sexta-feira, 1 de maio de 2015

AAFBB em Foco - IV

Novo Modelo de Relacionamento da PREVI com os Participantes.

Da mesma forma como copiamos e comentamos  artigos cáusticos  da mídia, vemo-nos a cavaleiro para também ressaltar eventos positivos de nossas entidades e associações.
Em razão  disso, em um comentário  na rede me chamaram de cronista social. Longe de me sentir aborrecido , fico feliz pela pseudo “pecha”.
Mais adequadas seriam  as irrogações  de  amargo, ressabiado, compassivo e turrão ,     que assumo e aceito por serem autênticas. Também poderiam colocar as virtudes da lealdade e da fidelidade; mas, como são traços positivos, certamente não seriam citados.
Em continuação aos comentários sobre os encontros do novo presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, com os participantes da entidade, ressaltamos aspectos de reuniões em 27.04.2015 , em Porto Alegre, com associados e lideranças da AAFBB e AFABB-RS.
O primeiro foi na sede da representação estadual da AAFBB, que contou com grande número de associados e representantes de outras entidades. O evento contou com a presença da presidente da AAFBB, Célia Larichia, do vice-presidente de assistência aos associados e de representações, José Odilon Gama da Silva, do representante da AAFBB no Rio Grande do Sul, Ivo Balestrin, do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Pompeo de Mattos, que é colega do BB.
Logo após, o presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, foi à sede da AFABB-RS, onde se reuniu com o presidente, José Bernardo de Medeiros Neto, os vice-presidentes José Rodrigues Pereira e Cláudio Nunes Lahorgue e demais diretores da AFABB-RS.
Na parte da tarde, fez uma exposição sobre a PREVI para cerca de 70 pessoas e respondeu aos seus questionamentos.
Também foi à superintendência estadual do BB, onde fez uma palestra aos funcionários daquele departamento.
Em todas as reuniões foram abordados assuntos de interesse dos participantes da PREVI como teto de benefícios, remuneração variável da diretoria, política de investimentos, ações judiciais e mecanismos de defesa da PREVI para resguardar o patrimônio da entidade em períodos de crise.
Registramos adiante as suas palavras , em que deixou patente a meta  de um relacionamento franco, cooperativo e aberto para a melhor solução dos problemas entre os associados e a PREVI:
“ O objetivo aqui não é fazer discurso. Eu trouxe uma apresentação para fazer um debate amplo de todos os temas que precisamos discutir juntos e encontrar uma solução juntos. Vocês podem perguntar sobre qualquer assunto que quiserem, sem nenhum constrangimento. Sobretudo, estou aqui como colega de vocês.”
A presidente da AAFBB, Célia Laríchia, elogiou a iniciativa  do presidente da  PREVI e também o novo modelo de relacionamento com os associados e as entidades.
Segue  a sua exposição:
“A comunicação é a origem do trabalho que está sendo feito. Quando falamos de comunicação não estamos falando da comunicação formal, pois, como sabemos, a PREVI tem todos os canais e ferramentas de comunicação, as mais modernas possíveis. Estamos falando do diálogo, de ouvir o associado e entender as demandas para poder atender a essas demandas, se possível. Temos certeza que a PREVI está iniciando um novo ciclo e um novo momento de relacionamento com seus associados.”
O representante da AAFBB local,  Ivo Balestrin , ressaltou  aspectos pessoais do presidente da PREVI para um melhor relacionamento com os participantes daquele órgão.
Eis sua fala:
“Uma coisa que me chamou a atenção é que ele é gente como a gente e isso facilita bastante o relacionamento. É muito importante esse movimento de reunir as lideranças.”
O presidente da AFABB-RS e conselheiro deliberativo da PREVI, José Bernardo Medeiros, fez uma manifestação importantíssima e muito   objetiva sobre o relacionamento que ora  se vivencia com o novo presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso.
Aí vai seu discurso:
“Pela minha vivência, de um quarto de século participando da AFABB-RS, eu considero essa visita histórica. Trata-se de uma nova maneira de tratar os participantes. Em vez dos associados irem até à PREVI, por telefone, por e-mail ou pessoalmente, é a PREVI indo ao encontro dos associados. A apresentação do Relatório Anual não constituía esse relacionamento que o associado queria. O relacionamento que ele quer é um relacionamento presencial no qual possa haver um contato mais direto com o presidente.”
O presidente da PREVI enfatizou que as reuniões com participantes e associações são parte de uma política de contato mais estreito com os associados e que se estenderá para todo o país.
Aí vão suas colocações:
“Um dos meus compromissos é cada vez mais estender o diálogo com os associados e nada melhor do que fazer esse contato direto, essa conversa do dia a dia, esse bate-papo franco.”  
Ressaltamos  o papel vital do presidente da AFABB-RS, José Bernardo de Medeiros Neto,  na promoção da visita do presidente da PREVI  ao Rio Grande do Sul.  São iniciativas positivas como a de José Bernardo de Medeiros Neto, que nos levarão ao sucesso na defesa de nossos pleitos.
Também enaltecemos o dinamismo da presidente da AAFBB, Célia Laríchia,  tanto no encontro com o  presidente da PREVI, Gueitiro Matsuo Genso, na sede da AAFBB, no Rio de Janeiro, em 22.04.2015, bem como na sua presença no evento no Rio Grande do Sul, em 27.04.2015. Haja fôlego e saúde para enfrentar essa maratona de reuniões, com voos (e os incômodos da pressurização e do jet lag), táxis, embarques, desembarques, hotéis, bagagem, agendas apertadas, etc., etc. E sempre mantendo o sorriso cativante , o otimismo contagiante e sua postura diplomática e política. Célia Laríchia é realmente uma pessoa especial.
Esperamos que ela tenha energia, disposição e mantenha seu perfil hábil de negociadora com “plumagem sedosa”  para participar dos outros encontros da PREVI  Brasil afora, conforme prometido pelo  presidente da PREVI.
Finalmente, parabenizamos efusivamente o presidente da PREVI, Gueitero Matsuo Genso, que inaugura um novo capítulo no relacionamento com os participantes da entidade.
Torcemos para que tenha sucesso em sua missão.
Adaí  Rosembak
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB.

4 comentários:

  1. Que bom, ver pelo menos uma agenda positiva. Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eloy Severo,

      É isso meu amigo. Não podemos ficar só na choradeira por direitos e dinheiro. Temos de ter um espaço para relaxar e aproveitar a vida.
      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Amigo,
    Gosto muito do seu blog. Você é muito espirituoso e sensível.
    Escreva, simplesmente escreva. Não queira ser perfeccionista e nem agradar a todos. Você nunca conseguirá isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Você em parte tem razão.
      Sou um bancário aposentado e não um jornalista, embora já tenha recebidos elogios pelo nível de minhas notas.
      Mas, ocorre que além de meus próprios freios interiores (a democracia completa é uma utopia) tenho muitos amigos que são petistas e são da CUT. Felizmente não tenho nenhum conhecido do MST. Tenho de ser moderado.
      Mas nem por essas razões meus artigos não deixam de ser duros e cáusticos.
      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir