segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Esvaziando os Armários

Objetos e memórias que não servem mais para nada, só trazem energias negativas

Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.
Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado. Tenho uma amiga que tem 240 pares de sapato guardados no armário. É verdade, acreditem!
Há, ainda no armário, aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido “espetacular”ganho de presente de alguém que amamos mas que não combina conosco e nunca usamos. Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada por anos e anos, sabe-se lá por que.

Energia parada

Um dia um mestre tibetano me disse: “Objetos e memórias que não lhe servem mais e você mantém guardados só lhe trazem energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem, verá como sua vida irá fluir melhor, mais livre, leve e solta. Ocorre que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais. Você tem um guarda-roupa desses também no interior de sua mente. Dê uma olhada séria no que anda guardando por lá.

Memórias passadas

Experimentem esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhes serve mais! Joguem fora idéias, crenças, valores arcaicos, verdades únicas e inabaláveis, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia. Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus. Aproveite e tire de seu “armário” aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento. A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas para o fundo do poço.

Liberdade do desapego

Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos, em projetos pessoais e profissionais. Nunca desista dos seus sonhos. Não espere um momento certo ou mesmo o final do ano, para fazer essa “faxina interior”. Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade!
Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve mais. Liberdade de experimentar o desapego. Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e lhe fazem bem. Liberdade de buscar o auto conhecimento, a auto cura,
de buscar transformação e mudanças.

Autocura

No cérebro emocional temos os mecanismos de autocura, os mesmos tipos de mecanismos de adaptação, de cicatrização, a homeostase, que podem ser aprendidos por métodos naturais. Passei 25 anos da minha vida estudando o cérebro. Pude avaliar a eficácia de métodos naturais de tratamento como Autocura Tântrica, Hipnose, Regressão de Memória e EMDR (Eye Movement Desensibilization and Resignification) e quando constatei que esses métodos funcionavam, resolvi falar deles.

Autocura do corpo e da mente

Gosto bastante da expressão “autocura do corpo e da mente”. Ela define a integração do que existe de melhor na medicina e na psicologia convencionais com o que funciona na medicina e na psicologia orientais, que utilizam as capacidades de autocura do organismo. Motivados por ilusões e aflições mentais todos os seres produzem ações positivas e negativas, que geram o sofrimento. Estas ações são conhecidas como karma. Segundo o Budismo, nossas ações passadas também decidem as características do mundo externo no qual nascemos e do qual dependemos para sobreviver. A autocura é um método ancestral adaptado para os difíceis tempos modernos, onde aprendemos a trabalhar correntes sutis de energia ou ventos-elementos do corpo-mente, através de concentração, gestos, visualização e chaves mântricas.
Estive numa palestra do Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano em Boston, e ele disse ao final de sua conferência: “Você não precisa crer na reencarnação, no Nirvana ou nas divindades budistas. Comece simplesmente tendo mais emoções positivas do que negativas e a concentrar seu espírito e sua atenção nisso. Já assim, você começará a ser um ser humano muito mais evoluído. Mas não é preciso se tornar um budista para utilizar isto”.

NAMASTÊ !

2 comentários:

  1. Adaí,
    Acho que o que mais precisamos jogar fora são ideias velhas, ideologias velhas, conceitos velhos e reciclar nossas vidas para sermos mais felizes.
    Gostei muito do artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Exatamente.
      Temos de nos desfazer dos entulhos materiais e dos entulhos que estão na cabeça.
      Temos de jogar fora tudo que não seja necessário para o barco da vida flutuar mais rápido e melhor.

      Excluir