segunda-feira, 20 de junho de 2016

AAFBB em FOCO - 21.06.2016

Companheiros,
Com as discussões que se desenrolam com parlamentares em Brasília sobre alterações no Projeto PLP 268/2016, a continuação das discussões sobre a Sustentabilidade da CASSI parecia que, a muitos, era um assunto que tinha sido esquecido ou relegado a segundo plano pelos dirigentes das associações e demais entidades que defendem nossa categoria.
Evidente que a atenção dos representantes das associações e órgãos que lutam pelos nossos interesses, no presente momento, ficou mais concentrada sobre as alterações no Projeto PLP 268/2016, que já foi um assunto debatido no Senado e, agora está no âmbito da Câmara dos Deputados. Essa é a razão do deslocamento de dirigentes de nossas associações para Brasília, como por exemplo, de gestores   da AAFBB, que tem sua sede no Rio de Janeiro, para as conversações com parlamentares.
Mas as associações continuam, paralelamente, a lutar pelos interesses de seus associados na CASSI.
A propósito do assunto, transcrevemos adiante a nota “AAFBB se empenha na retomada urgente da Mesa de Negociação”, de 06.06.2016, daquela associação.
ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

AAFBB se empenha na retomada urgente da Mesa de Negociação

Desde o final de 2014, a comunidade Banco do Brasil tomou conhecimento de que o Plano de Associados da Cassi começava a utilizar das suas reservas livres para pagar as despesas de assistência médica e administrativa.

No início de 2015, entidades representativas dos funcionários do BB – sindicatos, associações de aposentados e outras – se reuniram para debater possíveis soluções e constituíram a Comissão Nacional de Negociação sobre a Cassi. Essa Comissão, composta pelas entidades nacionais que têm representações estaduais: Anabb, AAFBB, Faabb, Contraf e Contec, vem se reunindo desde maio/2015, quando houve a primeira reunião com o Banco do Brasil e com dirigentes da Cassi.

Durante todo esse tempo, diversas propostas foram sugeridas e avaliadas. A AAFBB em conjunto com a Anabb e a Faabb estruturaram e divulgaram proposta “A CASSI TEM SOLUÇÃO”, com o objetivo de oferecer uma contribuição concreta ao debate, não apenas das questões emergenciais.

A última reunião foi realizada em março e na ocasião as entidades representativas do funcionalismo da ativa e aposentados apresentaram proposta de cunho emergencial, enquanto são amadurecidas as discussões sobre as propostas de longo prazo. Posteriormente à reunião, o Banco do Brasil comunicou que a antecipação do 13º salário de novembro, negociada entre as entidades representativas (AAFBB, Anabb, Faabb, Contraf e Contec) e o BB tinha sido aprovada nas instâncias internas do Banco e pelas instâncias decisórias da Cassi.

Porém, essa medida emergencial não é a solução para as dificuldades enfrentadas pela Cassi. A antecipação do 13° salário só irá custear as despesas até agosto, conforme informações prestadas por dirigentes de entidade.

Dessa forma, a AAFBB tem se empenhado para a retomada urgente das negociações acerca da sustentabilidade da Cassi. Em atenção ao assunto, a presidente da AAFBB, Celia Larichia, aproveitando a oportunidade da visita do vice-presidente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Ricci; e do Diretor do BB, Carlos Célio, ao Rio de Janeiro, por ocasião da posse dos novos dirigentes da Previ, se reuniu com os gestores do BB e da Anabb para falar sobre a importância do reinício das negociações sobre a Caixa de Assistência. Os dirigentes pediram aproximadamente 15 dias para a retomada da Mesa de Negociações, ou seja, a partir da segunda quinzena de junho.

