quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Expectativas do Encontro de 08.08.2014 em Camboriú (SC)

A reunião de 08.08.2014, promovida por AFABBs do Sul do país, a se realizar na AABB de Camboriú (SC), é de absoluto interesse dos associados e pensionistas da PREVI.
O encontro terá início às 9.30h, com a apresentação da Diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da CASSI, Mirian Fochi.
Tive a oportunidade de participar de um simpósio em 15.08.2013, também liderado por Mirian Fochi, no Auditório do Banco do Brasil/SEDAN, Centro/RJ.
O auditório do SEDAN, apesar do tempo chuvoso e friorento e de manifestações e protestos na Cinelândia, ficou completamente lotado com funcionários da ativa e aposentados do BB, representantes sindicais e de associações de funcionários, gerentes e funcionários da CASSI-Rio, integrantes do Conselho de Usuários da CASSI e , inclusive, da imprensa.
Aquela apresentação foi enriquecida com a participação de diversos dirigentes da CASSI que compunham a mesa de expositores, entre os quais destaco Loreni de Senger, Conselheira Deliberativa da CASSI e Douglas Leonardo Gomes, Coordenador do Conselho da CASSI-RJ.
Foi uma apresentação memorável de horas seguidas em que Mirian Fochi, de forma incansável e admiravelmente, discorreu sobre toda a estrutura da CASSI e atendeu a todas as perguntas dos presentes.
Aspectos variados, singulares e complexos, que fogem às limitadas instruções do Manual de Usuários da CASSI, foram discutidos de forma franca e abrangente , sem qualquer tentativa de camuflar ou tergiversar qualquer tema.
Agora, nessa reunião de 08.08.2014, a Diretora Mirian Fochi, terá oportunidade de abordar um outro assunto de suma relevância para a CASSI e principalmente para os associados da instituição, que é a perda da contribuição à CASSI relativa ao BET. É um tema extremamente sensível pois é muito difícil para a CASSI – e para qualquer outro plano de saúde – cortar gastos na área da saúde sem afetar a qualidade do atendimento.
Até o momento, a CASSI, apesar dessa perda colossal, tem conseguido suplantar de forma exitosa os desafios dessa conjuntura adversa, implementando uma ampla reestruturação de serviços e encetando profundos cortes de custos na área de fornecedores e de prestação de serviços. Com isso, o atendimento aos associados não foi afetado, como até, em vários segmentos, chegou a ser aprimorado.
É de fundamental importância que os associados se inteirem dessas mudanças e de outras que estão em andamento na CASSI.
Pelo acima exposto , posso dizer que, das diversas palestras e exposições que já participei pertinentes a assuntos de interesse de associados da CASSI , esse simpósio de 15.08.2013 , sem qualquer dúvida, foi o melhor entre todos.
Porisso, alerto todos os companheiros, principalmente os do Sul do país, para que estejam atentos para a confirmação de sua presença nesse importantíssimo encontro de 08.08.2014, que classifico como um evento imperdível e de extraordinária valia para todos os aposentados, pensionistas e suas famílias.
A propósito recomendo aos colegas a leitura dos artigos “A CASSI e o Pós-Bet”, de 22.03.2014 e “A CASSI e o Pós-Bet II”, de 08.04.2014, que reproduzo no blog ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM.BR.
A parte da tarde será reservada para a assuntos da PREVI e contará com a presença dos Diretores Cecília Garcez e Marcel Barros.
Também estarão presentes os companheiros Medeiros, Ari Zanella e Carvalho.
Vários assuntos de interesse dos associados da PREVI serão abordados, tais como o Empréstimo Simples-ES, o teto dos estatutários, as contribuições, os benefícios.
Em relação ao aflitivo e urgente assunto do ES, os Diretores da PREVI Cecília Garcez e Marcel Barros estão extenuamente estudando formas de, se não resolver completamente, pelo menos minorar os efeitos do impacto da cobrança das prestações do ES. É preciso considerar que qualquer decisão relativo ao ES tem, obrigatoriamente, de passar pela aprovação do colegiado que dirige a PREVI. Porisso não adianta culpar os companheiros Cecília Garcez e Marcel Barros pelo insucesso de qualquer proposição.
Ademais, precisamos entender que qualquer medida paliativa que venha a ser adotada, forçosamente terá de ser estendida aos demais associados da PREVI tomadores do ES. Essa condição torna a solução do assunto mais difícil.
Não cremos que a ilegal Resolução 26 que é um osso atravessado na garganta de todos nós, e que seria a tábua de salvação para nossos problemas, venha a ser abordada nessa reunião pois, de antemão, já sabemos qual é a resposta que receberemos: “Enquanto existir a Resolução 26 é essa a disposição legal que a PREVI seguirá.”
Será o mesmo discurso que ouvimos quando da apresentação dos resultados da PREVI na AABB-Rio.
Confessamo-nos profundamente desencantados com o resultado da Audiência Pública no Senado, de 02.07.2014, sobre o PDS 275/2012, de autoria do Senador Paulo Bauer (PSDB/SC), na qual depositávamos nossas esperanças para sustar dispositivos da Resolução CGPC 26, de 29.09.2008, um desfecho favorável que iria ao encontro de nossas expectativas.
Naquela audiência, estava presente o autor da Resolução 26, o Senador José Barroso Pimentel (PT-CE), também nomeado relator do PDS 275/2012 que exigiu que o projeto fosse para a CAE-Comissão de Assuntos Econômicos.
Dessa forma, o senador retardará o envio do PDS 275/2012 para exame em outras comissões no Senado.
O companheiro Ari Zanella, em seu blog, já prevê que, com a procrastinação do andamento do projeto, o mesmo se arrastará até o fim desta legislatura, com o seu previsível arquivamento.
Por uma ironia do destino, o Senador José Barros Pimentel é um colega aposentado do BB. Fico matutando com meus botôes qual terá sido o trauma que esse senhor sofreu no BB para ser tão cáustico com seus companheiros aposentados.
Assim, não alimentem vãs esperanças em relação a mudanças na Resolução 26, pois não será nesse encontro que sairá qualquer coelho dessa cartola.
Até porque o assunto, pelo acima exposto, não depende da vontade de qualquer colega presente àquele evento.
Face ao exposto, até recomendo que não se aborde esse assunto desagradável, para que não se envenene o ambiente de congraçamento e otimismo que deve imperar naquela ocasião e para que não se macule a mensagem de otimismo e de boas perspectivas que se espera de um evento dessa magnitude que, com certeza, será alicerçado com a brilhante exposição da admirável companheira Mirian Fochi.

Companheiros,

À Vossa Apreciação

Adaí Rosembak

Associado da AAFBB e ANABB

8 comentários:

  1. Votos que tudo transcorra da melhor forma. Não posso comparecer pq. estou a quase 1000 km, de Camboriú. Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloy Severo,

      É uma pena que você não possa comparecer.
      Sua presença seria importantíssima

      Excluir
  2. Adaí,

    Só não vou a esse encontro porque estou "duro".
    Para ir a Camboriú eu teria de pagar viagens de ida e de volta, diárias de hotel., alimentação, etc.
    Ficaria muito caro.
    Vou ver o resultado depois em artigos e filmagens.
    De qualquer forma obrigado pela dica. Já tinha lido seus dois artigos em outro blog, em que você valoriza a Diretora Mirian Fochi.
    Lamento não poder ter ido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Da próxima vez não se sinta envergonhado de colocar seu nome.
      A situação pela qual você está passando é a mesma pela qual passa a maioria dos associados, principalmente os que estão "enforcados" pela volta das prestações do ES.
      Venho verificando que essas colocações estão sendo tão constantes que seria interessante as associações organizarem excursões com ônibus e estadia em hotéis para atender aos companheiros que queiram estar presentes a eventos dessa importância. Até porque opiniões ao vivo de associados que contribuam com novas idéias e mostrem a real situação de penúria que atinge a categoria seria de vital importância para os dirigentes terem subsídios para encontrarem soluções adequadas para os problemas
      Espero que as filmagens e transcrições das apresentações sejam de boa qualidade e abrangência.
      Assim, por essas filmagens e apresentações, além de você poder ter ciência do que foi apresentado e discutido você também poderá apresentar suas sugestões pela internet através dos sites das associações e da CASSI e PREVI.

      Um abração

      Adaí Rosembak
      P.S.: Até pensei em ir a esse encontro mas acabei de fazer cirurgia de catarata e correção ocular nos dois olhos.
      Isso exige a colocação constante de colírios especiais. Mas prometi a mim mesmo não faltar ao próximo simpósio.

      Excluir
  3. Essa reunião deve ser um saco.
    Um monte de gente chata querendo aparecer, alguns que fazem a gente dormir e ainda vou ter de gastar uma grana preta para ir até lá. Se fosse no verão, ainda ia dar uns mergulhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Que você não possa comparecer ao encontro por motivos financeiros ou por problemas pessoais considero justificável.
      Eu próprio não pude comparecer por problemas de saúde.
      Mas considerar uma encontro desse nível e dessa importância "um saco", acho uma total alienação ao que ocorre à sua volta.
      É uma opção sua considerar nossos representantes e diretores da PREVI e da CASSI "um monte de gente chata querendo aparecer" , mas depois não reclame das decisões tomadas numa reunião como essa.
      Elas atingirão a sua vida e a de seus familiares em cheio.
      Assim, procure ser mais responsável com os seus e tenha uma melhor postura espiritual em relação às pessoas.
      E cuidado com o mar pois você pode se afogar. Seria uma "grande perda".

      Lamento sua postura.
      Talvez seja por isso que não revele seu nome e se coloque como "anônimo"

      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. Adaí Rosembak,

    Acabei de receber a notícia dos bônus dos diretores da Previ.
    Eu lhe pergunto: para que foi essa reunião se recebemos mais uma porrada como essa?

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo,

    Um filósofo já disse que a vida não é completamente boa e nem completamente má.
    Ela é entremeada de momentos bons e momentos maus.
    Assim também são as pessoas e nossas expectativas.
    Esperava muito desse encontro em Camboriú SC.
    Principalmente da Diretora da CASSI. Companheira Mirian Fochi.
    Eu já sabia que depois da perda da contribuição para a CASSI que incidia sobre o BET, o equacionamento das contas da CASSI seria um processo difícil e doloroso. Mas não esperava que a situação já estivesse como ela apresentou.
    É de doer.
    O resto da reunião com a revelação do Colega Medeiros do "bônus" para a Diretoria da PREVI foi outra pancada.
    Mas não podemos fraquejar. Temos de levantar a crista e lutar arduamente para reverter todo esse processo.
    Não podemos nos permitir sermos derrotistas.
    Ninguém vai ter pena de nós. Muito pelo contrário.
    Veja a situação do AERUS em que os velhinhos estão morrendo, já ganharam na Justiça e o Governo não paga.
    Veja o buraco em que está se transformando o Postalis. Depois a PREVIC, que deveria ser o xerife em uma situação como essa vai lavar as mãos.
    Tem um ditado judáico que sempre repito: "Quem por ti, senão tu?"
    É por aí.
    Temos de continuar lutando com todas nossas forças por nossos direitos e pela nossa sobrevivência.

    Um grande abraço

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir