domingo, 17 de maio de 2015

AAFBB em Foco - 17.05.2015

Prezados Internautas,
Este blog é um espaço pessoal em que faço questão de aplicar uma política de relacionamento  absolutamente democrática.
Quando coloco artigos , sejam de que natureza forem, mas principalmente os de ordem política, recebo comentários de apoio e de ataque de diversos companheiros.
Faço questão de colocá-los no blog e dar as respostas que considero adequadas a todos eles.
Tenho  amigos  em todos os matizes políticos, tanto no PT, na CUT, no PSDB, PMBD e em tantos outros partidos e correntes partidárias.
Só elimino (raros casos) aqueles que se excedem usando expressões de baixo calão e agressões pessoais. Caso contrário, o blog viraria uma baixaria.
Dou as respostas a todos comentários, sem exceção,  de forma  educada e respeitosa.
Na minha juventude já fui um esquerdista radical, cheguei a estudar russo durante dois anos para ir estudar na ex-URSS e, portanto, compreendo como um  jovem tende a ser radical em suas manifestações dentro de uma sociedade tão desigual e injusta como a nossa.
Por isso, sempre recorro ao princípio de “tratar o próximo como gostaria de ser tratado.” 
Às vezes, deparamo-nos com situações em que ficamos indecisos em como reagir frente a uma ocorrência inusitada ou a responder a um comentário que exige um maior aprofundamento na matéria.
Nesses casos, temos de fazer um exercício de empatia,  nos colocarmos no lado oposto e perguntarmos a nós mesmos se agiríamos daquela forma e qual resposta que mereceríamos frente a uma questão que levantássemos.
Essa situação ocorreu quando recebi um comentário provindo da AAFBB-Florianópolis SC (reprodução abaixo) que recebi em relação ao  meu artigo “Ocaso de um Líder”, de 11.05.2015.
Respondi ao comentário no mesmo dia (reprodução abaixo).
Mas, apesar de ter manifestado na minha resposta minha estranheza sobre o uso do nome da AAFBB-Florianópolis SC no comentário, cheguei à conclusão de que agi de forma incorreta ao ter publicado o comentário sem o nome de seu autor.
O autor dessa nota pode nem ter sido um associado da AAFBB-Florianópolis SC e nem mesmo algum servidor contratado por aquela AAFBB. Pode simplesmente ter sido um estranho à associação que usou o nome da entidade  para encaminhar aquela apócrifa mensagem.
Assim, apresento à AAFBB como um todo e,  especialmente   à sua representação em Florianópolis SC, minhas desculpas pela publicação do comentário e da minha resposta.
Esta foi uma lição. Doravante, não serão publicadas  notas em nome de quaisquer órgãos mesmo que citando nomes.
Somente serão aceitas notas com o nome do titular ou anônimas.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB.

Mensagem recebida da AAFBB-Florianópolis SC, às 3.51P.M., de 12.05.2015
“A CAMPANHA ELEITORAL QUE CONTINUOU APÓS A ELEIÇÃO DE DILMA TOMA AGORA O RUMO CONTRA O FUTURO CANDIDATO EM  2018. NADA, ENTRETANTO, ARREFECERÁ O PRESTÍGIO DE LULA JUNTO A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO. APÓS UM GOVERNO DE GRANDES DIFICULDADES PARA A PRESIDENTE DILMA,  LULA PERCORRERÁ NOVAMENTE O PAÍS E SE CONSOLIDARÁ NOVAMENTE COMO CANDIDATO A SER VITORIOSO EM 2018. PODEM CRER.”

Mensagem encaminhada à AAFBB-Florianópolis SC, às 5.34P.M., de 12.05.2015

“CaroCompanheiro,

Não posso dizer "Cara AAFBB-Florianópolis SC" até porque não sei se todos os associados da AAFBB-Florianópolis SC partilham dos mesmos pontos de vista apresentados no seu comentário.
De qualquer forma, elogio sua postura. Você apresentou seus pontos de vista de forma civilizada, não agrediu nem insultou ninguém. Apenas defendeu Lula e Dilma.
Coloquei seu comentário e minha resposta a ele no meu blog.
Acesse e leia. Acho que vai gostar,  embora acredite  que não vá concordar com meu posicionamento.
Um abração
Adaí   Rosembak”

8 comentários:

  1. Caro Adaí, o cidadão que fez a defesa política de Lula e Dilma, como você frisou, não tem o direito de usar o nome da AAFBB para expor suas preferências. Fosse eu responsável pela AAFBB, esse moço estaria fora.

    "De qualquer forma, elogio sua postura. Você apresentou seus pontos de vista de forma civilizada, não agrediu nem insultou ninguém. Apenas defendeu Lula e Dilma."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleto Veiga Calado,

      Você tem absoluta razão. Por isso redigi essa nota.
      Reconheci minha falha ao publicar o comentário que veio sem o nome do autor.
      Mas, ao mesmo tempo, considero que esse incidente não teve consequências mais sérias. Ninguém foi alvo de qualquer acusação leviana nem foram usadas palavras de baixo calão.
      Como disse, essa foi uma experiência para mim. Não deveria ter publicado o comentário apócrifo.
      Apresentei minhas desculpas frente à AAFBB, entidade que prezo e onde tenho amigos.
      Se for de interesse da AAFBB, disponibilizo os dados da mensagem onde foi aposta o comentário.
      Mas creio que não se precise chegar a tanto.
      Não houve consequências mais sérias que viesse a manchar o nome da associação e nem prejudicar a reputação de qualquer de seus associados.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Caro Adaí,
    Sou um leitor assíduo de seu blog.
    Achei uma falta de respeito com a AAFBB um associado ou quem quer que seja mandar uma mensagem em nome da associação sem se identificar.
    Não interessa o teor da mensagem. O que importa é que o comentarista usou o nome da associação em vão.
    Foi uma invasão.
    Ainda bem que você levantou o problema e reconheceu a falha cometida ao publicar a mensagem.
    Que isso sirva de lição para outras associações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Concordo com você que foi uma ação de má fé.
      Mas também errei ao publicar o comentário.
      Como disse na minha nota, foi uma lição.
      Espero que outras associações e outros blogueiros estejam atentos a esse tipo de intrusão.
      Ainda bem que não gerou nenhuma consequência mais séria.
      Obrigaod pelo apoio.
      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Sérgio Roberto Costa de Castro18 de maio de 2015 às 07:04

    Bom dia Adaí. Já tive a oportunidade de opinar a respeito de manifestações político-partidárias misturadas a assuntos classistas, de interesse de aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. Reitero o que escrevi anteriormente! A 'mídia' nacional está lotada de comentários partidários....Análises, proselitismo, e ofensas de todos os matizes. A meu ver 'é chover no molhado' repetir o que profissionais do jornalismo já fazem....além de redundante, também gera cisão entre nós que devemos unir esforços em defesa de nossos interesses na CASSI e PREVI. Veja por este ângulo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sérgio Roberto Costa de Castro,

      Concordo com você que a mídia está cheia de comentários pró e contra a situação atual.
      Mas também acho que devemos manifestar nossa opinião pessoal a respeito de qualquer assunto.
      Não vivemos em outro lugar. Vivemos aqui no Brasil e acho que devemos defender o que consideramos mais certo para nosso país.
      Este blog é direcionado principalmente para o interesse de aposentados e pensionistas do BB, que é o meu caso e também é o seu. Mas existem encontros e discussões da qual não participamos e, às vezes, nem tomamos conhecimento do resultado dessas conversações fechadas.
      Já escrevi sobre assuntos para os quais não foram dados esclarecimentos amplos ao público.
      E depois fui acusado de escrever sobre coisas que não domino. Respondi que a culpa não foi minha, foi de quem repassou mensagens parciais ou inverdades para o público.
      Por isso não podemos nos aprofundar em assuntos dos quais não tomamos parte diretamente.
      Alguns colegas que tomam parte nesses debates não repassam (ou melhor, estão impedidos de repassar) essas informações que, no meu entender deveriam ser abertas ao público interessado.
      Por outro lado, a mídia na ânsia de publicar o que não é repassado ao público por políticos, autoridades governamentais e partícipes de operações ilegais prestam um grande favor à sociedade.
      Acho justo e benéfico a todos que essas informações sejam repassados ao público pelos blogs ou por qualquer outro veículo de informação.
      Isso é que chamo de exercício pleno da cidadania e da democracia.
      É uma prova de que não vivemos em uma ditadura.
      Um abração e, como sempre, parabéns pelas suas postagem tão espirituosas.

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Senhor Adaí,

    É muita folga dessa pessoa.
    Usar o nome de uma organização é quase um crime.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo,
    Concordo com você.
    Mas o fato não se repetirá.
    O erro básico foi meu em publicar um comentário apócrifo.
    Já apresentei minhas desculpas à AAFBB.
    Considero o assunto encerrado.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir