quinta-feira, 24 de novembro de 2016

AAFBB em FOCO - 24.11.2016

Companheiros,

Compareci em 21.11.2016, à empolgante e bem-sucedida palestra promovida pela AAFBB, com o recém nomeado Diretor de Planejamento da PREVI, o ZECA. 
                                          

                                                                                         
Aliás, procurei e procurei o nome completo do ZECA, que só fui achar em uma pequena nota no Google. O nome inteiro do homem é JOSÉ CARLOS REIS DA SILVA. O nome completo é muito grande. É melhor mesmo chamar de ZECA.
A apresentação do ZECA foi um evento imperdível.
O ZECA tem uma família numerosa, muitos filhos, e teve uma carreira muito diversificada e exitosa dentro do BB. 
Rodou este imenso Brasil, de norte a sul, leste a oeste, ocupou diversos cargos de chefia de grande importância em diversas áreas do BB, sempre levando a reboque toda a “mobília”, como o falecido cronista social IBRAHIM SUED, ironicamente, se referia às famílias de seus personagens. 
Um colega, que estava ao meu lado, depois de ouvir o extenso relato do ZECA, citando todos os lugares por onde passou, e as funções que exerceu, comentou baixinho em meu ouvido:
“Esse rapaz tem muito gás. Como é que ele encontrou tempo e energia para trabalhar tanto e gerar essa prole numerosa? ”
Óbvio que não pude me conter e dei uma boa gargalhada.
O Chefe de Gabinete da Presidência da PREVI, MARCELO COELHO, acompanhou o ZECA no evento. Sua presença e seus apartes foram fundamentais para o sucesso da apresentação. 
                                             
                                        
                                         
                                           
MARCELO COELHO, pelo seu papel relevante na PREVI, é uma pessoa que conhece a fundo todos   os problemas, detalhes e peculiaridades que atingem a PREVI. Para resumir, sabe tudo.
O 10º andar da AAFBB estava completamente repleto, tinha até gente em pé. 
O NELSON LEAL, do CODEL, que estava ao meu lado, me apresentou ao ZECA. Foi um papo curto face à premência do tempo.
O ZECA e o MARCELO COELHO responderam a todos os questionamentos, por mais espinhosos que fossem, de forma franca e aberta.
Investimentos em empreendimentos que causaram prejuízos à PREVI, como, por exemplo, Costa do Sauípe, bonificações a diretores em momento de perdas da PREVI, Resolução 26, Empréstimo Simples (ES), ... e por aí vai.
Tudo foi discutido e nenhum assunto, por mais embaraçoso que fosse, ficou sem resposta, nada foi tergiversado, e tudo foi abordado e esclarecido de forma franca e direta.
                                              
Os trabalhos foram abertos pela Companheira LORENI DE SENGER, Vice-Presidente do CODEL, Conselheira Deliberativa Eleita da CASSI, e uma mulher admirável, forte, sensível, dedicada, que, não sei como, consegue extrair tanta energia e entusiasmo do âmago de seu ser, para prosseguir nessa luta sem quartel em prol de nossas causas.
                                              
Ela convidou para a Mesa de Expositores, o ZECA, Diretor de Planejamento da PREVI, CÉLIA LARÍCHIA, Presidente do CADMI, MARIA TEREZA DE SOUZA SILVA, Presidente do CONFI, GILBERTO SANTIAGO, Presidente do CODEL, e o Companheiro WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA, Presidente do Conselho Fiscal da PREVI.
O tempo estipulado para o evento - 2 horas - foi extrapolado de muito, tal o número de apartes. Havia outro encontro, logo a seguir, reservado para os conselheiros da AAFBB. Mas o ZECA fez absoluta questão de responder a todos.
Registro aqui as manifestações dos diretores da AAFBB, CÉLIA LARÍCHIA, MARIA TEREZA DE SOUZA SILVA e GILBERTO SANTIAGO. 
                                              
Fiquei surpreso com a fala de MARIA TEREZA. Foi a primeira vez que a vi falar em público. À primeira vista, ela parece tímida, mas não é nada disso. Seu discurso foi um sucesso. Foi muito aplaudida.
Um outro que não poderia deixar de mencionar, foi o WILLIAMS FRANCISCO DA SILVA.
                                               

                                              
WILLIAMS, que tive o prazer de conhecer em um simpósio promovido pela AAPBB, é o tipo de orador que mantém os ouvintes atentos em tudo que diz. O companheiro WILLIAMS, é uma pessoa que esbanja otimismo, entusiasmo e energia. É criativo, é atuante, é perfeccionista, é perspicaz,  é incisivo. Esse rapaz vai longe...corrijo, vai mais longe!!
E se revelou um galanteador emérito. Começou sua apresentação fazendo um aberto elogio à elegância de Célia Laríchia. 
O que não deixou de ser uma redundância, pois a elegância de Célia é, lembrando Nelson Rodrigues, “o óbvio ululante”.
A palestra foi tão boa que não vi o tempo passar.
Não vou citar os nomes dos demais companheiros que fizeram apartes, senão este relato ficaria muito extenso e enfadonho. 
Foram muitos, e seria uma indelicadeza e desconsideração se não citasse os nomes de todos os que se manifestaram.
Ao final do encontro, tentei parabenizar alguns palestrantes e cumprimentar outros companheiros.
Mas não tive êxito, pois a aglomeração era grande.
Na saída do recinto, na espera do elevador, encontrei o JOÃO LEITE, representante da AAFBB de Florianópolis SC. Falamos da beleza de Floripa. Tão logo possa, voltarei àquela maravilhosa cidade. Camboriú, Jurerê Internacional, a própria Florianópolis... lugares inesquecíveis!!
Também tive o prazer de falar com o JOÃO CARLOS LAGO NETO e o MARCOS COIMBRA.
Depois encontrei  com o GILBERTO SANTIAGO, e ele me disse que, doravante, face ao sucesso da apresentação, a AAFBB promoveria outros encontros do gênero.
A AAFBB já tinha, inclusive, outro evento da espécie, marcado para janeiro de 2017.
Para finalizar, mais uma vez, a administração da AAFBB está parabenizada pela promoção de acontecimentos dessa grandeza.
E recomendo a todos os associados da AAFBB a não deixarem de comparecer a essas solenidades.
São momentos únicos e preciosos, em que todos aprendem muito, sobre assuntos de nossa área, diretamente com os dirigentes de nossas entidades.

ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da ANABB, AAFBB e ANAPLAB

P.S.: O acesso ao blog ficou mais simples. Basta clicar WWW.ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM  e o blog abrirá.

17 comentários:

  1. Caro Adaí, li tua matéria e gostei. Como é confortável saber que ainda tem pessoas como o ZECA, já que somos poucos do velho, organizado, humano, nossa 2ª família, (BB).Infelizmente pelas cabeças que foram surgindo e a tal (modernidade???), aquele BB acabou. Hoje o ser humano foi substituído por números. Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eloy,

      Você tem razão.
      Somos da velha guarda.
      Hoje, se entrasse no BB, seria um peixe fora da água.
      Os tempos mudaram e não há retorno.
      O caminho é em frente.
      No mundo inteiro.
      as, como você disse, existem pessoas como o Zeca.
      É isso.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Li com atenção o artigo abaixo, AAFBB em FOCO – 24.11.2016, mas gostaria de ter conhecido, mesmo resumidamente, o que foi dito pelo Zeca sobre seu projeto de ação na PREVI, assim como suas respostas ao que lhe foi perguntado pela platéia.
    Tampouco encontrei referência ao projeto do Zeca na notícia veiculada no site da AAFBB.
    A propósito, não me lembro de ter recebido informe sobre a programada palestra do ZECA na sede da AAFBB, a convite desta.
    Não sabendo dela, não compareci. O que lamento porque teria perguntado ao Zeca se ele estaria disposto a reavivar os entendimentos que os Presidentes da PREVI e da CASSI vinham desenvolvendo para investir na melhoria das condições de atendimento aos associados, comuns às duas entidades.
    Aliás, conforme relembra o preclaro Colega Lago Neto --- citando a REVISTA PREVI Nº 143, DE AGOSTO DE 2009, que retrata fiel e oficialmente a matéria ---, esse tão importante esforço dos dois Presidentes, ao que parece, foi deixado de lado, apesar de nossos representantes eleitos terem assento na PREVI, na CASSI, na AAFBB e noutras entidades da nossa categoria, que, aparentemente, dele não tomaram conhecimento.
    Come se vê, na matéria em comento, a própria direção da PREVI, na época, já tencionava investir na construção de hospitais para cooperar com a CASSI no melhor atendimento a seus participantes.
    De minha parte, Prezados Adaí e demais colegas, como já aduzi à exaustão, não compreendo por que, dentre tantos esforços despendidos para despertar a nossa categoria no encaminhamento de inúmeros assuntos de interesse comum, não se mobiliza forças solidárias para levar a bom termo aqueles entendimentos entre PREVI, CASSI, agora incluindo no esforço o BB, para finalmente criar os hospitais originalmente cogitados pela PREVI e CASSI, naquela referida publicação?
    Apreciaria merecer dos ilustres colegas a gentileza de se referirem a esse assunto da citada Revista, mormente considerando o ainda festejado resultado da votação do Memorando de entendimento CASSI-BB.

    Com um abraço, Paulo Lacerda (Rio).

    -------- Mensagem encaminhada --------

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Lacerda,

      Não sei se foi porque essa vinda do ZECA foi um evento decidido muito rapidamente ou se não houve uma propaganda maior por parte da AAFBB mas diversas pessoas me avisaram.
      Aliás foi um esforço muito grande para mim pois moro longe do Centro (em Jacarepaguá) e estou com um problema sério na perna direita.
      A palestra realmente foi proveitosa mas foram muitas perguntas feitas.
      O tempo, que seria duas horas, estendeu-se por mais 45 minutos.
      Havia um reunião dos Conselheiros da AAFBB.
      O Lago Neto também estava presente. Muita gente.
      Muitos temas foram abordados e os palestrantes não se furtaram a responder a nenhuma pergunta.
      Sinceramente, gostei.
      O Zeca é um executivo jovem e bem capacitado.
      Outra virtude é a extrema franqueza.
      Não me lembro de terem falado da criação de hospitais, o que me parece um assunto mais afeito à CASSI.
      Certamente, a AAFBB fará comentários sobre o evento, mas pelo grande número de apartes, não creio que vá descer a detalhes.
      O que, pessoalmente, posso lhe dizer, é que valeu a pena.
      Mantenha-se em contato com a AAFBB e não perca o próximo encontro.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. A entrevista não foi gravada? Como saber quais as perguntas feitas e as respostas obtidas para podermos avaliar se realmente foi tudo tão maravilhoso?

    Pedrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedrito Fábis,

      Primeiramente, desculpe-me por ter excluído comentários que só dizem respeito à minha pessoa.
      Acho que a entrevista com o ZECA foi gravada sim.
      Não sei se a associação colocará em seu site um resumo do evento.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Adaí,

    Gostei muito de seu artigo.
    Você é um otimista, não diria um iludido.
    Mas acho que o Zeca é um novato.
    Daqui a pouco vai virar uma maria vai com as otras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Desculpe-me discordar de você.
      Não me considero nem otimista, nem iludido.
      Sou realista.
      O Zeca é uma pessoa bem intencionada e plenamente qualificada para exercer o cargo.
      Mas existe o espírito de corpo em qualquer organização.
      E, por outro lado, se os altos executivos da PREVI se provarem competentes, eles pularão de imediato para a iniciativa privada, que os remunerará bem melhor.
      Essa é a realidade do mercado.
      Avalie isso.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Jose Roberto Eiras Henriques26 de novembro de 2016 às 09:42

    Adaí,
    Veja o que foi publicado no site da Previ:

    Notícias



    Lista de destaques

    25/11/2016

    "PREVI aprova Teto de Complemento de Benefícios

    Conselho Deliberativo decidiu em 25/11 estabelecer Teto para o Plano 1

    Na reunião de hoje, 25/11, o Conselho Deliberativo decidiu, por maioria dos votos, estabelecer um Teto de Complemento de Benefícios para o Plano 1, tema que vinha sendo debatido nas instâncias de governança da PREVI há vários anos. É importante ressaltar que a PREVI sempre esteve em total conformidade com a Legislação.

    O Teto de Complemento de Benefícios do Plano 1 será correspondente ao valor da remuneração da maior função privativa dos funcionários de carreira do Banco do Brasil, que atualmente é o cargo de Diretor.

    Para a implementação efetiva do Teto o regulamento precisa ser alterado e aprovado de acordo com os trâmites legais, que envolve o patrocinador Banco do Brasil, os órgãos de controle e a Previc."

    Qual a remuneração de um Diretor do Banco?

    Será que a reserva matemática de Previ contempla a provisão desse teto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro José Roberto Eiras,

      Li essa notícia e já a coloquei em um artigo que lançarei em breve.
      Suas observações tem fundamento.
      Vamos ver como isso vai afetar a PREVI.
      Esse problema já foi discutido várias vezes anteriormente e, nesse simpósio, o Gilberto Santiago, em sua apresentação, levantou esse problema novamente.
      Ele disse claramente que se o BB quer conceder benefícios que não são contemplados claramente pelas regras de aposentadoria da PREVI, o BB deveria arcar com esses custos.
      Isso precisa ser definido de forma clara e urgente, pois corremos o risco de se tornarem benefícios concedidos irregularmente e que a Justiça preservará.

      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Caro ADAÍ ROSEMBAK:


    Não consigo entender e até agora não tive uma RESPOSTA PLAUSÍVEL de como a BOLSA DE VALORES (IBOVESPA), VALHACOUTO de ESCROQUES e ESPECULADORES, conseguiram transformar EMPREGADOS regidos pela CLT em ESTATUTÁRIOS, com vantagens salarias BEIRANDO o INFINITO. Neste FUNDO DE QUINTAL, chamado Brasil, o que prevalece é o DEUS MERCADO. Outra coisa, além desta, que CAIU no ESQUECIMENTO são as AÇÕES JUDICIAIS contra o término prematuro do BET? Será que ainda existem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu não invisto nem mais um tostão de meu bolso em Bolsa de Valores. Principalmente aqui no Brasil.
      Já disse em artigo anterior que, nos Estados Unidos, as figuras de manipuladores em grandes operações e os chamados "insiders traders", são presos e algemados nos próprios escritórios e corretoras, na frente de todos, e mofam na cadeia.
      Aqui, eles se transformam em cicerones de Presidentes, como foi Nagi Nahas, que acompanhou Lula em sua viagem ao Oriente Médio.
      Por outro lado, esse é um tipo de investimento que exige acompanhamento especializado e constante. Conheci alguns especuladores que acordavam às 4 da manhã, liam tudo e, assim mesmo perdiam dinheiro. Confesso que não tenho mais paciência para isso.
      Esse é um tipo de investimento apropriado para grandes grupos financeiros e fundos de pensão e, assim mesmo, também sofrem prejuízos.
      Quanto às ações contra o término prematuro do BET, sinceramente, não creiam que elas venham a ser bem sucedidas.

      Abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  7. Meu caro,
    Você não se envergonha de ser tão puxa-saco e baba-0v0? Não tem vergonha?
    Está todo mundo cego e não enxergam que querem nos arrasar e destruir a cassi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Eu quase ia eliminando seu comentário por transgredir as regras do blog.
      Você foi muito grosseiro e mal educado. Aliás, burro e ignorante também.
      Tipos de comentários como o seu eu elimino de imediato.
      Este blog não é uma lixeira.
      Mas decidi responder e esclarecer de vez alguns pontos.
      Não sou puxa saco e nem baba-ovo.
      Tenho muita vergonha e nunca pedi nenhum cargo a ninguém.
      Minha satisfação maior é fazer amigos e aprender o que posso no que concerne à nossa área.
      E me orgulho muito de esbanjar elogios com as pessoas que os merecem.
      Esteja certo de que sempre voltarei a elogiar essas pessoas em todas as oportunidades que surgirem.
      Não espero nada em troca.
      Apenas fico muito feliz se as pessoas que elogio trouxerem benefícios para nossa categoria.
      Mas também sei reagir a agressões descabidas e dar boas marteladas em quem merece.
      Ninguém é cego e nem idiota. Guarde essa carapuça para você.
      Quando votaram pelo SIM, os companheiros salvaram a CASSI.
      Está satisfeito?

      Passe bem

      Adaí Rosembak

      Excluir
  8. Colegas,

    "Compareci em 21.11.2016, à empolgante e bem-sucedida palestra promovida pela AAFBB, com o recém nomeado Diretor de Planejamento da PREVI, o ZECA"

    Afinal, alguém pode informar o que o Zeca falou?

    Antonio Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antônio Fernando,

      Você tem certeza de que foi à palestra?
      E se foi, ficou lá no fundo do salão, falando com outros companheiros em vez de ouvir o palestrante??
      Eu fui, fiquei na quarta linha de cadeiras e guardei muito do que foi dito na apresentação.
      ,
      Abraços

      Adaí Rosembak

      Excluir