terça-feira, 7 de junho de 2016

UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA

Vivemos tão amedrontados com a violência do dia a dia, preocupados com a situação financeira ou assustados com notícias que nos chegam a todo momento pela TV, pelos jornais, e pelo celular, que nos esquecemos de cuidar de nosso lado espiritual.
Conheço muita gente que diz não acreditar em Deus. Declaram-se ateus.
Argumento com essas pessoas que crer em Deus é energia.
Uma pessoa que desenvolve um processo de fé em Deus, que passa a ser um norte em sua existência, que o transforma e reestrutura sua vida, que cura suas doenças, que cria uma força de vontade férrea e indestrutível para enfrentar os obstáculos de sua vida, essa pessoa está desenvolvendo e incrementando cada vez mais um processo de   energia interior de força descomunal, que energiza e fortalece sua mente e seu corpo.
Isso é energia e isso é Deus.
Como negar, não aceitar e não acreditar nessa realidade incontestável? Como não acreditar nessa energia, que é a fé em Deus?
Não importa se esse Deus seja uma figura mítica do catolicismo, judaísmo, islamismo, budismo, ou de qualquer outra religião.
O princípio é o mesmo. A linha religiosa pode mudar, mas a energização mental é a mesma em qualquer vertente.
A pessoa pode até se frustrar com determinadas crenças, suas práticas, e com alguns de seus seguidores e dirigentes.
Isso é outro problema e não tem nada a ver com fé em Deus.
Eu mesmo tenho meus próprios desencantos a esse respeito. Há bastante tempo, fui convidado a ir a uma cerimônia em um centro de umbanda muito famoso. Fiquei chocado com tudo aquilo. Eram pessoas que se debatiam no chão, gritavam e chegavam a espumar. O pai de santo, auxiliado por suas “filhas”, segurava e sacudia as cabeças das pessoas aos gritos e grunhos, ao tempo em que, com olhos esbugalhados e assustadores, em transe, fazia contorções, pulava e agitava descontroladamente seu próprio corpo que, diziam, estava “possuído” por uma entidade maligna feminina.
Apesar de todo o respeito que tenho por manifestações de ordem religiosa, aquela foi a única e última vez em que fui a um centro de umbanda.
Outra decepção foi em uma igreja famosa que já foi denunciada pela mídia pela exploração pecuniária de seus seguidores. Não vou me estender em detalhamentos.
Por outro lado, já frequentei e gostei de centros de aperfeiçoamento humano e espiritual como Seicho-No-Ie e   Perfect Liberty. Ambas foram vivências muito enriquecedoras.
Em razão dessas experiências, algumas positivas e outras negativas, atualmente sou cauteloso em relação à frequência de centros religiosos.
Recentemente, fui convidado por amigos a ir a um culto dominical na Primeira Igreja Batista do Recreio. Aceitei o convite.
Já tinha conhecimento, de longa data, da ação da Igreja Batista, pois me formei em Contabilidade no Colégio Batista Americano, em Volta Redonda RJ.
A Primeira Igreja Batista do Recreio, ou simplesmente, Igreja do Recreio, tem 27 anos de existência. É uma igreja grande, moderna e confortável. Tem amplo estacionamento, cantina, livraria, auditório, e diversas outras instalações.
Fomos recebidos com muita  alegria, carinho e atenção.
A primeira grande surpresa foi com o show artístico e musical: grande coro, excelentes cantores, conjunto musical completo, guitarristas sensacionais, e aparelhagem de som de última geração.
Foi um show fantástico.
Música gospel, sertaneja, country, rock, e outros estilos modernos em uma apresentação fenomenal. Equiparável aos melhores shows musicais que já tive a oportunidade de assistir.
Todos os presentes se levantavam, dançavam e batiam palmas, acompanhando o ritmo e o som contagiante e excitante da maravilhosa seleção de músicas.
Nunca poderia imaginar encontrar um show musical dessa dimensão e brilho em uma igreja.

Em seguida, foi feita uma apresentação do trabalho que a Igreja Batista presta no Brasil e no Mundo.
Foram exibidos slides e vídeos que mostram centros de assistência da Igreja Batista em hospitais e asilos de pessoas carentes, creches junto a favelas, presídios, centro de recuperação de drogados, e até centros de apoio na Cracolândia em São Paulo, e em áreas perigosas no Rio.
Foram mostrados vídeos do tipo “antes e depois”, de pessoas que eram viciadas em drogas e bebidas, com internações recorrentes, e que viviam em situação de mendicância, jogadas nas ruas e em absoluta miséria. Hoje são pessoas saudáveis, completamente recuperadas, reintegradas à sociedade, e que frequentam a Igreja Batista.
Foram mostrados vídeos de centros de assistência em Uganda e no Senegal, na África.
Em relação a Uganda, está marcada a vinda de um pastor que dirige a Igreja Batista naquele país, que virá acompanhado de um filho do sanguinário ex-ditador Idi Amim Dada, que percorre o Mundo, pedindo perdão pelos crimes cometidos pelo seu pai.
O ponto alto dessa parte do culto, que mostrou um vídeo sobre a atuação da unidade da Igreja Batista na Cracolândia em São Paulo, foi a apresentação de um conjunto de dança de crianças abandonadas de filhos e parentes de viciados daquela área de consumo de crack, e que hoje, são amparadas, alimentadas e cuidadas pelo centro de assistência da Igreja Batista naquela área.
Foi um show maravilhoso acompanhado pelo conjunto musical da Igreja Batista. Não posso deixar de registrar a profunda emoção que tive ao assistir o belíssimo espetáculo daquelas crianças. Confesso que foi um momento que me levou às lagrimas.
Logo após, foi dado conhecimento ao público da extensa agenda de eventos e palestras promovidos pela Igreja Batista junto aos seguidores: encontro de casais, ajuda espiritual às famílias,  assistência diferenciada  a crianças e adolescentes, sexualidade,  amizade  , casamento, maternidade, atividades artísticas, culturais e desportivas, saúde e cuidados com o corpo,  postura pessoal, palestras para superação de problemas pessoais e espirituais, crescimento e relacionamento pessoal, formas de gerir patrimônio e finanças, colocação no mercado de trabalho,  ascensão profissional,  estudos em todos os níveis, escolhas de formação universitária, abrangendo mestrado, doutorado e pós-doutorado em cursos em universidades  no Brasil e no exterior,  etc.
Como se pode ver, é uma  agenda extremamente positiva, e que visa a estruturação familiar, o crescimento pessoal, e a integralidade do ser humano em prol de seu sucesso, saúde e paz espiritual.
A parte seguinte do culto, foi uma palestra muito afirmativa do Pastor Sênior Wander Gomes, sobre a força da fé em Deus para a solução de problemas em nossa vida pessoal, familiar e social. Sempre lembrando passagens bíblicas, ele mostrou de forma objetiva e acessível, exemplos bíblicos e caminhos a seguir para atingir nossos objetivos.
Ele apontou, de forma contundente, a melhor forma de usarmos nossa determinação pessoal e nossa fé em Deus para atingirmos nossas metas.
Denunciou as armadilhas mentais, as fraquezas pessoais e os obstáculos e adversários que se colocam no caminho de cada ser humano para atingir a felicidade, a saúde e o sucesso na sua vida pessoal e na estruturação de suas famílias.
Foi uma preleção riquíssima e que emocionou todos os presentes.
O final dos trabalhos, foi coroado com mais um show maravilhoso de música, que encantou todos os fiéis e convidados.
O culto na Igreja do Recreio foi uma experiência enriquecedora para todos os fiéis e para seus convidados.
Espero repeti-la outras vezes.
Recomendo aos companheiros do Rio que partilhem dessa experiência maravilhosa e visitem a Igreja do Recreio.
O site da igreja é www.igrejadorecreio.org.br.  
ADAÍ  ROSEMBAK
Associado da AAFBB, ANABB, AFABB-RS e ANAPLAB

P.S. Acessem o blog “MUNDOEMMUTACAO.BLOGSPOT.COM”, administrado por este articulista, e leiam o artigo “Uma Visão Atual do Mundo”

2 comentários:

  1. Nossa Constituição, no que diz respeito aos Direitos e Garantias Individuais diz que "a liberdade de crença é inviolável" portanto, cada um que siga o caminho que bem entender e ninguém tem nada com isso, mais..., criticar ou induzir outrem a seguir na mesma direção que caminhas, é crime. Seja o indivíduo agnóstico, crente ou ateu é liberdade que lhe é conferida. Portanto, respeitemos a opinião formada de cada cidadão.
    Seria interessante se o nobre bloguista nos informasse algo de concreto, principalmente com respeito a PREVI, nos contatos mantidos com diversas pessoas alguns dias atrás. Seria de extrema utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hippilatti,

      Não estou induzindo ninguém a optar por coisa nenhuma.
      Apenas manifestei uma experiência pela qual EU PASSEI.
      E fiz questão de frisar o respeito que tenho pela opção de qualquer pessoa.
      Portanto, quem quiser ser agnóstico, crente, umbandista, ou ateu que o seja.
      Não estou criticando ninguém, não citei o nome de ninguém e muito menos induzindo a que alguém opte por qualquer crença ou orientação espiritual.
      Já que você levantou a tese de CRIME, aproveite e processe os diversos veículos da mídia que já fizeram inúmeras reportagens críticas sobre religiões.
      Seria uma boa iniciativa de sua parte.
      Outra coisa, não mantive contatos sobre a PREVI com ninguém.
      Apenas participei de um simpósio sobre fundos de pensão e planos de saúde.
      Se o companheiro quiser saber algo de concreto sobre a PREVI, sugiro que se dirija àquele fundo de pensão.

      Boa Sorte

      Adaí Rosembak

      Excluir