terça-feira, 12 de agosto de 2014

LIMITES DO PODER

O Companheiro GILBERTO SANTIAGO, Presidente do CODEL, da AAFBB, encaminhou a presente nota na qual faz considerações sobre o pagamento do Bônus à Diretoria da PREVI e o relacionamento dessa questão com a responsabilidade do BB na concessão de regalias que extrapolem as normas e os limites do Plano de Benefícios da PREVI.
"O poder perdeu a noção de limites. O Banco está com a mesma atitude que tem adotado com relação ao teto de aposentadorias. Essa questão do BRV (Bônus de Remuneração Variável) chegou às raias do absurdo. Assim como no caso do teto, se o BB quer beneficiar seus altos executivos com benesses, que o faça às suas custas e não utilizando recursos da PREVI. Ainda mais que, por analogia, acabará contemplando diretores eleitos que, por serem aposentados, não contribuíram para os lucros da instituição financeira. Temos então uma entidade privada – a PREVI – sem fins lucrativos, distribuindo bônus, com base nos resultados do patrocinador. Como sempre, são os beneficiados que fazem as regras que os irão contemplar, para depois escudarem-se na “legalidade e poder de decisão.”
Quando não adianta apelar para o executivo (que faz as normas) nem para o legislativo, atualmente formado por um bloco compacto fisiológico de vários partidos (e isso se repetirá certamente, qualquer que seja o partido no poder), o único recurso viável é o judiciário, como última esperança, apesar dos resultados desfavoráveis em ações recentemente ajuizadas.
Exemplo desse insucesso (até o momento) é o processo que contesta dispositivos da Resolução 26 que permitem a apropriação indevida de recursos excedentes dos fundos de pensão pelos patrocinadores. A Lei Complementar 109/2001 é clara (e é este certamente o espírito do legislador que a concebeu) no sentido de que aqueles excedentes só possam ser utilizados para a “revisão do plano de benefícios.” O BET acabou sendo suspenso por essa visão equivocada (ou propositadamente colocada na Resolução) da necessidade de alocação de recursos na Reserva de Contingência (a LC 109 estabelece “até 25%” e a Resolução obriga em 25%). Se tudo isso é tão evidente, por que então o judiciário rechaça nossas reivindicações?
Daí a necessidade de o recurso à justiça ser acompanhado de um clamor popular em que participantes, assistidos e suas entidades se conscientizem de que somente unidos encontraremos o caminho viável para o enfrentamento dos poderosos de plantão (qualquer que seja a corrente ideológica). Isso estamos cansados de dizer. Um dia aprenderemos a lição.
Está na hora de uma convocação geral urgente de todas as associações para um debate objetivo que conclua por medidas energicas e juridicamente viáveis, além da discussão sobre os mecanismos adequados de pressão."
Gilberto Santiago

8 comentários:

  1. Correto e sensato o comentário do Sr. Gilberto Santiago (Presid.CODEL da AAFBB).
    Acho que o Judiciário não quer "rechaçar" nossos pedidos, acho que estamos ingressando errado, processualmente, ferindo o Código de PROCESSO CIVIL, como disse o Ministro do STF, indicando que o caminho é da "ação civil pública", como ingressou o MPFederal do RJ sobre a Res.26 da reversão de valores à Patrocinadora. e dos 25% (ATÉ ou 'em" 25%) da nossa Reserva de Contingência.

    2. Concordamos que o clamor popular, com convocação de TODAS as nossas associações é geral e urgente ! Devemos estar capitaneados pela nossa Federação FAABB.

    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo Beno,
      Esse assunto está realmente bombando nos blogs, o que é bom.
      É sinal que os companheiros da ativa e aposentados estão atentos e protestando contra esse absurdo.
      Suas observações são muito pertinentes. Embora a FAABB conheça o assunto e certamente já tenha discutido essa possibilidade vou repassar sua nota à Companheira Isa Musa de Noronha, da FAABB.
      A FAABB, já está se movendo para ver o melhor caminho a tomar em relação ao assunto. A propósito, acesse o blog Olhar de Coruja, e veja o ""Comunicado da FAABB sobre o Bônus dos Diretores da PREVI, de 11 do corrente.
      Leia neste blog o artigo "Depoimento de uma Companheira", da colega Marta Elisabeth Teixeira Balbi, em que ela tece comentários bem fundamentados sobre a matéria e levanta outras dúvidas. Nota muito esclarecedora.
      Acesse o blog do Ari Zanella e leia o artigo "Colocando os pingos nos "Is" e também o blog da Cecília Garcez. Esses companheiros compareceram ao Encontro de Camboriú em 08.08.2014 e nos contam como se desenrolou aquele simpósio. E, por fim, leia neste blog o artigo "Uma Contribuição do Companheiro Edgardo Rego". Aquele colega revela mensagens trocadas entre dirigentes da PREVI que mostram como o assunto é encarando pela cúpula da PREVI.
      Um grande abraço

      Adaí Rosembak

      Excluir
  2. Onde estão nossas associações? Só p/receberem nossas contribuições? Tenho a impressão que o País apodreceu e com ele todas as instituições. O PT diz que o País está muito melhor.....educação, saúde, Pib, segurança, tudo em queda livre....há, tem coisa subindo, inflação e criminalidade....Eloy Severo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eloy Severo,
      Você tem absoluta razão em relação às nossas associações.
      Não se manifestam , não tomam posição e sequer discutem os assuntos de nosso interesse.
      Outro dia recebi um comentário em que a pessoa diz que as associações só se preocupam com poesias e bolos.
      Respondi que já existem as apresentações de poesias, faltam as apresentações de receitas de bolo.
      Existem os chás (bem britânico), as apresentações de dança do ventre (aí já passa para o Oriente), o baile das senhoras (com bailarinos contratados), etc, etc.
      As associações estão parecendo com o Titanic que, enquanto afundava, os passageiros dançavam animadamente...
      Que façam tudo isso e muito mais, mas, por favor, se empenhem em mobilizar a categoria na discussão e defesa de seus interesses.
      Sejam mais atuantes. Criem debates sobre esses assuntos tão vitais para todos nós.
      Quanto ao resto do que você descreve, caro Eloy, seja quem for que suceda a atual presidente, mesmo que seja ela própria, vai ter de encarar uma baita herança maldita pela frente.
      Um abração
      Adaí Rosembak

      Excluir
  3. Se ficarmos acomodados outras irregularidades virão. Com a palavra nossas associações de aposentados. Não deixem passar mais essa "RENDA CERTA DOS DIRIGENTES DA PREVI", ou brevemente seremos outra AERUS. Estão subestimando nossoa sofrida classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Leia a resposta acima que dei para o Eloy Severo .
      Essa turma está brincando com a verdade.
      Por motivos pessoais tive muito envolvimento com o caso do AERUS.
      Estive em assembleias superlotadas do AERUS com pessoas sentadas no chão, outras se comprimindo em pé.
      Gente desesperada, aos prantos. Pessoas que já tinham vendido seus bens, que estavam passando por privações, doentes e em depressão, vivendo encostados em casas de parentes e filhos.
      Conheci alguns que morreram, outros se tornaram camelôs, outros foram trabalhar em profissões humildes para receberem uma migalha. Quem vai empregar um idoso alquebrado que trabalhou como aeroviário se jovens bem preparados não conseguem uma colocação?
      Enquanto isso, um interventor frio apresentava normativos, leis e um quadro sem saída.
      Depois de muita luta e mobilização ganharam na Justiça. Mas o Governo assim mesmo NÃO PAGA.
      Vou parar por aqui.
      Abraços
      Adaí Rosembak

      Excluir
  4. O que a Isa Musa fez em relação ao Renda Certa?
    Ela assinou o contrato de 24/11/2010 que dava metade do superávit para o bb/governo????????
    E agora em relação ao bônus, o que fara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Este é um blog de união entre os que defendem nossas causas.
      E entre esses ressaltamos a figura de Isa Musa de Noronha que sempre defendeu de forma obstinada nossos interesses.
      Eu poderia ter deletado as suas descabidas arguições.
      Peço-lhe que tenha a hombridade e coragem de se identificar para que eu encaminhe suas perguntas a Isa Musa de Noronha para que ela tome as medidas cabíveis sobre o assunto.
      Sem mais
      Adaí Rosembak

      Excluir