sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DESUNIDOS

A presente nota, encaminhada pelo Companheiro GILBERTO MATOS SANTIAGO, Presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB – CODEL, é muito oportuna para os momentos pelos quais passamos na defesa dos interesses dos associados e pensionistas da PREVI:


O economista Rodrigo Constantino, em recente artigo divulgado no jornal O Globo, discorre sobre a necessidade de uma comunidade unida para que se chegue a resultados positivos na luta por direitos e prerrogativas.
O título é sugestivo: “Do monólogo ao diálogo”.
Segundo Constantino, debater ideias dá trabalho, exige reflexão, argumentos, racionalidade. Muito mais fácil é agredir pessoas, questionar suas intenções, ofendê-las. Isso até o mais ignorante está em condições de fazer, e muito bem.
O monólogo é muito mais conveniente do que o diálogo, a conversa civilizada e a troca de ideias. Em alguns momentos, não raro as questões fogem da análise do objeto e se agasalham num terreno de difícil acesso à indagação racional, já que não se discutem medidas mas motivações, já não se procura vincular a argumentação aos objetivos visados e aos meios escolhidos, mas se busca simplesmente condenar o que foi recomendado pela desqualificação sumária do autor da recomendação.
Assim, conclui o articulista, pouco evoluímos. Ao contrário, continuamos uma comunidade que se recusa a dialogar, preferindo o eco da própria voz, disseminando receitas mágicas, culpando os velhos bodes expiatórios de sempre. E, se os resultados não aparecem, na falta de uma autocrítica que revele a realidade e a verdadeira causa dos problemas, preferem apontar a metralhadora giratória e condenar os eleitos, a ganância dos poderosos, os pelegos sindicalistas. Quando a verdadeira polêmica está dentro de cada um de nós, nos líderes vaidosos e autossuficientes, nos eternos donos da verdade, em todos aqueles que não se unem para enfrentar a adversidade, juntando talentos e conhecimentos, lamentavelmente dispersos pela aversão ao diálogo construtivo, respeitadas as opiniões divergentes.
Neste mundo cada vez mais interconectado, somos um conjunto de ilhas dispersas no grande arquipélago de participantes e assistidos. Quem não pratica a autocrítica está impossibilitado de aprender, colocando uma barreira intransponível às oportunidades de uma conversa civilizada, fundamentada na lógica e no bom senso. Quem acha que tudo sabe, não evolui. Quem tem convicções inquestionáveis, dificulta o entendimento e emperra a busca de soluções práticas e objetivos.
Sem união, qualquer movimento perde força e transforma ideias viáveis em projetos de difícil execução. É uma pena vermos um caminho mal percorrido quando temos muito a percorrer. Que este resto de estrada tenha, em seu percurso, caminhantes de mãos dadas e corações leves.
Adaí Rosembak
Associado da AAFBB e ANABB


10 comentários:

  1. Anônimo,

    Embora não seja associado de nenhuma associação, gostei da nota do Sr. Gilberto Santiago.
    .

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Vou procurar ser breve, como breve foi seu comentário.
    Em relação à nota do colega Gilberto Santiago, partilhamos do mesmo ponto de vista. Por isso mesmo publiquei a nota.
    Ele aborda o problema da desunião, picuinhas e ciumeiras, que são alguns dos mais sérios problemas que atingem a defesa dos associados e pensionistas da PREVI.
    Se não fosse isso, e tivéssemos concentrado nossos esforços nas causas comuns a todos, talvez tivéssemos obtidos maiores êxitos e evitado diversas derrotas. Apesar disso tudo, o saldo foi positivo para nós
    Por essa razão, mais uma vez parabenizo a nota do companheiro Gilberto Santiago.
    Mais uma vez, a propósito do colega Gilberto Santiago, também recomendo que você leia a coluna "Antenado" no site da AAFBB, onde o colega é o principal articulista e tem inúmeros artigos publicados.
    Quanto a não se vincular a nenhuma associação, discordo de você.
    Penso que, como em qualquer lugar, encontraremos pessoas com as quais teremos desavenças,desacordos, antipatias e desencantamentos.
    Mas essas associações, como um todo, são importantíssimas.
    Diversos companheiros dessas associações defendem nossos interesses na PREVI, onde são conselheiros, diretores, suplentes, etc.
    Não vou citar nenhum em especial senão esta resposta ficaria muito extensa e estafante.
    Um outro detalhe importantíssimo é que nessas associações você fica bem atualizado com os assuntos pertinentes à nossa categoria.
    Na minha visão, as taxas mensais são pequenas e o retorno é bem grande.
    E você ainda faz um grande número de amigos (e alguns desafetos...)
    Assim, siga esta dica: se filie às associações.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  3. Bravo, Adai!
    Onde é que eu assino?
    Esta nota reflete exatamente o que ocorre em nosso meio. Muito oportuna sua divulgação. Merece toda a nossa reflexão.

    Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio,

      Já notei que você já colocou diversos comentários neste blog.
      Isso prova que voçê é uma pessoa que procura estar antenada com nossos assuntos.
      É por aí mesmo que iremos melhorar.
      Não podemos deixar essa tarefa somente para os representantes eleitos pois, afinal de contas, nós é que seremos os beneficiários (ou os prejudicados) por qualquer medida que surja.
      Este blog está ao seu inteiro dispor para qualquer sugestão ou colaboração.
      Pretendo, dentro de minhas limitações, fazer deste veículo um elo de união entre todos os companheiros, independente de filiações partidárias. E também uma forma de colaborar para o sucesso dos projetos que beneficiem nossa categoria.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. MUITO BOA A MATÉRIA, ADAÍ,

    SALVO MELHOR JUÍZO, MAS É O QUE TENHO NOTADO EM ALGUNS, É O OLHO NO PRÓPRIO UMBIGO, OU MELHOR, NO PRÓPRIO BOLSO SOMENTE. DISCUTIR ASSUNTO COM BENEFÍCIO PARA TODOS É MUITO DIFÍCIL.

    CELANI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael Celani,

      O mérito da matéria é do companheiro Gilberto Santiago.
      Mas você está correto em grande parte de sua colocação.
      Além das pessoas não se moverem por só olharem para o próprio umbigo, também não se movem por comodismo, inibição, falta de conhecimento, ou até por estarem doentes ou senis.
      A participação dos aposentados, infelizmente, é uma lástima.
      Aliás, o Gilberto Santiago já abordou esse problema em várias notas.
      Mas, agora que o nó está apertando, as pessoas estão se movendo.
      É sempre assim.
      Vamos ver se esse movimento aumenta.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  5. Sou contra que o Conselho Deliberativo da PREVI aprove, através do Voto de Minerva do Banco do Brasil, a concessão de bônus de remuneração variável aos diretores da PREVI, empatado em 3 x 3 na última reunião do CD em 31 de julho de 2014.

    MOTIVO:(i) a Previ é uma EFPC e não um banco ou financeira comercial;
    (II) Nossos diretores, conselheiros, gerentes, chefes, etc. estão muito bem remunerados, acima de R$ 36 mil mensais cada um e não devem ser comparados com os HONORÁRIOS dos dirigentes estatutários do Banco do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Estou acabando de chegar em casa e me deparei com essa bomba.
      Abri o blog Olhar de Coruja e fiquei realmente abalado com essa notícia.
      Ainda é preciso que isso seja confirmado oficialmente pelo próprio site da PREVI (que ainda não abri).
      Essa notícia vai ter um impacto muito grande na comunidade de associados e pensionistas da PREVI.
      Temos pessoas que estão passando por uma situação aflitiva com a perda do BET, cortando gastos supérfluos de todos os lados e encalacradas com as prestações do ES.
      Nessa situação considero em escárnio e um desrespeito essa medida, se é que realmente procede.
      Por isso é muito importante que estejamos atentos a tudo que acontece.
      Trata-se de nossa sobrevivência.
      Vamos ver qual vai ser o desfecho disso tudo.

      Um abração

      Adaí Rosembak

      Excluir
  6. Diretor- Superintendente da Previc

    CARLOS DE PAULA



    Prezado Diretor, sou pensionista do maior fundo de pensão do Brasil o Previ dos funcionários do Banco do Brasil S/A.



    Tivemos a informação de que o Conselho Deliberativo votou e aprovou com o voto de minerva, a criação de BÔNUS DE 12 SALÁRIOS para a Diretoria Executiva da Previ.

    Significa dizer que nossos dirigentes vão passar a receber QUINHENTOS MIL REAIS por ano, retroagindo a 2011, cada diretor vai receber 2 MILHÕES DE REAIS, de uma entidade que não é banco, é sim um órgão criado para pagar aposentadorias e pensões, administrar nossos recursos e que acabou com o BET Benefício Especial Temporário, antes do previsto, alegando recompor as reservas, diminuiu nossos benefícios em 24% e agora aprova um bônus para toda a diretoria, isso é imoral, ilegal, e afronta esta autarquia fiscalizadora que não implementou até os dias de hoje o TETO NOS BENEFÍCIOS.

    A Previ e o Patrocinador ficou de assinar uma TAC, mas nada foi feito até os dias de hoje e esta Diretoria esta brincando com a omissão da PREVIC e das autoridades fiscalizadoras.

    Como conselheira Fiscal de uma associação de aposentados e como Pensionista da Previ, não aceito que uma DIRETORIA que cortou benefícios, possa agora aprovar uma propostas que coloca 6 diretores MILIONÁRIOS DA NOITE PARA O DIA, sem estudos do impacto que uma proposta destas possa afetar o caixa do nosso fundo de pensão, se todos os diretores eleitos votaram contra, e foi aprovado com o VOTO DE MINERVA.

    Passo a solicitar à PREVIC,

    INTERVENÇÃO NA PREVI.

    Veja o texto legal da LC 109/2001.

    DA INTERVENÇÃO E DA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

    Seção I

    Da Intervenção

    Art. 44. Para resguardar os direitos dos participantes e assistidos poderá ser decretada a intervenção na entidade de previdência complementar, desde que se verifique, isolada ou cumulativamente:

    I - irregularidade ou insuficiência na constituição das RESERVAS técnicas, provisões e fundos, ou na sua cobertura por ativos garantidores;

    II - aplicação dos recursos das RESERVAS técnicas, provisões e fundos de forma inadequada ou em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos competentes;

    III - descumprimento de disposições estatutárias ou de obrigações previstas nos regulamentos dos planos de benefícios, convênios de adesão ou contratos dos planos coletivos de que trata o inciso II do art. 26 desta Lei Complementar;

    IV - situação econômico-financeira insuficiente à preservação da liquidez e solvência de cada um dos planos de benefícios e da entidade no conjunto de suas atividades;

    V - situação atuarial desequilibrada;

    VI - outras anormalidades definidas em regulamento.

    Art. 45. A intervenção será decretada pelo prazo necessário ao exame da situação da entidade e encaminhamento de plano destinado à sua recuperação.

    Parágrafo único. Dependerão de prévia e expressa autorização do órgão competente os atos do interventor que impliquem oneração ou disposição do patrimônio.

    Art. 46. A intervenção cessará quando aprovado o plano de recuperação da entidade pelo órgão competente ou se decretada a sua liquidação extrajudicial.

    A Previc aceitando e aprovando esta implantação aos Diretores da Previ é o mesmo que fixar o Teto de Benefícios do PB-1 da Previ em 90.000,00 ( Noventa Mil Reais).

    Nós como participantes estamos nos sentindo como verdadeiros analfabetos funcionais, pois é inaceitável uma situação destas com nossos recursos, fere a nossa inteligencia e é imoral um proposta quando foi cortado benefícios em nome da austeridade em recompor a reserva de contingencia que hoje é de 25 das reservas matemáticas do PB-1.

    Isso é caso de POLICIA, Ministério Publico, Direitos Humanos, se Previc não se manifestar com a intervenção IMEDIATA NA PREVI.

    Fico no aguardo da Apuração dos FATOS e da Determinação LEGAL das medidas cabíveis,pois todos nós vamos nos mexer, no sentido de por MORAL DENTRO DA PREVI.

    Atenciosamente


    Rosalina de Souza
    Pensionista da Previ
    Matricula 18.161.320-4
    Conselheira Fiscal da ANAPLAB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina de Souza,

      Parabéns! Você está coberta de razão.
      É entrar com tudo em cima da PREVI.
      A Isa Musa de Noronha já aventou a ideia de uma Intervenção na PREVI.
      Agora é unir esforços e levar essa ideia adiante.
      Conte com o meu blog para o que quiser publicar.
      A propósito, escrevi a nota "Escárnio". Acesse o blog.
      Você vai gostar.
      Conte com nosso apoio.

      Mais uma vez parabéns.

      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir