sexta-feira, 3 de junho de 2016

AAFBB em FOCO - 03.06.2016

Em 31.05.2016, sai da tranquilidade de meu lar para ir ao tumulto do Centro do Rio de Janeiro, a fim de resolver problemas de ordem burocrática.
Meu último compromisso foi na AAFBB, onde fui esclarecer algumas pendências.
Minha primeira ida foi ao CODEL.
Primeiramente, conversei com o Mário Bastos. Eu e o Mário estamos tentando resolver um problema comum que já comentei neste blog, mas que ainda está em andamento. Só depois de resolvermos essa pendenga, voltarei a abordar o tema com mais profundidade, para conhecimento geral dos companheiros aposentados.
No CODEL, encontrei os companheiros Gilberto Santiago e Nelson Leal.  Perdi a oportunidade de aceitar um convite da querida Loreni de Senger para tomar um cafezinho, pois a mesma se encontrava em Brasília resolvendo assuntos relacionados com a CASSI e a AAFBB. O café ficou para outra oportunidade.
Nelson Leal é o articulista mor da AAFBB. Está sempre debruçado em seu lap-top, redigindo   atas e relatórios. Tem semelhança com aqueles escribas de textos sagrados da Idade Média. Para tanto, só faltam as barbas longas, cabelos compridos e uma túnica pesada. É minucioso, criterioso e ponderado na elaboração de seus textos. Usa luvas de pelica em cada palavra que escreve. Nunca li nada de ofensivo a quem quer que seja, que fosse de autoria de Nelson Leal. Por isso só tem amigos. A AAFBB está bem protegida com um redator como o Nelson Leal.
Quando cheguei ao CODEL, o Nelson Leal, o Gilberto Santiago e o Mário Bastos, discutiam a melhor forma de redigir um texto sobre um encontro de associações, do qual a AAFBB tinha participado.  Essas discussões chegam a ser acaloradas. Parece o Congresso em dia de votação de impeachment.
Mas o ponto alto e o aspecto mais divertido de minha ida ao CODEL, ocorreu quando o Nelson Leal chamou o Mário Bastos de “Mário Sued”, pelo fato de eu ter “nomeado” o Mário Bastos como cronista social deste blog, quando ele redigiu um artigo sobre uma festividade na Sede Campestre da AAFBB. A gozação foi geral.
Depois fui ao CONFI conversar com o Adolpho Nogueira sobre um assunto relacionado a benefícios. Lá estavam o Noé Fernandes e a Luciana Grangeia, que é a secretária executiva da área.
O Adolpho Nogueira e o Noé Fernandes, formam uma dupla perfeita. Eu chamaria de “Dupla Café com Leite”. Se relacionam muito bem, trabalham muito e o ambiente é salutar. A Luciana, pelo visto, está muito bem acompanhada. Trabalhar em um ambiente tão bom como aquele é um privilégio. Eu quase que perguntei a ela quanto ela “pagava” para trabalhar no CONFI.
De lá fui conversar com o José Mauro Monteiro Cordeiro, no VISEB, para finalizar o meu assunto sobre benefícios.
Fiquei surpreso com a atenção e a polidez com que fui atendido pelo José Mauro. E fiquei impressionado com o seu profundo domínio das áreas de benefícios e seguros. O homem sabe tudo.
Saí do VISEB enriquecido com as dicas e a verdadeira aula sobre benefícios e seguros que recebi do José Mauro.
É impressionante como, às vezes, nos enganamos com as pessoas.  Tinha uma visão equivocada do José Mauro. Antes me parecia uma pessoa fechada, autoritária e intransigente.
Nada disso. O José Mauro foi extremamente cortês e afável comigo. Agora eu vejo o José Mauro com outros olhos.
Fiquei tão satisfeito com o seu atendimento, que coloquei este blog à integral disposição do José Mauro para que ele publique comunicados e dicas sobre benefícios e seguros para o quadro de associados da AAFBB, e para todas as associações de aposentados e pensionistas do BB, que são abrangidas por este blog.  Com certeza essas comunicações sobre benefícios e seguros serão contribuições extremamente valiosas para todos os aposentados e pensionistas do BB.
Esse encontro com o José Mauro teve um outro aspecto muito proveitoso que relato adiante.
Recentemente, criei outro blog, que é “Mundo em Mutação” (MUNDOEMMUTACAO.BLOGSPOT.COM).
Foi uma iniciativa um tanto precipitada. A administração de um blog dá uma trabalheira danada. Eu já tinha um e arrumei outro e, por essa razão, não estou dando conta do recado.
O “Mundo em Mutação”, até agora, tem sido pouco aproveitado.
Doravante, darei uma nova orientação a esse blog.
As matérias de minha autoria, continuarei a publicar neste blog “ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM.BR”.
As matérias relativas à AAFBB e à outras associações, comunicados pessoais de colegas, e artigos esparsos, passarei a colocar no “Mundo em Mutacão”. Creio que, dessa forma, darei nova vida e sentido ao blog “Mundo em Mutação”.
Por fim, para finalizar minha ida à AAFBB, fui dar um abraço no meu amigo Júlio Alt, que gerencia a área administrativa da AAFBB.
Trabalhei com o Julinho (“Juju” para os amigos mais chegados), como ele era carinhosamente chamado, há 30 anos atrás, na extinta CACEX.
Hoje, somos opositores em nossa visão política sobre o país.
Ele sempre coloca comentários rebatendo minhas notas.
Mas, a despeito de nossas diferenças políticas, não perco uma oportunidade sequer de conversar, dar um abraço e tomar um cafezinho (o cafezinho atualmente é como o cachimbo da paz foi para os índios no passado) com o meu amigão Júlio Alt. Prometi a ele que, da próxima vez que for à AAFBB, levarei meu álbum de retratos da época em que trabalhávamos na CACEX.  Lá estão o Waldyr Argento, o Mário Bastos, o Santa Rita, o Júlio Alt, o Quaresma (Quá-Quá), o Pedro Albano, o Alexandre Quartarone, o Grou, o Bira e tantos outros colegas. Todos de cabelos bem pretinhos, sem barriga e com ares de rapazes bem folgazões.
Trabalhávamos muito, mas nos divertíamos bastante.
Para relembrar aqueles tempos, nada mais fiel como repetir as palavras do cantor, poeta e guitarrista jamaicano Bob Marley: “Éramos felizes e não sabíamos. ”
ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

2 comentários:

  1. Caro amigo Adaí,
    Muita Paz.
    Apenas para fazer ressalva à citação no final da sua mensagem: A expressão 'EU ERA FELIZ E NÃO SABIA" foi eternizada pelo imortal Ataulpho Alves, em sua memorável "Meu pequeno Miraí", música e letra que nos levam à nossa infância, quando jogávamos bola de meia, pião, bola de gude e botão (..."jogo de botão pelas calçadas, eu era feliz e não sabia").
    Quando o Ataulpho escreveu a letra da música (também dele), o Bob nem era nascido...
    Fraterno abraço do amigo de sempre,
    Adolpho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Adolpho,

      Nada melhor do que ser corrigido por uma pessoa que sabe das coisas como você.
      Obrigado pelo esclarecimento.

      Adaí Rosembak

      Excluir