INFORMAÇÃO
AOS PARTICIPANTES PODE EVITAR JUDICIALIZAÇÃO E DENÚNCIAS À ANS
Um dos princípios defendidos pelos eleitos na gestão da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) é garantir a solidariedade no Plano de Associados com o mesmo atendimento a todos, independente da idade, função exercida no banco ou número de dependentes.
Outra premissa que norteia o mandato é aproximar a Cassi dos associados e de suas entidades representativas. O novo boletim dos eleitos tem o objetivo de trazer informações de qualidade sobre as dificuldades encontradas na gestão, sobre avanços e conquistas implantadas e questões que põem em risco a Caixa de Assistência e sua perenidade.A Cassi é gerida no modelo de autogestão e visa a promoção de saúde e a prevenção de doenças. A cultura de pertencimento de cada participante - funcionários da ativa, aposentados, parentes até 3º grau nos planos Cassi Família e funcionários da Cassi – precisa ser fortalecida uma vez que a sobrevivência da nossa Caixa de Assistência depende de cada um de nós.
As
instâncias de recursos para participantes
Os
participantes podem utilizar três instâncias instâncias recursais
para finalizarem seu atendimento médico-hospitalar ou solicitações
de medicamentos/materiais ou livre escolha/reembolso, caso ocorra
alguma negativa inicial (que, por exemplo, pode ser por problemas no
pedido do prestador de serviço de saúde).
Entende-se como recurso o pedido formal de reconsideração interposto exclusivamente por participante ou seu representante legal, que visa modificar, parcial ou integralmente, o indeferimento de uma demanda específica.
As alçadas para deliberação de processos são distribuídas entre as três instâncias, a saber:
a) 1ª instância: Unidade Cassi, Central Cassi ou Cepag (Central de Pagamentos), para análise de demanda do participante (cobertura contratual, adimplência, carência).
b) 2ª instância: Gerências da Sede, para reavaliação da demanda do participante (análise da pertinência técnico-científica, com base nos mais recentes estudos e com foco na saúde e a segurança do paciente).
c) 3ª instância: Comitê de recursos de participantes para análise e deliberação do recurso interposto pelo participante. Composto por representantes de várias áreas da Cassi, avalia os recursos sobre o aspecto sanitário, técnico e social. Portanto, na maior parte dos casos, é possível resolver o problema na própria Cassi (0800).
Os participantes também podem procurar informações nas suas entidades representativas como os Conselhos de Usuários, os sindicatos de bancários, as entidades de aposentados, as AABBs e outras associações em suas bases, porque os eleitos estão construindo canais permanentes para a melhoria constante do atendimento da Cassi.
Entende-se como recurso o pedido formal de reconsideração interposto exclusivamente por participante ou seu representante legal, que visa modificar, parcial ou integralmente, o indeferimento de uma demanda específica.
As alçadas para deliberação de processos são distribuídas entre as três instâncias, a saber:
a) 1ª instância: Unidade Cassi, Central Cassi ou Cepag (Central de Pagamentos), para análise de demanda do participante (cobertura contratual, adimplência, carência).
b) 2ª instância: Gerências da Sede, para reavaliação da demanda do participante (análise da pertinência técnico-científica, com base nos mais recentes estudos e com foco na saúde e a segurança do paciente).
c) 3ª instância: Comitê de recursos de participantes para análise e deliberação do recurso interposto pelo participante. Composto por representantes de várias áreas da Cassi, avalia os recursos sobre o aspecto sanitário, técnico e social. Portanto, na maior parte dos casos, é possível resolver o problema na própria Cassi (0800).
Os participantes também podem procurar informações nas suas entidades representativas como os Conselhos de Usuários, os sindicatos de bancários, as entidades de aposentados, as AABBs e outras associações em suas bases, porque os eleitos estão construindo canais permanentes para a melhoria constante do atendimento da Cassi.
Todos
ganham se a solução for amigável e negociada
É
muito importante que os participantes evitem a judicialização e as
denúncias na Agência Nacional de Saúde (ANS) sem antes tentar os
canais acima, porque o exagero que tem ocorrido (incentivado por
advogados, alguns médicos, clínicas e hospitais e pela própria
ANS), tem feito a nossa Caixa de Assistência gastar milhões de suas
reservas - sempre limitadas pela relação Receitas
(contraprestações) versus Despesas Assistenciais. Muitas vezes a
justiça manda fazer algo que o plano do participante sequer prevê e
aí o prejuízo é de todos os participantes.O
trabalho de parceria e envolvimento de todos vai melhorar tanto o
atendimento das necessidades dos participantes quanto proteger a
nossa Cassi desse problema, que tem agravado a questão da
sustentabilidade da entidade.
Este boletim é para ser
distribuído tanto eletronicamente como pelas entidades sindicais e
associações, bem como divulgado nos sites das entidades do
funcionalismo em geral.
Senhores,
ResponderExcluirConcordo com quase tudo do que está sendo divulgado pela CASSI. Há algum tempo atrás, em Encontro Estadual de Saúde, aqui em Aracaju (SE), onde inclusive se encontrava a Diretora Graça Machado, fiz sugestão à CASSI para que ela procurasse, junto a todos os seus gestores, a nível nacional, dar um atendimento na busca de solução de impasses, mostrando-se sensível às necessidades dos usuários, haja vista a fragilidade em que se encontra o paciente.
Acredito que muitos casos não chegariam à judicialização se o tratamento fosse diferenciado. Tenho minhas dúvidas se a busca de tantos canais é a melhor solução. Que tal dotar as Unidades Cassi com poder de solucionar estas pendências; nunca é demais frisar que questões de saúde, muitas vezes requer urgência ou uma certa urgência.
Quanto à busca junto ao Judiciário, tanto a Cassi quanto o usuário têm conhecimento de que quase sempre a decisão será a favor do consumidor/usuário, sendo que muitas das vezes potencializada com danos morais e custas judiciais e sucumbenciais.
De parabéns a CASSI em buscar uma solução viável para casos da espécie.
Atenciosamente,
Wallas Alves de Morais
Associado
Wallas Alves de Morais,
ExcluirPrimeiramente, esclareço que sou um associado da CASSI igual a você.
Portanto, a resposta que vou lhe dar é de um usuário e não de um membro da direção da CASSI.
Por uma coincidência, acabei de chegar há uma hora de uma palestra do Diretor da CASSI, Companheiro William Mendes, na sede da AAFBB nesta cidade.
Um dos pontos que ele abordou várias vezes foi a necessidade de uma maior e melhor comunicação do associado com a CASSI.
Vários casos foram citados em que a solução do problema residia somente em uma falta de comunicação, erros e não cumprimento de protocolos por parte de hospitais, clínicas e médicos para com a CASSI.
Nesses casos quando a CASSI toma conhecimento do assunto tudo é resolvido rapidamente.
Em casos da espécie basta um contato direto com a CASSI para evitar a judicialização do processo, o que é prejudicial para todas as partes, principalmente para os usuários que, como você bem disse, tem urgência para resolver seu problema.
Outra coisa importante que foi muito citada nesse encontro de hoje é a necessidade do usuário tomar conhecimento das normas da CASSI, pela internet, por comunicados e pela Revista CASSI.
Colecione esses documentos com cuidado. São veículos fundamentais para o sucesso de qualquer pedido junto ao órgão. E a internet está aí à disposição de todos.
Por fim, dentro das possibilidades possíveis, compareça às palestras dos diretores da CASSI.
São muito úteis.
A de hoje, por exemplo, foi filmada.
Ela deverá estar no site da AAFBB e, certamente, no site da CASSI.
Assim, trate de entrar o mais rapidamente possível em contato com a CASSI.
Esse pessoal é de alto nível e está empenhado em prestar o melhor padrão de atendimento e, o que é fundamental, resolver os problemas dos usuários.
Para que você tenha uma ideia do empenho dessa turma jovem, o Diretor William Mendes, que prestou a palestra de hoje, está em período de férias !!!
Isso mesmo - está em férias !!!
Mas se deslocou para a Cidade Maravilhosa para prestar sua tão bem sucedida e elogiável palestra.
Assim, trate de entrar o mais rapidamente possível em contato com a CASSI.
E, desculpe-me o peso do termo, não faça a besteira de levar o assunto à ANS e muito menos a um advogado.
Você só iria perder tempo, ter gastos desnecessários com causídicos , iria prejudicar a celeridade de seu processo e denegrir a imagem da CASSI.
Boa Sorte e
Um abração
Adaí Rosembak
Em 8/28/2014 7:22 PM, Loreni de Senger escreveu:
ResponderExcluirPrezado Wallas,
Hoje tivemos a presença do DIRETOR WILLIAM , aqui na AAFBB. Inicialmente,
em uma reunião com os Administradores e depois com os Associados. Veja,
antes de completar 90 dias de sua posse, o Diretor abriu sua agenda para dialogar
conosco. Esta é uma prova de que estamos cumprindo com nossas promessas
assumidas em nossa campanha.
O evento foi todo gravado e, estaremos distribuindo esse material a vocês na ponta,
como forma de levarmos ao conhecimento do maior número de colegas a visão do
Diretor recém empossado.
Tenho certeza de que "JUNTOS",com muito diálogo e serenidade, encontraremos
as melhores soluções para atender nossas necessidades, preservando o equilíbrio
e a sustentabilidade da nossa CASSI.
Um grande abraço
Loreni de Senger
Vice Presidente do Conselho Deliberativo
Loreni,
ExcluirObrigado pelo retorno. Sei de seu EMPENHO pessoal em melhorar a Administração da CASSI.
Foi divulgado, recentemente, encontro de Camboriú, situação catastrófica de nossa Caixa. O
consenso é realmente o melhor caminho, mas o BB precisa participar com maior presença no
Custeio da saúde de seus funcionários, tanto os da ATIVA quanto os APOSENTADOS.
Um forte abraço e SUCESSO em sua LUTA!
Wallas Alves de Morais
Representação AAFBB Aracaju