Confecção de faixas, compra de apitos, batucada, etc
    Colchonetes para dormir no Mourisco.
    Confecção de camiseta a ser adquirida (cores bem diferentes para evitar infiltrados)
    Disponibilização de conta-corrente para colegas de estados distantes participarem contribuindo com valores dentro de suas possibilidades.
    Não restringir a participação aos aposentados e pensionistas. Familiares também estão sofrendo as consequências.
    Tentar organizar caravanas fretando ônibus para baratear custos.
    Pessoal do Rio: se puder coordenar agilizaria (se não outras alternativas).

    Esperar o papai noel chegar já levou embora vários colegas. Vamos correr ou enfrentar?


    Zé Furtado

    06/06/15 12:48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Furtado,

      Estive em todas as manifestações e não vi resultados palpáveis.
      Mas como você propõe em sua mensagem esse movimento pela salvação da CASSI envolve pessoal da ativa, aposentados e pensionistas.
      Não creio em grande comparecimento de aposentados.
      Mas a rapaziada é muito politizada e ativa.
      É preciso evitar pelegos , ter gente realista à frente da mobilização e acompanhamento da mídia.
      Vá em frente.
      Conte com nosso apoio.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Sr. Adaí, me desculpe, mas a novembrada rendeu frutos SIM. Foram eleitos (chapa 3 ) os organizadores
    e os que pegaram carona na manifestação. À exceção da Sra. Leopoldina, uma das organizadoras
    que não foi incluída na chapa.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Os que participaram da Novembrada foram eleitos sim.
    Mas no meu entender, não foi por causa da participação na Novembrada e sim porque os 3 (diria 4 se incluir o Ari Zanela) foram eleitos pela força de seus blogs que, no meu entender, foi um marco para futuras eleições.
    À época escrevi um artigo sobre esse assunto.
    O Medeiros em seu blog até elogiou minha análise como sendo muito precisa.
    Veja bem, não sou contra manifestações que, no passado, foram decisivas para muitas de nossas conquistas.
    Mas acho que elas tem de ser muito bem planejadas, objetivas, e a convocação tem de ser maciça para seu sucesso.
    A última manifestação em frente ao Mourisco foi um fiasco.
    Teve um trânsito de no máximo umas 150 pessoas que chegavam e saiam e todos reunidos sob a sombra de uma árvore.
    A entrada no saguão do Mourisco foi proibida.
    Havia um microfone com um alto-falnte em que diversas pessoas se revesaram.
    Também escrevi sobre essa manifestação e alguns me atacaram e outros disseram que eu tinha razão.
    No meu entender, naquele dia teve mais repercussão o almoço na AAFBB que estava entupido e no qual os assuntos abordados no Mourisco foram apresentados e discutidos com mais calma, maior amplitude e profundidade.
    E que, dessa forma, se constituiu em uma manifestação de absoluto sucesso.
    É esse o meu posicionamento.
    Não sou contra qualquer tipo de manifestação desde que surtam efeito.
    Como o assunto CASSI é o que está tendo mais foco no momento e que envolve o pessoal da ativa que é mais mobilizado que os aposentados as chances de mobilização e sucesso são muito maiores.
    Mais o outro ator não deveria ser a PREVI e sim o BB que é quem tem de contribuir para o equilíbrio da CASSI.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  5. Colega Adaí,

    Apesar de seu entendimento de que as manifestações no Mourisco são infrutíferas, peço encarecidamente ao colega para coordenar através de seu blog a organização do movimento. Com a impossibilidade do Medeiros e do Zanella de participarem nós ficamos sem uma liderança para nos comandar. Seu blog, sua capacidade, seu conhecimento nos será bastante útil.

    Obrigado

    Wander

    ResponderExcluir
  6. Caro Wander,

    Primeiramente, devo esclarecer que participei entusiasmado e com a perspectiva dos melhores resultados da Novembrada e da outra manifestação em frente ao Mourisco (disse em frente porque foi embaixo da árvore que fica na pracinha em frente ao Mourisco).
    Sou sincero e confesso, como já expressei neste blog, que não vi resultados palpáveis.
    Mas não me nego a colaborar com qualquer movimento em nosso benefício, muito embora não seja conhecedor profundo da matéria e nem tenha a capacidade que você alardeia.
    Sou, modestamente, um aposentado idoso que tenta dar o melhor de si para o bem da categoria.
    Evidente que, com meu blog, tenho a oportunidade de colocar com maior projeção meus pontos de vista.
    Estou ao seu inteiro dispor.

    Um grande abraço e foço votos para o sucesso do movimento.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  7. Prezado colega Adaí,

    Primeiramente gostaria de elogiá-lo pela sua humildade. É notadamente uma pessoa acima da média no nosso universo de aposentados, mas sempre aberto a ouvir o outro lado mesmo quando totalmente equivocado. Humildade é uma grande virtude. Na minha régua só fica atrás do amor e da gratidão.
    Em segundo lugar, agradecer- lhe pela disponibilização do seu blog e da sua atuação. Infelizmente a letargia tomou conta dos colegas. Acho que não querem o protesto na porta da Previ. No blog do Ari comentaram até que você era contra. Não entenderam sua colocação.
    Fica meu agradecimento pela sua atenção. Tenho que praticar essa sua característica de procurar entender e respeitar outras formas de pensamento. Se não querem a manifestação que assim seja. Você disponibilizou seu blog, seu tempo, sua participação. Fica assim então...

    Meu mais sincero respeito

    Wander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wander,

      É esse tipo de diálogo civilizado que gosto.
      Sou um leitor voraz de jornais e, portanto, não posso desmerecer a trajetória do PT e nem do Lula.
      Foi uma política, em tempo fértil na economia mundial, que tirou uma massa avaliada em 35 milhões de pessoas da miséria e elevou-os à classe média, muito embora muitos considerem essa nova classe média, uma classe de meio miseráveis. Mas isso já é outra conversa.
      Estranho a crítica a mim no blog do Ari Zanella. Leio tudo no blog dele. Vou rever os comentários.
      Aliás, o Ari Zanella é uma pessoa que tenho em alta conta.
      Mas, vamos considerar que haja essa crítica.
      Acho isso muito positivo. Toda unanimidade é burra, como dizia Nelson Rodrigues.
      Em relação à sua observação, não considero que haja letargia entre os colegas.
      Estamos em outra realidade.
      Veja o caso do Congresso do PT em Salvador.
      Tiveram de aceitar o ajuste. Não há como fugir dessa realidade.
      Não temos mais a mesma conjuntura econômica mundial favorável como tivemos no período glorioso do Lula.
      Considero que a China não pode e nem deve ser considerada como uma tábua de salvação.
      Na melhor das hipóteses, podemos considerá-la como uma das alternativas para sair do buraco.
      O importante no momento é ajustarmos a economia. É fazer nosso dever de casa.
      O país está esculhambado. É corrupção para todos os lados. Em um comentário no jornal, um líder petista disse que todo dia somos surpreendidos com uma nova notícia de corrupção nas hostes do PT.
      A economia está desorganizada.
      O Guido Mantega, que foi o chefão do desgoverno econômico do primeiro governo de Dilma Rousseff está livre, leve e solto.
      E por aí vai.
      Então, meu caro Wander, temos de nos curvar à realidade.
      Temos de nos sujeitar a um ajuste.
      Não só a classe trabalhadora vai sofrer. As empresas vão, obrigatoriamente, ter de cortar suas margens de lucro, vão ter de evoluir tecnologicamente e aumentar a produtividade.
      A máquina pública (nunca é demais repetir que temos 39 ministérios) vai ter que ficar mais enxuta.
      Aliás você sabe os nomes de todos os minstérios? Óbvio que seria demais perguntar o nome de todos os titulares.
      Na Alemanha de 30, para sair da hiperinflação , o governo cortou 7000.000 cargos públicos. Isso sem contar outras medidas draconianas.
      Estamos longe disso.
      Mas precisamos fazer muita coisa que, de uma forma ou outra, vai afetar a vida de muita gente.
      Não gostaria de ser petista nesta hora.
      O desencanto e a amargura é muito grande pela falência de um grande sonho.
      Mas, no meu entender, a Dilma está enfrentando a realidade e qualquer outro partido teria de agir da mesma forma.
      Pode ser até que depois de passar por essa barreira de choque, o PT renasça revigorado e transformado e reconquiste a confiança da população.
      Já falei muito.
      Escreva quando quiser.
      É sempre um grande prazer dialogar com pessoas do seu nível.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
    2. Caro Wander,

      Considere no comentário acima, o total de 700.000 funcionários públicos dispensados na Alemanha nos anos 30.
      Grato pela correção.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Prezado Adaí,

    Fui eleitor do Lula no primeiro mandato. Sempre fui delegado sindical atuante e paradoxalmente era considerado excelente funci. Tenho elogios por escrito de algumas atuações e de palavras que se perderam ao vento. Várias vezes me expus em greves onde recebi conselho para aliviar (nunca entendi isso) de diretores do próprio sindicato. Na época que a DG pediu a relação das "laranjas podres" a administração de onde eu trabalhava se viu numa sinuca de bico: entrego. O sindicalista