                                      


Diretor da Cassi participa de reuniões na AAFBB

No último dia 2 de junho, a diretoria da AAFBB recebeu o Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, William Mendes de Oliveira, em um almoço na sede social da Associação para debater sobre a necessidade de agilizar a retomada das negociações, em que são estudadas propostas que visem à sustentabilidade da Cassi. Antes do almoço, Willian se reuniu com os membros dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Administração da AAFBB, além da presença da vice-presidente do Conselho Deliberativo da Cassi, Loreni de Senger e da gerente da Cassi – Rio, Adriana Frank. Também foram debatidos temas como a ampliação da cobertura da estratégia Saúde da família, do Modelo de Atenção Integral a Saúde e sobre aperfeiçoamento de comunicação da Cassi com os associados.

3 comentários:

  1. Caro Adaí,
    Com meus cumprimentos, ressalto a importância do seu trabalho, levando os companheiros da Família BB informações relevantes. Como modesto membro do CF da AAFBB, agradeço por seus registros.
    Fraterno abraço do amigo de sempre,
    Adolpho
    EM TEMPO: Oportunamente, quando e se você entender válido, solicito que faça registro pessoal dizendo da necessidade que tem a nossa Associação do ingresso de novos sócios, a fim de que se fortaleça com um efetivo maior no quadro social. Em razão de termos um efetivo associativo com faixa etária elevada, temos tido média de óbitos na casa dos 55 (cinquenta e cinco) sócios, quantidade que não tem sido reposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Adolpho,

      Grato pelo seu reconhecimento ao meu modesto trabalho.
      Exerço essa função com prazer e sem visar qualquer benefício em reciprocidade.
      Só o fato de obter informações mais aprofundadas sobre os assuntos de nosso interesse já justifica o esforço.
      Para seu conhecimento só o fato de noticiar o trabalho da AAFBB já despertou o interesse de vários colegas que se interessaram em se associar a essa agremiação.
      Ao criar esse blog fiquei pasmo com o alheamento de funcionários e aposentados do banco sobre os assuntos de nossa área. Acredite se quiser, mas muitos nem sabiam o que era a AAFBB.
      Eu próprio cometi muitas gafes quando comecei a falar sobre o trabalho da associação.
      Só quando mergulhamos um pouco mais no assunto é que começamos a desvendar esse universo.
      Esteja certo de que só a simples difusão dos temas abordados pelas associações contribuirão para aumentar o número de associados.

      Abração do amigo

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "AAFBB em FOCO - 21.06.2016":

    Maior fundo de pensão da Noruega exclui Petrobras de todos os investimentosKLP Kapitalforvaltning anunciou que estatal brasileira foi excluída de todas as carteiras administradas pela casa devido aos escândalos de corrupção do petrolão

    O maior fundo de pensão da Noruega, o KLP Kapitalforvaltning, anunciou que a Petrobras foi excluída de todas as carteiras administrados pela casa. A corrupção na petrolífera e a persistência de "um risco inaceitável" de novos problemas fizeram os gestores excluírem a companhia brasileira. Para o KLP, "é vexatório ver que o desaparecimento de 2 bilhões de dólares não gerou qualquer sinal de alerta" na direção da empresa.
    Em comunicado aos cotistas, o KLP informou que decidiu excluir investimentos na Petrobras diante do caso de corrupção descoberto na empresa. "Por mais de 10 anos, os contratos da companhia com fornecedores foram regularmente inflados em 3%, com o adicional pago para políticos brasileiros, partidos políticos e membros da direção da empresa", cita o comunicado do fundo de pensão. "Apesar das muitas iniciativas e do escrutínio público, a KLP continua preocupada porque há um inaceitável risco de corrupção futura na companhia".
    "A escala do caso, o tamanho dos montantes envolvidos e o período de tempo em vigor não têm paralelo em qualquer lugar no mundo. Há ainda muitas iniciativas que nós achamos que a companhia poderia adotar, incluindo uma investigação para potencial corrupção nas operações fora do Brasil, já que a empresa opera em muitos países com risco excessivamente alto", cita a chefe de investimentos do KLP, Jeanett Bergan. O fundo tem carteira de 553 bilhões de coroas norueguesas - cerca de 227 bilhões de reais.

    Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/maior-fundo-de-pensao-da-noruega-exclui-petrobras-de-todos-os-investimentos

    Bobeatus sure enrabatus est

    ResponderExcluir