    ResponderExcluir
  9. Continuação

    e perco o captador? Nunca soube se mandaram meu nome. Continuei. Descobri no sindicato que PT. e PC do B disputavam para ver qual dos dois colocaria o cabresto em mim. Nas assembléias lotadas eu era imprevisível e isso era um transtorno. Quando recebemos no sindicato a visita do Pimentel ( res 26 ) a discussão foi feia. Luiz Oswaldo poeta, idem. Pizzolato garef tiveram que separar para não saírmos no tapa por defender o Brizola. Calazans vice do caiado outro incômodo. Essa época toda antes da eleição do Lula. Ao contrário do Adaí petista, os outros que tive contato eram xiitas. Mesmo assim, trabalhei duro para derrotar o adversário do Lula. Ninguém. Fora do PT para eles prestava. Não era essa festa hoje de Sarney, Collor, Renan, etc.
    Lula eleito.
    Heloísa. Helena, Cristovam Buarque só. para citar dois abandonam o barco. Na minha visão, o PT não era diferente de nenhum dos outros. Partidos. Isso se comprovou. A decepção é que jamais achei que seria pior.
    Aposentei. Na minha ilusão e da minha esposa os problemas acabariam. Longe de sindicatos, longe daquela escravidào... Qual nada. Nunca tive tempo de saber sobre a luta dos aposentados e das pensionistas. E aqui estou

    Grande abraço

    Wander







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wander,

      Permita-me lhe chamar de amigo. Simpatizei com você e admiro sua trajetória.
      Passamos por muita coisa.
      Entrei no BB em 30.05.1962.
      Minha agência na época da Revolução foi cercada por militares e colegas foram presos.
      Mas depois disso, principalmente com a abertura, eu fui a várias reuniões, comícios, assembleias, congressos, etc.
      Mas eu já não via aquilo tudo com os mesmos olhos. Era muita briga, muita disputa.
      O PT venceu.
      Tirou 35 milhões da miséria e os levou a uma classe média.
      Mas depois não soube governar e olha como o país está.
      Para onde vamos?
      A própria presidente Dilma está se apoiando no PMDB para governar.
      O arrocho está aí.
      Estamos em outro lado.
      Como você disse somos aposentados.
      Somos idosos. Não temos mais a mesma energia de outrora.
      Com 25 anos você cai e se levanta no ato. Com 70 você cai e fica no chão.
      Temos de ser realistas e lutar pelos nossos direitos e conquistas no Congresso, no diálogo, no convencimento.
      Não há mais clima para passeatas e megafones.
      Mas um bom folhetim ainda adianta muito.
      Se você mora no Rio participe dos almoços mensais da AAFBB, se for em Brasília vá a ANABB.
      Acompanhe os jornais das associações.
      Quando fui ao Mourisco na última vez ficamos embaixo de uma árvore. Um monte de gente a discursar. Todo mundo com calor.
      Fui à AAFBB. Tudo muito organizado. Discutimos nossas questões de forma aprofundada. Tomamos consciência das iniciativas em nosso benefício. É uma turma agradável que, não se engane, sabe lutar e sabe muito bem.
      Vá lá. E leve sua esposa.

      Um abração

      Adaí Rosembak


      Excluir
  10. Sr. Adaí,

    Poderia traçar um perfil da Dona Célia Larichia? Por que é tão poderosa em todos os lugares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Com esse tipo de pergunta seria interessante que você se identificasse.
      Já tive oportunidade de, por diversas vezes, elogiar a atuação de Célia Laríchia à frente da AAFBB.
      Acho até que ela se sinta incomodada com meus elogios. Vou parar de elogiar.
      Mas respondendo à sua pergunta.
      Ela não é poderosa. Ela se constrói poderosa.
      É uma pessoa incansável e procura estar em todos os eventos seja onde for.
      É solícita, é educada, é diplomática, é política, é comunicativa, está sempre otimista e com um sorriso para todos.
      Quer mais? Tem uma memória fantástica e está a parde tudo, não esquece o nome de ninguém e é uma batalhadora de nossos interesses.
      Teve um que me chamou de puxa-saco e cara de pau por fazer tantos elogios. Não me importo.
      Fazer o que ? Mentir ? Éxpressei o que vejo e sinto.
      Não estou à procura de cargos e nem de dinheiro. Pelo menos nessa área.
      Por isso não me sinto suspeito de ser acusado de interesseiro.
      Está satisfeito com minha resposta? Respondi a contento à sua pergunta ?

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir